Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Soukokinho 16/04/2023

Como podemos dar nota para uma transcrição de algo?

Conclusão que eu tive lendo tudo isso é que todos eram muito hipócritas, não que seja muito diferente de hoje em dia né.

E é bizarro como o Sócrates tinha pensamentos muito a frente do tempo dele, eu fiquei muito chocada.

letisia 06/04/2023

Sempre bom ler sobre ele. acredito que todo mundo devia ler suas ideias pelo menos uma vez na vida!! :)

BelleS2 05/04/2023

Muito interessante a discussão. Creio que será de muito ajuda para minha formação de Direito. Espero sinceramente ir bem no trabalho sobre o livro. Me desejem sorte.

ravenz 27/03/2023

Muito prazeroso de ler
Apesar de a escrita ser um pouco massante, admiro a forma infalível a qual Sócrates pensava e a forma como Platão retrata os pensamentos de seu mestre.

Karoline141 23/03/2023

Livro curtinho
Aqui entramos em contato com Sócrates discursando para os cidadãos atenienses durante o seu julgamento. Ele estava sendo acusado por Meleto de "corromper a juventude " e de outras coisas mais. Sócrates argumenta e desmente todas as acusações. O final da história nós sabemos. Ele é condenado a morte.

caluu 20/03/2023

Viveu pouco como um rei, e não muito como um zé
Esse ai caminhou para que nós pudessemos mitar, pra sempre kingo lacrador. cuida de nois do vazio da ausencia de existencia pós-morte ou do teu role eterno com hades, seja la qual rumo ce tomou

Italo 19/03/2023

Que livro fantástico. é possivel acompanhar Socrates, que por livre e espontânea vontade não deixou nenhum registro escrito(por ele próprio) deixando sua última marca direta na história. um homem que incomodou a elite, que antes do capital se mostrou avesso à propriedade.

a descrição, de Platão, senão perfeita, mostra claramente um homem que diz não ter medo da morte tendo de enfrentar o seu próprio não-medo. um medo que é comum ao homem; um medo que pautou a evolução do homem; um medo que o homem nunca vai superar. ser morto, é uma coisa. é rápido, não há como recorrer. reconhecer que será morto e não lutar contra, isso é assombroso.

sobre o julgamento, me lembra um pouco K. em O Processo, do F. Kafka. Claro, excluindo que Socrates sabia do motivo por estar sendo julgado. Todavia, ambos não julgavam aquilo justo mas, ambos se abdicaram de recorrer. Ambos também afirmaram não temer a punição mas, conforme se sentiam mais próximos do fim, mais eles entendiam a gravidade de tudo aquilo. estou com sono, vou dormir.

leitura obrigatória, socrates era pica.

#pjlsocrates #mundocruel #vaempazirmao

joaquim30 19/03/2023

Simplesmente Sócrates
"Mas agora é chegada a hora de partimos. Parto para morte e vós para a vida. Entretanto, qual de nós caminha para a melhor sorte é algo que somente o deus sabe"

Doug 19/03/2023

? Apologia de Sócrates ?
Esse livro foi redigido pelo seu amigo e discípulo, Platão. Sócrates era um filósofo interessante, porque ele não costumava escrever nada, a coisa toda era focada no diálogo. Sócrates foi acusado por corromper os jovens com suas ideias e em acreditar em deuses falsos. O interessante é que Sócrates tem uma dialética persuasiva, ele vai conversando com seu acusador (um poeta chamado Meleto) e pensar que não, ele decompõe todo o argumento de Meleto. Infelizmente Sócrates não consegue se livrar dessa e acaba sendo sentenciado a morte. Sócrates diz que não há como se "desfazer" de tanto ódio/inveja em tão pouco tempo e fora que ele diz que caso seja liberto, não iria mudar. Todos eram livres pra ouvir ele nas praças de Atenas. Recomendo, o homem é brabo.

Detalhe: Após ele declarar para todos os atenienses presentes no seu julgamento que seriam assassinos de um sábio, iriam se arrepender. Curiosamente: Dos 3 acusadores, um foi condenado a morte, outro se suicidou e outro foi exilado. Uma estátua foi erguida em sua homenagem numa praça de Atenas.

" Mas, ó cidadãos, talvez o difícil não seja isso: fugir da morte. Bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte"

"Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai melhor sorte, isso é segredo, exceto para deus"

condejulia13 16/03/2023

Argumenta & Habla ???
Socrates sendo considerado simplesmente o mais ultraje para a época e para as cresças daquele período. Esse clássico filosófico foi o primeiro audiobook que escutei e foi muito fácil de acompanhar e entender. Incrivelmente uma escrita atemporal. A argumentação, perspicácia e ironia de Sócrates ao longo da defesa me cativou mais ainda. Há vários pontos de referências presentes nessa obra.

?Já é hora de partir, eu para morrer e vocês, para viver. Quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para o deus?.

Jardan 15/03/2023

Um salto existencial no Ocidente
Platão narra de forma concisa o julgamento e seu mestre, Sócrates. Aos olhos pouco treinados, Sócrates está apenas se defendendo. Mas não é apenas isso. Sócrates faz em sua defesa, uma descrição incrível sobre a hipocrisia humana, sobre viver de aparências, sobre o vazio humano que é viver sob a égide do mundo e não da verdade. E sim, existe a verdade. Embora nós não a conheçamos em muitas áreas de nossa vida, ela existe. E esse salto existencial é a descoberta pela busca dela e como isso é essencial na vida humana, pois traz sentido a ela.

Almond Blossom 1890 11/03/2023

Entendiante, sem muito conteúdo útil ao meu ver. Sócrates parece arrogante aqui, como ele mesmo admite.
Porém, ele escolheu morrer pelo seu amor à Atenas, e isso é admirável.
Jardan 15/03/2023minha estante
Olá, Cordelia. Tudo bem? Sempre acontece de as vezes lermos algum livro e não tirarmos muito daquilo que lemos. Porém, muitas vezes isso acontece pelo momento de nossa vida, contexto, etc. Sócrates na verdade morre por amor à verdade. O livro é um convite para a compreensão da hipocrisia humana e como está cega até mesmo os mais sábios (pelo menos os tidos como tal)
Não leve a mal. Acredito ser um adendo à sua resenha. ?

samucacn 03/03/2023

Em Apologia de Sócrates, o mesmo faz sua defesa sobre as acusações de "corromper a juventude, não acreditar nos deuses e criar a nova Deidade".

MorganWatson 02/03/2023

Um bom começo
Ler a Apologia de Sócrates foi algo inesperado. Eu esperava encontrar um texto muito complexo e com uma linguagem bem mais rebuscada, porém isso não aconteceu. O livro é um ótimo começo para aqueles que desejam começar a estudar a filosofia grega, além de ser mais curto, o que facilita bastante.

No livro, acompanhamos o julgamento de Sócrates e seus momentos finais antes de beber cicuta e morrer. Acompanhar todo esse julgamento é algo que lembra muito as grandes tragédias gregas. Sócrates assume aqui uma figura heroica, quase que vinda de um épico, principalmente por seu envolvimento com o Oráculo de Delfos. Toda a argumentação é fascinante e proporciona vários momentos de profunda reflexão, principalmente - na minha opinião - na parte em que Sócrates defende a própria sentença e aceita ser morto, o que, se analisado a fundo, demonstra uma certa contradição em seu discurso, mas torna tudo ainda mais profundo e provocador.

Em resumo, a Apologia de Sócrates é uma ótima leitura.

Meirelles4 28/02/2023

399 A.C e Sócrates continua criticando a nossa sociedade atual. "Vos digo que a riqueza não gera a virtude, mas esta gera a riqueza"