Auggie & Eu

Auggie & Eu R. J. Palacio

Resenhas - Auggie e Eu

Nalini 12/01/2017

Não só para adolescentes
Adoro surpresa literária e esta escritora é um ótimo exemplo! Este livro nos faz refletir como se fôssemos cada uma daquelas personagens.Então espero mm levar p minha vida a prática mais intensa de empatia ?

Mariana.Ferreira 01/12/2016

O cotidiano é Extraordinário.
Lembro-me de quando terminei Extraordinário pela primeira vez, o que já faz alguns bons anos. Quando li a última frase, logo senti aperto no coração de quem dá adeus a um velho amigo —senti o mesmo ao terminar A invenção de Hugo Cabret, e outros muitos livros. RJ te faz sentir como uma criança novamente em Extraordinário, e Auggie & Eu não perdeu a essência, mesmo que os personagens sejam diferentes e seus problemas também.

Plutão foi meu favorito, e tenho orgulho de dizer que consegui terminar a história de Chris nos poucos 45 minutos do intervalo da escola —um recorde para mim mesma— e me conectei com ele em um jeito que aconteceu com poucos outros personagens. Auggie & Eu serve para lembrar que existem crianças por todos os lugares que não tem uma doença ou vivem 24hrs por dia com alguém com uma doença, mas tem tantos problemas quanto os personagens centrais de Extraordinário. Chris sofre com a separação de seus pais e seus problemas com escola e amigos. Julian não entende que fez algo errado pois seus pais não sabem explicar o que é errado. Charlotte julga as pessoas demais e nem percebe. Coisas do cotidiano, que podem acontecer com qualquer criança que você conheça, para mim, é disso que Auggie & Eu se trata.

PS: Eu amo o Christopher. Talvez mais que o Jack Will e o August, mas vocês nunca saberão.
Jhonatan.Silva 14/02/2017minha estante
Nuss amei me senti assim tbm

Jhonatan.Silva 14/02/2017minha estante
null

Bruno 08/07/2020minha estante
Não tinha percebido alguns detalhes. Legal :)

Kamilla 08/11/2016

Cada história foi incrível, mas tenho o meu preferido dentre eles: O capítulo de Julian.
O Capítulo do Julian

Esse conto foi o melhor de todos, já havia lido ele há um tempo atrás e reli agora. E continuo amando a história, a avó do Julian e quer saber? até o próprio Julian. Essa história mostra que nada justifica o bullying, mas que nada acontece do nada, sempre se tem algo por trás.

Não vou me adentrar na história do conto porque já fiz resenha aqui pro blog, se quiserem lê-la é só clicar aqui. Só adianto que: vale a pena!

Plutão:

Esse conto trás a história do Christopher que era amigo do Auggie desde que ele nasceu, literalmente. As mães deles deram a luz quase ao mesmo tempo e desde então eles ficaram amigos, mas com o passar do tempo ele foi percebendo como era difícil ser amigo do Auggie, não por ele não ser uma boa pessoa ou legal, mas por causa da aparência dele que algumas pessoas (ou muitas) ficam receosas ou zoando do Auggie. O Chris nunca foi desse tipo, mas ele também queria ter outros amigos e por conta que começou a morar mais distante se afastou do Auggie.

Nesse conto nós passamos a entender o lado do Chris, mas ao mesmo tempo eu ficava meio chateada por ele ter se afastado, contudo é bem justificado. É uma criança, e todo mundo que está nessa fase começa a passar por algo assim. Mas sempre tem a luz no fim do túnel, certo? E o Chris começa a perceber e toma as decisões certas no final, mas o melhor não é a decisão, mas a aprendizagem que ele tirou. Agora vocês devem estar se perguntando, porquê Plutão? Bom, é uma história do Auggie e do Chris que não vou contar pra descobrirem ao ler :p

Shingaling:

Depois do capítulo de Julian esse foi o conto que eu mais curti a leitura. Ele fala sobre a Charlotte, a única menina que foi designada a receber o Auggie na escola com o Julian e Jack. A nossa protagonista ela sempre fica neutra em tudo, não gosta de se intrometer onde não é chamada e nem fica de mimi. Ao conhecer o Auggie ela não é rude e nem nada do tipo, trata com naturalidade e sempre fala com ele, mas nunca se aproxima dele, porque os outros falam e ela sempre fica neutra em tudo. E não, isso não é um ponto negativo, não acho pelo menos.

Ela tem uma amiga que acaba fazendo parte de outro grupinho, o das populares, e a Charlotte quer também ser aceita naquele grupinho, mas não muda quem é pra isso. Será que ela consegue? ou diante das mudanças ela vai continuar querendo adentrar no grupo? Bom, isso vai transcorrendo a história da Charlotte, pensamentos e ações vão mudando. Não vou falar muito da história porque vai acabar estragando a magia de lê-la.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/01/resenha-auggie-eu-tres-historias.html

Priscila 28/09/2016

Resenha: Shingaling
Essa é a história contada pela Charlotte. E para quem não sabe ou não se recorda, a Charlotte foi um dos alunos na comissão de boas-vindas para o Auggie na Beecher Prep, junto com o Jack e o Julian.

Mas voltando para essa história: a mesma começa quando a lembrança de Charlotte quando era pequena, que ela ia para a escola (que não era a Beecher Prep ainda) e no caminho ela sempre encontrava um senhor cego tocando o acordeão. E toda vez que colocavam dinheiro na caixa do acordeão, ele dizia: “Deus abençoa a América”. E isso foi extremamente marcante para Charlotte. Mas quando os pais dela a mudaram de escola (agora sim na Beecher Prep), ela passou a fazer outro caminho e nunca mais viu o tal senhor.

Mas voltando a Beecher Prep, Charlotte realata como a vinda do Auggie para a escola criou um certo desconforto para todos, principlamente para ela. Mas como ela era uma menina boa, ela só tinha pensamentos e achava errado as pessoas julgarem o Auggie sem conhecer.

Charlotte chegou a ser muito amiga de Summer e Ellie, elas eram muito amigas quando mais novas. Mas depois que cresceram as coisas ficaram diferentes. Ellie que era sua melhor amiga, estava com um grupo de novas amigas e Summer estava na turma do Auggie. E Charlotte teve que fazer novas amigas.

Mas quando rola uma seleção para uma peça escolar, Summer, Charlotte e Ximena (uma das novas amigas de Ellie), são escolhidas tudo parece mudar e secretamente elas começam a se conhecerem e se tornarem amigas.

Querem saber mais?? Então leia esse livroooo!! (Muito maldade né?? Hahahaha).

O que dizer sobre o livro?? Ele está lindo mesmo, tanto na parte gráfica quanto as histórias. E essa história está muito linda e também muito tocante e com certeza nos traz muito o que refletir.

Acho fundamental ter histórias de personagens segundários e ver as suas visões e acontecimentos, por traz da história principal. Mas o que mais me supreendeu é que essa história não é totalmente envolvida com o Auggie claro que ele aparece em vários pontos, mas o foto total é no acontece com a Charlotte. E foi isso que gostei.

E como eu disse a história é linda. Muito bem desenvolvida e envolvente, me senti muito emocionada quando Charlotte conta sobre a amizade que está crescendo entre Summer e Ximena. Me fez lembrar da minha adolescencia e das amigas que eu tinha, e de como elas eram importantes para mim e também de como era muito divertido. Assim como estava sendo para a Charlotte.

Mas no geral: a história é muito envolvente e emocionante, muito bem contruída e os personagens são incríveis. Nos fazendo sentir muito amor no coração e entender o quanto as amizades são importantes em nossa vida e também que não podemos agradar a todos e que nem tudo é da forma como desejamos ou queremos. Acho que deu para entender né?? Hahaha

Recomendo muito o livro.

site: http://resenhandobma.blogspot.com.br

SMiletic 18/09/2016

As doçuras e amarguras de crescer
Como a própria RJ Palácio fala na introdução deste livro, esta não é uma continuação de Extraordinário, mas sim três histórias que aconteciam enquanto Auggie vivia a maior aventura de sua vida ao entrar na escola. Julian, Christopher e Charlotte fazem parte da aventura que lemos, mas tem suas próprias pequenas aventuras para contar. Tem seus próprios medos e suas próprias conquistas. Aqui é a oportunidade de conhecê-las, de entender que na vida nem sempre as coisas são preto ou branco, certo ou errado. Na maior parte da vida elas não são. Mas, ainda que não seja uma continuação, é preferível que você primeiro leia a história de Auggie para, digamos assim, ter uma visão mais completa do que foi aquele ano. Os dois livros são uma ode à gentileza, à bondade. A história de Julian explica suas atitudes, nas as justifica, e eu acho que por isso mesmo é tão boa. As de Charlotte e Plutão nos lembra que amizades vem em diferentes formatos e que se algumas existem apenas em ligações invisíveis aos olhos dos demais, bem, isso não tem nada de errado. Também nos lembra que amizade mesmo é uma tarefa das mais complicadas, ainda que pareça fácil. Assim como #Extraordinario, uma leitura que recomendo a corações de todas as idades.

site: https://www.instagram.com/p/BIxkyuIBpHO/?taken-by=smiletic

PS Amo Leitura 26/08/2016

"Como na própria sinopse descreve, o livro é separado em três capítulos e cada um conta a sua versão de como foi quando conheceram Auggie e como lidaram com o quinto ano no colégio. É uma versão além de Auggie.

No "o capítulo do Julian", por mais arrogante que ele tenha sido, eu me surpreendi mais do que todos, pois ele conta como aprendeu o significado de ser gentil; No capítulo "Plutão" que é narrado por Christopher, mostrou que além da distância, uma amizade é sempre importante e deve ser permanecida; E para finalizar, no capítulo "Shingaling" é narrado na versão de Charlotte mostrando como Auggie mudou a vida dela e de alguns no colégio e entramos no universo feminino e nas brigas por amizade.

De todos os capítulos, o qual mais gostei foi o de Julian. Apesar de eu ter odiado a atitude dele em Extraordinário, a forma como tudo ocorreu me deixou surpresa com o que fez ele mudar de ideia.

Extraordinário é um dos meus livros favoritos! Auggie & Eu está entre os livros "bons" que li esse ano. Eu gostei de me aventurar um pouco mais no universo de um livro maravilhoso e conhecer um pouquinho mais os personagens, mas não chegou perto de ser o melhor livro. Gostei e recomendo para todos os fãs de Extraordinário que querem saber o ponto de vista de cada um sobre Auggie."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/08/resenha-auggie-eu.html

Tainara 29/06/2016

Espetacular.
Como não chorar com o Julian nessa história? Foi impossível, eu simplesmente chorei de soluçar. A inocência de uma criança é tão intensa, a maldade que lhe foi imposta pela mãe foi tão cruel que ele acabou sendo cruel com os outros. Esse livro tem que ser lidos pelos pais que "acreditam" que esta fazendo o bem para seus filhos mas na verdade esta fazendo puro mal. E os outros nem vou comentar, porque foram bons mas o de Julian superou. Cara a R. J. é magnifica. Mais um livro dela que eu recomendo de olhos fechados.

Helen 09/05/2016

Auggie e todos nós!
Me faltam palavras para explicar o quanto esse livro é uma lição de vida, educação, amor ao próximo, superação e compreensão.

Li Extraordinário há mais ou menos uns 6 meses e assim que soube do lançamento de Auggie e Eu fiquei extremamente feliz por ter um pouco mais dessa história que ganhou meu coração. O Auggie será pra sempre a minha personagem mais amada.

Como a autora explica não se trata de uma continuação, mas de uma extensão de Extraordinário onde vemos a história contada do ponto de vista de Julian, Charlotte e Christopher.

Explico:

Julian, o típico garoto popular que é convidado pelo Sr Buzanfa para o comitê de boas vindas do Auggie. Julian não esconde o seu pavor ao ver Auggie, já que não sabia que ele possui uma deformidade crânio facial grave. À partir daí Julian passa a ser cruel com o garoto e possui o apoio da sua mãe que acredita que Auggie não deveria estar na escola de crianças "normais" , bullying e exclusão. No capítulo de Julian um misto de sentimentos tomou conta de mim, principalmente quando a mãe dele tentava justificar todas as maldades feitas pelo filho, como se o Auggie fosse o culpado de tudo. Infelizmente isso acontece todos os dias no mundo real. Triste!

Charlotte, também convidada pelo Sr Buzanfa para o comitê de boas vindas tenta ser a garota popular e neutra em todas as situações, não maltrata Auggie, mas prefere não se envolver com ele, nota-se que apesar da pouca idade possui bons modos e tenta não se envolver nos conflitos e muito menos pratica o bullying, uma garota esperta e solidária, apesar de tudo. Não é uma garota de opinião forte, tenta impressionar para conquistar os populares da escola, falta um pouco de personalidade e atitude, mas mesmo assim ganhou um pouquinho de mim. O tudo de mim foi para Auggie, Summer e Jack.

Christopher, melhor amigo de Auggie desde que se entendem por gente, mas que se afastam devido a mudança de Chris e sua familia. Após a entrada de Auggie na Beecher Prep a distância aumenta ainda mais, mas apesar de tudo a amizade ainda permanece.

Um livro que retrata fielmente o quanto a nossa sociedade tem se tornado cada vez mais insensível aos problemas e as diferenças alheias.

Um sociedade que impõe o que é diferente e o que é normal, o que é aceitável ou não, não se importando com os sentimentos alheios, uma sociedade cada vez mais egoísta e individualista.

Por um mundo com mais Auggies, por favor!

Aplausos para R. J. Palacio! E que fique registrado aqui todo meu amor por essa obra tão real e atual e que cada leitor possa tirar proveito e usar pra Vida todos os ensinamentos.

Thaís 08/05/2016

Novamente me emocionando e me encantando com este universo extraordinário
Bom demais matar um pouco da saudade de Auggie Pullman, este que tornou-se uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos. R.J. Palacio mais uma vez me encanta com seu talento. Nesta obra ela reuniu três contos de 3 personagens que aparecem em "Extraordinário", o capítulo de Julian foi o que mais gostei, o que mais me emocionou. Nos mostra como sempre há dois lados numa história e nos faz refletir sobre como muitas vezes somos tão radicais ao julgar algo ou alguém, realmente me emocionei com o Julian. Adorei também a introdução, em que ela explica que "Auggie e eu" não é uma sequência do livro "Extraordinário", e que nunca fará uma. Apesar de ser um dos meus livros favoritos, concordo totalmente com a R.J. Palacio, não deve haver uma continuação, acho ótimo ter a oportunidade de dar asas a minha imaginação e fantasiar como seria o futuro de Auggie e os demais. Fico muito satisfeita pelo fato da escritora não sucumbir ao apelo dos fãs, como acontece muitas vezes, e sair lançando diversas sequencias, prolongando a trama até chegar ao ponto que se torne uma verdadeira "encheção de linguiça", e estes mesmos fãs que imploram por mais, virem a reclamar que deveria ter parado no primeiro ou no anterior. Enfim, "Extraordinário" e "Auggie e eu" são incríveis, muito bem escritos, trama emocionante e com uma deliciosa leveza.
Ziza 08/05/2016minha estante
Tb gostei do capítulo do Julian. Ele teve uma atitude beeem corajosa ao final da história. Achei o outro amiguinho um tanto mal criado, mas é bem difícil ficar com raiva dele ao final do capítulo. Falta eu ler o da menina!

Thaís 09/05/2016minha estante
Tivemos a mesma impressão, só no final que a gente se simpatiza com o Christopher, que até então parece uma criança mimada e um pouco egoísta.

Sergio 07/05/2016

Auggie & Eu
Publicado recentemente pela Editora Intrínseca, Auggie & Eu nos trás a junção de três histórias extraordinárias, escritas originalmente em formato de e-books, publicados após o grande sucesso de vendas do livro Extraordinário. Antes de mais nada, devo salientar que este livro não é uma continuação da obra supra citada, mas sim um complemento da mesma, onde a autora, R.J. Palacio, possui total liberdade para escrever acerca dos personagens secundários, pouco abordados em Extraordinário.

Segundo a própria autora, diversos leitores a questionaram sobre a continuação da obra, se haveria uma sequência/expansão do mundo criado por ela. Após tantas sugestões, a mesma decidiu que não deixaria a oportunidade passar: mergulharia de cabeça e traria a seus leitores mais conteúdo, em especial sobre Julian, personagem mais detestado entre os fãs de Extraordinário. Sendo assim, nada mais justo do que ele ser o 'dono' do primeiro 'conto', não é mesmo?

O Capítulo de Julian

A primeira história que nos é apresentada é a de Julian. Se você já leu Extraordinário, deve lembra-se claramente dele. Julian foi o responsável, em grande parte, por todos os problemas sociais que Auggie Pullman teve que enfrentar ao entrar na sua nova escola. Entretanto, durante a narrativa, descobrimos os reais motivos que o levaram a ser tão cruel durante todo o decorrer do enredo do livro principal. Fantasmas do passado voltam para assombrar Julian, e é aí que percebemos que, quando avaliamos uma situação por apenas um ângulo, podemos acabar nos enganando.

Antes mesmo da leitura do conto, na introdução do livro, R.J. nos explica que, enquanto escrevia Extraordinário, sabia que Julian tinha uma história para contar, mas que também sabia que sua história de bullying, ou o que o levara a agir daquela forma, tinha pouca importância para Auggie e não impactaria na narrativa, portanto, não pertencia àquele livro. Auggie teria que ser o personagem principal de sua própria história! Sendo assim, com essa vontade insaciável de expôr aos seus leitores os sentimentos mais profundos de seus personagens, ela decidiu escrever mais este livro, um prato cheio para seus fãs. O Capitulo de Julian explana um pouco mais sobre a personalidade desse personagem que pouco é aprofundado em Extraordinário.

Se analisarmos criticamente o que nos é passado neste capítulo, encontraremos o seguinte pensamento: ninguém é puramente bom ou ruim. Somos uma mistura de ambos, tal como o Yin-Yang. Além disso, nos emocionamos também com outras histórias paralelas, que nos contam que ser gentil sempre é a melhor solução.

Plutão

O segundo conto, Plutão, nos fala sobre Christopher, o amigo mais antigo de Auggie, que se mudou para outro bairro muitos anos antes dos acontecimentos de Extraordinário. É nele que podemos ter uma noção do Auggie antes da Beecher Prep. Christopher, através de sua narração, nos conta como foi estar ao lado de Auggie durante seus primeiros anos de vida. Ele acompanhou as primeiras dificuldades do garoto, como suas primeiras cirurgias para correção de seu problema facial, o sumiço gradativo dos seus amigos, que parecem desaparecer do seus dias sem deixar rastros, entre outros fatos tristes que circundam a vida do August.

Agora, mais velho, Christopher encara o que pra ele são considerados problemas ao ser amigo de Auggie: os olhares, a reação constrangida de outras pessoas, a ignorância e falta de educação de outros, etc. Torna-se tentador abandonar uma amizade quando se torna mais difícil sustentá-la, mesmo nas melhores das circunstâncias. É nesse clima de 'teste de lealdade' que embarcamos nesta segunda história de Auggie & Eu.

Shingaling

Shingaling é a terceira e última historia de Auggie & Eu. A protagonista deste conto, Charlotte, é uma menina que, desde sempre, foi considerada altruísta. Mesmo tendo 'medo' - e, ao mesmo tempo, admiração - do velho senhor cego que tocava acordeão por onde ela passava todos os dias, não deixava, nem uma vez sequer, de depositar no estojo dele um dólar. Ou também quando, nos invernos, sempre fazia uma campanha de arrecadação de casacos para doar aos moradores de rua. Podemos considerá-la como uma menina realmente aplicada, excepcionalmente boa.

Em Extraordinário, Charlotte fez parte do grupo de boas vindas ao August Pullman. Mesmo mantendo-se à distancia dele, a mesma nunca, nem uma vez sequer, o maltratou. Charlotte se mostrou uma menina muito centrada, com seus preceitos de vida muito bem definidos.

Entretanto, havia em seu interior uma espécie de desejo para estar entre a 'turminha dos populares', em especial, ser amiga da Ximena, a garota mais legal do quinto ano. Após passar na audição para apresentação de dança da Sra. Atanabi, Charlotte se vê frente à frente com Ximena (e Summer, que também passou no mesmo teste), e as três começam, aos poucos, a interagir entre si. Acompanhamos o crescimento de uma amizade secreta entre as três, que por pressão social, fica realmente em segredo.

Durante o decorrer da narrativa, descobrimos um fato sobre Ximena, que certa vez fez alguns comentários preconceituosos acerca do nosso August, que ficamos boquiabertos com tamanha hipocrisia. Entretanto, após conversar com suas amigas, percebe o quão tola estava sendo, conseguindo assim evoluir e se tornar uma pessoa, no mínimo, razoável. Simplesmente uma reviravolta inimaginável. Shingaling é um conto de leitura fácil e rápida, que arranca de nós, leitores, uma lágrima carregada de emoção. Simplesmente um belo conto.

xxx

Uma das coisas que mais chamou minha atenção foi a introdução da obra. Nela, podemos 'ouvir' um pouco da autora, suas palavras nos falam. Tocou meu coração a forma como ela valoriza não apenas sua obra, mas seus fãs. R.J. Palacio nos conta que nunca escreverá uma continuação para Extraordinário, já que vários leitores - em especial, crianças - já formularam prováveis finais para Auggie, teorias defendidas com enorme autoridade, quase que de forma empírica. "E por que eu escreveria uma sequência e limitaria todas essas opções? Auggie, até onde sei, tem um futuro brilhante e maravilhoso pela frente, com infinitas possibilidades, todas igualmente grandiosas". ISSO NÃO É LINDO? QUANTA CONSIDERAÇÃO *-*

De forma geral, o livro consegue ser profundo mas ao mesmo tempo sublime, fazendo com que nós, leitores, nos sintamos mais atraído pelos personagens, até mesmo os que, outrora, eram considerados 'vilões'. Assim como em Extraordinário, R.J. Palacio consegue narrar com maestria a história que está proposta a passar, sempre deixando excelentes ensinamentos. Se você, assim como eu, amou conhecer o Auggie e toda sua vida, devo informar que você precisa - sim, precisa - ler este livro. Uma experiência mais que deliciosa! ;)

Até logo,
Sérgio H.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Maria Fernanda 13/04/2016

Obrigada, R. J. Palacio!
Auggie & Eu é um daqueles livros que eu tenho certeza de que vou gostar mesmo antes de ler. Ok, é verdade que Extraordinário é um dos meus livros preferidos se vocês ainda não leram, leiam! e que isso pode ter me influenciado um pouquinho, mas mesmo assim.

Nesse livro, as atenções estão voltadas para três personagens já apresentados em Extraordinário, cada um com o seu próprio conto: Julian, narrando "O Capítulo do Julian"; Christopher, narrando "Plutão"; e Charlotte, narrando "Shingaling." Um mais fofo do que o outro!

Confesso que o conto que mais mexeu comigo foi o do Julian, por vários motivos. (Caso alguém não se recorde, ele é aquele capetinha que praticou bullying com o Auggie.) Primeiro, porque eu tive vontade de sacudir os pais desse garoto diversas vezes. Arg!!! E, principalmente, porque o que foi aquele relato da avó do Julian sobre o Holocausto?? MUITO emocionante!

Se eu havia esquecido o quão boa R. J. Palacio é na arte de me fazer ficar com os olhos cheios de lágrimas, Auggie & Eu resfrescou a minha memória.

site: http://instagram.com/_bookhunter

Atila Guilherme 09/04/2016

Quero mais Auggie. S2
Que "Extraordinário" é um dos meus livros favoritos, todos que me conhecem já estão cansados de saber. Não me canso de recomendar a história de Auggie, o garoto que nasceu com uma doença que deixa seu rosto "diferente" e que acaba tendo dificuldades em fazer amigos e em ser visto como uma criança comum pela sociedade. E hoje, com muito orgulho, trago a resenha de "Auggie & Eu - Três Histórias Extraordinárias".

O livro nos traz 3 contos de alguns personagens do livro "Extraordinário". Mas calma, se você caiu aqui neste post de gaiato e ainda não leu o primeiro livro (De que mundo você é?), confira antes a resenha que fizemos da obra percursora de R.J. Palácio:

Resenha - Extraordinário

O primeiro conto do livro é "O Capítulo de Julian". Quem não se lembra do garotinho que transformou a vida de Auggie e Jack Will num inferno durante o ano escolar? Apesar de ser apenas uma criança, Julian é visto como o vilão do livro e despertou a ira dos "Auggie-fanáticos" (acabei de inventar uma definição para o pessoal que é #teamAuggie, rs). Neste livro, a autora tenta nos mostrar o lado de Julian e acreditem, apesar da história ser sobre esse pestinha, o capítulo é fantástico. R. J. Palácio conseguiu escrever uma trama que além de explicar os atos de Julian, não diminuiu sua culpa perante o que fez. O garoto agiu errado, isso é fato. Porém há um motivo por trás, que não justifica, mas faz com que o leitor entenda um pouco mais o lado da criança e termine o capítulo gostando um pouquinho mais do Julian. Esse é o segundo melhor conto do livro e no final da história, preparem os lenços e segurem as lágrimas, pois vocês usarão elas (e muito) no próximo capítulo.

"Plutão" é, de longe, o meu capítulo preferido desta edição. No começo do livro "Extraordinário" somos apresentados a Christopher, o primeiro melhor amigo de Auggie.
Este conto nos mostra o valor da verdadeira amizade e também nos ensina uma valiosa lição: o que é de verdade, pode passar por dificuldades, pode encontrar obstáculos, pode se desgastar, pode se afastar, mas no final, sempre continuará existindo.
Diferente de Julian, Christopher adora Auggie. Ao se mudar para uma nova casa, os dois amigos perdem um pouco o contato e o protagonista do conto acaba fazendo novas amizades. Com isso, ele começa a perceber o quão complicado é ser amigo de Auggie. Ao mesmo tempo, Christopher também começa a sentir uma pontinha de ciúmes da amizade de sua mãe com a família do nosso "Extraordinário". Durante o conto, percebemos que a mãe de Auggie e a mãe de Christopher são amigas desde a época da gravidez das duas e como Auggie sempre precisa de cuidados especiais, a mãe de Christopher sempre está pronta para ajudá-lo, mesmo que para isso tenha que ignorar alguns momentos mimados do filho. Gente, esse conto é muito lindo. Só de escrever aqui pra vocês, já estou com os olhos cheio de lágrimas. R. J. Palácio capricha, mas nesse conto ela sambou na nossa cara, viu.

Nas últimas páginas, somos apresentados ao fofo "Shingaling". Antes de começar a falar um pouco sobre essa história quero ressaltar que Auggie não é o protagonista em nenhum dos capítulos desse livro. Apesar de ele ser referência em todos os contos, Auggie mal aparece. Em "Shingaling", Auggie mal é citado. Os dois primeiros contos tem uma referência direta com a história de Auggie contada em "Extraordinário", ao contrário deste episódio.
Neste conto, a protagonista é Charlotte, uma das 3 crianças que foram escaladas para ajudar Auggie a se enturmar quando ele começou em sua nova escola. Charlotte é uma menina doce que ao mesmo tempo que trata Auggie bem, prefere manter a distância pois tem seus próprios problemas de garota para resolver. E são destes problemas que trata esse conto.
"Shingaling" também fala sobre amizade, mas não é somente isso. Neste conto, vemos desde problemas com autoestima até o poder de julgar as pessoas pela sua aparência. É um conto rico, porém senti que se distanciou um pouco do que os outros dois propõem.
Já estou louco por um próximo livro da série. R. J. Palácio me viciou e agora ela tem que dar um jeito de continuar este livro, escrever mais contos, enfim, não sei o que ela vai fazer, mas preciso de mais Auggie. S2.

site: http://otempoentrelivros.blogspot.com.br/2016/02/auggie-e-eu-resenha.html
Josi.Novais 25/05/2016minha estante
Também acho que a autora tem que fazer mais contos. gostaria muito de ver a perspectiva da Savanna, do Miles, Hery e também de algum professor que tiveram que lidar com toda essa situação durante o ano!

Hellen @Sobreumlivro 25/03/2016

É sempre bom pecar, desde que o pecado seja ser gentil... :)
Auggie&eu reúne três histórias extraordinárias com o poder de nos fazer lembrar de sentimentos e momentos nos quais somos levados a decidir quais caminhos seguir e nos fazer enxergar de que, independentemente do caminho escolhido, podemos voltar atrás para fazer as coisas da maneira mais gentil e amável possível.

Se Extraordinário nos ensinou muitas coisas, Auggie&eu vem com o propósito de nos fazer aprender ainda mais. Aprender a perdoar, recomeçar, acreditar e aceitar o outro. Aceitar alguém pode parecer simples, mas não é. É sempre a etapa mais difícil, mas também é a mais importante.
A beleza da escrita de R. J. Palácio é um lembrete de como podemos ser sempre melhores para com o outro. Essas histórias não tem o propósito de contar o que acontece com Auggie depois do final de Extraordinário ou sobre a sua relação com Jullian, Christopher e Charlotte - personagem deste livro. Essa história quer mostrar um pouquinho mais do que aprendemos em Extraordinário: amizade, bondade, amor e compaixão.
"Acredito nas crianças e em sua capacidade ilimitada de cuidar, amar e querer salvar o mundo. Não tenho dúvidas de que eles nos levarão a um patamar de maior tolerância e aceitação para todos no universo. Para todos os fracassados e desajustados. E para Auggie e eu."
Contos reunidos:
O capítulo de Julian;
Plutão - história de Christopher;
Shingaling - história de Charlotte.

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/