Apologia de Sócrates e Críton

Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Ana Beatriz Arruda 25/03/2024

A morte foi um presente
"Mas, nem mesmo agora, na hora do perigo, eu faria nada de inconveniente, nem mesmo agora me arrependo de me ter defendido como o fiz, antes prefiro mesmo morrer, tendo-me defendido desse modo, a viver daquele outro."

EstAfani.Sandmann 24/03/2024

Um dos textos mais importantes sobre Sócrates
O julgamento de Sócrates contado por Platão, é um texto de uma beleza esplêndida. Rico em reflexões sobre a vida, a morte, o julgamento. Sobre o bem e o mal. Platão, discípulo de Sócrates conta sobre o que e como seu mestre lidou com o julgamento por ter ?corrompido ? com suas ideias os filhos ?varões? dos ricos de Atenas. É um texto básico sobre filosofia e as reflexões sobre q existência, por isso vale a leitura. E releitura, como foi meu caso.

Johan.Petrovics 27/02/2024

Uma Exposição Eloquente da Verdade e da Justiça
Obra-prima do filósofo grego Platão, transcende os limites do tempo e do espaço, erigindo-se como um monumento à busca incessante pela verdade e pela justiça. Através de diálogos cativantes e de uma argumentação impecável, Sócrates, o personagem central, personifica a filosofia em sua forma mais pura e sublime.

Ao longo da obra, somos confrontados com questões existenciais fundamentais: o que é verdade? O que é justiça? Qual o papel do filósofo na sociedade? As respostas, cuidadosamente esboçadas por Sócrates, não se apresentam de forma definitiva, mas sim como um convite à reflexão crítica e à busca incessante pelo conhecimento.

"A Apologia de Sócrates" é, sem sombra de dúvidas, uma obra atemporal que ecoa através dos séculos, inspirando-nos a questionar o mundo ao nosso redor e a buscar incessantemente a verdade e a justiça.

Carlos531 25/02/2024

Apologia de Socrates, de Platão
"Apologia de Socrates" é uma obra filosófica escrita por Platão, que retrata o discurso de defesa proferida por Socrates durante seu julgamento em 399 A.C.
Uma obra sobre o exílio, que foi coincidentemente a culpada pelo nascimento do termo "ad hominem", que é quando se é atacado o argumentador para invalidar o argumento.
Uma leitura muito boa, mas teve diversas vezes que tive que reler as páginas, por ser complexa e ser escrita por um gênio sobre um gênio.

Lila 21/02/2024

Interessante
O livro é uma tradução da Apologia de Sócrates escrita por Platão. O autor tenta ao máximo preservar as características literárias originais do texto e consegue fazer isso. Apesar da escrita ser um pouco cansativa, o livro é fantástico por se tratar de Sócrates e apresentar os diálogos que marcam essa figura. O apice do livro é quando ele recebe Criton enquanto está aguardando a execução da sua sentença. Agarrado e fiel a lei, Sócrates usa seu método para provar ao amigo que o melhor é cumprir a lei e o que foi acordado pela cidade. Vale a leitura e indico para quem gosta de filosofia.

mille_milley 20/02/2024

A t a e n t e n d i
Mais um livro que infelizmente tive que ler por causa da escola.
Sinceramente eu só não abandonei porque prometi pra mim mesmo que vou tentar não abandonar nenhum livro esse ano.
Entendi nada de nada ??

mariaeduardamarra 19/02/2024

Filosofia
Resolvi ler esse livro pois, estava a estudar sobre Sócrates no carnaval, a história dele é muito interessante a ser lida, levando em consideração tudo que ele passou e o fim trágico de sua vida, mas ele morreu fazendo o que amava e preferiu morrer a abandonar seu amor pela filosofia.

Sergio_777 17/02/2024

?a pátria é mais valiosa, e mais venerável, e mais sagrada, e mais respeitada junto aos deuses e homens que têm bom senso, e que à pátria - quando exasperada - se deve cultuar e adular e se sujeitar mais do que a um pai, e ou persuadi-la ou fazer o que ordena, e sofrer, se ela mandar sofrer algo (seja ser espancado, seja aprisionado), conduzindo-se sossegadamente, e que, se à guerra ela o conduzir para ser ferido ou morrer, que isso também deve ser feito, e é justo, e que não se deve se sujeitar nem se retirar nem se abandonar o posto, mas se fazer, tanto na guerra quanto no tribunal e em todo lugar, o que ordena a cidade e a pátria?

É muito interessante ver os pensamentos de um homem que, para sua época, saía muito da linha do comum, mas que hoje são plenamente aceitos. De uma pessoa que criticava a impiedade das pessoas, mas pregava o dever para com a Lei. Eu considerei esta uma leitura densa, mas importante para entendermos o princípio do pensamento universal. Considero esta uma leitura obrigatória, juntamente com as outras obras de Platão.

Mariana113 14/02/2024

?Apologia de Sócrates? - Resenha
Simplesmente maravilhoso. Leitura muito boa e inteligente. Mas não diria que é um livro fácil de ler. Alguns parágrafos eu tive reler para compreender direito. Depois dessa leitura, esse livro ficará do lado da minha cama, na minha cabeceira.

Isa 30/01/2024

Bom livro e rápido de se ler. Algumas reflexões bem interessantes. Ponto negativo é a escrita um pouco cansativa

Gabriel1994 28/01/2024

Um dos melhores livros da filosofia, com certeza é esse. O livro se trata julgamento de Sócrates pelo Conselho, com as palavras do seu discípulo, Platão. Sócrates em momento nenhum tenta se "recuperar" e sempre ataca o conselho com seu ideal.

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.:

Davi Cirne 26/01/2024

Um bom livro para começar a ler filosofia. Dá ao leitor uma experiência com a escrita de Platão e seu método de exposição, assim como de algumas ideias socráticas. Faz o leitor pensar sobre a importância da liberdade de pensamento, do questionamento, da busca pelo conhecimento e pelas virtudes. Também é uma excelente demonstração do poder que tem o Estado de aniquilar a individualidade e esmagar aqueles que buscam por conhecimento "demais". Porém, não é um livro tão agradável de ler, principalmente devido ao seu formato. A Apologia de Sócrates é, como o título já demonstra, a argumentação de Sócrates durante sua defesa em julgamento, portanto é um pouco arrastado. Vale salientar que a edição que li é péssima, o que pode ter prejudicado bastante minha experiência com a leitura e, consequentemente, minha avaliação. Ainda assim, é um livro que com certeza vale a pena ser lido pela sua importância filosófica, e é uma ótima preparação para outros trabalhos de Platão e de outros filósofos. Só evite ler a mesma edição que eu.

Diego Santos 25/01/2024

Sócrates não foi só um filósofo.
A filosofia é um campo em que há diversos tipos de escritores e pensadores. Alguns mais ranzinzas, alguns mais ternos, outros mais ácidos, há também aqueles que são de certa forma frios em sua análise. Independente de como funciona a mente desses caras, achamos sempre um ponto que os humaniza. Afinal, ser humano é isso, é personalidade, é humor, é expressão.

Sócrates vai além do humano. Ele não parece ser só um estudioso que entende bem o mundo à sua volta e a política a qual está inserido. Ele passa a energia de alguém ILUMINADO. Está além de coisas mundanas como posses, bens e demais valores "comuns" que a sociedade impõe.

Comparo sua iluminação à figuras como Jesus Cristo ou Buda, nas devidas proporções.
Nesta obra, se tratando de um julgamento acerca de suas atividades como orador e pensador, mesmo certo de estar condenado, mantém suas convicções, valores e crenças acerca do que é sua verdade. E sua verdade é linda.

Quando comecei a ler filosofia, esperava criar apego por figuras como Nietzche, Dostoièvski, Camus, dentre outros. Porém, através do formidável Platão, foi Sócrates a quem mais me afeiçoei.

Obra genial, para dizer o mínimo.

Kenner1 23/01/2024

O Mal é Fruto da Ausência de Sabedoria.
O ambiente do julgamento contra Sócrates é estarrecedor. Seus acusadores são oradores que conseguem distorcer a realidade com tamanha eloquência, que até o próprio Sócrates se desconhece perante o personagem apresentado pelos mesmos.
De todo modo, Sócrates mantém uma posição ética e até mesmo, plena, perante este julgamento. Ele reconhece não ser um orador, comprometendo-se a dizer a verdade, mesmo não possuindo um discurso ensaiado ou técnicas de persuasão, diferente de seus acusadores.

A acusação contra Sócrates vai se fundamentar em 2 acontecimentos movidos contra o mesmo, as acusações passadas, como a "comédia" de Aristófanes, e também, a acusação formal, movida por Meleto.
A motivação dos ataques contra Sócrates pelos estudos empreendidos pelo mesmo. Quando Sócrates se moveu contra as mentiras deles, eles se empenharam em causar uma corrupção na imagem do próprio Sócrates através de personagens e mentiras. Grande parte do pensamento Socrático é apresentado nestes diálogos. E também, o sua vocação divina, através do oráculo que demonstrará que, o que tornou Sócrates o mais sábio foi o fato dele não passar-se por sábio sem o sê-lo, mas admitir sua "pequenez". O sábio assim, é aquele que reconhece sua ignorância, não o que finge ser sábio. Como Sócrates diz: "Quando o deixei, pensei comigo mesmo: 'Sou mais sábio do que esse homem, porque nenhum de nós parece saber nada grande e bom; mas ele se diz saber de algo embora não saiba nada. Ao passo que eu, como não sei de nada, não digo saber. Nessa peleja particular, me senti mais sábio do que ele porque não me declaro saber o que não sei'.?

Uma punição recai não somente sob Sócrates em sua condenação, mas também sobre os atenienses que acusaram-no e condenaram-no. Uma vez que, para Sócrates, não é tão difícil ou perigoso fugir da morte, antes, o mais veloz e perigoso dos males é a maldade. Sendo assim, Sócrates, velho, foi acometido pelo mal mais lento, isto é, a morte. Já os atenienses, foram capturados pelo mal mais veloz, a maldade.