À sombra da figueira

À sombra da figueira Vaddey Ratner

Resenhas - À Sombra da Figueira

Cris 09/03/2024

À sombra da figueira
Neste livro, a autora conta a história de Raami, de 7 anos, que passa por grandes problemas como se fosse uma adulta. Ela tem poliomielite e sofre algumas limitações no seu dia a dia, uma delas é andar. A garota é uma princesa, seu pai é descendente do rei Sisowath. Ele foi educado no exterior e acabou se tornando um desiludido com o governo cambojano corrupto. A família de Raami vivia muito bem, mas a revolução bateu às portas no Camboja, soldados revolucionários do Khmer Vermelho invadiram diversas casas, mandaram que todos se retirassem e a casa da família de Raami não ficou de fora. Relato triste, do quanto as guerras e as revoluções afetam, principalmente as crianças.

Paulo2175 12/02/2024

A fome é uma das piores vergonha

O regime de matriz marxista-leninista, apoiado pela China e combatido pela União Soviética, resultou em um dos maiores massacres populacionais de que se tem conhecimento do século XIX. Comandado à mão de ferro pelo ditador Pol Por, primeiro ministro do país, pelo menos dois milhões de Cambojanos morreram, enquanto vigorou o Kramer Rogue.
Centenas de milhares pareceram de fome ou enfermidade provocadas pela evacuação forçada em direção ao campo, sob pretexto de proteger os cidadãos de bombardeio estrangeiros. É um livro onde se mistura memória e ficção.
A escritora e autora do livro: À Sombra da Figueira, Vaddey Ratner, tinha cinco anos quando o Kramer Vermelho assumiu o poder, em 1975. Depois de quatro anos de trabalhos forçados, fome e risco de execução, ela e sua mãe fugiram , enquanto muitos de seus familiares morreram.
O livro nos conta a história de Raami, uma menina de sete anos que morava com sua família na cidade e que de repente se vê em meio a este caos. Raami e sua família são considerados de família nobres e eles tiveram que esconder este título, pois senão todos morreram.
O ato de comer alguns insetos, como gafanhoto, kretong que é um tipo de barata gigante, pequenos sapos, suco da palmeira, está vinculado a está época de caos e sofrimento, era o único meio de se manterem vivos, já que o arroz plantado não chegava a todos e havia muita corrupção entre os chamados: revolucionários.
Um bom livro para se ler e conhecer um pouco mais sobre este país tão sofrido e que quase não ouvimos falar dele.

Jessica 23/11/2023

Boa noite! Tudo bem com vocês?

Em A sombra da Figueira temos um enredo com plano de fundo a Guerra Civil da Camboja que é contada por Raami, uma garotinha de 7 anos.

Raami nasceu em uma família real, com todos os privilégios porém devido as novas circunstâncias ela terá que ativar o instinto de sobrevivência.

Com as atrocidades que foram acontecendo e tendo que sair do próprio lar, Raami terá que ajudar a sua família, escondendo sua verdade identidade e morando em lares provisórios.

Podemos acompanhar a sua família e com isso temos uma visão de como as demais viviam naquela época, sem muitos recursos e trabalhando para poder ajudar a todos.

Raami apesar da pouca idade e pela dificuldade de locomoção após ter poliomielite, ela não se deixa abater e se mostra uma verdadeira guerreira.

A leitura é sensível e envolvente, em algumas partes podemos perceber uma escrita poética, onde nossa protagonista mantém viva a memória de seu pai e suas crenças.

Se você gosta de leituras que emociona e traz reflexões, recomendo.

Ana Paula 07/09/2023

Livro incrível....eu desconhecia essa fase da história! Mais uma vez fanatismo, extremismo e falta de capacidade de liderar, fazem vítimas inocentes. Uma mãe resiliente forte dentro de toda sua dor luta por sua vida e da única família que lhe resta .

Bia* 12/03/2023

Memórias misturada com ficção. A história de uma familia desolada pelo Khmer vermelho, contada pela visão de uma criança com deficiência que foi levada a fome e a trabalhos forçados, mas que encontra nas palavras um refúgio.

Carolina317 26/01/2023

história marcante
Linda e cruel história de uma menina cambodiana, que é forçada a fugir da guerra com sua família. Com 7 anos passa por situações tristes, difíceis e muito cruéis. Seu mundo privilegiado de membro da família real é misturado ao caos da revolução e ao êxodo forçado.

Durante 4 anos, enquanto o Khmer Rouge tenta tirar da população qualquer traço de sua identidade individual, Raami se apega aos únicos vestígios de sua infância ? lendas míticas e poemas contados a ela pelo seu pai.
A nova realidade consiste em sobreviver.
O livro retrata a violência absurda que este povo sofreu durante a guerra civil, os sacrifícios e sua resiliência.

Está citação sobre o livro retrata o quão marcante é sua leitura:

"Revela uma cultura maravilhosamente rica, lutando para sobreviver através de pequenos gestos. Vai fazer com que jamais sejam esquecidas as atrocidades cometidas pelo regime Khmer Rouge. Vai lhe encher de esperança e confirmar o poder que há ao se contar uma história de nos elevar e nos ajudar não somente a sobreviver, mas à transcendência do sofrimento, da crueldade e da perda."

latinananat 09/01/2023

de encher os olhos com lágrimas
este livro comprei pela capa e o título me chamou atenção também
começei a história sem tanta vontade, porém fui surpreendida pelo tom que ela me deu
é de uma dor,de uma cultura forte,de um choro,de uma superação,de um amor de família,de mãe e filha,que me botou no chão sem pausa pra respirar
uma leitura lenta,com ensinamentos pra vida
que história!

Gabi 30/05/2022

À Sombra da Figueira nos mostra a Guerra no Camboja em meados dos anos 70. Narrado do ponto de vista de uma garotinha de 7 anos, o livro relata a crueldade vivenciada durante o regime do Khmer Vermelho. Uma história muito dolorosa e emocionante. Gostei e recomendo.

Mi 20/02/2022

Esperança
Que história.
Em meio à guerra de Camboja em 1975, Raami se vê afastada de seu mundões de sua família. Obrigados a trabalho pesado no rural e com poucos suprimentos, ela vê muitas pessoas morrendo ao decorrer do tempo. O partido comunista quer todos os civis trabalhando no campo para o bem deles e da Organização, que de Organização só o nome. É proibido saber de coisas, é proibido demonstrar afetividade, única coisa que não é proibida é o trabalho pesado. Diante de tantos momentos difíceis, percas e sofrimentos, Raami e sua mãe conseguem forças para sobreviver um dia de cada vez na esperança de dias melhores.

Ana Brison 06/02/2022

Me lembrava que esse livro havia sido elogiado por alguém em algum momento, por isso me arrisquei na leitura, também para conhecer mais sobre o Camboja e o drama dos anos 70.
A história de Raami é dolorosa, em muitos momentos senti o choro entalado na garganta e saber que ela é a licença poética do que a autora realmente viveu quando tbm era tão pequena, deixou meu coração mais apertado.
A história de Raami não é uma história sobre luto e perda, mas sim, uma história sobre fé e esperança apesar de tudo.

Bebel.Aroeira 26/10/2021

Um sensível romance baseado na vida da própria autora, que retrata a infância durante a ditadura do Khmer Vermelho no Camboja.

paraondealeiturameleva 11/10/2021

Escolhi este livro para ler pela capa. Não li absolutamente nada sobre ele, nem fazia ideia do que esperar. Me deparei com uma história baseada na tomada de poder pelo khmer vermelho, em 1975 no Camboja. Gosto quando a leitura me leva para lugares que não conhecia a História.

Margallyne 16/09/2021

Uma história triste e perversa que a autora nos passa com uma literatura poética. Confesso que senti medo de virar as páginas, elas estavam repletas de tragédias.

Mai 27/06/2021

Diferente de tudo do que já li !
Pesado, forte onde a gente consegue conhecer uma cultura diferente e pelos olhos daqueles que sofreram uma guerra civil..
É uma leitura lenta, mas vale muito a pena!