Wesley Sales 20/11/2023
A consequência do caminho do saber na época antiga
O livro consta a defesa de Sócrates diante do julgamento em que sua acusação se baseia na corrupção de jovens e de atos/intenções contrárias a religião da época. Sua defesa é feita com base na pura verdade e intenção, ambas expressas por Sócrates:
- O argumento de corrupção dos jovens é enfrentado com a informação de que os conteúdos (Opiniões e pensamentos) expresso pelos jovens (que eram o futuro da cidade), foram influenciados de forma indireta, pois, durante os questionamentos para com os mestres, artesões, sábios(...) e discursos para o público, nenhuma intenção prevalecia além da intenção do conhecimento e do teste do conhecimento com os alvos, logo, independia quem estaria por perto e fato é que os outros o seguiam por vontade própria.
- O segundo argumento em relação ao que era divino, foi contraposto com a ideia de suas ações serem guiadas com intuito divino. A revelação de que Sócrates era o mais sábio em um templo, o fez buscar confirmar esse pensamento através de conversas com pessoas que diziam serem detentoras do conhecimento a cerca das artes que opinavam, dissertavam e ensinavam.
Em suma, vejo que o julgamento de Sócrates já possuía um resultado antes de ser iniciado e que independente das palavras ditas, algo injusto foi movido por intenção de um grupo manipulador. Acrescentou muito em meu pensamento, pois vi que aquele que acredita estar certo deve manter sua opinião mesmo se sujeita a oposição e injustiça, obviamente a crença deve seguir de acordo com a ética e moral. Teorizei em forma de uma "filosofia de boteco" que foi chegado a esse julgamento, não por fazer o que acreditava estar certo, mas sim, na forma que fez; Talvez se suas ações não atrapalhassem o bem estar social, não teria chegado a tal. Existiria então uma outra forma de abordagem para Sócrates em que contribuísse com a sociedade, ou esse olhar é algo meramente especulativo utópico ?
Destacam-se:
- "pelo fato de exercitar bem a própria arte, cada um pretendia ser sapientíssimo também nas outras coisas de maior importância, e esse erro obscurecia o seu saber."
Em minha interpretação: Não é só por ser bom em uma arte, que é devido levar em consideração no restante.
- " Ou morrer e, ao contrário, só deve considerar uma coisa: quando fizer o que quer que seja, deve considerar se faz coisa justa ou injusta, se está agindo como homem virtuoso ou desonesto"
Honestamente irei escrever na parede essas palavras, enalteço esse pensamento advindo de uma ótica de quem vive virtuosamente.
- " Pois que, cidadãos, o temer da morte não é outra coisa que parecer ter sabedoria, não tendo. É de fato parecer saber o que não se sabe"
Minha interpretação foi de que não se deve temer a morte, pois é igual temer o que não se conhece.
- " Virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados."
Minha interpretação foi de que não é necessário ser rico para ser virtuoso e agir virtuosamente.
- " Quem combate verdadeiramente pelo que é justo, se quer ser salvo por algum tempo, deve viver a vida privada, nunca meter-se nos negócios públicos."
Minha interpretação foi de que o justo deve ser omisso ou oculto quanto a sociedade, se quiser viver bem.