Apologia de Sócrates

Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Dimitri17 18/06/2024

Muito interessante
É um bom começo para quem quer entrar nesse mundo de filosofia esse é um bom livro ele fala muito bem os ideais de Sócrates e sua filosofia, esse livro explica muito bem sobre o julgamento de Sócrates. Por isso eu gostei muito desse livro.

ToniBooks 18/06/2024

A última razão
"Apologia de Sócrates" aborda o evento de julgamento e condenação de Sócrates, bem como sua bela defesa: em vez de defender sua vida, defendeu suas ideias e a integridade de sua consciência. Martin Claret.

Lucio.Flavio 17/06/2024

Quero Sócrates como meu advogado
Se o julgamento de Sócrates de fato ocorreu desse jeito, queria ter eu estado lá para testemunhar, o cara é bom de palavra e é muito louco o quanto ele quer provar que é inocente através da lógica, sem ter que pedir para confiar nele cegamente

E além disso o que mais me impressiona é o final do livro quando ele fala sobre morte, diz que não teme a morte e que ela só pode ter 2 explicação lógicas:

1 - ou a morte é um sono eterno sem sofrimento e que é um descanso para a alma
2 - ou a morte é um lugar onde você poderia encontrar todos os que já morreram e conversar, filosofar e aprender junto deles por toda a eternidade

Em especial gosto dessa 2ª visão, espero que seja mais ou menos por aí mesmo kkkkk, e finalizando com uma frasesinha dele de quando explica a segunda visão:

"Quero morrer muitas vezes, se isso é verdade, pois para mim especialmente. a conversação acolá seria maravilhosa"

Ratinha de Biblioteca 15/06/2024

O discurso do processo
Apesar de curto, há imensa sabedoria neste pequeno discurso de Sócrates (é isso que significa apologia) e entende-se porque, mesmo após mais de dois milênios, ele é uma das personalidades mais extraordinárias da humanidade!

Juu 13/06/2024

Muito boa,nos faz questionarmos muitas coisas na nossa vida prática,um livro que vale a pena ser lido

Teddy 11/06/2024

Perfeito
A melhor obra para iniciar o estudo da filosofia! Platão conseguiu deixar claro o pensamento de seu mestre. Estudar a história grega e saber o contexto da morte de Sócrates, fará você admirá-lo cada vez mais.

JJosu 29/05/2024

Quando eu estava no ensino médio, fiquei com raiva quando meu prof obrigou a gente ler esse livro. Hoje minha mãe chegou da faculdade falando sobre ele e me veio na memória o quão incrível foi ter lido esse livro.

elieltoncastr_ 29/05/2024

"À própria verdade."
Platão descreve, apaixonadamente, o julgamento de seu mestre, apresentando-nos a tenacidade, o apego à verdade de Sócrates, a despeito de seu detratores, de seu destino. "Sobre o dever" acaba sendo muito mais interessante, nesse sentido, pois ali Sócrates eleva a discussão sobre o homem confrontar a si próprio, não apenas ao outro. É uma leitura que demanda atenção (e talvez por isso algumas notas de rodapé fossem dispensáveis, sobretudo àquelas que são meras opiniões do tradutor), apesar da tradução bastante fluída.

GuiToochi 21/05/2024

Que homem que exemplos Sócrates é de explodir a mente mesmo e acho que o mais impressionante é que ele não se aborreceu

JoAo366 17/05/2024

SOCRATES O GENIO
Simplesmente socrates mostrando todo o seu poder argumentativo contra os governantes. Uma leitura que precissa de maia atenção, mas não extremamente difícil.
Na apologia de socrates conseguimos entender as ideias de socrates e na de criton temos o complemento dessas ideias e um pouco mais sobre ele lidando com a condenação.

Nescaw 05/05/2024

Esse livro, embora antigo, diz muito sobre nossa sociedade atual e traz uma discussão sobre os conceitos de justiça e moral...Quem quer ser ignorante, continuará ignorante

Chesi 24/04/2024

Sócrates, um marco na filosofia
Aqui Platão discorre sobre a famosa defesa de Sócrates. Seus acusadores, acusam ele de corromper a juventude e acreditar em falsos Deuses ou a não crença em Deuses. Mas por que Sócrates estava sendo acusados dessas coisas?

?Ademais, os jovens que dispõem de muito ócio, filhos dos homens mais abastados, acompanham-me por vontade própria, experimentam prazer ouvindo indivíduos sendo examinados e com frequência imitam-me efetuando suas próprias inquirições. Com isso, imagino que descobrem uma grande quantidade de pessoas que julgam saber algo, quando pouco ou nada conhecem. O resultado é os por eles examinados se enraivecerem comigo, em lugar de dirigirem sua raiva para os próprios jovens, e declararem que "Sócrates é o mais pestilento dos indivíduos e está corrompendo a juventude".

Sócrates é declarado pelo oráculo de Delfos, ser o mais sábio dos homens, ele então, como não acreditou nisso, vai à procura de homens que as pessoas consideram sábio, porém ao interrogá-las, Sócrates descobre que essas pessoas afirmam ser sábias, quando na verdade não são. Então Sócrates acredita ser mais sábio que essas pessoas, pois elas afirmam saber algo que não sabem, enquanto ele afirma não saber de nada. Nas próprias palavras de Sócrates:

"Sou mais sábio do que esse homem; nenhum de nós dois realmente conhece algo admirável e bom, entretanto ele julga que conhece algo quando não conhece, enquanto eu, como nada conheço, não julgo tampouco que conheço. Portanto, é provável, de algum modo, que nessa modesta medida seja eu mais sábio do que esse indivíduo no fato de não julgar que conheço o que não conheço".

Sócrates é então julgado a pena de morte, deixando claro, que seus acusadores tinham decisões mais de caráter pessoal, do que baseado nas leis. Sócrates encara bem tudo isso e finaliza seu discurso:

?Mas agora é chegada a hora de partirmos.
Parto para a morte e vós para a vida. Entretanto, qual de nós caminha para melhor sorte é algo que somente o deus sabe.?

Bella 19/04/2024

Foi um livro que me prendeu desde o começo com suas ideias e a história de Sócrates. A maneira como Platão conta como Sócrates se defendeu em seu julgamento é sensacional e nos faz refletir sobre o que é verdadeiro e justo. Gostei muito de como os diálogos foram fáceis de entender.

Jpmalcher 15/04/2024

"A maior pena da maldade é crescer na semelhança de homens maus"

"Mais importante não é simplesmente viver, mas viver de forma correta, justa"

"Então, não devo, agora que me prejudicaram, discordar do que até hoje concordei. Porque sempre gostei da cidade de Atenas e nunca pensei em ir embora"