Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Larissa.Queiroz 29/01/2024

Senbora representa o ponto mais alto da ficção urbana do autor. O romance é uma metáfora do luxo, do desejo e do dinheiro. Como bem disse um critico: reflete a decadência de valores do Segundo Império.

Juliana.Xavier 21/01/2024

Começando a gostar de obras do período do romantismo BR
Mesmo a narrativa seguindo a linha do romantismo, em que o amor sempre vence qualquer mal. Também traz elementos do realismo (período que mais gosto), como críticas à sociedade da época e detalhamento da psicologia dos personagens, foi o que me fez gostar desse livro.
Os protagonistas me irritaram um pouco com toda aquela animosidade fingida. Eles têm defeitos e qualidades palpáveis, dá para ver poderiam ser pessoas reais.
Só não dei cinco estrelas por que achei que ficou muito repetitivo as partes em que eles se alfinetavam.

Yorgos 18/01/2024

Dificilmente leio sinopses e por mais que seja uma história bem conhecida, eu não sabia o que me esperava. No começo foi um pouco difícil me situar no contexto e me habituar com a escrita rebuscada e floreada, onde um dialogo simples toma formas longas e hiperbólicas. Precisei dar uma insistida, demorei quase um mês para finalizar a leitura, no início estava lendo realmente com o dicionário aberto e anotando os significados das palavras...mas aos poucos fui me acostumando, as palavras foram se fazendo entender por si só e, amigos, que diálogos incríveis!
O livro nos conta sobre Aurélia, a mulher mais linda que já se viu na face da terra, uma mulher pobre, que ao receber uma herança milionária, se tornou senhora de si e dona do seu futuro. Forte, determinada, muito inteligente, e...vingativa.
Aurélia escolhe se casar com Fernando, um jovem de caráter duvidoso, que foi seu amor enquanto era pobre e a trocou por outra moça com mais posses. Ao se ver rica, ela comprou Fernando por um dote maior.
Fernando só soube quem era a noiva durante a cerimônia de casamento e ao descobrir que se casou com Aurélia, a moça mais desejada de toda a corte, Fernando pensou ter tirado a sorte grande. No mesmo dia, recebeu um balde de água fria por ela deixar bem claro que se casou por vingança e que eles não seriam felizes juntos.
E assim, ao longo do livro, vamos conhecendo os personagens, dramas familiares, posicionamentos na sociedade, passados, justificativas, desejos, ciúmes, vendo suas mudanças pessoais ao longo desse casamento de aparências, acompanhando esses diálogos de gato e rato e torcendo para que fiquem juntos de fato. Ou não.

Ana Nobre 17/01/2024

Que livro maravilhoso, linguagem, enredo... consegui visualizar cenas e personagens. Quero ler tudo do autor José de Alencar.

Farleyzinia 16/01/2024

"Senhóra"
Há muitos anos atrás fiquei encantada com a premissa da história de Alencar ao me deparar com a referência à 'Senhora' em um episódio da série "Tudo que é sólido pode derreter" que passava na TV cultura.
Na época não podia ler, e creio que eu o acharia arrastado também. Mas agora tenho certeza que li no momento certo, valeu a pena a demora.
Me encantei com a Aurélia de cara, que personagem corajosa, decidida, inteligente e humana, a Aurélia passa por todas as emoções possíveis sem perder o prumo de sua inteligência, talvez no final, mas daí partimos do meu lado avarento e não o da personagem.
Quanto a Nandinho, nosso Seixas desse eu guardei ressentimento tal qual a Senhora, de início de índole fraca e frívola, mas ao decorrer acho que ele de fato se regenerou, e foi divertido acompanhar ele no seu embate com sua 'Senhóra'.
Enfim, primeiro clássico que eu não fico chateada e irritada com o desfecho.

Juliana.Oliveira 16/01/2024

Senhora
Alguns anos atrás "fui roteirista" de uma peça, na qual foi apresentado este enredo. Como ainda não o havia lido, o retrato das cenas não condiz fielmente com algumas passagens. Como gostaria de ter feito a leitura na época, Aurélia e Fernando teriam sido mais bem explorados. A leitura em si, bastante carregada, mas nada que pudesse me deter, que romance!, em nenhum momento foi monótomo, os embates entre os personagens foram muito vivos. E o final, simplemente arrebatador!

thai :D 16/01/2024

Há muito tempo um livro não me despertava a vontade de ler initerruptamente.

Enredo extremamente interessante que te prende aos acontecimentos, um retrato muito fidedigno do Brasil do século XIX, comentários críticos do narrador com tom extremamente satírico e atuais, além de textos de apoio muito bons da edição da Saraiva.

booksdalaus 15/01/2024

Senhora
Senhora é um dos últimos romances escritos por José de Alencar. Publicado em 1874, em meio ao Romantismo do século XIX, Senhora antecipa já alguns aspectos do Realismo e do Naturalismo, que dominariam a literatura brasileira nas décadas seguintes.

O casamento por interesse, a sociedade de aparências e a hipocrisia são alguns dos alvos atacados por Alencar na obra.

A senhora do título é Aurélia, moça rica da sociedade carioca, mas com um passado de orfandade, miséria e sofrimento.

Embora rodeada por pretendentes, Aurélia opta por um casamento arranjado. Por um grande dote, convence Seixas, que a desprezara quando era pobre, a casar-se com ela.

Assim tem início seu plano de vingança e redenção. Senhora é a obra máxima da série de "perfis de m ulher" de Alencar - que inclui outros romances como Lucíola e Iracema.

Vemos neste livro a construção de uma personagem forte e marcante da literatura nacional.

Foxback 14/01/2024

Otima Versao em HQ
Nao sou muito fa ( atualmente ) de HQ mas confesso que fiquei positivamente surpreso com essa versao. Ja tinha lido a obra de Jose de Alencar quando era mais jovem e sinceramente nao tinha gostado ( talvez pela idade ). No começo senti uma estranheza pois os dialogos e narrativas seguem o estilo mais formal do original mas, logo foi substituido por uma curiosidade em acompanhar o desenrolar dos eventos. Editora Principis caprichou : alem da historia, os adicionais sao bem interessantes ( tem ate um "making of " ) .Recomendo para a garotada e para os mais velhos, leitura leve e rapida e que, no meu caso, despertou o desejo de reler o livro de origem e adquirir outros volumes da serie.

Helena 14/01/2024

Muito Bom
Não sei como explicar o que senti lendo esse livro. Foi a primeira obra que li do José de Alencar e com certeza despertou a curiosidade de ler outras do autor.
Sinto um peso na consciência ao dizer que torci muito para Fernando e Aurélia ficarem juntos, depois de tudo que eles viveram e como se tratavam.
Mas enfim, achei uma obra fantástica e se tornou uma das minhas preferidas.

Ione Duda Castro 14/01/2024

Maravilhoso! Primeiro contato com autor simplesmente amei.
Gostei muito da narrativa da história, me conectei demais com os personagens.
Claro que encontrei algumas problemáticas, relevem devido a época que foi escrito esse romance.
Aurélia e Fernando levarei no meu coração

gabriel.a.brumatto 13/01/2024

Senhora - José de Alencar
Já irei começar esta resenha dizendo que amei este livro com todas as minhas forças, pois se trata de um cânone da literatura brasileira, sendo uma obra inesquecível.
O enredo é divino, os personagens são muito bem construídos, a ambientação é excelente, e a escrita é lindíssima, o que faz o mesmo tornar-se um livro único e insubstituível.
Revela toda uma decadência de valores do Segundo Império, mostrando a real face da sociedade fluminense/carioca naqueles tempos, escondida por tanta aparência e fortunas inebriantes.
Recomendo a todos que façam a leitura, pois se trata de um livro simplesmente divino, que vale a pena ter no repertório.

Rafaela.Oliveira 10/01/2024

Maravilhoso!
Esse livro é uma crítica à sociedade do século XIX onde os casamentos eram tidos como transações comerciais e o que importava era o quanto alguém podia pagar ou receber por meio de um casamento.

Loh 09/01/2024

Senhora
A leitura desse livro, um dos mais importantes na história do nosso país, torna-se ímpar a todos os brasileiros apaixonados por literatura.
Apaixone-me pelo enredo da obra, entretanto é visível a escassez da conclusão do livro, em suas últimas duas páginas. Apesar disso, é possível ler nas ?entrelinhas? e entender a relação entre ambos os personagens, contudo, e na minha humilde opinião, faltou mais conexão e profundidade entre os personagens.
Com isso, apesar da minha leitura com um olhar mais crítico sobre a história, amei e debrucei-me em cada página dessa excepcional obra.
José de Alencar, meus parabéns!!