Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Lucas.Tonim 21/11/2023

Um bom livro, mostra como Sócrates enfrentou a cidade e todas as acusações, mesmo podendo se livrar da morte, aceita-a apenas para provar a verdade.

Wesley Sales 20/11/2023

A consequência do caminho do saber na época antiga
O livro consta a defesa de Sócrates diante do julgamento em que sua acusação se baseia na corrupção de jovens e de atos/intenções contrárias a religião da época. Sua defesa é feita com base na pura verdade e intenção, ambas expressas por Sócrates:
- O argumento de corrupção dos jovens é enfrentado com a informação de que os conteúdos (Opiniões e pensamentos) expresso pelos jovens (que eram o futuro da cidade), foram influenciados de forma indireta, pois, durante os questionamentos para com os mestres, artesões, sábios(...) e discursos para o público, nenhuma intenção prevalecia além da intenção do conhecimento e do teste do conhecimento com os alvos, logo, independia quem estaria por perto e fato é que os outros o seguiam por vontade própria.
- O segundo argumento em relação ao que era divino, foi contraposto com a ideia de suas ações serem guiadas com intuito divino. A revelação de que Sócrates era o mais sábio em um templo, o fez buscar confirmar esse pensamento através de conversas com pessoas que diziam serem detentoras do conhecimento a cerca das artes que opinavam, dissertavam e ensinavam.
Em suma, vejo que o julgamento de Sócrates já possuía um resultado antes de ser iniciado e que independente das palavras ditas, algo injusto foi movido por intenção de um grupo manipulador. Acrescentou muito em meu pensamento, pois vi que aquele que acredita estar certo deve manter sua opinião mesmo se sujeita a oposição e injustiça, obviamente a crença deve seguir de acordo com a ética e moral. Teorizei em forma de uma "filosofia de boteco" que foi chegado a esse julgamento, não por fazer o que acreditava estar certo, mas sim, na forma que fez; Talvez se suas ações não atrapalhassem o bem estar social, não teria chegado a tal. Existiria então uma outra forma de abordagem para Sócrates em que contribuísse com a sociedade, ou esse olhar é algo meramente especulativo utópico ?
Destacam-se:
- "pelo fato de exercitar bem a própria arte, cada um pretendia ser sapientíssimo também nas outras coisas de maior importância, e esse erro obscurecia o seu saber."
Em minha interpretação: Não é só por ser bom em uma arte, que é devido levar em consideração no restante.
- " Ou morrer e, ao contrário, só deve considerar uma coisa: quando fizer o que quer que seja, deve considerar se faz coisa justa ou injusta, se está agindo como homem virtuoso ou desonesto"
Honestamente irei escrever na parede essas palavras, enalteço esse pensamento advindo de uma ótica de quem vive virtuosamente.
- " Pois que, cidadãos, o temer da morte não é outra coisa que parecer ter sabedoria, não tendo. É de fato parecer saber o que não se sabe"
Minha interpretação foi de que não se deve temer a morte, pois é igual temer o que não se conhece.
- " Virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados."
Minha interpretação foi de que não é necessário ser rico para ser virtuoso e agir virtuosamente.
- " Quem combate verdadeiramente pelo que é justo, se quer ser salvo por algum tempo, deve viver a vida privada, nunca meter-se nos negócios públicos."
Minha interpretação foi de que o justo deve ser omisso ou oculto quanto a sociedade, se quiser viver bem.

Cintia295 27/10/2023

Êutifron ?
Apologia de Sócrates ?
Criton ?
Agora irei ler Fédon
Gostei bastante de todas os diálogos, conversas, Sócrates sempre muito inteligente.

Gariel Kan 17/10/2023

Sócrates
Gostei bastante desse livro, tipo durante o ensino medio eu gostava de filosofia mas, acabei não pegando um professor tão bom na ocasião que só fazia a gente decorar pra passar nas provas. E durante 2020-2021 redescobri o amor pela filosofia, mas acabei demorando pra ler esse livro fenomenal. Acho muita fascinante tudo o que Socrates sofreu desde que recebeu a mensagem do Deus Apolo pela Pitia que ele era o mais sabia, só que ele não era o mais sabio porque sabia de tudo, era sabio porque não sabia de tudo, e não ingia que sabia das coisas quando não sabia. Achei fenomenal, e como ele argumenta no livro é muito bom, ele era o cara da palavra, E legal que o mesmo povo porque ele lutou foi aquele que o condenou, e as coisas ditas por ele perpetuariam mil anos depois e que construiram a sociedade que hoje vivemos. Todo mundo deveria ler esse livro, mesmo que tenha uma escrita dificil é curto, e acho bem rapido ao se entregar a história do julgamento de Sócrates pelo seu disipulo Platão.

Anezio 16/10/2023

Livro essencial para a vida
Definitivamente esse é um livro que deveria ser lido em todo curso de segundo grau. É de uma beleza impressionante. Mostra valores que só vieram a ser difundidos na sociedade mais tarde por meio da expansão do Cristianismo.

O diálogo com Críton mostra uma resignação, uma sujeição à justiça, que só pode ser encontrada em pouquíssimos homens.

William274 02/10/2023

Essencial
A quem interessa se deter na filosofia, não ha como deixar de lado a base fundamental. Compreender Sócrates indispensável.

JoAo 26/09/2023

APOLOGIA DE SÓCRATES
Sempre gostei de filosofia era uma matéria que na escola nunca tive grandes problemas, aproveitei o gancho de que eu estava estudando pro Enem esse ano e acabei por me interessar ainda mais pela filosofia e acabou que gostei muito do livro bem resumido e muito completo ao mesmo tempo.

Barney2 08/09/2023

Este livro é muito genial. Foi meu primeiro livro sobre filosofia. Gostei bastante embora tenha uma leitura um pouco difícil por conta da linguagem.

Paula 07/09/2023

Sem palavras, li por indicação do meu professor de filosofia, não sou chegada a livros nessa pegada de clássico mas eu gostei, pretendo ler mais ?

Tiago.Costa 29/08/2023

Leitura rápida. Incentivar a sociedade a pensar, ser crítica e analisar bem o seu redor faz com que vc crie muitos inimigos q se beneficie da ignorância geral. Necessariamente esse livro me fez pensar nisso.

Luis Felipe S. Correa 27/08/2023

Seguindo na jornada dos clássicos
Aqui falo sobre a minha experiencia e trajetoria nas escolas e faculdade. O estímulo para a leitura de livros sempre foi próximo de zero, entao, todo conhecimento sobre os clássicos se resumia a um parágrafo em livros didáticos e discussões superficiais. A noção das obras clássicas era baseada no senso comum alimentado por resumos. Recentemente eu tive uma iluminação, que se deu após assistir ao filme Em nome da Rosa. Não é de tudo uma novidade, mas a necessidade de se reafirmar o óbvio, que é a preciosidade do conhecimento. Então veio forte na minha mente o fato de que houve épocas nas quais o conhecimento era inacessível e até punível, e nessas épocas se levantaram pessoas corajosas que ousaram pensar, questionar. Logo, ler essas obras e continuar a missão de ousar pensar e ousar questinar, é uma forma de honrar a luta e, por vezes, a tragédia daqueles que desafiaram os poderes para que a verdade fosse difundida.

Wilson 26/08/2023

Uma boa introdução para Platão
Esses dois diálogos curtinhos são uma boa para quem quer se introduzir no universo platônico. A edição que eu li não foi uma das melhores, mas futuramente pretendo ler em outra tradução, talvez a experiência seja mais enriquecedora.

renata 20/08/2023

Atemporal
Condenado por corromper a juventude com ideias subversivas e desacreditar dos deuses reconhecidos pelo Estado, Sócrates executa sua própria defesa, narrada por seu discípulo Platão.
A obra, estruturada como um diálogo, inicia-se com as acusações feita por Meleto, Ânito e Lícon, que logo são questionadas e refutadas pelo acusado Joana, assim como eu, tem fome de liberdade. .
Esse, por sua vez, julga ter sido vítima do poder do discurso político, inimigo do raciocínio filosófico, e, durante toda a sua tese, tenta provar que sua vida era pautada no simples ato de filosofar, contestando a ideia de que doutrinava jovens gregos.
Sendo assim, mesmo condenado à morte, Sócrates manteve-se firme em suas convicções, uma vez que acredita que uma vida não questionada não merece ser vivida, e também não lamenta ou renuncia suas atitudes, admitindo que não temia o fim e que aqueles que o acusaram de maneira tão injusta pagariam por sua postura no futuro.
Com esse livro, adentrei os trabalhos de Platão. Considero-o uma leitura rápida e fácil, mas muito profunda e necessária principalmente àqueles que se interessam por política.
?Apologia de Sócrates? é uma lição sobre a importância de enfrentar as injustiças, buscar conhecimento e valorizar a vida reflexiva. Afinal, a filosofia é, certamente, a ferramenta mais significativa para o aperfeiçoamento da alma humana.

brunofilipe 15/08/2023

Sócrates era O cara
Apenas leiam esse livro!!! Sócrates foi um grande homem, seu pensamento deve ser usado nos dias de hoje sem dúvidas.

FraterSinbuck 09/08/2023

Ultimo discurso defensivo
Levado ao tribunal como réu sob acusações de incitar desmoralização à juventude Ateniense, Sócrates discursa em sua defesa como seu ultimo recurso de absolvição.