Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Samara 07/01/2024

Aurélia Camargo é uma das minhas personagens favoritas. Uma mulher de fibra, com qualidades e falhas, apaixonada, mas ao mesmo tempo determinada. Ela tem muito mais personalidade que a maioria das heroínas patéticas dos romances atuais. José de Alencar estava inspirado.

aluazy 04/01/2024

é um livro ótimo, me prendeu desde do princípio. Óbvio que teve algumas partes que só deus na causa pra ler, mas consegui chegar até o final e aí que tá. QUE FINAL HORRÍVEL que eu *achei* meu deus. Você lê e pensa que vai acabar seguindo aquela linha, mas muda completamente e tira o brilho da coisa, aí, não leria de novo.

estante netuno 03/01/2024

Não curti ????????
Eu achei uma leitura muito, mas muito enrolada, muito parada, sem emoção, muito fala fala, e foi me arrastando que terminei essa leitura.

Esse final, não curti, achei muito ruim e é isso.. desculpem pra quem gosta, mas eu curti não. Achei chatoooooo demaaaaaaais!!!

mas, se você tá com insônia e quer dormir, pode ler ele, que você dorme no estante, é isso..

??????

Geisa 03/01/2024

HQ dinamizando o romance
Confesso que fazem 04 anos que eu comecei a ler "Senhora" na versão comum e, pra mim, foi um dos piores romances pra que eu concluísse a leitura. Apesar da relevância do tema, a leitura não me atraía ou fluía. Agora que a conheci por completo na versão HQ, talvez consiga terminar ?

DeaGomes 02/01/2024minha estante
Senti o mesmo que vc!!!!

Jamille Santos 01/01/2024

Senhora
Essa HQ trás as partes mais importantes da história, acredito ser uma boa maneira de conhecer essa história para adolescentes que ainda não lêem clássicos. Já li essa história e gostei de relembrar

Gabriella440 30/12/2023

Senhora foi minha primeira leitura de José de Alencar. Com uma protagonista feminina, propôs algo avançado para a época, mas com alguns indícios de seu tempo, como descrever Aurélia sendo "quase tão inteligente quanto um homem".
O livro acaba falando sobre alguns clichês românticos, como o casal que se odeia e depois de ser obrigado a conviver passam a se amar - apesar que no caso se amaram antes de se odiar- o homem que muda pela mulher amada e claro, o final feliz.
Gostei da construção dos personagens, apesar de Aurélia demasiadamente ser chata em algumas partes, como se afetação fosse um defeito feminino da época.
No todo, foi uma leitura leve, li em dois dias e serviu para fechar o ano de forma bem satisfatória.

ag4th4.oliveira 30/12/2023

Gostei mais do que achei que gostaria.
O livro é bom. Tem uma história bastante interessante e com conflitos envolto de orgulho e dúvidas se algo merece perdão, além de nos mostrar que querendo ou não, o dinheiro está por todas as partes, ditando até mesmo as questões do coração.

Provavelmente por este ser o primeiro clássico que leio, achei a linguagem difícil de ler, com muita descrição e poucas falas, ou falas enormes, mas entendo que é por ser um livro de época. Também achei meio confusa a linha de trajetória e as vezes me perdia no que estava acontecendo.

Mas no geral, foi uma boa leitura. Em alguns momentos achava chato, mas na grande maioria torcia para que o casal se resolvesse, assumissem o amor que sentiam e ficassem juntos de fato.
Rebeca1092 30/12/2023minha estante
É uma leitura prolixo chega a dar sono, mas a história e boa, é um clássico repleto de lições e reflexões sobre vários temas.

Gisa Souza 28/12/2023

Reli e...
Quando eu li esse livro, foi no ensino médio e adorei. Tornou-se meu romance da vida e achava Aurélia fodona, mas agora sendo eu já uma senhora calejada, teve momentos que achei ela muito chata e mimada. Reler é isso, você acaba tendo visões diferentes, mas Senhora ainda é meu romance da vida.

Isabele.Souza 28/12/2023

Não me prendeu
De fato nao me prendeu, tanto que demorei meses para Concluir! Juro que esperava mais para ser um classico!
Mas no geral é um livro bom
Acho que só nao funcionou para mim!

Arthur803 26/12/2023

Um romance bem escrito, intenso e refinado.
"Senhora" com certeza foi um dos melhores romances "de época" que eu já li, confesso que não sou fã desse estilo, mas pude aproveitar a obra apesar disso. Estou tentando ler coisas fora do meu costume. Outro ponto, já adianto que não é uma leitura fácil, dependendo do momento da sua vida, ou a ordem da sua leitura anual, pode ser que não aproveite a obra.

Os sentimentos e o ambiente são descritos de forma refinada, o linguajar é rebuscado e característico de clássicos. Personagens têm sua fineza e cultura acentuados, são amantes de poemas, teatros, conhecedores de vários assuntos. Além disso, são educados e seguem as normas sociais de um seleto grupo rico e renomado, dando uma profundidade, principalmente, aos personagens principais.

Mas voltando aos sentimentos, estes sao descritos em sensações dos personagens ou expressos em diálogos, e na minha visão, são perfeitamente colocados, sendo responsáveis pelo brilho do livro. Os personagens realmente sentem, são falhos, mas também acertam, nada preto e branco, muito pelo contrário, durante a leitura é bem capaz do leitor se encontrar em conflito. "Perdoar tal personagem?" "Se render ao amor e esquecer do passado?" "Nada disso, ele merece tal coisa ruim !". Muito bom essa relatividade. A dualidade dos sentimentos é perfeita, a mudança, desenvolvimento, muito bom.

Para os amantes de romance, e também para os amantes dos clássicos, eu recomendo "Senhora".

Wendy Coutinho 26/12/2023

Amor ou dinheiro
Eu gostei muito da leitura, mas apesar de acreditar no amor no fim das contas tudo se trata sobre dinheiro, achei meio chato essa coisa de quase ir o tempo todo, me prendeu por um momento, mas logo me irritou.

Thauany 26/12/2023

Quando o orgulho encontra o amor
Eu gostei bastante da leitura e apesar de ser bem rebuscada nos traz o gostinho de como era viver na burguesia brasileira daquela época.
Sobre o casal cão e gato é aquela afiliação ao longo da história para eles colocarem as diferenças de lado e simplesmente conversarem.
Levando em consideração o contexto histórico é muito bom.