Os Miseráveis

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Aline258 03/05/2024

Os Miseráveis

Victor Hugo foi um grande ideólogo tanto na política quanto em defesa do patrimônio, como em O Corcunda de Notre Dame.
A escrita de Os Miseráveis é linda, a narrativa é envolvente é cheia de temas sensíveis, possui uma teia de personagens complexos todos muito bem conectados entre si, ele dá ênfase no desenvolvimento humano como um todo.
A questão que me fez não gostar tanto, é o simples fato de que o autor foi prolixo também, o livro é grade, deu tempo para isso e em alguns momentos a leitura ficou muito cansativa.
Ele faz algumas digressões muito pertinentes, mas tiveram algumas insuportáveis de tão extensas e chatas, em dado momento tive vontade de abandonar a leitura.
Uma escrita melosa, o melodrama do Victor Hugo não me pegou?
Ele pesa a mão no romantismo para falar de um tema que já é muito romântico por si só, a miséria social.
Ele também tinha a intenção de Os miseráveis ser um grande tratado social, transformar não só a mente, mas o coração das pessoas por meio do que acreditava.
Um tratado social, uma visão moral forte, onde o bem e o mal são claramente definidos.
O livro nos leva a refletir sobre a necessidade de se reconhecer pequeno diante da infinitude do universo e da força divina acima das leis do homem.
Percebi a carga politica que o livro tem,
as opiniões do autor ficam muito evidentes no texto por meio das ações e características dos personagens, isso é colocado de maneira sútil, um convencimento pela emoção pelo coração, não é como muitos costumam dizer um panfleteiro, pelo menos não de forma direta ou incisiva.
Foi uma jornada de leitura que desafiou minhas expectativas sobre o autor, principalmente em relação ao que eu já tinha ouvido falar dele?
Victor Hugo era um grande escritor e grande idealista.

Não sou crítica literária, quando falamos, levantamos apenas a nossa experiência pessoal?

Fica claro o que ele defendia, não só na politica, mas em tudo.
Penso que entender a essência de um livro, não é necessariamente amar ele.
Victor Hugo foi um narrador mega intrometido e ambíguo, incutindo suas ideias pessoais no livro, tentando ver valor mas criticar ao mesmo tempo duas narrativas diferentes, um morde e assopra danado.

Não foi uma experiência de leitura apaixonada, porém valeu conhecer e poder tirar as minhas próprias conclusões sobre.
Um grande clássico que não entrou para os meus favoritos.

Andressa 02/05/2024

Demorei, mas terminei!
3 anos 3 meses e 27 dias depois eu terminei o livro e possivelmente eu vou lembrar mais dessa parte final. Gostei da leitura, mas acho que vou ter que retornar em outro momento e ler novamente. Acho que parei mesmo por conta de uma descrição infinita sobre a barricada.

Karine A.G. 01/05/2024

O livro que me tornou leitora...
Conheci na infância uma versão resumida e simplismente amei,muitos anos depois descobri que existia essa obra prima gigante e sempre quis ler.
Victor Hugo tem uma forma muito peculiar de prender o leitor, sua escrita detalhada é magnifica e em alguns poucos momentos cansativa, mas vale muito a pena ler esse classico que conta história de vida e redenção do personagem qual criei um grande carinho Jean Valjean, me emocionei em vários momentos com sofrimentos e desenvolvimento de sua trajetória.
Apenas leiam ?

Pr.Thiago 30/04/2024

OS MISERÁVEIS
Um clássico da literatura mundial, esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean ? o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político, com uma das narrativas mais envolventes já criadas.
O esforço para passar por todas as digressões deo autor compensa. Vença você também suas 1511 páginas.

JAlia372 28/04/2024

Os miseráveis
Eu li para fazer um trabalho escolar, e sinceramente, é um dos meus livros favoritos! Que livro foda! Uma trama que simplesmente te engole e parece que você não consegue parar de ler o livro... Nota 10 sem sombra de dúvidas!!!

Kauane Vick 24/04/2024

Uma bela crítica social
Essa é só uma adaptação, o livro original é muito maior, mas esse dá uma boa ideia e passa a mensagem. Ele mostra a realidade de séculos atrás que não é muito diferente da nossa época, causa uma boa reflexão.

Cleison4 21/04/2024

Ótima leitura
Os miseráveis é um verdadeiro patrimônio da literatura mundial. Não vou resenhar nem manifestar minhas impressões a respeito dessa obra - prima , simplesmente recomendar : leiam!
Gabriela Vianna 22/04/2024minha estante
Se foi ótima leitura, por que deu uma estrela??

Bianca 19/04/2024

"Morrer não é nada; horrível é não viver." ?????????? + ??
Eu amei o livro, por ser de 1800 bolinhas e ser enorme deve assustar muita gente mas a escrita é mais fluída e tranquila de muitos clássicos menores que já li, a história é triste, isso é fato, o próprio nome já diz. ?

O Jean Valjean sofreu muito, fico me perguntando o que teria acontecido dele se não tivesse conhecido a Cosette, ela certamente salvou ele ? foi muito lindo acompanhar ela crescendo e a relação deles de pai e filha.

Não é só um clássico, é O Clássico, amigos. Vai ser um daqueles livros que a gente fica pensando por um bom tempo!!
Bianca 19/04/2024minha estante
O skoob censurando os emojis :(

WhisperwindChronicles 19/04/2024

Victor Hugo escreveu o retrato pulsante de uma época. Ao afirmar isso, quero reforçar que Os Miseráveis trata-se de uma saga sobre a queda e a redenção de Jean Valjean. Entretanto, nos prendermos apenas a este fato tornaria esse livro, onde tantos gêneros literários se cruzam e conversam, algo muito raso e inexpressivo. São histórias que se cruzam, vidas de sofrimentos e luta que se entrelaçam, gerando um grande emaranhado de situações e questões que traduzem como a ?grande França?, ou melhor a Paris dos reis, revolucionários e pensadores, poderia ser extremamente cruel e sanguinária. Como Marianne, a Flor de Liz ou o Galo Gaulês, fechavam os olhos quando se deparavam com os seus filhos miseráveis e os abandonavam a própria sorte.
Eis a fusão de História, Crônica e Literatura, que em alguns momentos assusta e, em outros tanto, encanta. Eis o livro que, parafraseando o seu autor, jamais será inútil!

Caio Omena 17/04/2024

A realidade material
Os Miseráveis faz parte de um movimento literário chamado Romantismo, um movimento cultural que representou a ascensão dos valores da burguesia no final do século XVIII e durante parte do século XIX. O Romantismo foi um movimento que se voltou para os valores da burguesia.

Com o surgimento dessa burguesia se via necessário criar uma ?demanda? ao qual essa classe pudesse se sentir ?representada? dentro da arte.

E com o desenvolvimento do capitalismo essa burguesia que possui os meios de produção consegue produzir um movimento ao qual seus anseios e desejos, pensamentos e reflexões fossem transmitidos através da literatura. Uma burguesia que observava um mundo de uma maneira romantizada, um idealismo, que foge da realidade material ao qual sabemos muito bem como é cruel, mas um burguês não trabalha, não sabe o que é sofrimento material.

Os Miseráveis é talvez o melhor retrato para exemplificar esse movimento, um movimento que possui suas obras magníficas, tal qual essa própria obra de Victor Hugo, mas que é totalmente abjeto da história e de seu contexto, trazendo uma idealização do sofrimento.

EmAlia.Abolafio 15/04/2024

Um livro ótimo
Ele fala de um assunto que toca nossos corações e faz várias críticas à sociedade com uma história que nos faz ler umas 100 páginas por dia . Recomendo muito!

Matheus656 15/04/2024

Esse livro é uma adaptação do original que tem por volta de 1000 paginas, e está totalmente de parabéns pois é uma narrativa extremamente incrível acompanhar a trajetória do jean em varias fases de sua vida e ver que as vezes uma pessoa pode mudar totalmente o curso da sua vid

Aline Parreira 14/04/2024

Livro 1 finalizado
Grande clássico.

Ler 'Os Miseráveis', é, além de se envolver com seus personagens, mergulhar na história da França.

O livro 1 traz Jean Valjean como personagem principal. Através dele, somos transportados para França do século XIX, repleta de injustiças e conflitos.

Em seu caminho, Valjean conhece outros personagens, como o Inspetor Javert, Fantine, Cosette, entre outros, que constroem uma história composta de muitas críticas, emoção e dilemas.

Minha única crítica é em relação as digressões de Victor Hugo em meio a história.
Apesar de serem instrutivas, são muitas, e demasiadas longas.

Isis.Hauber 12/04/2024

Realmente seriam eles miseráveis?
Eles são literalmente miseráveis. A história em si me comoveu muito, a cada capítulo eu tinha vontade de parar de ler pois não aguentava ler tanta miséria. Odiei e achei injustas todas as mortes, porém exatamente necessárias para a história ser tão boa quanto é. Esse livro me prendeu do início até o fim! Jean Valjean teve uma vida com altos e baixos, saindo de um ex forçado das galés para um rico e bondoso prefeito, para um fugitivo vivendo em paz sua vida com Cosette, filha da prostituta a quem morre, achei interessante a história de Fantine e Jean Valjean, confesso que achei que o romance apagou um pouco da história que na minha opinião era para ser um tanto quanto triste, mais no final, tudo se balanceou e ficou uma triste e bela história.