Another

Another Yukito Ayatsuji

Resenhas - Another

Nath @biscoito.esperto 09/02/2016

"Não mecha com coisas que não existem"
Há 26 anos, na classe 3-3 do colégio Yomikita, algo estranho aconteceu.

Existia esse aluno, Misaki. Ninguém sabe dizer se era um garoto ou uma garota. O fato é que Misaki era muito popular. Era inteligente, divertido, talentoso, bom nos esportes e, acima de tudo, muito gentil. Todos os colegas adoravam Misaki.

No entanto, um dia, logo antes do início do período letivo do nono ano (antiga oitava série), Misaki faleceu num trágico acidente. Os amigos de Misaki ficaram chocados. Ninguém queria acreditar na notícia. Foi então que um dos colegas apontou para a carteira onde Misaki se sentaria e disse:

- Olhem! Misaki está bem ali. Ele está vivo e está bem ali!

A partir disso, todos os alunos da classe 3-3 do ano de 1972 passaram a fingir que Misaki nunca tinha morrido. Sempre havia um lugar reservado para ele nas excursões e nos times de educação física, os alunos conversavam ao redor da carteira dele, faziam de tudo para incluir Misaki em suas vidas. Claro que tudo não passava de fingimento.

Até que, no dia da formatura da turma 3-3, algo mais estranho ainda aconteceu.

Na hora de tirar a foto da turma de formandos, Misaki, o falecido Misaki, apareceu na foto.

É assim que começa o livro Another: com uma lenda urbana, como existe uma em toda cidade. E foi assim que minha história com Another começou.

Eu sou muito fã de histórias de terror, sejam livros, filmes, seriados ou animes. Desde muito pequena eu brincava de caçar fantasmas com meus amigos (nunca pegamos nenhum, infelizmente) e eu sempre fui fã de creepypastas e coisas do gênero. No meu ensino fundamental e médio eu estudei em uma escola chamada Odete Valadares, e a escola costumava ser um cemitério. Sério! Não é uma lenda urbana, ela era mesmo um cemitério. Acontece que, conforme a cidade cresceu, precisaram mover o cemitério para um lote maior e então construíram uma escola no lote antigo. Removeram todos os corpos de lá, é claro. No entanto, em uma reforma em 2009, quando quebraram uma das paredes da quadra, encontraram ossos humanos na parte de dentro dos tijolos. Não é mentira! Eu e meu irmão vimos.

Curiosamente, nunca existiram lendas urbanas acerca da minha escola. Era de se imaginar que, por ter sido um CEMITÉRIO, alguém inventaria uma história assustadora que correria pelos corredores e salas de aula por anos, sobre algum fantasma ou algo do tipo. Nunca aconteceu, ou pelo menos eu nunca fiquei sabendo de nenhuma.

Quando li a sinopse do anime Another, em 2013, lembro de ter ficado muito fissurada por saber que a história se passaria numa escola cheia de histórias assustadoras e lendas urbanas. Acompanhei o anime semanalmente, e me lembro de ter ficado muito feliz quando descobri que o anime era inspirado em um livro. Eu achava que jamais chegaria a ler o livro, pois sei que é bem difícil achar tradutores do japonês para o português no Brasil, então vibrei quando a JBC anunciou a publicação do livro no Brasil.

Comprei o livro na pré-venda e, assim que ele chegou, eu fiquei maravilhada. A edição da JBC ficou muito boa. A capa é ótima, o material do livro é resistente, a fonte é de bom tamanho, não muito pequena e nem muito grande. A tradução ficou boa, com alguns pequenos erros de digitação que podem facilmente ser consertados numa reimpressão. O livro tem abas laterais, é do tamanho de um livro normal e a única dica que eu dou para a editora é investir em páginas amarelas da próxima vez. Fora isso, a edição está impecável.

O livro começa quando Kouichi Sakakibara, um garoto órfão de mãe, se muda para a cidade de Yomiyama para morar com os avós. Logo que chega a Yomiyama, Sakakibara acaba tendo de ser internado por causa de um problema no pulmão e começa a escola quase um mês atrasado. Nesse mês no hospital, Sakakibara faz amizade com uma enfermeira que é fã de livros de terror – como o próprio Sakakibara –, recebe a visita dos futuros colegas de classe da turma 3-3 do colégio Yomiyama do Norte (Yomikita) que lhe fazem perguntas estranhas e vê uma garota com um tapa olho indo para o necrotério do hospital com uma boneca.

Se Sakakibara já achava as coisas estranhas no hospital, tudo fica mais estranho ainda na escola. Todos os alunos da sala 3-3 do nono ano parecem estar vivendo sob uma máscara que esconde um segredo misterioso. A tal garota do tapa olho estuda na mesma classe de Sakakibara e todos os colegas parecem estar fazendo bullying com ela, lendas estranhas pairam sobre a escola – Os Sete Mistérios de Yomikita, a lenda do aluno Misaki, dentre outras – e tudo que acontece na sala parece estar carregado de extrema tensão.

Eis que Sakakibara começa a questionar as atitudes de seus colegas para com a menina do tapa olho, que se chama Mei Misaki. Todos pedem que ele “pare de mexer com coisas que não existem”, até que uma aluna morre em um terrível acidente, e todos parecem resignados ao admitir que “este é um ano que tem”.

O livro é muito, muito melhor que o anime. O anime já é excelente, com todo o seu clima de suspense e terror psicológico, mas o livro é mais assustador. O livro carrega uma aura misteriosa, e mesmo que eu já sabendo de todos os aspectos da história e sabendo de tudo que ia acontecer, eu fiquei surpresa, assustada, apreensiva e muito perturbada com o livro. Eu tive pesadelos (de verdade!) envolvendo a história. Fiquei completamente submersa pelo livro e o devorei, até a última página, pulsando de medo.

Achei a escrita do livro excelente e fluída. Isso me faz pensar que nós, no ocidente, damos valor demais a livros escritos nos Estados Unidos quando temos jóias como Another que vieram diretamente do Japão. Só imagino que outros livros excelentes, de terror ou não, nós simplesmente não temos acesso.

Another é um livro incrível, perturbador e, acima de tudo, intrigante. Recomendo!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Luan 01/11/2020minha estante
Oi vc quer me vender esse livro

Maria Eduarda 21/09/2023

Favorito com certeza
É um livro que te prende muito e com um plot twist gigante! Era um livro que eu realmente não esperava nada e me entrou tudo é um pouco mais, queria poder esquecer e ler de novo!

yoneko_ 30/06/2023

Another
Meu mangá e segundo anime favorito. Another é tão perfeito que eu não sei nem por onde começar.
A história consegue trazer um suspense que é esperado pela obra, a ordem dos ocorridos é muito intrigante, o que a faz ficar cada vez melhor. Seus personagens (na minha opinião) são muito bem desenvolvidos, misaki possui uma personalidade própria e muito sombria, sendo a ?protagonista? assim, traz um ar de suspense ainda maior. A desconfiança entre os alunos, a ordem das mortes, os poucos momentos de felicidade que eles tem, TUDO é tão magnífico que nem sei explicar.
Obvio que o que mais me agrada em another é a sua forma explícita de exaltar o gore obtido em cada morte, nao ocultando isso como alguns outros animes e mangás fazem. Pela obra ser de cunho ?macabro?, isso a torna bem mais marcante, principalmente trazendo a sensação de desespero e possivel trauma que os alunos sentem ao presenciar ou receber a notícia desses acontecimentos. Não é uma tara em gore ou algo do tipo, mas eu acho corajoso e maravilhoso como a agressividade dos fatos é pontuada, mostrando tudo em pequenos detalhes, com reações, pós e antes cena, é de fato incrível.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/03/2020

Grande sucesso no Japão, o romance de suspense Another rompeu as barreiras da literatura impressa e foi adaptado em mangá, animê e ainda se aventurou em um longa-metragem em live-action para os cinemas. No Brasil, tanto a animação como o mangá chegaram oficialmente em 2013 e se tornou um dos maiores sucessos do ano. Quem é o morto?

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788545701248

Nara 16/03/2020

Medonho
É um mangá medonho e original. Se publicasse mais trinta revistas, leria todas
Recomendo.

soft 30/04/2020

Uma história genialmente arquitetada
Essa história é uma OBRA DE ARTE! Cada detalhe parece ter sido muito bem pensado e construído pra fazer sentido no final. É dividido em duas partes, e ambas guiam a história no ritmo certo, sem pressa pra resolver os mistérios e sem entregar as respostas de bandeja pro leitor... quase 400 páginas de um mistério puro.

Eder54 26/01/2022

Quem é o morto?
Minha paixão por Another é de tempos áureos : assisti o anime, li o manga, e eis que me deparei com o livro.

Desde o princípio, fiquei me perguntando se haveria algo diferente dessa obra, que já havia tido o prazer de degustar duas vezes anteriormente. E, como leitor assíduo que sou, devo admitir que o livro fecha com chave de ouro essa trindade.

Há detalhes que não são tão expostos em suas outras mídias, formas de narração que, apesar de ter o anime para se basear acaba sendo graficamente satisfatória (e horrível, diga-se de passagem). Em vários momentos, mesmo já conhecendo o que iria ocorrer, li cada palavra, pois o livro me puxava para dentro de cada acidente, de cada momento de tensão. A história de Mei Sakaki e seus amigos sempre será um clássico pra mim. Super recomendo a leitura, mesmo que já tenha assistido o filme, ou lido o anime. Ele adiciona informações legais, e vale a pena, de verdade.

Fabrício Lôbo 07/04/2023minha estante
Eu tenho esse livro há anos na estante e sempre tive vontade de ler. Agora estou mais certo disso

Wyll 26/03/2016

Terrivelmente curioso!
Koichi Sakakibara é um ginasial comum como os outros, não sendo pela sua frágil saúde. Após uma recorrência pulmonar, ele dá início a sua mais nova vida em Yomiama, cidade da sua falecida mãe. Sakakibara é obrigado a volta para Yomiyama pelo fato de que seu pai está em viagem de trabalho.
Não bastando sua situação frágil, Sakakibara está se sentindo incomodado com algumas coisas que andam acontecem na sua nova escola. Depois de ser transferido para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, ele está intrigado com uma certa garota que está em sua turma, por sua vez, essa mesma garota ele já tinha visto em uma noite, enquanto estava internado. Aparentemente essa garota age indiferente aos demais, ou será que Sakakibara está ficando louco? Para completar, Sakakibara cai na Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabe é que esse especial se trata de uma maldição que recai sobre a turma em alguns anos, e conforme sua curiosidade vai aumentando por resposta, ele descobre que: esse é um ano que tem! .

É engraçado falar sobre Another, pois eu já conheço essa obra a alguns bons anos atrás. Não através do Light-Novel, mas sim do Animê.
Another se tornou um Animê de sucesso, atraindo um público incrível, o que lhe rendeu a chegada dos mangás, que deram origem ao Animê, ao Brasil pela editora JBC. Claro que além do Animê eu fui conferir também os mangás, o que me trouxe uma visão ainda melhor dessa história, até achei melhor que o Animê. Só que a JBC não parou por aí, trouxe-nos a FABULOSA Light-Novel do grande gênio Yokito Ayatsuji.
Assim como eu tive uma visão diferente do Animê para o mangá, eu tive uma nova visão agora com a Light-Novel, não muita do mangá para a Light-Novel, mas adquirir uma quantidade maior de informações que eu não havia recebido em nenhuma das outras duas obras.
A Light-Novel nos mostra informações mais detalhadas de algumas coisas que passam rapidamente pelo mangá/animê, ou até nem chegam a ser apresentados. Descrições mais profundas sobre os personagens Koichi Sakakibara e Mei Misaki. O desfecho da história continua sendo o mesmo, apesar de algumas coisas estarem bem mais claras na Light-Novel que no Mangá ou Animê.
Foi uma ótima oportunidade ter a Light-Novel de Another em minhas mãos, relembrar essa história maravilhosa, que arranca emoção e dúvidas, a todo momento. Graças ao ótimo trabalho do Cassius Medauar e sua equipe da JBC, essa Light-Novel saiu impecável, não sendo por alguns erros encontrados ao decorrer das páginas, o resto está impecável, com uma estrutura e espaçamento aceitável e não prejudicial aos olhos. Só tenho a recomendar Another, tanto a Light-Novel quanto o Animê e o Mangá. Há, e tem também o live-action sobre Another, vale dá uma conferida também.

Lih 19/09/2016

ANOTHER: UMA FANTÁSTICA, TENSA E ASSUSTADORA LIGHT NOVEL
Another é uma light novel publicada pela Editora JBC, feito por Yukito Ayatsuji em 2009. Em 2010 a obra ganhou uma versão mangá, também publicada pela JBC.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2016/09/12/another-uma-fantastica-tensa-e-assustadora-light-novel/

Mya 29/10/2016

"Sou suspeita para falar, com certeza Another é uma das minhas histórias de terror favoritas, o enredo é impecável, com várias reviravoltas, possui um ritmo perfeito, e final inesperado. É banhado a sangue e cenas fortes, então não é recomendável para quem tem estômago fraco e para os medrosos de plantão, e aviso que muitos podem considerar esta história como sendo de violência gratuita ou de mau gosto."

Resenha completa na Armada de Escritores!

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2016/10/resenha-another-yukito-ayatsuji.html

Diego 30/08/2017

Nem vou me ater
Nem vou me ater à resenha. Na real, não tem o que falar. Se procuras um entretenimento de mistério/horror, Another é uma ótima pedida.

Deixo aqui minha total insatisfação com a revisão de texto da JBC (editora), se é que a mesma existiu. PUTA QUE PARIU! Palavras erradas, erros de digitação, e a coisa mais linda que já vi em um livro: "caíno de bunda". Colocaram um jumento pra revisar isso aí, mas nem se tivessem copiado e colado o texto no word alguns erros teriam persistido.
Rafa Ferrante 31/08/2017minha estante
eu amo esse livro.

emmanuel_arankar 13/10/2023

"Another" de Yukito Ayatsuji

"Another" de Yukito Ayatsuji é um romance arrepiante e suspense que leva os leitores a uma jornada no mundo sinistro e macabro da Escola de Ensino Médio Yomiyama do Norte. Originalmente publicado no Japão em 2009, este romance tem chamado a atenção, com adaptações em várias mídias, incluindo mangá, anime e filme live-action. Como parte desta resenha, exploraremos a narrativa assustadora que se desenrola em suas páginas, repleta de mistério, superstição e uma maldição que assombra uma turma há mais de duas décadas.

A história começa com um evento trágico em 1972, quando um aluno chamado Misaki encontrou um destino horrível na Escola de Ensino Médio Yomiyama do Norte. Em um gesto comovente, o resto da turma decide continuar fingindo que Misaki está vivo para manter viva a sua memória. No entanto, suas ações têm consequências de longo alcance quando, ao tirar uma fotografia de classe, descobrem que Misaki aparece na imagem como se ainda fizesse parte da turma. Esse fenômeno inexplicável prepara o cenário para os eventos misteriosos e inquietantes que se seguem.

Avançando vinte e seis anos, conhecemos Koichi Sakakibara, um adolescente que se mudou para Yomiyama para viver com seus avós enquanto seu pai está a negócios. Matriculado na North Yomi, ele se torna membro da turma 3-3, uma turma envolta em uma atmosfera escura e misteriosa. Embora inicialmente ele rejeite os rumores e superstições que cercam seus colegas de turma, rapidamente percebe que algo está errado. Um medo palpável paira no ar, e ninguém está disposto a revelar a verdade a ele.

As coisas se tornam ainda mais estranhas quando Koichi encontra Mei Misaki, uma garota peculiar que frequentemente falta às aulas. O que a torna ainda mais enigmática é o fato de que ninguém mais parece reconhecer sua presença. À medida que Koichi se aprofunda nos mistérios de sua nova turma e na enigmática Mei, ele descobre uma maldição horrível que assola a turma 3-3 há anos. Essa maldição, conhecida como a Maldição da turma 3-3, é responsável por inúmeras mortes e tragédias inexplicáveis. Koichi se torna determinado a quebrar a maldição, explorando os segredos sombrios de Yomiyama e da turma 3-3.

O romance é uma narrativa emocionante e cheia de suspense que combina elementos de mistério e horror, criando uma atmosfera de terror que envolve os leitores desde o início. O autor, Yukito Ayatsuji, tece habilmente a narrativa, mergulhando os leitores em um mundo cheio de acontecimentos sobrenaturais, mortes inexplicáveis e um implacável senso de perigo iminente.

Um aspecto de "Another" que o diferencia é o nível de detalhe e complexidade na trama. Ayatsuji elabora meticulosamente uma história que se revela gradualmente, mantendo os leitores tensos à medida que desvendam as camadas da Maldição da turma 3-3. A construção lenta do suspense é complementada pela tradução impecável, permitindo que os leitores apreciem as nuances sutis da narrativa sem se sentirem sobrecarregados.

Embora alguns leitores possam achar a extensão da história um desafio, especialmente no primeiro volume, onde o ritmo pode parecer mais lento, a recompensa é indiscutivelmente valiosa. A história acelera gradualmente, e a segunda metade está repleta de momentos emocionantes e intensos que deixarão os leitores à beira de seus assentos. As revelações sobre a maldição são apresentadas de maneira magistral, oferecendo uma mistura única de elementos sobrenaturais e horror psicológico.

A Maldição da turma 3-3 é particularmente intrigante, pois desafia as convenções convencionais das histórias de fantasmas. Em vez disso, é descrita como um "fenômeno paranormal", deixando espaço para interpretação e especulação. A escrita de Ayatsuji permite um senso de ambiguidade, tornando difícil distinguir entre eventos sobrenaturais e meros acidentes.

Os personagens em "Another" são bem desenvolvidos, com foco nos protagonistas principais, Koichi Sakakibara e Mei Misaki. A narrativa é apresentada a partir da perspectiva em primeira pessoa de Koichi, permitindo que os leitores se identifiquem com seu ceticismo, confusão e medo. Mei Misaki, inicialmente retratada como uma figura enigmática e potencialmente sobrenatural, evolui para uma amiga forte e leal para Koichi. Seu passado é gradualmente revelado, lançando luz sobre seus comportamentos iniciais.

Embora a história apresente um grande elenco de personagens, alguns deles permanecem à margem, e os leitores podem achar desafiador acompanhar cada colega de classe. No entanto, os personagens centrais são dotados de profundidade e complexidade, enriquecendo a história como um todo.

"Another" de Yukito Ayatsuji é um excelente exemplo de horror que se baseia em suspense e elementos psicológicos, em vez de gore excessivo. É um romance que cativa os leitores com sua trama intricada, tradução excepcional e ritmo habilidoso. A combinação de elementos sobrenaturais, referências culturais e ambiguidade psicológica o torna uma leitura envolvente para aqueles que buscam uma experiência de horror única e cheia de suspense.

À medida que você mergulha no mundo enigmático da Escola de Ensino Médio Yomiyama do Norte, você será atraído para uma narrativa assustadora que desafia sua percepção de realidade e superstição. "Another" é um testemunho do poder duradouro de uma história de horror bem elaborada, deixando um impacto duradouro naqueles que ousam entrar em seu reino sombrio e arrepiante.

Carolegal_ 08/05/2021

Muito bom mas preste atenção
Another é um mundo a parte. Obra muito boa que precisei ver/ler mais de 1x pra realmente entender.
A turma 3-3 de yomiyama sofre de um fenômeno que pode ou não ocorrer naquele ano. Sakakibara mora em Tokio mas neste ano ficará com os avós, já que seu pai teve que viajar a trabalho para Índia, e está nessa turma. De repente ele se vê em meio a questionamentos e regras absurdas e se perguntando "quem é o morto?".