Cair da Noite

Cair da Noite Isaac Asimov

Resenhas - O Cair da Noite

Clorofórmio 16/09/2024

Luz... Luz... Luz...
Um dos melhores contos que já tive o prazer de ler.
É muito interessante pensar na proposta do livro: o que a raça humana acharia das estrelas se apenas pudesse as ver a cada mil anos?
E a maneira como o autor expressa sua resposta para essa pergunta é maravilhosa.

Daniela Castro Autora 11/09/2024

Mais importante do que o destino, é a viagem...
Asimov nos surpreende com uma estrutura de texto intrigante, onde geralmente o final, que costuma pontuar a história, cede lugar ao enredo, "a viagem" propriamente dita. Entrelaça dois mundos opostos, que na verdade deveriam se completar — ciência e religião — provocando reflexões intensas frente ao desconhecido, previamente anunciado, a partir de uma frase que deu origem ao conto: "Se as estrelas aparecerem uma noite em mil anos, como poderiam os homens acreditar e adorar e preservar por muitas gerações a lembrança da cidade de Deus" ? (Ralph Waldo Emerson)
Como autora e leitora voraz de ficção científica não há como não ter Asimov como fonte primária de inspiração para a minha escrita. Sempre recomendo!

Wellerson8 09/09/2024

O que sobra?
Um pequeno conto sobre uma escuridão vindoura em um planeta de 6 sóis que nunca conheceu a noite, até onde a racionalidade humana permanece?
Até que ponto somos racionais, somos respeitosos e empáticos com o próximo, a verdadeira escuridão vem de fora ou está dentro de nós mesmos?

MaClara041 06/09/2024

O cair da noite
Nota: 6/10

Livro rápido de ser lido. O começo pode ser um pouco difícil já que é um universo diferente e pegamos a história praticamente no final.

Senti um certo medo e reflexão pelo rumo da história, fiquei imaginando o quanto seria aterrorizante viver algo novo, o choque que isso gera e o quanto isso desestabiliza o ser humano.

Guilherme 23/08/2024

Razoável
Depois de ler "Eu robô" que é muito bom, a gente fica com vontade de ler tudo de Isaac Asimov, achando que tudo vai ser muito bom, mas não é essa a realidade. Não que esse livro seja ruim, mas na minha opinião falta desenvolvimento, falta explicação, aparentemente ele escreve sobre algumas horas de um dia específico de uma catástrofe num planeta mas sem contexto prévio sobre os personagens ou mesmo sobre o planeta a não ser a própria conversa dos personagens entre si, não que isso torne o livro ruim. Aqui aplico aquele velho ditado de que a expectativa é a mãe da decepção, mas ainda sim continuarei lendo Isaac Asimov. Ainda sim vale a leitura.

Alexandre663 13/08/2024

Lido em um sprint rápido
Bom livro, faz uma reflexão sobre os medos do ser humano, em especial para aqueles que desconhecemos, que esta escuro.

Se prestar atenção vai ver bastante coisa relacionada a ansiedade (medo), ceticismo e misticismo.

Bom livro, não é espetacula, mas cumpre o papel de um conto rápido para uma boa reflexão.

Andre 11/08/2024

O quão frágil é a civilização?
Em um mundo com seis sóis onde nunca é noite um astrônomo descobre que haverá um eclipse que, pela primeira vez em milênios, deixará a todos imersos em escuridão.

Para nós que vivenciamos a noite por metade de nossas vidas isso não parece grande coisa, mas para um mundo acostumado à luz, algumas horas de escuridão podem significar o verdadeiro Apocalipse.

A premissa é genial. O desenvolvimento, entretanto, não está entre os melhores de Asimov. Talvez por ser originalmente escrito em contos e posteriormente transformado em novela a trama as vezes demora a evoluir e se apoia em alguns Deus ex Machina irritantes. Lembrando que essas críticas só se aplicam porque, em se tratando de Isaac Asimov a régua fica altíssima.

Além disso dá pra notar o nascimento de alguns conceitos que Asimov desenvolveria melhor em Fundação.

No fim do dia (ou ao cair da noite) eu recomendo a leitura. Ainda não li nada do Asimov que não valha a pena ser lido.

Crislane 04/08/2024

O cair da noite
Estava com muita expectativa, disseram que era o melhor conto do Asimov, e como amo Asimov pensei em algo muito muito bom. E achei Ok!

Felipe1503 29/07/2024

?A longa noite voltará?
Além da história ser incrível e muito bem escrita, me fez refletir muito sobre a ignorância da humanidade em todos os aspectos.

Bruna 22/07/2024

É muito diferente imaginar um mundo onde nunca há noite, nunca há escuridão; será que a gente teria medo? Enlouqueceria realmente ao primeiro indício de um mundo sem luz? O conto não foi minha história favorita do Asimov até o momento porque exige que se entre de cabeça na história e imagine esse cenário. Mas com avanços científicos - inclusive energia elétrica citada dentro da própria história - é difícil conceber tanto medo desse escuro, a necessidade de incendiar o mundo em busca de luz. Não existem lâmpadas? O medo é mais profundo? O desconhecido é o que esmaga e sufoca? A leitura foi muito agradável, mas não muito memorável.

DaltonSonassi 12/07/2024

É aquela coisa né...
Acho que fui com MUITA expectativa e acabei me decepcionando. O livro não é ruim, mas quando prometeram "explorar dilemas fundamentalmente humanos" no livro, não era isso q eu estava esperando...

Espero ter mais sorte com "O Homem Bicentenário"

Renata98 03/07/2024

O conto traz uma mistura de ciência e misticismo para abordar os medos humanos.
Escuridão e loucura são colocados como causa e consequência.
Um evento banal como um eclipse, para uma civilização que nunca conviveu com sequer o cair da noite, pode ser um evento catastrófico.
Gostaria que fosse um romance e não um conto, para o aprofundamento da história.

Suruassossaurus 04/07/2024minha estante
Não sei você, mas eu fiquei incomodadíssimo imaginando o calor que esse pessoal passava e a falta de escuridão na hora de dormir (mas só pq gosto de frio e claridade incomoda na hora de dormir rs)

Renata98 08/07/2024minha estante
Verdade! Fiquei assim também.

Trapp 03/07/2024

A premissa do livro é simples mas impactante: se não conhecêssemos a escuridão, teríamos medo dela?
Por mais curta que seja a obra, ela tem certa complexidade, pois lida com os medos do ser humano, com a religião e também com o papel da ciência em desbravar o desconhecido

Batista 30/06/2024

As estrelas (ah, as estrelas!)
Com uma narrativa envolvente, Asimov cria um mundo complexo e intrigante, explorando temas como a natureza da fé, o medo do desconhecido e a luta pela sobrevivência. O autor também aborda questão éticas e filosóficas, levando o leitor a refletir sobre o impacto da tecnologia e da ciência, numa sociedade que só possui suposições sobre a realidade.