Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Niájera 05/01/2022

Leitura densa
Não é um livro fluido, é cansativo e precisamos de determinação pra lê-lo.... Muitas lições de Sócrates são válidas, mas que pelos olhos de Platão ele parecia chato, ah parecia kkkkkk

Marcelo Purificação 13/08/2022

Pequeno Comentário
Na apologia (defesa), Sócrates se recusa a apresentar uma defesa tradicional, isto é, apelativa, emotiva, fortemente enviesada por retórica para simplesmente ser inocentado diante do júri ateniense sob a alegação de não perder a dignidade que lhe resta. E neste ponto, é importante frisar o momento da apologia quando Sócrates mostra que ele foi condenado não por faltar-lhe palavras para conseguir a absolvição, mas por faltar-lhe ?cinismo e descaramento? que, somada à ?falta de vontade de dizer-lhes as coisas que vocês mais gostariam de ouvir? resultaram na sua condenação e morte. Neste sentido, mesmo consciente da dificuldade em convencê-los, o filósofo defende com astúcia a liberdade de consciência e de pensamento e o caráter crítico próprio do processo do filosofar que, relacionado à vida, dá-lhe a justificação. Daí a famosa frase: ?a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida? intimamente ligada não só ao seu percurso filosófico, mas também às suas posições inclusive diante da condenação quando prefere a morte a renegar à sua liberdade de pensamento e expressão.

ravenz 27/03/2023

Muito prazeroso de ler
Apesar de a escrita ser um pouco massante, admiro a forma infalível a qual Sócrates pensava e a forma como Platão retrata os pensamentos de seu mestre.

livia! 14/05/2023

Apologia de sócrates,
A estratégia de argumentação é muito interessante e a maneira em que os argumentos contra sócrates (principalmente o de meleto) são quebrados.

o primeiro diálogo que encontrei, apologia, na verdade me pareceu ser o discurso final de sócrates registrado por platão, pois vemos a condenação à morte. se é esperto ou não começar pelo fim da vida de sócrates, ainda não tenho certeza, mas a essência de sua própria defesa me deu mais informações sobre seus ensinamentos e propósito do que eu teria reunido em uma pesquisa no google.

ao ler, eu refleti bastante e para mim, muitos aspectos do livro podem ser encontrados na nossa realidade. por exemplo, no livro vemos como eles tinham medo daqueles que pensavam diferente e eu vejo isso muito hoje. muitas pessoas tem medo daquilo que é diferente, ou fora do ?normal?, seja fora do padrão de beleza, pessoas da comunidade lgbtqia+, pcds, etc.

Milena12 05/03/2022

Apologia de Sócrates
Estou me aventurando em filosofia, eu relutei para ler esse livro, não seria uma primeira opção de leitura, mas de acordo com as aulas de literatura, ele é o mês de fevereiro - terminado em março.

Eu, particularmente, não gostei do início, me senti um pouco burra sem conseguir acompanhar os diálogos, mas em algumas das partes consegui compreender o pensamento do diálogo.

Bell_016 28/11/2015

Mas agora é hora de partirmos, eu, para morrer, e vocês,para viver.

Quem de nós vai para melhor, a todos é inaparente,menos ao deus

Marllon Oliveira 13/06/2023

Apologia de Sócrates
Não é somente sobre a condenação à de Sócrates, mas também pelo o que ele acreditava, na verdade. Mesmo sendo condenado de forma injusta, ele, mesmo tendo a possibilidade de sair da prisão e da própria cidade na qual ele viva, ainda assim, preferiu seguir no seu destino.

Argumentou que se ele fugisse, reforçaria o que os juízes acreditavam, mesmo tendo sido uma condenação não tão convicta como era esperado. Com isso, convenceu a Críton, seu amigo que não sairia ou fugiria da sua condenação.

camila 25/03/2020

PLATÃO

O filósofo Sócrates era um dos chefes da democracia moderada dominante nos tempos em que se viviam, seus pensamentos estavam sendo reformulados e foram elaborados dentro das verdades que ele em si acreditava, e que intencionava colaborar com a humanidade e desenvolvimento da espécie do mundo.
Motivos de Sócrates ser condenado a morte: Atentar contra a religião do Estado, corromper a mocidade e população de seu povo, incluindo os mais jovens, ateísmo e subversão.
O período helenístico refere-se ao período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C.
Sócrates possuía consciência que por onde passasse jovens ouviriam os seus discursos como aqui se faz. Se ele os repelisse, eles mesmos me mandarão embora, se convencendo a pensar sobre si mesmos, a fazê-lo, pois são jovens e modificam suas ideias, seus pais e parentes me mandarão embora igualmente sobre um pretexto inventado e anunciado a eles.
Recomendo a leitura desta simplificada obra por nos mostrar que isso hoje ocorre, quando pensamos diferentes ou buscamos outros caminhos, você não serve para sociedade, por corrompê-la a pensar e encontrar novos caminhos pessoais.

Anezio 16/10/2023

Livro essencial para a vida
Definitivamente esse é um livro que deveria ser lido em todo curso de segundo grau. É de uma beleza impressionante. Mostra valores que só vieram a ser difundidos na sociedade mais tarde por meio da expansão do Cristianismo.

O diálogo com Críton mostra uma resignação, uma sujeição à justiça, que só pode ser encontrada em pouquíssimos homens.

LaraF 08/06/2013

Em Apologia de Socrates, a tranquilidade e eloquencia da defesa do filosofo me impressionaram. Socrates se defendeu belamente e terminou seu discurso de uma maneira incrivel: "Mas, ja é hora de irmos: eu para a morte e vos para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para Deus.". Ainda que a traduçao de "Deus" seja a meu ver equivocada, essa frase teve um impacto bem grande!

Em Banquete, os discursos a respeito de Eros foram fabulosos, mas a logica de Socrates, realmente, mostra porque ele é um dos filosofos mais respeitados até hoje. O amor é pobre e que deve ser alcançado por meio da busca pelo bem e a perfeiçao moral. ;)
Patricia 11/04/2018minha estante
fantástico Lara, obtive a mesma impressão nas suas linhas finais sobre o banquete.

Déa 05/03/2022

Ensinamentos deixados por Sócrates na apologia, que apresenta seu julgamento por ser acusado de corromper jovens e desacreditar nos deuses, no qual apresenta sua defesa. Também traz diálogo com Êutifron, sobre piedade e com Críton, no qual Sócrates expõe brilhantemente os motivos de não fugir de sua penalidade. Leitura para admirar e se inspirar.

Karoline141 23/03/2023

Livro curtinho
Aqui entramos em contato com Sócrates discursando para os cidadãos atenienses durante o seu julgamento. Ele estava sendo acusado por Meleto de "corromper a juventude " e de outras coisas mais. Sócrates argumenta e desmente todas as acusações. O final da história nós sabemos. Ele é condenado a morte.

Garcia 05/07/2011

Bela defesa!
Aqui Platão, discípulo de Sócrates, reconstitui as palavras que Sócrates falou em sua defesa quando foi injustamente acusado pelos sofistas de trair os deuses e corromper a juventude, sendo que na verdade ele estava preso por razões ideológicas e de opinião.
Consegue-se vislumbrar a mente aguda de um gênio da filosofia em seu discurso de defesa antes de ser condenado.

Matheus 18/05/2021

Apologia de Sócrates
Platão, apologia de Sócrates foi o meu primeiro contato direto com a literatura da filosofia, embora seja um livro breve e curto, é espantosa a quantidade de sabedoria que o livro carrega. Nunca fui um leitor compulsivo, não tenho muitos livros na biblioteca da minha mente, mas de qualquer forma, considero necessário dizer que nunca vi personagem mais lúcido que Sócrates durante as poucas leituras que fiz durante a minha vida. Acredito ser leitura imprescindível para qualquer tipo de leitor.

ArthurAlves 28/02/2022

Sócrates
O livro se passa inteiramente por diálogo, mas diferente dos diálogos costumeiros, aqui tem falar de uma a três páginas, além disso, nessas falas estão contidos pensamentos filosóficos que infelizmente não consegui acompanhar. Consegui assimilar a ideia principal do livro e suas reflexões, mas não profundamente, o que me leva a pensar que no futuro, com um pouco mais de bagagem, eu retorne a essa obra.