Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

annadorony 01/01/2024

Eu não sei nem como começar a falar dessa obra eminente, não consigo colocar em palavras todo o sentimento que foi ganhando forma a cada página virada.
Victor Hugo escreveu uma obra atemporal, mesmo tendo 2 séculos desde que foi escrita, a mensagem ainda persiste até os dias atuais.
Apesar de ser um clássico, a leitura se torna fluida quando nos conectamos a história, em várias partes foi maçante de ler, como a batalha de Waterloo, a história dos esgotos de Paris, mas nada que me fizesse pensar em abandonar, pois meu apego pela história era maior.
A história poderia facilmente ter umas 800 páginas, tendo em vista que muitas partes são apenas opiniões políticas e religiosas do autor, mas nada que atrapalhe.
Com certeza entrou em minha lista de favoritos. Maior livro que já li e o melhor, com toda certeza.

Deza 31/12/2023

Poucos livros me fizeram chorar dessa forma. A injustiça de toda uma vida, que até quando recebia recompensa merecida, esta lhe era arranacada. Jean Valgean foi um miserável, que dentre todos dos miseráveis, era o de maior coração.
Neyxa 01/01/2024minha estante
Vou retomar essa leitura, esse livro é muito bom

Deza 01/01/2024minha estante
É surreal de bom. Mesmo com todas as reflexões que tem no meio da história, você ainda se mantém na linha de raciocínio dos personagens ??

Manuh. 31/12/2023

Brilhante! E ainda sim, essa palavra não faz jus.
Comecei o livro com certo receio por ser uma história longa e por nunca ter lido algum livro clássico/histórico, porém, a experiência não podia ter sido melhor.

A história é completa, te transporta para um outro tempo, abre seus olhos para tantas coisas. É emocionante, cativante, as narrações de momentos passados e históricos, falando com tantos detalhes e ainda sim não sendo uma história cansativa.

E mesmo tendo sido escrito a tanto tempo, é atual e com ele consegui finalmente entender a palavra: Atemporal!

Lana 31/12/2023

Realmente uma obra prima, de uma fluidez e uma riqueza difíceis de por em palavras. Com certeza farei nova leitura no futuro. Adorei!

Pk_Affonso1408 30/12/2023

Vive la France ???
Os Miseráveis é uma história emocionante e comovente que oferece uma visão profunda da natureza humana, da desigualdade social e da luta por justiça. A obra tem sido adaptada em várias mídias ao longo dos anos, incluindo teatro, cinema e televisão, solidificando seu lugar como uma das histórias mais amadas e reverenciadas da literatura.

A obra retrata momentos de extrema pobreza e tristeza, o que demonstra a crítica social extremamente presente nas obras de Victor Hugo. Afinal, o título ?Os Miseráveis? não é à toa: vários personagens passam por situações de extrema pobreza, fome e miséria, o que destaca a desigualdade social da França do século XIX.

Não irei falar sobre os personagens da história e nem sobre o desenrolar de tal, somente posso revelar que essa história é divina e muito interessante tanto na parte histórica quanto na parte literária.

Victor Hugo muitas vezes pode ser bem prolixo na descrição de acontecimentos, tal como a batalha de Waterloo, a história sobre o convento, sobre as gírias dos ladrões, sobre o esgoto, etc... Não é no entanto que o livro tem mais de 1500 páginas. Não que retratar a sua história desse jeito seja ruim, mas pode afastar alguns leitores.

Se fosse para definir esse livro com uma palavra eu usaria ( Emocionante ). Sendo um deleite viajar pelas suas páginas. Para quem está querendo ler e está com medo de seu tamanho, digo que nao tenha pressa para terminar e deguste a cada virar de folha.

Cotoco 30/12/2023

A definição de sofrimento
Sete meses de leitura são compensados pelas lágrimas que escorrem nas últimas páginas. Um investimento para a alma. Victor Hugo define o que é sofrimento em Os Miseráveis como Dostoiévski define em Crime e Castigo o que é a culpa. Existe leitura antes e depois de os Miseráveis.
Praga.Enzo 30/12/2023minha estante
Abandonei na metade ? mas quero retomar

Cotoco 03/01/2024minha estante
Coragem! É incrível!

Tami Silveira 29/12/2023

Os miseráveis
A obra já fala por si só e nem tem como abranger o livro numa resenha. Porém há alguns fatores que podemos ressaltar... já conhecia a escrita do Victor Hugo, li o corcunda de Notre Dame (que amei muito), ele descreve por demasia suas cenas e pensamentos. Só que nos miseráveis isso acontece de uma forma "too much". Honestamente, a história em si deve ter no máximo 700 páginas, o resto é só opinião política do autor e descrições da época.
Confesso que contextualizar o leitor do tempo em que está se passando a história agrega bastante e é algo que me agrada, porém acho que ele perdeu um pouco a mão nos conflitos políticos e filosóficos.
Os miseráveis é uma leitura difícil, densa, por momentos chata.
Mas ao mesmo tempo o autor tem uma presteza de fazer com que cada personagem tenha uma importância e que a história de todos se entrelaçe durante a narrativa. Nunca li nada parecido com essa habilidade que o Victor Hugo tem.
A história em si é incrível e desoladora.

LetAcia.Gantzias 29/12/2023

Perfeito!
Li esse livro há uns 4 anos e mudou minha forma de ver o mundo. Os personagens são escritos de maneira tão perfeita e o enredo é tão bem montado...que ao final da leitura foi impossível não chorar! O autor faz a gente criar um vínculo muito forte com cada personagem por meio de uma narrativa extremamente delicada e realista. Que clássico! ???

Myréia 29/12/2023

Longo, triste, amei e odiei todos os personagens... não aceito certas mortes... chorei nos últimos capítulos, quem não chorou?... em certos momentos odiei até o autor, no entanto, o conjunto se fez extraordinário.
Reginaldo Pereira 30/12/2023minha estante
Eu chorei, viu?. E bastante! Victor Hugo é o autor que mais me fez chorar? talvez por isso seja um de meus favoritos!!!!

Patty Lima 29/12/2023

Ler "Os miseráveis" é um desafio gigantesco, pois os romances históricos têm muitas (e longas) descrições que, para nós leitores, parecem desnecessárias. Porém essa é uma leitura também fascinante. O sofrimento que acompanha cada personagem toca fundo no leitor. Fantine e o protagonista Jean Valjean são a quem mais me apeguei. Mas há os filhos de Thernadier, órfãos de pais vivos que nos tocam profundamente pelo abandono e miséria em que vivem. Essa leitura não é para fracos!!!

Alex 28/12/2023

O auge da literatura ocidental, ou quase.
Os Miseráveis é obra para ler e reler, e essa foi minha releitura após 2 décadas do primeiro contato. No princípio imaginei que mudaria minha percepção sobre a obra, mas não, pelo contrário, reforçou seu lugar entre os melhores.

Em os Miseráveis temos 2 histórias paralelas se intercalando e se cruzando. A história da França, da sociedade francesa em especial dos acontecimentos entre Waterloo, 1815 e, os Motins de Junho, 1832. Tais acontecimentos recebem destaque especial. Livros exclusivamente dedicados a eles. Com descrições absolutamente detalhadas.

É nesses trechos que se apresenta um grande desafio ao leitor, as digressões parecem não ter fim, o que pode se tornar um obstáculo para aquele leitor mais afoito ou, aos leitores das gerações ultradinâmicas, aqueles acostumados à objetividade da vida conectada em redes sociais de 180 caracteres ou vídeos de 1 minuto.

Aos menos apressados, há beleza, há riqueza histórica, há conteúdo de uma sociedade sob o raio-x do autor. Que enriquece e traça o pano de fundo para a segunda história contada nesse romance de mais de 1500 páginas.

Essa história conta-nos sobre Jean Valjean, um miserável, no estrito significado da palavra. Um jovem que furtou pão para sobreviver, foi julgado e condenado há 5 anos nas galés (trabalhos forçados em navios, as galeras). Esses 5 anos se transformam em 19 anos de prisão.

Nesse tempo, Jean Valjean, se perde, enterrado pelo sistema penal, pelo embrutecimento animalesco, causado pelos maus tratos e pela ruptura com a sociedade. Jean Valjean quando é solto é pouco mais que um animal.

A história de os Miseráveis começa nesse momento. É uma história de redenção. De luta. De injustiças. Uma histórica repleta de outros Miseráveis, tão machucados, dilacerados e soterrados pela sociedade e maldade humana, quanto Jean Valjean o foi.

Se o leitor tiver a persistência necessária conhecerá grandes nomes da literatura, Monsenhor Bienvenu, Javert, Cosete e Fantine. Gavroche e os Thenardier. Todos Miseráveis, cada qual por motivos distintos. Todos vítimas de uma sociedade injusta, como sempre o foi, mas sobretudo, vítimas de erros, de circunstâncias e de decisões tomadas à revelia das consequências.

Os Miseráveis, é a obra prima de Victor Hugo, que retrata o exato raio-x da França do século XIX. Um direito penal do inimigo público. De desigualdades sociais e suas implicações. De seres humanos imperfeitos, que sofrem do nascer ao por do sol.

Recomendo ao menos uma vez na vida. Mas se possível mais de uma.

Obs. Em 2023 tive a oportunidade de conhecer a casa de Victor Hugo em Paris, conhecer seus pergaminhos, ilustrações originais da obra, o que enriqueceu a percepção dessa obra tremendamente.
Moninha 29/12/2023minha estante
Eu tenho a edição capa dura, pensando em ler no começo do ano

Moninha 29/12/2023minha estante
Mas eu também tenho outra obra de Victor Hugo daí fiquei na dúvida só de qual começo

Moninha 29/12/2023minha estante
Nossa, vc viu pessoalmente??? Que incrível ???

Alex 29/12/2023minha estante
Se você tem os Miseráveis, começa por ele, é excepcional. Sobre Vitor Hugo, sim, ele morou num casarão, que hoje virou um museu do autor. Foi uma experiência muito interessante.

Elisabete 29/12/2023minha estante
Parabéns pela resenha e pela coragem de encarar um calhamaço desse! ???

Max 29/12/2023minha estante

Naty Alves 28/12/2023

O som da cotovia, e a lágrima de um homem..
As palavras sobrevivem através do tempo e as almas humanas seus conflitos físicos, mentais, e espirituais não são tão diferentes assim, a jornada de todos nós, nossas dores, alegrias, o começo e o fim são os mesmos, o resto é fruto de nossas escolhas, e sacrifícios dentro de uma pequena coleção de variáveis. Os miseraveis não é a história de um único homem, mais de muitos homens, mulheres, e crianças, famintas, exploradas, abandonadas a própria sorte, feridas, julgadas, e mortas, por todos e por ninguém.

Os miseraveis são apenas pessoas lutando, sofrendo, seguindo, partindo, vivendo e morrendo, são sobreviventes, imaginem que paris é um palco e pense em todos aqueles para os quais ninguém vê, ou quer olhar, os presidiários, as prostitutas, os órfãos, os ladrões, os meninos de rua, os miseraveis, jovens e velhos, os famintos (nem sempre a fome vêm da falta de pão, mas de amor, paz, piedade, justiça, bondade, misericórdia, fé, esperança, Deus, etc motivos e razões não faltam). Jean Valjean, Cosette, Fantine, Gavroche, Eponine, cada um deles têm seus caminhos entrelaçados e uma história não seria possível sem a outra.

Nós leitores sentimos cada uma das sensações, nos apegamos, com amor e ódio, dor, e agustia, e por todas as injustiças que cada personagem sofre uma mãe que tenha seus dentes e cabelos arrancados, ou uma criança que queiram proteger seus irmãos menores nas ruas só denunciam o abismo, e não existe nada mais humano que isso.

Ou talvez um homem, que preso por roubar um pão, presenteia uma criança maltrapilha com sua primeira boneca, Ah o som das cotovias, quem dera que todos fossemos bispos de boa vontade, e menos judas na pele de Javert.

- Coisas que esqueci de mencinar

A escrita do autor é belíssima, porém ele é bastante descritivo, eu pessoalmente gosto muito de livros assim, mas sei que nem todos apreciarão por acharem arrastado Victor não economizava nas palavras e na crueza de algumas situações, ainda que devagasse pelo texto, ele vai expor suas opiniões políticas, religiosas (cristãs pelo que percebi), não que o livro fosse religioso, mas com um caráter humanista.
O autor humaniza seus personagens, mas sem aquele verniz. Grandioso!

Os Miseraveis NÃO se passa na revolução francesa.

LAvia77 28/12/2023

Os miseráveis
Todos deveriam ler, um livro super profundo mas muito fácil de ser entendido. Traz pensamentos bem reflexivos.

Dani.Odete 28/12/2023

Quase perfeito!!
A história e a narrativa tão amada de os miseráveis só não foram perfeitas pra mim, pelo tanto de capítulos dedicados ao nada,páginas e páginas com explicações exageradas e que caberiam em 5 linhas. Mas entendo que a escrita se modificou com o tempo,e que isso não tira o brilhantismo dessa obra! Esses personagens seguirão comigo por muito tempo.