Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Thaís 28/02/2024

Se você gosta de romance, do clichê mesmo. Esse livro é pra você. Apesar de ser um livro da época do Romantismo, do famoso José de Alencar, o autor deixa bem claro as críticas que faz sobre o casamento arranjado, casamento por interesse. É possível perceber também um empoderamento feminino numa época em que a mulher não podia praticamente nada.
Senhora ultrapassa gerações.

emma.jones 27/02/2024

Aurélia, a mulher rancorosa
Não é um livro do qual eu consegui me conectar muito, apesar de não ser um livro ruim?
A história inteira é baseada no jogo de orgulho e rancor de Aurélia e Fernando, só conseguiram largar o orgulho no último capítulo aonde consumaram o casamento.
É um tremendo slow burn, ele só ficou com ela quando pagou toda a dívida e Aurélia só ficou com ele porque antes o amava e depois que conseguiu o dinheiro, quis se vingar de Seixas, assim comprando o homem e se casando com ele.
Não acredito que o amor estava mais presente na relação deles, mesmo se um dia existiu.

Roberta.AragAo 25/02/2024

O dinheiro compra tudo?
Perdi as contas de quantas vezes fiquei com raiva do livro e seus personagens. Não tive contato anteriormente com a obra, então, não sabia como tudo era orquestrado. Primeiramente, frustrei-me com o modo do autor em passar um capítulo inteiro falando sobre a beleza de Aurélia, demorei para me apegar a história por simplesmente ter muitos detalhes que só atrasam do que ajudam. Fora isso, o romance é imprevisível, entrei achando uma coisa e no ÚLTIMO capítulo mudei de ideia sobre tudo. Em suma, a obra mostra como realmente é o desejo humano de querermos tudo ao nosso modo. Ps: a minha opinião ainda está enviesada por ser contrária ao pensamento de Aurélia, mas o livro é bom, se vc quer ser estressar com uma besta.

amandaarrios 24/02/2024

Vingança ou amor?
Aurélia e Fernando se apaixonaram quando novos, mas ao perceber que não teria muitas condições ao se casar com ela, Fernando rompe o noivado para se casar com uma moça rica, Adelaide, e receber o dote de 30.000 contos de réis.
Enquanto isso a mãe e o avô de Aurélia falecem, deixando pra ela uma fortuna e ela fica sob a tutela do seu tio.
Armada com o desejo de se vingar do homem que amou e abandonou, Aurélia faz com que o noivado de Fernando seja rompido e anonimamente faz a ele uma proposta para se casar com ela em troca de um dote de 100.000 contos de réis.
Fernando fica imensamente feliz quando descobre que sua noiva era Aurélia, pois sempre foi apaixonada por ela, mas assim que o casamento é oficializado ela diz a ele que agora ele a pertence, pois o comprou por 100.000 contos de réis.
E além de passarem a viver um casamento falso, entram em uma trama de rancor, vingança e paixão não manifestada.
Demorei muito tempo pra terminar esse livro, por que mesmo tendo muitas reviravoltas, ainda assim é um pouco arrastado.
Mesmo assim tive uma ótima experiência com a leitura. Gostei da complexidade de sentimentos dos personagens e a forma como acabaram deixando tudo para trás no final.

Lelê 24/02/2024

Esse foi o primeiro clássico que eu gostei, a história tem um ar de vingança, que eu amo, era um trabalho da escola, mas éramos nós que escolhiamos o clássico.

Tcharles.Amarante 23/02/2024

LEITURA DIFICIL!
Terminei essa obra e olha deu trabalho, quem esta começando agora a ler literatura clássica brasileira não indico Senhora por que tem um enredo arrastado, muita perda de tempo em ficar detalhando tudo até os movimentos que os personagens fazem de uma forma rebuscada e exibicionista, apresentação dos cenários onde a história se desenrola muito preciso demais tirando o foco da história, teve algumas situações que aconteceu com a protagonista que foram interessantes mais nada que mude meu conceito da obra e fora os personagens sem carisma nenhum, o fim da história digno de final da novela da Globo, foi uma leitura obrigatória, não funcionou pra mim, por isso essa foi minha nota!
Tinovsky 23/02/2024minha estante
Pior que é difícil mesmo esse livro. É super arrastado.

Tcharles.Amarante 23/02/2024minha estante
Pois é, queria ter tido uma experiência melhor com ele, mais não obtive sucesso infelizmente

Cl.lcs 24/02/2024minha estante
sinto que fiz uma escolha correta ao escolher Brás Cubas então

Tcharles.Amarante 24/02/2024minha estante
Claro que fez Cl, Brás Cubas é uma obra que inicia uma escola literária nova aqui no Brasil, o Realismo com o nosso querido Machado sendo o precursor desse estilo aqui, esse estilo é muito menos Romantico e utiliza mais a realidade como argumentação das histórias, te indico ler depois Quincas Borba e Dom Casmurro e o conto O Alienista garanto que tua visão sobre a literátura clássica brasileira será outra.

Gabriella 23/02/2024

Mais um romance hipervalorizado da literatura romântica
A construção dos personagens é extremamente rasa, fazendo com que as decisões tomadas por eles só pudessem estar completamente certas ou completamente erradas.
Além disso eu achei o enredo em si muito fraco pois, apesar de eu ter ouvido bastante de como o autor crítica a moral burguesa, ele só se limita em dizer como o materialismo é ruim mesmo que apresente uma realidade "ideal" completamente oposta a isso.
Ademais, o escritor apresenta noções extremamente superficiais sobre o papel da mulher na sociedade e não foca nos pontos em que Aurélia tinha razão para se vingar de Seixas.
malu 23/02/2024minha estante
isso mesmo vamos tacar pau em livro do romantismo ?

Deise.Maria 22/02/2024

Clássico da literatura brasileira
Eu sempre procuro dar oportunidade aos clássicos brasileiros, acho importante conhecer as obras desses autores nacionais. Minha peimora obra de José elde Alencar e o que achei? Bom achei ele um autor bem objetivo, sen rodeios ,embora sua escrita se atente mais a detalhes ,a narrativas mais descritivas ,mas o senso que ele usa para críticas tanto aristocrática,e a estas convenções da época como do casamento por conveniência. Nesse romance a personagem Aurélia é marcada por uma personalidade forte ,e de uma dualidade que põe a prova os instintos de seu marido ( comprado) Fernamdo Seixas , a doce e encantadora Aurélia no passado em outras circunstâncias conhece o então Seixas ,que pertencia a uma boa família sendo o único homem responsável pelo bem estar de dua família e sustento, Aurélia de classe pobre órfã e sem nenhum aparato social é a única neta herdeira de um homem rico que a deixa bem afortunada financeiramente. Já nessa época o Seixas a deixa para noivar de outra com mais condições de elevar seu status social.iludida por esse amor ,Aurélia trama prender esse homem por meio de um casamento por conveniência ,achando que o dinheiro compra tudo ,mas Seixas permanece e irredutível. Mas depois de quase 1 ano sofrendo aos caprichos de Aurélia os dois finalmente se entregam aos encantos um do outro. Foi uma leitura difícil, devido a linguagem da época, mas achei interessante a forma como o autor coloca os conceitos socias da época, o casamento visto como uma barganha para o homem que assume uma posição socialais elevada e a mulher assume a figura de condescendência e submissão, Aurélia foge a esses padrões e mostra que o casamento está além de negócios, além de um meio para alcançar objetivos políticos e sociais .
Um romance pontuado com orgulho ,vaidade e e gocentrismo no diálogo de ambos os personagens.

Maria.Fatima 19/02/2024

Que livro meus amigos...
O livro tinha tudo para ser perfeito, só não dou 5 estrelas pelo fato de não ter mostrado a vida deles após a reconciliação, esperei o livro inteiro para no final não ter quase nada.
Tirando isso, o livro foi ótimo.

skuser02844 09/02/2024

Releitura
A primeira vez que li Senhora eu estava no colegial e torci do início ao fim para o casal ficar junto. Pois bem, aí está a graça de reler um livro tantos anos depois: os pontos de vista mudam!
Dessa vez eu queria que a Aurélia se livrasse desse embuste do Fernando, um almofadinha perdulário defensor das aparências! Ele nunca foi um homem à altura de Aurélia.
Acho que a melhor forma dela se vingar do Fernando seria ter sido muito feliz na companhia de um homem de caráter que lhe desse valor, como era o Eduardo Abreu.
Ainda que Aurélia fosse esperta e independente, o desenrolar da situação em que ela mesma se colocou a transformou numa mulher passiva e tola. Dessa vez a história não me agradou.
Ok, eu sei que devemos sempre nos lembrar a época em que o livro foi escrito: por fazer parte do Romantismo, era de se esperar que tivesse um final feliz. Mas bem que José de Alencar podia ter complicado um pouco mais a vida do Fernando.
Camila Felicio 12/02/2024minha estante
medo de reler kkkkkkkkkk eu amava no colegial e é um favorito da vida

skuser02844 12/02/2024minha estante
Pois é, os anos passam e nossa visão de mundo muda, né? Fernando despencou no meu conceito hehehehe

Sabrina 04/02/2024

Dentre os clássicos brasileiros que li, um dos melhores. Um romance que foge à fórmula da época em que foi escrito e, ainda assim, mantém-se fiel a esta.
Lindamente escrito.

Loba 04/02/2024

Um dos meus livros favoritos da vida
Aurélia, a protagonista, destaca-se pela sua força e inteligência, desafiando as normas sociais da época. A trama explora a dinâmica dos relacionamentos e as diferentes facetas do amor, questionando a influência do dinheiro e da posição social nesses laços. Alencar utiliza uma prosa envolvente para pintar um retrato vívido da sociedade carioca do século XIX, revelando as tensões entre tradição e progresso. "Senhora" é uma leitura fascinante que transcende sua época, deixando reflexões duradouras sobre a natureza humana e as relações interpessoais.

Stefany Santos 30/01/2024

Ah um motivo pra esse livro ser um clássico!
Foi uma leitura envolvente, que me prendeu do início ao fim, o José de Alencar narrou o livro de modo poético e ao mesmo tempo cirúrgico dando o que o romantismo precisava sem o tédio de enormes descrições enfadonhas.

Sério, caso decidam ler um clássico precisam colocar esse na lista. Mas já adianto que a escrita é um pouco complicada, nada impossível, mas requer um hábito de leitura.

Só não dei cinco estrelas pelo fato das últimas 100 páginas serem meio monótonas e isso poderia ter sido evitado com facilidade. Mas nem de longe atrapalha a leitura.

Esse vai pros meus favoritos!