Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Isa Gomes 22/12/2023

Gostei
Estou me adaptando a ler clássicos, livros da literatura brasileira e amei o livro, uma pena que tive somente a oportunidade de ler digital. Mas ficarei ansiosa para ter em minha estante.

Anna2695 21/12/2023

?Senhora? é um livro interessante, eu sou suspeita pra falar porque tenho tendências a gostar de enemies to lovers. Gosto da escrita do José, porque é detalhada na medida certa e ele sabe como desenvolver os personagens e a história, apesar de que em alguns momentos eu me sentia confusa sobre linha do tempo e etc. Vale a pena ler o livro, mas em uns momentos eu ficava irritada porque o enemies era demais e parecia mais dois adolescentes brigando por besteira e mais pro final isso se torna muito mais comum.

tal_kless 21/12/2023

Não ao capitalismo!!
Nada melhor que um livro criticando a lógica mercantilista imposta em tudo: até em casamento!

Um livro próprio do romantismo, tanto em tema quanto em forma.

Vocabulários que instigam o imaginário, além de que em vários momentos há vocalização dos pensamentos dos personagens e tudo ocorre de uma forma mais peculiar. O próprio final termina com um fechar de cortinas. É uma história bem teatral.

Aurélia se mostrou uma personagem muito interessante que pode ser lida atualmente como feminista, mas na época se comporta de tal forma para escandalizar e fazer com que o marido prove do próprio remédio, com o objetivo de mostrar como ele errou em pensar só em lucro. Existe aí nas entrelinhas a ideia que o amor prevalece tudo.

Li pra facul. Acho que a leitura não teria se desenvolvido tão bem sem um prazo, mas foi massa de qualquer forma.

Jeffin_03 19/12/2023

Alguns comentários de Senhora
Primeiro devo dizer que um dos livros mais difíceis que já li. Segundo, meus comentários.

Na metade segunda do século XIX, a sociedade em sua classe maior, muito se preocupa com aparências. Dessa forma, Seixas é um jovem que gasta o necessário para circular nestes ambientes para que lhe vejam como homem distinto, respeitável, rico. No entanto, é fato real que Seixas não é o que aparenta e suas extravagâncias o levam a quase falência. Neste cenário, Aurélia compra um marido. Compra Seixas que se vende não como pessoa ou marido, mas como coisa.

A convivência diária será suficiente para de fato costurar as almas de Aurélia e Seixas?

Tay.Luz 17/12/2023

Não sei se comento? -_-
Depois de terminar de ler, fiquei pensando: Será que o amor cura todas as feridas, até mesmo a falha de caráter?
Sei que pra época o livro foi polêmico porque criticou a sociedade carioca que institui também o casamento como uma nova moeda para mover o capitalismo. Mas me incomoda a ideia que o autor trás ao final do livro que o amor tudo cura, talvez Alencar fosse muito esperançoso mas a ideia não me convenceu.
Não vou adentrar na história por um lado pela sinopse do livro ser bem conhecida e por outro para aqueles que desconhecem terem uma surpresa. Posso concluir que cada um vai ter uma opinião própria sobre o final. Por ser mulher e viver em uma época diferente de Aurélia simpatizo mais com a protagonista que ao ascender socialmente através da herança, viu nessa oportunidade uma liberdade que as mulheres não tinham e de bônus se vingou. Não acho que Alencar tinham noção de empoderamento mas mesmo assim criou um protagonista que tinha um pouco de poder nas mãos e ao fim o trocou pelo amor do homem que a trocou por dinheiro.

GAssika 16/12/2023

Clássico nacional
Eu amei esse livro, gostei muito de todo o enredo, e apesar de ser um livro escrito a tanto tempo ainda sim me encantou. Gostei demais de toda a vingança, mas gostaria que tivesse mais páginas, principalmente no final.

Joao.Vitor 15/12/2023

Me deliciei com a Aurélia derramando sarcasmos e ironia, é uma personagem muito bem construída e acredito que chocante para os padrões da época. Um verdadeiro clássico!

Wellington.Santos 15/12/2023

O autor em sua época consegue trazer uma escrita mais simples e também personagens femininas mais complexas numa época que o protagonismo era masculino. Parece básico contudo é bem avançado, porém a trama ainda é de um recorte social bem alto e pode não agradar sendo mais do mesmo.

Cecilia 12/12/2023

Senhora
"Senhora," escrito por José de Alencar, é uma obra clássica da literatura brasileira que aborda temas como o casamento por conveniência, as relações sociais e a busca pelo poder.
A trama envolvente segue a protagonista Aurélia Camargo, uma mulher determinada que busca vingança após ser abandonada pelo noivo. Alencar tece uma narrativa rica em detalhes, explorando as nuances da sociedade da época e oferecendo reflexões sobre o papel da mulher e as complexidades do amor e do poder.
A obra continua a ser apreciada por sua análise social e suas personagens cativantes.

Melo72 12/12/2023

Senhora
Um livro fraco, só com palavras difíceis, não tem nd de surpreendente e nem diferente. Esperava mais do livro de José de Alencar

Aline.Silva 10/12/2023

O Livro mostra a história de Aurélia Camargo, uma jovem órfã que se torna uma milionária herdeira. Aurélia é uma bela e inteligente mulher de família humilde que vive com sua mãe. Ela é apaixonada por Fernando Seixas, um jovem advogado que ela acredita amar profundamente. Após ser surpreendida com a perda do irmão, a rejeição de seu amado, que renega sua pobreza, e posteriormente a morte de sua mãe, Aurélia recebe a herança de seu avô, tornando-se uma das mulheres mais ricas do país, tudo muda. Com sua recém-adquirida riqueza, Aurélia decide se vingar de todas as pessoas que a desprezaram por ser pobre. Ela então elabora um plano ousado: oferece uma grande quantia em dinheiro para se casar com Fernando, que está noivo de uma mulher da alta sociedade chamada Adelaide. Fernando, tentado pela fortuna de Aurélia, aceita a proposta e rompe seu relacionamento com Adelaide.
Aurélia e Fernando se casam e ela usa sua riqueza para comprar e decorar uma luxuosa mansão, onde está determinada a provar que pode ser uma dama da alta sociedade. Porém, ao longo da história, Aurélia percebe que o dinheiro não pode comprar o verdadeiro amor e a felicidade.
Enquanto tenta sustentar sua posição social e lidar com os desafios de ser uma mulher rica, Aurélia acaba se apaixonando verdadeiramente por Fernando. Ao longo da trama, os personagens enfrentam desafios, intrigas e tentativas de separá-los, mas, no final, o amor verdadeiro prevalece e Aurélia e Fernando se reconciliam. A história também aborda questões sobre reputação, classe social e as limitações impostas às mulheres na época. ?Senhora? é uma obra que retrata o amor, ambição, vingança e redenção, com personagens complexos e uma trama envolvente, além de trazer reflexões sobre a sociedade da época.

DraRaísa 09/12/2023

Excelente para estudar
Na época da escola essas leituras eram obrigatórias e chatas. Mas com essa versão em graphic novel, a compreensão é melhor e a leitura mais divertida.

Barbara Martins 08/12/2023

É um clássico
Que é clássico todo mundo já sabe, mas e pra ler, é bom?
Eu escutei esse livro no formato audiobook, e achei a linguagem bem rebuscada e senti pouca familiaridade com os costumes da época, não é impossível de ler, mas também não é divertido, a narrativa vai pra lá e pra cá com ironias, alfinetadas, Fernando Seixas está sempre humilhado e Aurélia sempre afiada, é ciúmes, é poder sobre o outro. Leia se tiver disposição ou se for obrigado. Tenho muito apreço pelos clássicos, mas Senhora não me cativou.

Kailiny.Almeida 07/12/2023

Senhora
Nunca pensei que fosse me apaixonar tanto por uma literatura clássica!
"Senhora" é simplesmente uma obra perfeita, a construção dos personagens e a forma como descreve eles simplesmente sendo humanos. Como o dinheiro pode-se deixar vender e ser comprado, como a sede por vingança pode ser ruim e como os mesmos evoluem dos próprios erros. Aurélia é uma mulher incrível, forte, destemida e muito a frente de seu tempo considerando a época. Já o Fernando, se mostra um menino se deixando levar pelos prazeres da vida.

Se eu pudesse dar mais estrelas eu daria, definitivamente favoritei!