Another

Another Yukito Ayatsuji




Resenhas - Another


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Nath @biscoito.esperto 09/02/2016

"Não mecha com coisas que não existem"
Há 26 anos, na classe 3-3 do colégio Yomikita, algo estranho aconteceu.

Existia esse aluno, Misaki. Ninguém sabe dizer se era um garoto ou uma garota. O fato é que Misaki era muito popular. Era inteligente, divertido, talentoso, bom nos esportes e, acima de tudo, muito gentil. Todos os colegas adoravam Misaki.

No entanto, um dia, logo antes do início do período letivo do nono ano (antiga oitava série), Misaki faleceu num trágico acidente. Os amigos de Misaki ficaram chocados. Ninguém queria acreditar na notícia. Foi então que um dos colegas apontou para a carteira onde Misaki se sentaria e disse:

- Olhem! Misaki está bem ali. Ele está vivo e está bem ali!

A partir disso, todos os alunos da classe 3-3 do ano de 1972 passaram a fingir que Misaki nunca tinha morrido. Sempre havia um lugar reservado para ele nas excursões e nos times de educação física, os alunos conversavam ao redor da carteira dele, faziam de tudo para incluir Misaki em suas vidas. Claro que tudo não passava de fingimento.

Até que, no dia da formatura da turma 3-3, algo mais estranho ainda aconteceu.

Na hora de tirar a foto da turma de formandos, Misaki, o falecido Misaki, apareceu na foto.

É assim que começa o livro Another: com uma lenda urbana, como existe uma em toda cidade. E foi assim que minha história com Another começou.

Eu sou muito fã de histórias de terror, sejam livros, filmes, seriados ou animes. Desde muito pequena eu brincava de caçar fantasmas com meus amigos (nunca pegamos nenhum, infelizmente) e eu sempre fui fã de creepypastas e coisas do gênero. No meu ensino fundamental e médio eu estudei em uma escola chamada Odete Valadares, e a escola costumava ser um cemitério. Sério! Não é uma lenda urbana, ela era mesmo um cemitério. Acontece que, conforme a cidade cresceu, precisaram mover o cemitério para um lote maior e então construíram uma escola no lote antigo. Removeram todos os corpos de lá, é claro. No entanto, em uma reforma em 2009, quando quebraram uma das paredes da quadra, encontraram ossos humanos na parte de dentro dos tijolos. Não é mentira! Eu e meu irmão vimos.

Curiosamente, nunca existiram lendas urbanas acerca da minha escola. Era de se imaginar que, por ter sido um CEMITÉRIO, alguém inventaria uma história assustadora que correria pelos corredores e salas de aula por anos, sobre algum fantasma ou algo do tipo. Nunca aconteceu, ou pelo menos eu nunca fiquei sabendo de nenhuma.

Quando li a sinopse do anime Another, em 2013, lembro de ter ficado muito fissurada por saber que a história se passaria numa escola cheia de histórias assustadoras e lendas urbanas. Acompanhei o anime semanalmente, e me lembro de ter ficado muito feliz quando descobri que o anime era inspirado em um livro. Eu achava que jamais chegaria a ler o livro, pois sei que é bem difícil achar tradutores do japonês para o português no Brasil, então vibrei quando a JBC anunciou a publicação do livro no Brasil.

Comprei o livro na pré-venda e, assim que ele chegou, eu fiquei maravilhada. A edição da JBC ficou muito boa. A capa é ótima, o material do livro é resistente, a fonte é de bom tamanho, não muito pequena e nem muito grande. A tradução ficou boa, com alguns pequenos erros de digitação que podem facilmente ser consertados numa reimpressão. O livro tem abas laterais, é do tamanho de um livro normal e a única dica que eu dou para a editora é investir em páginas amarelas da próxima vez. Fora isso, a edição está impecável.

O livro começa quando Kouichi Sakakibara, um garoto órfão de mãe, se muda para a cidade de Yomiyama para morar com os avós. Logo que chega a Yomiyama, Sakakibara acaba tendo de ser internado por causa de um problema no pulmão e começa a escola quase um mês atrasado. Nesse mês no hospital, Sakakibara faz amizade com uma enfermeira que é fã de livros de terror – como o próprio Sakakibara –, recebe a visita dos futuros colegas de classe da turma 3-3 do colégio Yomiyama do Norte (Yomikita) que lhe fazem perguntas estranhas e vê uma garota com um tapa olho indo para o necrotério do hospital com uma boneca.

Se Sakakibara já achava as coisas estranhas no hospital, tudo fica mais estranho ainda na escola. Todos os alunos da sala 3-3 do nono ano parecem estar vivendo sob uma máscara que esconde um segredo misterioso. A tal garota do tapa olho estuda na mesma classe de Sakakibara e todos os colegas parecem estar fazendo bullying com ela, lendas estranhas pairam sobre a escola – Os Sete Mistérios de Yomikita, a lenda do aluno Misaki, dentre outras – e tudo que acontece na sala parece estar carregado de extrema tensão.

Eis que Sakakibara começa a questionar as atitudes de seus colegas para com a menina do tapa olho, que se chama Mei Misaki. Todos pedem que ele “pare de mexer com coisas que não existem”, até que uma aluna morre em um terrível acidente, e todos parecem resignados ao admitir que “este é um ano que tem”.

O livro é muito, muito melhor que o anime. O anime já é excelente, com todo o seu clima de suspense e terror psicológico, mas o livro é mais assustador. O livro carrega uma aura misteriosa, e mesmo que eu já sabendo de todos os aspectos da história e sabendo de tudo que ia acontecer, eu fiquei surpresa, assustada, apreensiva e muito perturbada com o livro. Eu tive pesadelos (de verdade!) envolvendo a história. Fiquei completamente submersa pelo livro e o devorei, até a última página, pulsando de medo.

Achei a escrita do livro excelente e fluída. Isso me faz pensar que nós, no ocidente, damos valor demais a livros escritos nos Estados Unidos quando temos jóias como Another que vieram diretamente do Japão. Só imagino que outros livros excelentes, de terror ou não, nós simplesmente não temos acesso.

Another é um livro incrível, perturbador e, acima de tudo, intrigante. Recomendo!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Luan 01/11/2020minha estante
Oi vc quer me vender esse livro




Diego 30/08/2017

Nem vou me ater
Nem vou me ater à resenha. Na real, não tem o que falar. Se procuras um entretenimento de mistério/horror, Another é uma ótima pedida.

Deixo aqui minha total insatisfação com a revisão de texto da JBC (editora), se é que a mesma existiu. PUTA QUE PARIU! Palavras erradas, erros de digitação, e a coisa mais linda que já vi em um livro: "caíno de bunda". Colocaram um jumento pra revisar isso aí, mas nem se tivessem copiado e colado o texto no word alguns erros teriam persistido.
Rafa Ferrante 31/08/2017minha estante
eu amo esse livro.




spoiler visualizar
Fabrício Lôbo 07/04/2023minha estante
Eu tenho esse livro há anos na estante e sempre tive vontade de ler. Agora estou mais certo disso




Wyll 26/03/2016

Terrivelmente curioso!
Koichi Sakakibara é um ginasial comum como os outros, não sendo pela sua frágil saúde. Após uma recorrência pulmonar, ele dá início a sua mais nova vida em Yomiama, cidade da sua falecida mãe. Sakakibara é obrigado a volta para Yomiyama pelo fato de que seu pai está em viagem de trabalho.
Não bastando sua situação frágil, Sakakibara está se sentindo incomodado com algumas coisas que andam acontecem na sua nova escola. Depois de ser transferido para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, ele está intrigado com uma certa garota que está em sua turma, por sua vez, essa mesma garota ele já tinha visto em uma noite, enquanto estava internado. Aparentemente essa garota age indiferente aos demais, ou será que Sakakibara está ficando louco? Para completar, Sakakibara cai na Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabe é que esse especial se trata de uma maldição que recai sobre a turma em alguns anos, e conforme sua curiosidade vai aumentando por resposta, ele descobre que: esse é um ano que tem! .

É engraçado falar sobre Another, pois eu já conheço essa obra a alguns bons anos atrás. Não através do Light-Novel, mas sim do Animê.
Another se tornou um Animê de sucesso, atraindo um público incrível, o que lhe rendeu a chegada dos mangás, que deram origem ao Animê, ao Brasil pela editora JBC. Claro que além do Animê eu fui conferir também os mangás, o que me trouxe uma visão ainda melhor dessa história, até achei melhor que o Animê. Só que a JBC não parou por aí, trouxe-nos a FABULOSA Light-Novel do grande gênio Yokito Ayatsuji.
Assim como eu tive uma visão diferente do Animê para o mangá, eu tive uma nova visão agora com a Light-Novel, não muita do mangá para a Light-Novel, mas adquirir uma quantidade maior de informações que eu não havia recebido em nenhuma das outras duas obras.
A Light-Novel nos mostra informações mais detalhadas de algumas coisas que passam rapidamente pelo mangá/animê, ou até nem chegam a ser apresentados. Descrições mais profundas sobre os personagens Koichi Sakakibara e Mei Misaki. O desfecho da história continua sendo o mesmo, apesar de algumas coisas estarem bem mais claras na Light-Novel que no Mangá ou Animê.
Foi uma ótima oportunidade ter a Light-Novel de Another em minhas mãos, relembrar essa história maravilhosa, que arranca emoção e dúvidas, a todo momento. Graças ao ótimo trabalho do Cassius Medauar e sua equipe da JBC, essa Light-Novel saiu impecável, não sendo por alguns erros encontrados ao decorrer das páginas, o resto está impecável, com uma estrutura e espaçamento aceitável e não prejudicial aos olhos. Só tenho a recomendar Another, tanto a Light-Novel quanto o Animê e o Mangá. Há, e tem também o live-action sobre Another, vale dá uma conferida também.
comentários(0)comente



Lih 19/09/2016

ANOTHER: UMA FANTÁSTICA, TENSA E ASSUSTADORA LIGHT NOVEL
Another é uma light novel publicada pela Editora JBC, feito por Yukito Ayatsuji em 2009. Em 2010 a obra ganhou uma versão mangá, também publicada pela JBC.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2016/09/12/another-uma-fantastica-tensa-e-assustadora-light-novel/
comentários(0)comente



Mya 29/10/2016

"Sou suspeita para falar, com certeza Another é uma das minhas histórias de terror favoritas, o enredo é impecável, com várias reviravoltas, possui um ritmo perfeito, e final inesperado. É banhado a sangue e cenas fortes, então não é recomendável para quem tem estômago fraco e para os medrosos de plantão, e aviso que muitos podem considerar esta história como sendo de violência gratuita ou de mau gosto."

Resenha completa na Armada de Escritores!

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2016/10/resenha-another-yukito-ayatsuji.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 13/03/2020

Grande sucesso no Japão, o romance de suspense Another rompeu as barreiras da literatura impressa e foi adaptado em mangá, animê e ainda se aventurou em um longa-metragem em live-action para os cinemas. No Brasil, tanto a animação como o mangá chegaram oficialmente em 2013 e se tornou um dos maiores sucessos do ano. Quem é o morto?

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788545701248
comentários(0)comente



Nara 16/03/2020

Medonho
É um mangá medonho e original. Se publicasse mais trinta revistas, leria todas
Recomendo.
comentários(0)comente



soft 30/04/2020

Uma história genialmente arquitetada
Essa história é uma OBRA DE ARTE! Cada detalhe parece ter sido muito bem pensado e construído pra fazer sentido no final. É dividido em duas partes, e ambas guiam a história no ritmo certo, sem pressa pra resolver os mistérios e sem entregar as respostas de bandeja pro leitor... quase 400 páginas de um mistério puro.
comentários(0)comente



Pequod.3 01/03/2021

Bastante instigante e surpreendente, personagens marcantes, o autor mescla bem diálogos e descrições, e com relação ao terror em si é bastante assustador, não acho que me assustaria em uma releitura futura, porém como primeira leitura, é maravilhoso, para quem gosta de um bom terror, mais ligado ao mistério acredito vai gostar, um prato cheio.
comentários(0)comente



Carolegal_ 08/05/2021

Muito bom mas preste atenção
Another é um mundo a parte. Obra muito boa que precisei ver/ler mais de 1x pra realmente entender.
A turma 3-3 de yomiyama sofre de um fenômeno que pode ou não ocorrer naquele ano. Sakakibara mora em Tokio mas neste ano ficará com os avós, já que seu pai teve que viajar a trabalho para Índia, e está nessa turma. De repente ele se vê em meio a questionamentos e regras absurdas e se perguntando "quem é o morto?".
comentários(0)comente



Eder54 26/01/2022

Quem é o morto?
Minha paixão por Another é de tempos áureos : assisti o anime, li o manga, e eis que me deparei com o livro.

Desde o princípio, fiquei me perguntando se haveria algo diferente dessa obra, que já havia tido o prazer de degustar duas vezes anteriormente. E, como leitor assíduo que sou, devo admitir que o livro fecha com chave de ouro essa trindade.

Há detalhes que não são tão expostos em suas outras mídias, formas de narração que, apesar de ter o anime para se basear acaba sendo graficamente satisfatória (e horrível, diga-se de passagem). Em vários momentos, mesmo já conhecendo o que iria ocorrer, li cada palavra, pois o livro me puxava para dentro de cada acidente, de cada momento de tensão. A história de Mei Sakaki e seus amigos sempre será um clássico pra mim. Super recomendo a leitura, mesmo que já tenha assistido o filme, ou lido o anime. Ele adiciona informações legais, e vale a pena, de verdade.
comentários(0)comente



lais 13/07/2022

puta livro bom do [*****]
mistério incrível que te prende em cada "descoberta" nova. descrição maravilhosa de cenas e plot perfeito. mesmo já lembrando de quem era o morto (por ter visto o anime há muito tempo), ainda me surpreendi com o desenrolar da história e, até mesmo, com o final.

o livro se torna cansativo pela demora da sala para contar o segredo do morto pro sakakibara, mas dps disso é só sucesso.
comentários(0)comente



Gramatura Alta 19/03/2023

Https://gramaturaalta.com.br/2023/10/28/another-magnifico-terror-japones/
Koichi Sakakibara é um ginasial comum de saúde frágil. Após uma crise pulmonar e uma repentina viagem de seu pai, o jovem é obrigado a se mudar para a cidade natal de sua falecida mãe, Yomiyama, e ficar sob os cuidados de seus avós maternos. Ao se transferir para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, o garoto percebe um estranho clima de tensão entre seus colegas e os professores responsáveis pela sala.


O garoto foi enviado para a Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabia é que um inexplicável fenômeno ronda essa classe e que, enquanto ele tenta chegar ao fundo dos segredos e acidentes sem sentido do seu novo cotidiano, uma inegável e fatídica verdade se revelaria: “Esse é um ano que tem!”

Koichi é um garoto de 15 anos que sofre de um problema chamado de Pneumotórax espontâneo primário. Ocorre quando uma parte do pulmão se rasga e um pouco de ar escapa para o tórax, provocando dor no peito e dificuldade na respiração. A pessoa precisa ser internada até o tecido se regenerar. Isso ocorre em algumas pessoas, sem uma causa aparente, que sofrem de estresse ou um grande susto.

No início da história, Koichi saiu de Tóquio e foi morar com os avós maternos na pequena cidade de Yomiyama. Quando começa a frequentar as aulas no novo colégio, descobre que existe uma maldição, ou um fenômeno, como eles preferem chamar, que mata alunos ou professores e seus familiares ligados à turma 3-3 durante todo o ano letivo, a menos que uma contramedida seja tomada para evitar isso.

Esse fenômeno começou 26 anos antes, quando Misaki, o aluno mais popular da sala, morreu de forma inesperada. Como todos ficaram transtornados, decidiram fingir que ele ainda estava presente, inclusive os professores. No fim do ano, na foto de formatura, eles descobrem algo que não esperavam: Misaki aparece na foto!

No ano seguinte, as mortes começam. Sempre um aluno por mês, ou algum seu familiar, de forma acidental. Alguns anos depois, eles finalmente conseguem encontrar uma forma de impedir que alguém morra: precisam fingir que um dos alunos da sala não existe, como se ele fosse o próprio Misaki.

Koichi, sem saber disso, insiste em conversar com Mei, uma menina da sala que usa um tapa-olho, só que ela foi a escolhida para ser ignorada. Ao fazer isso, Koichi interrompe a contramedida e as mortes recomeçam.

Sem dúvida, os japoneses sabem como criar histórias de terror. As situações que acompanhamos são bem construídas e os personagens cativantes e misteriosos. A leitura aumenta nossa imaginação e, em certos momentos, cheguei a sentir arrepios.

Uma coisa importante nesse tipo de história é a descrição do ambiente onde as coisas acontecem. É necessário existir um detalhamento dos lugares, criar a atmosfera propícia para o susto. E o autor soube fazer isso de forma criativa, sem apelar para o óbvio.

As mortes são do tipo que deixam bastante sangue, lembrando um pouco outra obra japonesa, Battle Royale. E o desfecho acaba por surpreender, quando descobrimos quem é o responsável pelas mortes daquele ano. Não posso entrar em detalhes sobre isso, mas não falta ação, correrias, perigos e mortos.

ANOTHER é um dos melhores livros de terror que li nos últimos anos. Ele tem mistérios e situações de arrepiar. Ainda mais quando começamos a descobrir as verdadeiras razões para os assassinatos acontecerem, e que existe entre eles alguém que não deveria estar. Infelizmente o livro virou item raro e é muito difícil de encontrar. A menos que tenha condições de desembolçar uma quantia dignia de item de colecionador.

site: https://gramaturaalta.com.br/2023/10/28/another-magnifico-terror-japones/
comentários(0)comente

Milena 29/07/2016minha estante
Você sabe me informar se o anime é fiel ao livro?


Scarllet 28/07/2017minha estante
Comprei ele pela amazon online :D
Estou lendo pela primeira vez e estou apaixonada. O anime é fiel até a parte que estou lendo, apesar de resumido.
Enfim, ele é incrível.




18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR