Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Laurinha 14/12/2023

História triste, quando você pensa que as coisas vão melhorar, só pioram, um homem bom, mas condenado ao seu passado, a única parte reconfortante é o final, e muita gente morre ....

Zaira.Wille 12/12/2023

Faz um tempo que eu li esse livro, mas ele prende desde o início, li uma versão mais curta por ser para um trabalho da faculdade! A história é deprimente e faz você ficar com raiva? Mas é muito emocionante e importante! Recomendaria fácil para qualquer estudante de Direito

Stefani 08/12/2023

(esqueci que só leio fantasia +18)
Os pontos positivos são inúmeros: a profundidade dos personagens, como Valjean, é comovente; a riqueza dos detalhes históricos é envolvente, e a narrativa entrelaça histórias de forma magistral.
No entanto, não acredito que seja meu tipo de leitura; a densidade da trama pode ser um desafio. Às vezes, os detalhes históricos podem parecer excessivos, retardando o ritmo da história. Além disso, embora o livro seja incrivelmente emocionante, sua extensão acaba exigindo um investimento de tempo significativo.
No geral, porém, "Os Miseráveis" é uma obra-prima que desencadeia uma montanha-russa de emoções. Sua mensagem poderosa sobre redenção, compaixão e humanidade perdura muito além da última página, tornando-a uma leitura incrivelmente recompensadora (mesmo que não seja um livro que eu leria de novo)

21evelyn 07/12/2023

A frente de sua época.
Pode ser meio óbvio, mas Victor Hugo assim como diversos sociólogos enxerga a realidade por trás das lutas consideradas heróicas que são dadas por grandes nomes como Napoleão Bonaparte.

Sinceramente, esperava uma comédia, porém me deparo com uma "baita" crítica a estrutura social. Ex-prisioneiro, órfã, moradores de rua, todos tratados como ninguém. Sem qualquer esperança de algum dia tornarem-se parte da sociedade ou simplesmente, sem qualquer esperança de serem tratados como seres humanos.

Uma obra extremamente impactante, faz-nos refletir sobre tudo e se permitir manter a mente aberta, poderá aprender muito mais...

um ótimo livro, vale a pena ler!!!!

Gsanto 06/12/2023

Os miseráveis
Eu gostei da visceralidade de tudo que ele escreve, mas as vezes tudo parecia meio conveniente demais.
não curto a vibe do romantismo, mas ainda assim é uma ótima leitura, tenho como meta agora ler o livro original algum dia.

Jordana Borges 06/12/2023

Não tenho palavras
Que jornada maravilhosa ler essa obra prima.
Acabei e fiquei estarrecida, me deixou sem palavras, ainda estou sem saber como expressar tudo que senti durante e no fim dessa leitura genial.
Victor Hugo expressa os sentimentos, as angustias de uma forma tão viva, tão real, as histórias dos personagens se cruzam ao longo da história, tem reviravoltas, as digressões e reflexões dos personagens são tão palpáveis que quase conseguimos sentir a angustia dentro de nós. O que são os dois últimos capítulos??? INCRÍVEL!
Terminei o livro com sentimento de gratidão por poder ler essa obra! Favoritado, sem dúvida!
Nada que eu escreva nessa resenha consegue exprimir os sentimentos que senti ao longo dessa leitura.
Michela Wakami 12/12/2023minha estante
?????

baobao 03/12/2023

A miserável agora sou eu
Que livro incrível. É até meio difícil falar sobre ele, acho que porque eu acabei de terminar e ainda estou com os sentimentos à flor da pele, então não vai sair nenhuma resenha muito detalhada ou alguma reflexão profunda.

O primeiro contato que eu tive com o livro foi, com certeza, há mais de dez anos. Eu tenho essa versão do livro há muito tempo, mas nunca tive interesse em ler. Minha mãe é quem lia para mim e minha irmã, e apesar de não ter me recordado de nada lendo ele agora, a capa e o punhado de rabiscos de criança e o meu nome escrito em canetinha rosa certamente não haviam sido esquecidos. O livro está todo desenhado, mas pelo menos a minha eu do passado teve a decência de não recortar ou rasgar nada.

Quase chorei logo nas primeiras dez páginas e chorei com gosto nas últimas dez. Foi uma leitura rápida, terminei em um dia e me senti profundamente culpada por ter deixado um livro tão magnífico no fundo de um baú por tantos anos. Agora ele está em minha estante.

Acho que me doeu para ler ele em função de ser velho e rabiscado. Ele é desgastado e não é tão bonito quanto os livros novos e atuais em minha estante, e talvez tenha sido por causa disso que ele ficou tanto tempo no baú. Agora escrevendo essa resenha, me encontrei com os mesmos preconceitos que Jean Valjean sofreu.

A leitura foi acessível e fácil, além de agradavelmente dolorosa. Vou dormir essa noite pensando nesse livro e em Jean, que mesmo após livre das grades, permaneceu preso por grilhões invisíveis de medo, arrependimento, culpa e preconceito até seu fim. A miserável agora sou eu :)

Juliane4 03/12/2023

Os Miseráveis conta com uma narrativa complexa, riqueza de personagens e exploração profunda das condições sociais da época.

Mauriceia2 02/12/2023

Os miseráveis
Os Miseráveis é considerado uma crítica à desigualdade social e da miséria decorrente de uma sociedade francesa com uma elite totalmente corrupta. De fato, a obra descreve de forma excepcional a injustiça da França. sinceramente foi a obra mais impactante que li até hoje.Victor Hugo explicita pormenorizadamente todos os aspectos da França e seus desapegos morais, com críticas pesadas e diretas ao governo da época, bem como das situações das pessoas em constante pobreza e necessidade. Os valores éticos e morais são muito bem explorados. O escritor também mostra uma grande visão transcendente, religiosa. É impressionante, e vale destacar, que Victor Hugo descreve com absurda maestria todas as características das emoções das personagens, deixando o leitor ainda mais imerso na história e causando, ao mesmo tempo, uma necessidade de reflexão interior.Eu vejo pelo meu ponto de vista, que por mais que existam outros personagens muito importantes para a história, o personagem principal é Jean Valjean. Ele ficou preso por 19 anos, sendo condenado a realizar trabalhos árduos por tentar roubar um pão para alimentar sua família e por suas diversas tentativas de fuga da prisão. Essa desigualdade social da época o fez roubar um pão e em vez de oferecerem as devidas assistências a ele, o condenaram. É importante que esses e outros pontos apresentados pelo autor sejam alvo de reflexões para todos nós pois ainda se parecem, muitas vezes, com elementos dos dias atuais. Naturalmente, ao ser solto, Valjean sai sendo uma pessoa muito cruel, grossa, rígida e que não consegue abrir-se facilmente para as pessoas, enxergando ele  como um ladrão. No entanto, acaba sendo transformado após um ato de bondade feito por um personagem incrível que era o bispo.  No decorrer da história, o autor mostra o desenrolar dos personagens, apresentando a formação do caráter de todos eles. A principal delas é a de Jean Valjean, que muda toda a sua essência passando a acreditar mais nas pessoas e que é possível mudar de vida.  Outro ponto que gostei foi que nesse livro é mostrado bastante a vida real. Isto é, no sentido de os detalhes da escrita serem bem construídos, pois mostram que a vida não é só alegria, fazendo ficarmos comovidos com as dores que os personagens passam. Entretanto, ao mesmo tempo, nos faz ficarmos felizes com os momentos de glória obtidos pelos mesmos.
Caladinho 02/12/2023minha estante
Demorou quanto dias ou meses pra terminar esse belo calhamaço??

Mauriceia2 02/12/2023minha estante
Duas semanas porque eu lia outros livros também por isso demorei mais lendo. Não sei ler só um livro de uma única vez tenho essa mania de lê dois ou mais de uma vez só. Rsrsrs

Rafael 30/11/2023

Do you hear the people sing?
A cada página se percebe que o cara é um gênio!

Victor Hugo entrecruza histórias e, principalmente, personagens como ninguém. São tantas reviravoltas e tantas reflexões que os próprios personagens se fazem pelo caminho que conseguimos penetrar a mente humana, suas angústias e incoerências. Ele leva seus personagens ao fundo do poço - ou do esgoto - financeira e moralmente de uma forma impressionante. Apesar de eu falar que são tantas e tantas e apesar de o livro ser um calhamaço, a jornada de Jean Valjean, Fantine, Cosette, Marius, Javert, Gavroche e dos Thénardier não cansa. Pelo contrário, instiga.

Para além das histórias particulares de seus personagens, Hugo faz uma crítica social ferrenha de seu tempo, questionando o mal, a presença e a truculência do Estado, as disparidades econômicas, as condições sub-humanas da classe trabalhadora, dentre outros abusos sociais. Seu olhar aguçado e seus anos de pesquisa e observação permitiram a ele traçar um panorama da França do início do século XIX. E é também como um escritor do século XIX que ele é influenciado pelo Romantismo em sua escrita, com as grandes dualidades da humanidade: bem e mal, divino e profano, pureza e depravação. Vemos isso em todos os personagens, mas principalmente no protagonista e em seu "antagonista", Jean Valjean e Javert.

A análise minuciosa de seu tempo é excelente. No entanto, para mim, foi tediante às vezes. Isso porque a obra traz capítulos e até "livros" - como é dividido - inteiros sobre batalhas e governantes. É importante para a obra? Sim. Gostaria que não existissem esses capítulos? Não. Acho que a obra é boa como é. Porém isso a torna cansartiva.

Outra característica que a torna cansativa é a quantidade absurda de referências à cultura ocidental. Victor Hugo vai de poetas a generais, de políticos a pintores, de esposas de homens importantes a teólogos, e por aí segue. Ele era uma enciclopédia viva. Admirável, de verdade, mas cansativo, porque a narrativa não flui se a todo momento o leitor precisa se munir de referências históricas.

Embora eu tenha feito todas essas ressalvas, a leitura desse clássico valeu muito a pena. É uma obra-prima e, como diria Isabela Boscov, "há de se tirar o chapéu". Por falar em Boscov, crítica de cinema, meu primeiro contato com essa narrativa foi através do filme musical de 2012 dirigido por Tom Hooper com um elenco divino. O musical me deixou com uma pulga atrás da orelha para ler o original. Mas só onze anos depois eu criei a coragem para encarar o livro. Hoje, tendo apreciado as duas obras, digo que a adaptação para o cinema é encantadora, consegue capturar bem a essência dos personagens e o desenrolar dos principais acontecimentos. Também vale a pena.

Jane.Mello 29/11/2023

Sem dúvidas um livro que todos devíamos ler...
Minha meta desse ano de 2023 era ler esse clássico que tem muitas resenhas positivas sobre ele...

Victor Hugo é realmente o homem dos detalhes...

Em os miseráveis ele prova isso...
Uma história sobre um roubo tão banal se tornando em um emaranhado de acontecimentos...

Retratando, política, religião, miséria em meio ao caos de guerras e revoluções...

Faz se um retrato de uma Paris que sofreu com todas as adversidades...

Personagens que me fizeram sofrer, rir, e até ter um certo ranço...

Vale a pena cada página lida dessa história, terminei com lágrimas nos olhos...

Quote
"Ele dorme. Embora a sorte tenha sido bem estranha, ele vivia. Morreu quando não teve mais seu anjo. A coisa simplesmente veio por ela mesma, assim como a noite chega quando o dia se vai."

Fafhy 27/11/2023

Que livro!!!
É uma obra prima, sem dúvida alguma!
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro, a não ser que deveria ser obrigatório para todas as pessoas!
Quanto ao livro, a leitura não é tão fluida pois tem muitos fatos históricos devidamente detalhados tornando o livro um pouco ?pesado? em algumas partes.
Porém vale muito a pena ler!

O próprio Victor Hugo, autor do livro disse:
?Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis ?.

Essa é uma grande verdade, que torna essa obra atemporal!

Recomendo muito a leitura, porém sem pressa!
vic 27/11/2023minha estante
??????