Sociedade do cansaço

Sociedade do cansaço Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Sociedade do Cansaço

Lara Moreira 19/06/2018

Byung sintetiza de forma bem articulada sua teoria sobre o comportamento social pós moderno. Em uma sociedade que busca o sucesso a qualquer custo, a sobrecarga de atividades e a dificuldade em lidar com as frustrações levam o indivíduo a condição de desgaste emocional: a denominada ?sociedade do cansaço?. O filósofo descreve a mudança ocorrida no aspecto funcional e no âmbito profissional, na qual o ser modificou as atividades de negativa para positiva. Dessa maneira, classifica a sociedade como ?disciplinar? e ?do desempenho?. Em resumo, a sociedade disciplinar é uma sociedade da negatividade, ou seja, determinada pela imposição de regras, limites e obediência. Já a sociedade do desempenho é baseada na liberação, iniciativa e motivação que, segundo ele, colabora para o aparecimento de quadros depressivos, devido ao excesso de positividade e a intensa busca pelo no alto desempenho. Um livro repleto de referências e citações de Nietzche, Hannah Arendt , Hegel e Melvilles.

RaquelSales17 10/07/2023

Nos mesmo nos boicotamos em busca de algo que nem sabemos direito, um pseudo sucesso que custa tão caro que nem percebemos não valer a pena Quem não para de ser tão positivo, ?forte? e de sucesso vai ficar doente.
Na verdade já estamos doentes

Flávio 24/12/2021

Oi?????
Como posso começar? Vivemos em uma sociedade em que ser pessimista é como fumar, uma sociedade da perfeição, de todos ?felizes? o tempo inteiro. A positividade tóxica é um dos novos males moderno, causador de surtos de problemas psicológicos na sociedade super pressionada a ter melhores desempenhos e tornar isso meta de vida.
Lua Gomez 24/12/2021minha estante
Eu amei os outros que li do Byung

Camila 30/12/2021

Vale a reflexão
O livro aborda o fato de estarmos em uma sociedade focada no desempenho individual, onde nós somos os nossos próprios chefes. Somos agressores e vítimas ao mesmo tempo. Achei bem interessante essa reflexão, mas não sei se concordo com o argumento de que isso esteja totalmente relacionado aos transtornos neurológicos q temos hj, como depressão e tdah. Acredito que deve ter uma relação, mas que os transtornos também possuem outras origens, como a própria genética.

Um tema que foi bem interessante para mim foi o do tédio. Eu sou uma pessoa que não suporta estar entediada e o livro abriu meus olhos para isso. Em boa parte isso é devido ao contexto em que vivemos, cheio de estímulos o tempo todo. Perdemos o hábito de contemplar as coisas, e o tédio vinculado a isso poderia ser a origem de uma mudança na nossa forma de pensar ou TB pode ser uma fonte criativa.

Eu não achei a leitura tão prazerosa, achei ela difícil. Não tenho familiaridade com muitos termos da filosofia e nem com os filósofos citados. Isso dificultou bastante a leitura para mim. Além disso, achei o livro repetitivo em alguns momentos, principalmente o primeiro capítulo do apêndice.

Apesar de não ter amado o livro, recomendo a leitura pela reflexão. Acho o tema muito pertinente no mundo que vivemos hoje.

Mirelle 30/11/2021

A gloria da superação de limites?
Han apresenta um sucinto e cirúrgico raio-X da sociedade pós-moderna e suas dores, provocativo e atual, um observador nato.

Sua obra perpassa por o grande bum de doenças mentais tais como Burnot, Depressão e muitas outras tantas, motivadas pela vigilância e carrasco de si mesmo no gradiente disciplinar punitivo demonstrado por Foucault em sua obra. O autor demonstra que a sociedade disciplinar punitiva física de Foucault se modificou para uma coerção neural, mais otimizada e brutal.

A gloria da superação de limites independente do que se passa, a positividade excessiva, a dinâmica "mude seu mindset custe o que custar", nos trouxe a uma sociedade exaurida, estafada, sem energias e que não consegue reconhecer feito algum, por ter sempre a própria régua muito alta, não se permite enxergar quais limites foram ultrapassados, como e quando foram.

Bottonlina 04/07/2021

Um livro cansativo
É um livro que explica diversas teorias e fala de dois tipos de pessoa, porém acredito que a escrita não me agradou nada. Apesar de ser um livro curto, demorei muito para terminar. Deu sono, CANSAÇO, tédio, poucas reflexões e um "andar em circulos" terrível.
Você vai amar SE curte autoajuda.

Lorrana Guimarães 29/05/2022

poderia ser melhor elaborado
acho até que é interessante mas é um vocábulo muito complicado e um pouco repetitivo, no fim você tem a sensação que não entendeu nada e ao mesmo tempo que leu o livro inteiro pra saber de algo que poderia ter sido dito em 1 frase
(mas sempre acredito que a opinião sobre uma leitura é reflexo do seu repertório)
Ally53 29/05/2022minha estante
Concordo demais!
Mesmo já tendo lido outros livros do tipo.

Paulinha 12/04/2023

Muito interessante
É um bom livro, mas como é filosófico não entendi boa parte haha
Acredito que se tivesse uma bagagem filosófica maior, a leitura teria sido muito mais proveitosa. O bom é que li em grupo, então o pessoal foi comentando capítulo a capítulo e eu pude aproveitar algumas ideias, mas se tivesse lido sozinha, teria abandonado com certeza haha

O livro faz uma crítica a sociedade de desempenho, onde nós mesmos nos escravizamos para conquistar capital e status, e adoecemos nesse processo. Trabalhamos e esquecemos de descansar, de desfrutar o nosso tempo sem ser trabalhando, produzindo.

Isabella.Fontes 07/12/2021

Mais atual impossível
Chul-han sempre foi meu fiel companheiro de repertório sociocultural nesse mundinho de vestibulanda em que vivo, mas só nesse ano decidi ler na íntegra sua obra.
Em sociedade do cansaço, Han joga na sua cara o quão infelizes, ansiosos e doentes somos, fruto de uma sociedade que glorifica a produtividade e o ?estar feliz? o tempo todo.
Os primeiros capítulos são bem esclarecedores, mas devo confessar que da metade pra frente fica bem cansativo. Isso porque são colocadas diversas referências bibliográficas e filosóficas em poucas linhas, que, na minha opinião, servem sim pra refutação ou comprovação, mas quando colocadas em excesso tornam o texto inchado e faz com que a tese do filósofo fique pouco clara, já que você é inundado por reflexões de Hannah Arendt, Nietzsche e Foucault e não tem certeza do que o próprio Byung acredita.
Enfim, é um livro muito necessário e suas reflexões são importantíssimas, mas esperava mais.

Demes0 17/05/2022

Eis um livro bem interessante, curto e que trata sobre diversas questões de nossa sociedade.

O livro aborda sobre os tipos de sociedade e as questões atuais moldam a sociedade atual. Ele faz um cotejo entre a sociedade disciplinar (de Foucault) e a mais nova, a sociedade do desempenho. Enquanto a disciplina molda disciplinarmente por meio de escolas, manicômios, hospitais, exército e outros, a do desempenho é feita por meio da penalização interna na qual eu mesmo puno a mim e fiscalizar o terceiro, sem precisar de um senhor para mandar.

Claro, tudo isso foi possível por meio de mudanças nas tecnologias, aceleração do tempo, ass formas de cobranças, as multitarefas entre outras.

Outra comparação feita no livro é entre a sociedade moderna e a sociedade do cansaço. A primeira é imunológica (o outro não pode sobreviver), a segunda é pos-imunologia que é afirmação do eu (eu sou melhor, eu vou ganhar do próximo, narcisismo) .

Há um capítulo que ele faz análise sobre a obra Bartleby, o escrevente e a perspectiva sobre como ele parou de realizar suas atividades monótonas e cinzas. Bem interessante.
kathrein.oliveira 17/05/2022minha estante
Eu adoro esse livro

clarice 26/12/2021

EU TE AMO BYUNG CHUL HAN EU TE AMO
esse fi da mãe simplesmente ACABOU com a minha cabeça quando li isso em 2018 e desde então não pode acontecer NADA no mundo que já meto um ISSO É TÃO BYUNG CHUL HAN tipo serio o veio leu a nossa geração e como a gente tá ferrado de um jeito tão bom tão perfeito que faz a gente querer chutar os influencers e coachs ?you can do it? eh o car4lho fi me deixa com o ócio deixa #faleitoleve

Vanessa1073 19/07/2023

É uma boa leitura para fazer análises sobre a evolução social e como deixamos de ser dominados pelo outro para sermos dominados por nós mesmos e pelo excesso de expectativas que criamos.
Ainda assim, acho que é uma leitura que deveria ser feita como texto de apoio, principalmente pelas referências utilizadas.

Rafa 23/05/2021

Necessária para os dias de hoje
O tipo de leitura que faz você se questionar se você tem trabalhado demais ou se porque assim a sociedade moderna moldou os dias.

Dizer em voz alta que você não quer fazer nada, hoje, é quase um crime.

O ser humano precisa do ócio e esse livro faz a gente reaprender a valorizá-lo!

Luiz Nogueira 31/10/2020

Transforma a nossa visão da sociedade.
A sensação que tenho é de que enxergava a sociedade em HD, e que agr, após a leitura desse livro, passei a ver em 4K. Foi a leitura mais enriquecedora que fiz esse ano. Não foi a mais fluída, nem a mais gostosa, mas sem dúvida alguma, em 2020, até aqui, foram essas páginas as que me ensinaram mais.

Katia.Borges 02/01/2022

Apesar da linguagem truncada, um livro necessário...
Uma das partes mais importantes desse livro foi perceber o quanto o discurso da
produtividade carregado de positividade pode ser prejudicial a nossa própria capacidade de produzir. Precisamos poder parar é tão potente quanto precisamos poder fazer.

Um livro necessário, apesar de as vezes a linguagem parecer pouco truncada na forma como o autor dialoga com os conceitos filosóficos apresentados na obra, nada que interfira no entendimento geral da narrativa.
Tabata.Vieira 02/01/2022minha estante
Adogoo??