Os Miseráveis

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Mauriceia2 02/12/2023

Os miseráveis
Os Miseráveis é considerado uma crítica à desigualdade social e da miséria decorrente de uma sociedade francesa com uma elite totalmente corrupta. De fato, a obra descreve de forma excepcional a injustiça da França. sinceramente foi a obra mais impactante que li até hoje.Victor Hugo explicita pormenorizadamente todos os aspectos da França e seus desapegos morais, com críticas pesadas e diretas ao governo da época, bem como das situações das pessoas em constante pobreza e necessidade. Os valores éticos e morais são muito bem explorados. O escritor também mostra uma grande visão transcendente, religiosa. É impressionante, e vale destacar, que Victor Hugo descreve com absurda maestria todas as características das emoções das personagens, deixando o leitor ainda mais imerso na história e causando, ao mesmo tempo, uma necessidade de reflexão interior.Eu vejo pelo meu ponto de vista, que por mais que existam outros personagens muito importantes para a história, o personagem principal é Jean Valjean. Ele ficou preso por 19 anos, sendo condenado a realizar trabalhos árduos por tentar roubar um pão para alimentar sua família e por suas diversas tentativas de fuga da prisão. Essa desigualdade social da época o fez roubar um pão e em vez de oferecerem as devidas assistências a ele, o condenaram. É importante que esses e outros pontos apresentados pelo autor sejam alvo de reflexões para todos nós pois ainda se parecem, muitas vezes, com elementos dos dias atuais. Naturalmente, ao ser solto, Valjean sai sendo uma pessoa muito cruel, grossa, rígida e que não consegue abrir-se facilmente para as pessoas, enxergando ele  como um ladrão. No entanto, acaba sendo transformado após um ato de bondade feito por um personagem incrível que era o bispo.  No decorrer da história, o autor mostra o desenrolar dos personagens, apresentando a formação do caráter de todos eles. A principal delas é a de Jean Valjean, que muda toda a sua essência passando a acreditar mais nas pessoas e que é possível mudar de vida.  Outro ponto que gostei foi que nesse livro é mostrado bastante a vida real. Isto é, no sentido de os detalhes da escrita serem bem construídos, pois mostram que a vida não é só alegria, fazendo ficarmos comovidos com as dores que os personagens passam. Entretanto, ao mesmo tempo, nos faz ficarmos felizes com os momentos de glória obtidos pelos mesmos.
Caladinho 02/12/2023minha estante
Demorou quanto dias ou meses pra terminar esse belo calhamaço??

Mauriceia2 02/12/2023minha estante
Duas semanas porque eu lia outros livros também por isso demorei mais lendo. Não sei ler só um livro de uma única vez tenho essa mania de lê dois ou mais de uma vez só. Rsrsrs

Rafael 30/11/2023

Do you hear the people sing?
A cada página se percebe que o cara é um gênio!

Victor Hugo entrecruza histórias e, principalmente, personagens como ninguém. São tantas reviravoltas e tantas reflexões que os próprios personagens se fazem pelo caminho que conseguimos penetrar a mente humana, suas angústias e incoerências. Ele leva seus personagens ao fundo do poço - ou do esgoto - financeira e moralmente de uma forma impressionante. Apesar de eu falar que são tantas e tantas e apesar de o livro ser um calhamaço, a jornada de Jean Valjean, Fantine, Cosette, Marius, Javert, Gavroche e dos Thénardier não cansa. Pelo contrário, instiga.

Para além das histórias particulares de seus personagens, Hugo faz uma crítica social ferrenha de seu tempo, questionando o mal, a presença e a truculência do Estado, as disparidades econômicas, as condições sub-humanas da classe trabalhadora, dentre outros abusos sociais. Seu olhar aguçado e seus anos de pesquisa e observação permitiram a ele traçar um panorama da França do início do século XIX. E é também como um escritor do século XIX que ele é influenciado pelo Romantismo em sua escrita, com as grandes dualidades da humanidade: bem e mal, divino e profano, pureza e depravação. Vemos isso em todos os personagens, mas principalmente no protagonista e em seu "antagonista", Jean Valjean e Javert.

A análise minuciosa de seu tempo é excelente. No entanto, para mim, foi tediante às vezes. Isso porque a obra traz capítulos e até "livros" - como é dividido - inteiros sobre batalhas e governantes. É importante para a obra? Sim. Gostaria que não existissem esses capítulos? Não. Acho que a obra é boa como é. Porém isso a torna cansartiva.

Outra característica que a torna cansativa é a quantidade absurda de referências à cultura ocidental. Victor Hugo vai de poetas a generais, de políticos a pintores, de esposas de homens importantes a teólogos, e por aí segue. Ele era uma enciclopédia viva. Admirável, de verdade, mas cansativo, porque a narrativa não flui se a todo momento o leitor precisa se munir de referências históricas.

Embora eu tenha feito todas essas ressalvas, a leitura desse clássico valeu muito a pena. É uma obra-prima e, como diria Isabela Boscov, "há de se tirar o chapéu". Por falar em Boscov, crítica de cinema, meu primeiro contato com essa narrativa foi através do filme musical de 2012 dirigido por Tom Hooper com um elenco divino. O musical me deixou com uma pulga atrás da orelha para ler o original. Mas só onze anos depois eu criei a coragem para encarar o livro. Hoje, tendo apreciado as duas obras, digo que a adaptação para o cinema é encantadora, consegue capturar bem a essência dos personagens e o desenrolar dos principais acontecimentos. Também vale a pena.

Jane.Mello 29/11/2023

Sem dúvidas um livro que todos devíamos ler...
Minha meta desse ano de 2023 era ler esse clássico que tem muitas resenhas positivas sobre ele...

Victor Hugo é realmente o homem dos detalhes...

Em os miseráveis ele prova isso...
Uma história sobre um roubo tão banal se tornando em um emaranhado de acontecimentos...

Retratando, política, religião, miséria em meio ao caos de guerras e revoluções...

Faz se um retrato de uma Paris que sofreu com todas as adversidades...

Personagens que me fizeram sofrer, rir, e até ter um certo ranço...

Vale a pena cada página lida dessa história, terminei com lágrimas nos olhos...

Quote
"Ele dorme. Embora a sorte tenha sido bem estranha, ele vivia. Morreu quando não teve mais seu anjo. A coisa simplesmente veio por ela mesma, assim como a noite chega quando o dia se vai."

Fafhy 27/11/2023

Que livro!!!
É uma obra prima, sem dúvida alguma!
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro, a não ser que deveria ser obrigatório para todas as pessoas!
Quanto ao livro, a leitura não é tão fluida pois tem muitos fatos históricos devidamente detalhados tornando o livro um pouco ?pesado? em algumas partes.
Porém vale muito a pena ler!

O próprio Victor Hugo, autor do livro disse:
?Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis ?.

Essa é uma grande verdade, que torna essa obra atemporal!

Recomendo muito a leitura, porém sem pressa!
vic 27/11/2023minha estante
??????

Annawithan.a 26/11/2023

" Ser bom é fácil;difícil é ser justo "
Essa resenha e praticamente baseada no vídeo sobre o livro pq né.. a versão que li em quadrinhos é uma versão mtt pobre de detalhes

Basicamente é o Jean só tomando no ?? pela sociedade do século 19.
Após 20 anos preso por ter roubado(pasmem)um pão, Jean Valjean se vê sem rumo até que conhece um bispo que o vê não como um prisioneiro mas sim como um homem.Apartir daí ele tenta basear todos os passos de sua vida nas leis de Deus enquanto o que prevalece no mundo são as leis dos homens.

PREGUIÇA DE ESCREVER O RESTO??
Sofihh. 27/11/2023minha estante
Aí que preguiçosa kakakaka

alyfrnds 26/11/2023

Os miseráveis
A leitura e a história são leves, mas ao mesmo tempo muito sem graça. além do mais, foi uma leitura requerida pela escola, então não tem muito a dizer.

Lelê 26/11/2023

Todos deveriam ler esse livro
Um ano e onze meses para ler, mas vale a pena perseverar até o final, porque é maravilhoso! Precisaria de mais um livro daquele tamanho só pra contar o quanto é perfeito!
Ele provavelmente aumentaria em 1000% o QI da população brasileira, e talvez as pessoas começassem a ligar realmente para a pobreza do mundo... As adaptações são PÉSSIMAS, nunca vi uma que conseguisse manter a alegria que você sente lendo essa obra, o melhor é ler o original! É um tijolo de 2,5 quilos (sim, eu já coloquei na balança), mas é PERFEITO!
A história fala sobre o Jean Valjean, que passava fome na Revolução francesa e teve que roubar um pão para sobreviver com sua irmã e seus sete sobrinhos, e foi preso por isso. Depois de solto, é narrada a aventura dele
A Cosette é, sem dúvida, a minha personagem de estimação, amo ela demais!
Acho lindo como, no meio da Revolução Francesa e com chance de até morrer, o Victor Hugo consegue ser contra o movimento e ser um católico fervoroso! Ele quis tornar o Bispo a figura mais marcante do livro, o que, sem dúvida, mudou a ideia que muitos franceses tinham se que religiosos eram maus e horríveis. E ainda com o fato de a Cosette viver no convento... É lindo de ler!
E a sutileza do autor é impressionante, só se percebe que ele é antirrevolucionário quando você sabe disso!
MELHORES PARTES
As 100 últimas páginas são incríveis, mas a melhor coisa é ler a obra completa. O texto do Homem ao Mar, por exemplo, não tinha muito a ver com o momento da história, mas depois vemos que acrescenta muito!
Só não dou 5 estrelas pela quantidade de descrições, como a do esgoto de Paris (???), e pelo tamanho, se soubesse que era tão difícil de levar para os lugares teria comprado dois volumes!
Praga.Enzo 26/11/2023minha estante
Sua resenha me fez ter vontade de voltar a ler kkkk

Estou a 6 meses lendo e parando kkk Muitas divagações

Lelê 26/11/2023minha estante
Nossa, lê simmm! É maravilhoso, o final, principalmente! Sei que é difícil kkkkkkkkk mas é possível

Praga.Enzo 26/11/2023minha estante
Nossa. Muito garrado. E olha que tenho facilidade de lembrar o que eu tava lendo, mesmo depois de muito tempo, mas acho que li tão na diagonal que não captei muito bem kkkk

Paty Campos 24/11/2023

Incrível....
Esse livro é maravilhosoooo vale cada página ?
"Saudamos quem se ajoelha .
Ter uma fé, isso é necessário para o homem. Infeliz de quem não crê em nada!"
"Morrer não é nada; horrível é não viver."
Amem-se sempre muito. Não há nada melhor que isso no mundo: amar-se.
Perfeição define esse livro ??
Pati Silveira 24/11/2023minha estante
Começando hoje a leitura dele e muito animada! ?

Paty Campos 24/11/2023minha estante
Ahh?? te desejo uma ótima leitura ?

Pati Silveira 24/11/2023minha estante
Gratidão ??

gurazinha 24/11/2023

Os miseráveis
Comecei a ler esse livro por causa da escola, eu nem tenho ele, só consegui ler por causa de que pedi emprestado, no começo ele parecia um livro sem graça, bobo, mas depois eu vi o quão maravilhoso esse livro é! Eu li a edição de poucas páginas, e espero um dia poder ler a original?
Francilene3 24/11/2023minha estante
se tu leu a edição com poucas páginas pq marcou essa??? ???

Cristina117 22/11/2023

Os miseráveis
Não tenho palavras para descrever esse livro, li cada capítulo digerindo a história e simplesmente fiquei surpresa. Podemos observar várias facetas sociais em uma única história.
Sugiro que leiam de mente aberta e com coração sem julgamento, pois você se questiona o tempo inteiro das decisões tomadas, mas não nos colocamos na posição nem do julgador e nem do julgado.
Muitas reviravoltas, mas há esperança para a bondade. ?

Alessandro117 20/11/2023

Jean Valjean
O que falar do supremo sofrimento? Que livro intenso e que final arrebatador.
Sem dúvida um dos livros mais vem escritos da história da humanidade.

CinthiaGonçalves 19/11/2023

Atemporal
É difícil descrever esse livro em apenas uma resenha... Ele nos traz tantas nuances sociais que se perpetuam até nos dias atuais que fica difícil separar o que é característico da época ou dos dias atuais.
O livro tem Jean Valjean como personagem principal, mas a história vai muito além dele... São abordados vários outros personagens que se atravessam uns nos outros.
Não é uma leitura fácil. Possuem livros que no momento da leitura são avulsos, mas no avançar, vai se entrelaçando ao enredo. Isso me deixou muito confusa.
Mesmo assim, recomendo a leitura e, se possível, realizá-la junto com outra pessoa para que não desanimem antes de chegar na metade da metade rs

Rosana 17/11/2023

Sem palavras para descrever o que foi acompanhar a história de todos os personagens. Cada nuance. Cada formação de caráter contida em cada situação miserável. Desesperadora. Esasperadora. E no fim um choque ao perceber que talvez por obra do destino todos estejam ligados nessa história.