Apologia de Sócrates e Críton

Apologia de Sócrates e Críton Platão
Platão




Resenhas - Apologia de Sócrates


336 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


mariaeduardamarra 19/02/2024

Filosofia
Resolvi ler esse livro pois, estava a estudar sobre Sócrates no carnaval, a história dele é muito interessante a ser lida, levando em consideração tudo que ele passou e o fim trágico de sua vida, mas ele morreu fazendo o que amava e preferiu morrer a abandonar seu amor pela filosofia.
comentários(0)comente



Sergio_777 17/02/2024

?a pátria é mais valiosa, e mais venerável, e mais sagrada, e mais respeitada junto aos deuses e homens que têm bom senso, e que à pátria - quando exasperada - se deve cultuar e adular e se sujeitar mais do que a um pai, e ou persuadi-la ou fazer o que ordena, e sofrer, se ela mandar sofrer algo (seja ser espancado, seja aprisionado), conduzindo-se sossegadamente, e que, se à guerra ela o conduzir para ser ferido ou morrer, que isso também deve ser feito, e é justo, e que não se deve se sujeitar nem se retirar nem se abandonar o posto, mas se fazer, tanto na guerra quanto no tribunal e em todo lugar, o que ordena a cidade e a pátria?

É muito interessante ver os pensamentos de um homem que, para sua época, saía muito da linha do comum, mas que hoje são plenamente aceitos. De uma pessoa que criticava a impiedade das pessoas, mas pregava o dever para com a Lei. Eu considerei esta uma leitura densa, mas importante para entendermos o princípio do pensamento universal. Considero esta uma leitura obrigatória, juntamente com as outras obras de Platão.
comentários(0)comente



Mariana113 14/02/2024

?Apologia de Sócrates? - Resenha
Simplesmente maravilhoso. Leitura muito boa e inteligente. Mas não diria que é um livro fácil de ler. Alguns parágrafos eu tive reler para compreender direito. Depois dessa leitura, esse livro ficará do lado da minha cama, na minha cabeceira.
comentários(0)comente



Isa 30/01/2024

Bom livro e rápido de se ler. Algumas reflexões bem interessantes. Ponto negativo é a escrita um pouco cansativa
comentários(0)comente



Gabriel1994 28/01/2024

Um dos melhores livros da filosofia, com certeza é esse. O livro se trata julgamento de Sócrates pelo Conselho, com as palavras do seu discípulo, Platão. Sócrates em momento nenhum tenta se "recuperar" e sempre ataca o conselho com seu ideal.

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.:
comentários(0)comente



Davi Cirne 26/01/2024

Um bom livro para começar a ler filosofia. Dá ao leitor uma experiência com a escrita de Platão e seu método de exposição, assim como de algumas ideias socráticas. Faz o leitor pensar sobre a importância da liberdade de pensamento, do questionamento, da busca pelo conhecimento e pelas virtudes. Também é uma excelente demonstração do poder que tem o Estado de aniquilar a individualidade e esmagar aqueles que buscam por conhecimento "demais". Porém, não é um livro tão agradável de ler, principalmente devido ao seu formato. A Apologia de Sócrates é, como o título já demonstra, a argumentação de Sócrates durante sua defesa em julgamento, portanto é um pouco arrastado. Vale salientar que a edição que li é péssima, o que pode ter prejudicado bastante minha experiência com a leitura e, consequentemente, minha avaliação. Ainda assim, é um livro que com certeza vale a pena ser lido pela sua importância filosófica, e é uma ótima preparação para outros trabalhos de Platão e de outros filósofos. Só evite ler a mesma edição que eu.
comentários(0)comente



Diego Santos 25/01/2024

Sócrates não foi só um filósofo.
A filosofia é um campo em que há diversos tipos de escritores e pensadores. Alguns mais ranzinzas, alguns mais ternos, outros mais ácidos, há também aqueles que são de certa forma frios em sua análise. Independente de como funciona a mente desses caras, achamos sempre um ponto que os humaniza. Afinal, ser humano é isso, é personalidade, é humor, é expressão.

Sócrates vai além do humano. Ele não parece ser só um estudioso que entende bem o mundo à sua volta e a política a qual está inserido. Ele passa a energia de alguém ILUMINADO. Está além de coisas mundanas como posses, bens e demais valores "comuns" que a sociedade impõe.

Comparo sua iluminação à figuras como Jesus Cristo ou Buda, nas devidas proporções.
Nesta obra, se tratando de um julgamento acerca de suas atividades como orador e pensador, mesmo certo de estar condenado, mantém suas convicções, valores e crenças acerca do que é sua verdade. E sua verdade é linda.

Quando comecei a ler filosofia, esperava criar apego por figuras como Nietzche, Dostoièvski, Camus, dentre outros. Porém, através do formidável Platão, foi Sócrates a quem mais me afeiçoei.

Obra genial, para dizer o mínimo.
comentários(0)comente



Kenner Prado 23/01/2024

O Mal é Fruto da Ausência de Sabedoria.
O ambiente do julgamento contra Sócrates é estarrecedor. Seus acusadores são oradores que conseguem distorcer a realidade com tamanha eloquência, que até o próprio Sócrates se desconhece perante o personagem apresentado pelos mesmos.
De todo modo, Sócrates mantém uma posição ética e até mesmo, plena, perante este julgamento. Ele reconhece não ser um orador, comprometendo-se a dizer a verdade, mesmo não possuindo um discurso ensaiado ou técnicas de persuasão, diferente de seus acusadores.

A acusação contra Sócrates vai se fundamentar em 2 acontecimentos movidos contra o mesmo, as acusações passadas, como a "comédia" de Aristófanes, e também, a acusação formal, movida por Meleto.
A motivação dos ataques contra Sócrates pelos estudos empreendidos pelo mesmo. Quando Sócrates se moveu contra as mentiras deles, eles se empenharam em causar uma corrupção na imagem do próprio Sócrates através de personagens e mentiras. Grande parte do pensamento Socrático é apresentado nestes diálogos. E também, o sua vocação divina, através do oráculo que demonstrará que, o que tornou Sócrates o mais sábio foi o fato dele não passar-se por sábio sem o sê-lo, mas admitir sua "pequenez". O sábio assim, é aquele que reconhece sua ignorância, não o que finge ser sábio. Como Sócrates diz: "Quando o deixei, pensei comigo mesmo: 'Sou mais sábio do que esse homem, porque nenhum de nós parece saber nada grande e bom; mas ele se diz saber de algo embora não saiba nada. Ao passo que eu, como não sei de nada, não digo saber. Nessa peleja particular, me senti mais sábio do que ele porque não me declaro saber o que não sei'.?

Uma punição recai não somente sob Sócrates em sua condenação, mas também sobre os atenienses que acusaram-no e condenaram-no. Uma vez que, para Sócrates, não é tão difícil ou perigoso fugir da morte, antes, o mais veloz e perigoso dos males é a maldade. Sendo assim, Sócrates, velho, foi acometido pelo mal mais lento, isto é, a morte. Já os atenienses, foram capturados pelo mal mais veloz, a maldade.
comentários(0)comente



Igor522 18/01/2024

Não me matem!
Apologia de Sócrates, escrito por Platão, traz como objetivo principal a defesa de Sócrates perante aos seus acusadores, autoridades e a população da Grécia antiga.
comentários(0)comente



Guigui 17/01/2024

Essencial.
Apologia de Sócrates é a base motriz do desenvolvimento da filosofia ocidental. Estabelece princípios fundamentais do reconhecimento do verdadeiro e do justo, e acima de tudo, questiona a suposta "sapiência" das autoridades, dos cultos e dos artesãos. Sócrates, em uma linha retórica argumentativa válida ao devido processo de ampla defesa, defende, como pressuposto da integridade da sua própria vida, a humildade de conhecimento, e limita-se a recorrer aos fatos em seu estrito puro.

Clássico, maravilhoso, moralizante e essencial.
comentários(0)comente



Wilson 13/01/2024

Ótima introdução para Platão
Primeiro leitura de 2024. Trata-se de uma releitura. O diálogo aborda o julgamento de Sócrates diante dos Juízes atenienses, que o condenam por supostamente corromper a juventude. É um ótimo começo para Platão!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cris.Olczyk 09/01/2024

Releitura
Bom livro, a parte mais importante para mim são os diálogos e pensamentos sobre conhecimento aparente e verdadeiro.
comentários(0)comente



Lucas1429 08/01/2024

Apologia a Sócrates
Nesse livro Sócrates mostra muito de seu caráter e do seu respeito pelas instituições atenienses, e mostra como as acusações feitas contra ele foram por pura inveja por parte dos acusadores, Sócrates também conta um pouco sobre como começou a sua jornada
comentários(0)comente



Júlia Montibeller 05/01/2024

Sensacional.
No clássico, Platão narra a defesa que seu mestre, Sócrates, faz de si mesmo perante as acusações que o levaram à morte.
Sócrates, tranquila e pacientemente, defende sua reta conduta, tendo sido ele um homem que dedicou sua vida a servir- de modo espiritual e intelectual- os homens atenienses.
O grande filósofo expõe aos seus juízes como tudo o que sempre pretendeu foi conduzir os homens a viver uma vida verdadeira, o que foi repudiado pelos maus homens de seu tempo.
Além de demonstrar que morre com a consciência tranquila por ter feito o bem, ele expõe sua esperança na imortalidade da alma, assim como posteriormente viriam a fazer os mártires cristãos.
comentários(0)comente



336 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR