Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Sofia 27/12/2023

Já conhecia a história mas nunca tinha lido o livro. Os miseráveis é o clássico e não tem erro, é muito bom. A história é incrível. Porém não gostei dessa editora e da versão que li.

Carol 26/12/2023

Perfeito!
O livro é assustadoramente grande, mas ao começar a ler, o que se encontra é uma história tão cativante de desenvolvimento de consciência e de mudança que é impossível parar de ler sem ficar se perguntando o que acontecerá em seguida. Essa história me surpreendeu muito pela humildade e humanidade de Jean Valjean.

mari dellagnolo 25/12/2023

Jean valjean meu amigo eu te amo

nao mas sério amigos, eu amei demais esse livro, nao sei pq

o jean igual uma fênix ressurgindo das cinzas

Lêticia Lopes 25/12/2023

Muitas emoções
Esse livro é um daqueles que você pensa que nunca terminará a leitura, mas quando começa a ler, se pergunta o porque de tanta procrastinação.

Foram 5 meses de muitas emoções, em sua maioria tristes, porque os personagens que Victor Hugo retratou são tão miseráveis quanto o título do livro indica.

É um livro reflexivo, muito difícil de ler rapidamente, pois você precisa de tempo para digerir os acontecimentos. Retirando todas as partes com contextos históricos e de arquitetura, a leitura é bastante fluída.

Sou completamente apaixonada nos arco do Jean Valjean. Desde a sua queda e prisão, passando por sua redenção e em todos os confitos espirituais pelos quais teve de passar, até o fim do livro... Tudo foi bem elaborado, tão bem descrito de um modo tão vívido!

Cosette e Marius são personagens que sempre achei muito insossos. Javert sempre foi intrigante e um pé no saco. Fantine... Ah, Fantine! Sofri junto com ela em cada momento.

De resto, quem tem paciência e determinação, indico como uma leitura indispensável.

Marina 21/12/2023

Surpreendente
Li esse livro por conta da escola e ele simplesmente me surpreendeu de diversas formas !! Uma história incrível e intensa, esse livro se tornou um dos meus favoritos !!
Não quero dar spoilers, ent simplesmente leiam, vcs não vão se arrepender ?

Demir.Dener 21/12/2023

Leitura incrível
Necessário que todos tivessem contato com uma obra dessas
"Morrer é nada. Não viver é que é medonho"

Julia 19/12/2023

Esse livro, além de ser uma obra clássica de Victor Hugo reduzida, é uma leitura extremamente rapida. Além de fazer várias críticas a Revolução Francesa, em 1800 e pouco, traz várias verdades de pessoas que são pobres a tona. Li ele pela Escola, mas assim que possível vou comprar a versão original para ler, recomendo super

vale9 19/12/2023

Deixou meu coração partido!
Cara, sinceramente oque esse livro me fez sentir, foi um mix de sentimentos, senti alegria, tristeza, amor, paixão, medo, temor, alívio e etc... Mas acima disso, meu coração está partido, obrigado Victor Hugo por essa obra de arte que foi este livro. Tenho Os miseráveis em meu coração e guardarei para sempre nas minhas mais doces lembranças. É isso!

Greice21 19/12/2023

Belos miseráveis
Um clássico da literatura mundial, esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean ? o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político, com uma das narrativas mais envolventes já criadas.

vanessa.pivotto 17/12/2023

É tudo o que falam...
Não é fácil de falar sobre os grandes clássicos. Eles influenciaram gerações, já tem seu lugar no mundo.

Quando iniciei essa leitura, confesso que foi sem muitas expectativas. Ainda bem. Estou assombradamente surpresa, é de uma poesia inesperada.

Durante a leitura, tive alguns altos e baixos. São 1511 páginas, é extenso (demais, na minha humilde opinião, por isso tirei meia estrela na avaliação). Contudo os pontos altos são simplesmente maravilhosos. A forma como o autor descreve sentimentos e pensamentos é riquíssima e muito sensível.

Me emocionei em muitos momentos enquanto lia, mas nas últimas 150 páginas, precisei parar por diversas vezes pra 1. Chorar 2. Contemplar 3. Me recuperar e então retomar. Um final digno de toda essa magnífica história!

Jamais esquecerei essa leitura. Jean Valjean tem TODO o meu ??!

Núbia 17/12/2023

Os miseráveis
Finalmente terminei, mas esse tipo de livro realmente não é para mim, descobri que tem uma versão mais enxuta, acho que aproveitaria melhor, já que esta história dá muitas voltas.

Regiani Eliziê 17/12/2023

Gigante!
A ?fama? não é por acaso. Victor Hugo se utiliza de elementos históricos, de pegadas filosóficas e de um enredo efetivamente envolvente. Ainda estou me recuperando do final, e não apenas por um motivo específico, mas parece que Victor Hugo me deixou órfã (ou seria Jean Valjean) ???

Sem mais, pois ainda em processo de contemplação ?

?Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis?

Quincas Borba 14/12/2023

"Enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria,
Livros como este não serão inúteis."

"Os Miseráveis" é um romance épico de ficção histórica, escrito por Victor Hugo, lançado em 1862. Acompanhamos a história do ex condenado Jean Valjean que, por passar dezenove anos preso por roubar um pão, se embruteceu, mas é colocado no caminho do bem pelo bispo Myriel. Assim, seguimos Valjean em suas desventuras e sua jornada para se tornar um homem bom, enquanto tenta sobreviver na França caótica do século XIX.

Como começar a falar de um romance tão bom? Tão incrível, memorável, bem escrito, engraçado, triste, que causa todos os tipos de emoções, criando um enorme furacão?
A escrita de Victor Hugo é singular. A forma como ele descreve as emoções dos personagens, suas indecisões, situações psicológicas, motivações, e etc. Aqui tem cenas que me fizeram chorar diversas vezes, além de linhas que me deixaram alegre, triste, com medo, um turbilhão de emoções que eu nunca havia sentido antes.
E não só isso! Ele também descreve os lugares, as situações que fazem os lugares serem o que são, algo que adiciona e muito quando vemos os personagens naquele ambiente.
E não é só isso! Hugo também relata, de um olhar histórico, sociológico e filosófico a França do século XIX, com todas suas tubulações, reis, leis, polícia, povo, gírias, esgotos, Napoleões, Luíses XVI, a massa, etc. Diversas vezes o leitor se encontrará lendo sobre a batalha de Waterloo e sua importância na história europeia, ou uma eulogia a Luís Filipe de Orleans, ou um tratado sobre os esgotos de Paris e como melhorá-los, ou uma descrição da figura e do comportamento das crianças de rua abandonadas em Paris, ou como insurreições surgem e suas legitimações, e muito, muito mais! Hugo explora a França, que eu argumentaria ser um personagem próprio do mesmo jeito que Jean Valjean é um!

O melhor aspecto desse livro são as relações humanas e suas descrições. Vemos como pessoas se relacionam, o que pensam, o que irão fazer, o que tramam, o que sentem naquele momento, como vão reagir a algo, como tal personagem se relaciona a outro, um personagem que apareceu em um capítulo lá atrás reaparecendo de surpresa, em meio a reviravoltas, barricadas, sangue, amor, religião e política. É perfeito. Junto de seus personagens memoráveis, Victor Hugo faz nos questionar até os abismos mais profundos das almas humanas com as relações entre os personagens: a caça de gato e rato de Valjean e Javert; o amor de Marius e Cosette; a injustiça sentida pelos Amigos do ABC; o atrevimento e a vivacidade de Gavroche; as discussões políticas entre pessoas, como a de um político da Revolução com o bispo, ou entre o avô Gillenormand e o seu neto Marius; o mal representado pelo sr. Thernadiér; a pureza corrompida em Fantine; a inocência em Cosette; até Napoleão aparece como um personagem complexo; e, por fim, a França de Hugo, dividida entre República e Monarquia, miséria e luxo, civilização e barbárie.

Já digitei demais, mas eu recomendo com toda a certeza a leitura de "Os Miseráveis" em algum momento da sua vida. Se prepare antes, claro, adquirindo uma bagagem de conhecimento da história da França na primeira metade do século XIX e o básico da vida do autor. Junte-se a essa jornada que é "Os Miseráveis", o melhor livro que eu já li na minha vida.
Obrigado por ler!