O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Natália 15/10/2023

Leiam, leiam, leiam.
O livro é melhor do que eu esperava.

Adorei a construção dos personagens e principalmente que um dos protagonistas tivesse uma síndrome (e isso foi muito bem explorado). Todos cumpriram seus propósitos e os diálogos foram bem desenvolvidos.

Achei o mistério intrigante do início ao fim. A escrita do autor é tão fluída que consegui terminar tudo em dois dias, mas uma outra coisa que realmente ajudou foi que sempre tinha um plot pronto para estourar quando eu achava que não tinha mais nada para me surpreender.

O final deixou um pouquinho a desejar? Talvez, mas gostei dele mesmo assim... Fugiu um pouco das coisas "fechadinhas" que ando lendo em suspenses ultimamente e abriu espaço para que pudesse imaginar o meu próprio final.

Super recomendo

Bianca 13/10/2023

O sorriso da hiena
No geral o livro foi bom, me prendeu em diversos momentos, e a leitura foi super fluida.

O final deixou a desejar, esperava mais. Ficaram muitas pontas soltas, como o caso da Bete, a Juliana e o Cris, o que aconteceu nos últimos 10 anos... O final em si para mim teria sido mais impactante se o David fosse o próprio Willian.

Mesmo assim recomendaria, vale a pena a experiência de ler esse livro, com certeza vou procurar outros do autor para ler.
@ysalemos 17/10/2023minha estante
Simmm... Caraca, quando dá ideia de que ele é o William eu surtei, falei "aí sim, o plot", mas assim, o plot se desfaz. De qualquer forma, o livro é muito intrigante e me prendeu do começo ao fim

Maria5802 13/10/2023

Viciante.
Li esse livro em menos de 24 horas e só consigo dizer o quanto ele é viciante e magnífico. A mente humana me interessa muito, é isso foi um dos tópicos que me fez não conseguir largar essa leitura em nenhum momento. Foi a primeira vez que li um thriller e gostei muito mais do que imaginava.
Leitura muito fluida, com a escolha certa de palavras e tamanhos dos capítulos, assim como os personagens incríveis. Só não dei 5 estrelas porque, além de o final ter deixado algumas lacunas em aberto, eu também gostaria que ele tivesse sido diferente.

elohafloria 13/10/2023

Adorei, mas com muitas ressalvas
Eu adorei esse livro, mas tem muitos pontos negativos. Essa resenha vai ficar enorme, mas vou deixar pelo menos organizada kkk.
Vou começar falando do que eu achei bom.

A história é inovadora e a forma que é contada também. Achei incrível já saber logo no começo quem era o assassino e ir tendo a história por vários pontos de vista. A ideia do estudo e tal achei muito diferente e interessante. Gostei muito também do personagem do Artur. Já vou engatar nos negativos porque tem uns sobre o Artur.

1. Achei que faltou pesquisa do autor sobre a psicologia. Não é mais correto e atualizado usar o termo Síndrome de Asperger. As pessoas que tem essas características atualmente estão no espectro autista e deveria ter abordado dessa forma para não incentivar o uso de uma síndrome que não é mais considerada.

2. Ainda no ponto da pesquisa em psicologia que o autor deve ter feito, achei muito caricato e estereotipado o trabalho do psicólogo. Não é assim que se faz terapia infantil, muito menos com crianças que sofreram um trauma. As anotações dele sobre os casos mais parecem um diário e a tese achei bem fraquinha. Pintam ele como um super psicólogo conceituado e não é. Se a intenção do autor era colocar um psicólogo com práticas duvidosas, deveria ter deixado mais explícito que aquilo não é o normal e aceitável, por exemplo poderia ter mostrado um pouco mais do trabalho da Ju como um exemplo. Eu sou psicóloga, inclusive trabalho com crianças, e não quero que essa seja a imagem passada para as pessoas sobre a profissão.

3. Passado isso que me marcou muito, também não gostei de algumas soluções dadas para os mistérios. Parecia que o Artur tirava as ideias dele do nada, de repente ele tinha um super pensamento que solucionava algo. Faltou desenvolver a linha de raciocínio dele.

4. A SINOPSE DESSE LIVRO É HORRÍVEL!!! Sério, tem spoiler na sinopse, corta muito do mistério e nem menciona o detetive Artur que é um dos personagens centrais. Na hora que começou a descrever ele no livro, pensei uai quem é esse, a história não era sobre o William e o David?

De negativo é isso.

O final me revoltou e me chocou, mas achei aceitável. Para fechar, a experiência de leitura foi muito boa, fluiu bem e pretendo ler mais do autor. É sempre bom ler um livro nacional e especialmente que estava disponível no Kindle Unlimited.

behindsaura 13/10/2023

4 de 5 estrelinhas
Inicialmente acho que é importante pontuar que eu não conhecia esse livro, não fazia ideia do que se tratava e, possivelmente, esse foi um dos fatores que garantiram uma experiência tão boa.

Iniciei a leitura no audible, acompanhando aqui e ali pelo K.U e que enredo INCRÍVEL. Acredito que se assemelhe muito a grandes livros do gênero que vem importados, é preciso valorizar a nossa literatura nacional e deixar claro que livros tão bons também vem daqui, e é ainda melhor por ter uma ambientação nossa. Além da representatividade neurodivergente e L(G)BTQIAP+.

O Artur é um detetive incrível que não descansou até chegar no solução desse grande mistério, que nos é apresentada logo de início, mas tem tantas camadas que só fazem o livro ficar ainda mais energizante.
O William é aquele tipo de personagem que você odeia amar e ama odiar, o que ele faz é feio, inadmissível.. Mas só ressalta o quão longe o homem, egoísta como é, pode ultrapassar todos os limites pela sua vaidade.

Muito bom!!!

Dan 10/10/2023

Incrível
Pensa num livro bom. Que gritei P#TA QUE P4RIU várias vezes.
Intrigante, estimulante e surpreendente. Leiam!
Paula.Alves 10/10/2023minha estante
Perfeito mesmo.

Mariannachio_ 09/10/2023

Final aberto?
O Sorriso da Hiena me mostrou como a mente humana pode se desenvolver atrás dos traumas e dores de um indivíduo.

Aquele tipo de leitura que te prende desde o começo e a cada página você fica aflito e agitado para saber o que está acontecendo? Um thriller digno de elogios, mas o final me deixou muito questionável querendo entender o que aconteceu a seguir daqueles últimos anos.

Mari 08/10/2023

Superar é poder estar perto de algo que você decidiu largar.

Arrogante é como os invejosos chamam os competentes.

Em terras estrangeiras é mais seguro ter fé no Deus local.

Sabedoria não tem a ver com idade. Tem a ver com o que o mundo te dá e o que você aprende com isso.

Teve de aceitar a responsabilidade de ser quem ele decidiu ser.

Larissa2384 05/10/2023

Bom de mais , favoritado
Juro ??? Que livro bom , me envolveu desde a primeira página e continuo um ritmo muito bom de leitura.
Não sentir em nenhum momento massante nem cansativo, tudo o que acontecia me prendeu mais ainda!!.

Jaque - Achei o Livro 05/10/2023

Pecou no final :/
Escolhi O Sorriso da Hiena para começar minhas leituras do mês, um livro super elogiado pela grande maioria que o leu.
Vou começar enaltecendo a escrita do Gustavo que é sensacional! Já li vários nacionais e sem dúvidas essa é a melhor escrita que vi até agora.
Limpa, dinâmica, diálogos bem escritos. Nota 10 para o autor!
A trama se desenrola através de três pontos de vista. Do assassino, do psicólogo e do detetive.
O detetive começou sendo o personagem mais interessante para mim, até mesmo pelos seus motivos. Porém depois de um tempo não há evolução nenhuma, ele apesar de toda inteligência, não consegue chegar a lugar algum.
O psicólogo é detestável. Nada, absolutamente nada justifica suas atitudes. Eu queria que ele se ferrasse.
A premissa do livro é super interessante e a primeira metade do livro eu devorei. Mas na segunda metade a investigação não avança e a narrativa meio que estagnou, não indo pra lugar nenhum.
No entanto para mim o que pesou foi o final. Não gostei de jeito nenhum como a estória foi finalizada. Sei que maioria gostou, por isso ele está bem avaliado mas eu não sou do time que curte finais assim.
E também ficaram várias pontas soltas, faltando explicação.
Eu queria ter amado o livro, mas ainda assim eu recomendo. Além da escrita ser excelente, as minhas impressões não define a qualidade do livro.

* Disponível no Unlimited até essa postagem.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/
Babið© 05/10/2023minha estante
Terminei ele ontem e concordo contigo sobre a escrita, porém, também não gostei do final. Finais que deixam para o leitor especular o que poderia ou não ter acontecido... sempre me quebram um pouco.

Jaque - Achei o Livro 05/10/2023minha estante
A gente lê na expectativa do final e aí acontece isso. Desanima ?

Babið© 05/10/2023minha estante
Concordo, na minha cabeça ia ter um desfecho até que aceitável, mas não foi isso. O livro me pareceu um pouco com a escrita de Dan Brown.. mas pecou no final ...

Luana 05/10/2023

Algumas dúvidas!
O livro em si é SIMPLESMENTE INCRÍVEL!!! A cada página que você lê, mais vc fica angustiado, sendo que ao decorrer da leitura você vai descobrindo cada vez mais sobre o caso e cada vez mais o detetive chega perto de prender David(psicopata), sendo o final muito quebra de expectativa(mas mesmo assim muito bom)!O livro já começa com cenas muito fortes e continua assim até o final do livro, a leitura é bem fluída, rápida e te prende muito. A cada página você fica mais ansioso para descobrir qual vai ser o desfecho dessa história e oque vai acontecer com o detetive Arthur, o psicólogo Willian e o psicopata David!! Tendo cada frase muito marcante saída dos personagens dessa história!

Aline MSS 04/10/2023

Thriller psicológico de altíssima qualidade. É Brasil!??
Livro de altíssima qualidade, uma historia fluida, rápida de ler e q prende o leitor até a ultima pagina. Não tenho qualquer crítica ao livro, é impecável! Sério! É autor brasileiro e q merece ter maior reconhecimento!??

O livro é narrado em terceira pessoa e de acordo com a sinopse trata sobre William, um psicólogo infantil, q se vê diante de um complexo dilema moral ao participar de um estudo p/ compreender o desenvolvimento da maldade humana. Esse estudo conta com a ajuda de David, q após ter presenciado o assassinato de seus pais torna-se um serial killer q recria o modo de agir do algoz de sua família.
Diante de tais crimes, a história ainda traz Artur Veiga, o detetive responsável por desvendar essa série de assassinatos que estão aterrorizando a cidade.

O livro gira em torno dos 3 núcleos, o psicólogo, o assassino e o detetive. Parece um seriado britânico muito bem escrito e com um ótimo final. Também senti q o estilo do autor é bem parecido com a escrita do Harlan Coben e isso me ganhou desde o começo. Quem gosta do Harlan não vai se decepcionar com essa leitura! ?

O diferencial da história é acompanhar o dilema moral do psicólogo e ver até onde ele será capaz de ir p/ concretizar o seu estudo. O cara anda no fio da navalha e é simplesmente impossível não sentir AGONIA durante a leitura.

Pra quem gosta de seriados criminais, esse livro tem uma pegada de "The Sinner", "Marcella" e também do filme "O Segredo dos Seus Olhos". Todos esses muito bons e q trazem no plano de fundo esse dilema moral/ético dos envolvidos.

Oq tem no livro:
- Poucos personagens;
- Diálogos e descrições bem equilibrados;
- A evolução é ótima e não tem enrolação;
- Não tem plot desnecessário (tudo se encaixa no final);
- AGONIA da primeira página à última;
- Não há romantização e nem desumanização dos personagens;
- História impecável do começo ao fim!

Recomendo p/ todos. Li pelo KU e faria uma releitura posterior de tanto q gostei. ??????
Palmas p/o autor! ??
Henrique Sanches 04/10/2023minha estante
Gostei da sua resenha... instigante!!!

Davi785 05/10/2023minha estante
Essa resenha me fez querer ler esse livro! Que resenha incrível

Aline MSS 05/10/2023minha estante
Obrigada, vcs são mto gentis. Podem colocar na lista de vc, pq esse merece o hype.?????

Aline MSS 05/10/2023minha estante
Vcs* (meu corretor nesse App fica maluco). ??

Henrique Sanches 05/10/2023minha estante
Vou colocar... obrigado!!! ?

Fabio 06/10/2023minha estante
Pra variar, mais uma belíssima e instigante resenha!?
Parabéns pela escrita, Aline!???

Aline MSS 06/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio. Vamos fundar o clube das resenhas. ???????

Fabio 06/10/2023minha estante
Vamos sim, Aline!?
Gostei da ideia! Kkkk

Davi785 07/10/2023minha estante
Já está na minha lista, muitíssimo obrigado!! ??

Tiago Doreia 10/10/2023minha estante
Felizão que cê tenha gostado do livro, porque eu curti na mesma medida! Livro incrível! Parabéns pela resenha!

Aline MSS 11/10/2023minha estante
Obrigada, Tiago. A sua indicação foi certeira! Amei.???

JohnJohn.3 14/10/2023minha estante
Achei interessante, vou procurar esse livro. Obrigado pela dica. ?

Aline MSS 15/10/2023minha estante
Vlw, John. Está gratuito pelo K.U e vale à pena demais! ?

Vivi 01/10/2023

Interessante
O livro tem seus defeitos, mas é uma leitura bastante interessante a ponto de trazer aquela curiosidade de saber logo como termina. O porém é só que não sei se curti muito o final, mas ainda assim é um ótimo livro.