Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1401 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Nero.Godoy 28/09/2023

Senhora;
Que livro maravilhoso! Você entra em outro mundo enquanto lê, mal vê as horas passando.
As personagens são maravilhosas. Nem imagino o quão afrontosa Aurélia parecia naquela época, se ainda hoje vemos ela como uma mulher diferente das demais. Achei toda sua história muito bem pensada e sua personalidade mais ainda! Um par perfeito para Fernandinho.
O começo do livro atiçou bastante minha curiosidade, eu queria saber o que Aurélia tramava e o que Fernando pensava sobre. Infelizmente, da segunda à última parte do livro, até pouco antes do final, achei tudo muito repetitivo, mas o final vale totalmente a pena!
Num geral, o livro desperta aquela menininha interior que sonha com um amor perfeito, por mais que todo o romance seja um caos total. Você se encontra no lugar dos personagens e fica triste junto a eles, e, no final, chora junto também!
Raul 28/09/2023minha estante
De fato me surpreendi muito com está obra!




Carregando... 23/09/2023

A escrita foi agradável e me prendeu na história, principalmente nas últimas páginas. Alguns trechos precisaram de um pouco mais de atenção, mas foi um desafio que eu, particularmente, gostei.

Quantos aos personagens, achei o relacionamento nocivo. Seixas perdeu toda a sua personalidade e se tornou uma extensão de Aurélia sob a fachada de ter amadurecido. O famoso ideal que Aurélia procurava. Na vida real, isso se tornaria entendiante no futuro.

Aurélia, embora tenha passado dificuldades na vida - e até uma parte poderia justificar sua dor -, e talvez por que fosse muito jovem, não conseguia seguir em frente e sempre estava munida de desculpas bem argumentadas. Tenho minhas convicções de que ela manteria essa postura por muito mais tempo se não fosse os acontecimentos finais. Ela poderia ter sido mais feliz, e nem digo com Seixas.

E, afinal, o que deu da família de Seixas?
comentários(0)comente



Carolline25 23/09/2023

Gostei
Pensei que não iria gostar pq ainda não tô acostumada com esse tipo de leitura, mas Aurélia fez eu ter outra visão. Ela é muito orgulhosa,Tudo oq ela fez, fez por orgulho e amor e no final ela teve que deixar o orgulho de lado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Literathatha 21/09/2023

Vocabulário complexo, mas enredo vale a pena
Comecei a ler e não entendia nada. Vocabulário complexo, parágrafos inteiros que eu não compreendia. Mas fui relaxando e relevando as palavras que não conhecia e me interessando pela história. Um romance, simples até, que conseguiu me prender a atenção e por isso uma boa avaliação.
comentários(0)comente



M_clarasanto 19/09/2023

Melhor do que esperava
Não li no ensino médio, mas fiquei com vontade de ler. Não lembrava os pormenores dos resumos que li/ouvi, então acabou sendo surpreendente. Não achei que eu fosse gostar tanto, mas o único erro do livro é o final rápido.
comentários(0)comente



Xaaaa 18/09/2023

Senhora
Livraço.

Eu acabei o livro há pouco tempo e fiquei um tempo refletindo sobre tudo que eu acabei de ler. Que delícia que é ler um livro bem escrito desse jeito.

?Senhora? é um livro impecável que toca em diversos pontos relevantes e importantes de serem discutidos, é um livro que se torna tão real nas emoções que te faz um personagem da história, é um livro que te surpreende a cada capítulo e é O livro.

Desde os primeiros capítulos do livro, já é notório que o José de Alencar sabe exatamente o que ele ta escrevendo. Os personagens vão ganhando personalidade junto do espaço em que se passa a história que vai se construindo e se tornando cada vez mais real.

É uma obra que representa a perfeição do equilíbrio. Nada é demais e nada é pouco. Tudo na história está sempre balanceado. Cada capítulo e cada página do livro tem o seu valor e cumpre um papel necessário na história; sem ser muito descritivo, excessivo ou esquecível.

Quando eu menos esperava, a história tomava um rumo diferente ou tinha um novo desdobramento que trazia mais complexidade à obra. (E é incrível como na última página, em pouquíssimos parágrafos, tudo vira de cabeça para baixo, de cabeça pra cima, de cabeça pra baixo, de cabeça pra cima ??..)

O melhor livro que eu já li!
comentários(0)comente



utasaan 17/09/2023

Um clássico porém irritante
Desde do início me irritei com a obra. Talvez a escrita de José de Alsncar não seja para mim. Todo esse drama entre o casal me irritava. Sei que pertence ao Romantismo mas me lembram muito Estela e Miranda porém chatos já que possui todo esse glamour da mulher inacessível. Enfim, comparado à "A Viuvinha" e "Cinco Minutos" é melhor mas as vezes cansava os capítulos terem a mesma dinâmica de Aurélia e Seixas soltando indiretas entre si.
comentários(0)comente



Isabelle.Della 14/09/2023

Genial
Não colocava muita expectativa, como obra romântica, mas me prendeu do início ao fim. As descrições de Aurélia, todo enredo, todo ego que puxa um pouco mais (na minha percepção, pra um certo realismo). Ela não é ''pesada'' de ler no sentido de conteúdo e demonstra muito bem a relação de ego entre as relações sociais. Adorei, um ótimo clássico
comentários(0)comente



Madu Oliveira 14/09/2023

A escrita é ridiculamente cansativa e desnecessariamente densa, mas se esse fosse o único problema, talvez eu pudesse ter gostado do livro.
Acho que só não sou muito romantica, no sentido literario da coisa, o fato de todo o problema ter sido resolvido em três linhas, e pelo poder do amor, me irritou profundamente.
É um livro cheio de cenas, mas sem nenhum diálogo real entre os protagonistas, que em nenhum momento tentam genuinamente se entender e conversar.
Consigo ver o valor de se publicar uma protagonista como a Aurélia, na época em que foi publicada, e entendo o porque de ter se tornado um clássico. Mas isso não torna o livro menos ridículo aos meus olhos.
Ambos os protagonistas poderiam ter sido muito melhor desenvolvidos, se a história tivesse uma escrita diferente e mais envolvente.
comentários(0)comente



mayagraciele 13/09/2023

Eu já conhecia a história, sempre gostei da história da Aurélia e do Fernando. Mas devo dizer que por se tratar de um clássico e um clássico brasileiro tive um pouco de dificuldade com a linguagem, mas nada que afetasse muito a leitura.
comentários(0)comente



ssmzhpjjm 11/09/2023

Li por conta da escola e percebi que eu sou uma analfabeta funcional, li, li e no final não entendi nada. Não tenho a capacidade de opinar sobre, mas odiei o final. Fiquei muito frustrada com ele.
comentários(0)comente

LeitorDepressivo 11/09/2023minha estante
kkkkkk fiquei assim lendo machado de assis


Lu Sapucaia 11/09/2023minha estante
Sempre me senti assim com os livros de escola


Cabeça 11/09/2023minha estante
Livros que a escola pede são sempre assim KKAKA tenho uma coisa com o José de Alencar que já me deixa com birra dele então acho que vc tá correta KAKKAA




pamelaoliveiraa.s 10/09/2023

Obra atemporal
Eu tinha abandonado a leitura no Ensino Médio porque achava muito chato, mas decide cursar Letras e fui obrigada a ler na disciplina de Narrativa Brasileira... E não é que gostei? as vezes tudo que a gente precisa é fazer as coisas na força do 0d1o e da obrigação com um pouco mais de maturidade. A obra de Alencar é atemporal porque aborda assuntos que desde sempre estava presente na sociedade, fala sobre: feminismo, matrimonio, critica aos homens e falsidade social (tipo, mostrar uma coisa e viver outra).
comentários(0)comente



min ð 10/09/2023

.
Li por indicação de um professor. não tenho muita experiência com clássicos e por isso a leitura ainda foi meio difícil, mas de qualquer forma me prendeu do início ao fim. um enemies to lovers do século XIX eu diria KKKKKKKK
comentários(0)comente



Vitinho 09/09/2023

Senhora
José de Alencar foi um famoso escritos brasileiro, sendo autor de obras muito famosas como Diva, Iracema, Ubirajara e Senhoras, uma de suas obras mais famosas escrita em 1875. Foi considerado um importante representante do romantismo brasileiro e Patrono da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e através de suas obras temas nacionalistas e políticos ganhavam enfase nos anos 1800.

Senhora se encaixa como um dos grandes marcos de sucesso na carreira literária de Alencar. A história acontece durante 215 páginas que são dividas em 4 partes, (O preço, quitação. posse e resgate). A trama se baiseia na vida de Aurélia, uma moça de 18 anos que não se molda as tradições sociais exigidas da época em que vive. O enredo acontece através do olhar atendo do narrador a aspectos minuciosos, como os pensamentos das personagens.
Aurélia, se destaca por sua inteligencia e delicada beleza,que se encontra sufocada por uma sociedade de olhar interesseiro, que se baseia em casamentos comprados e relaçoes liquidas, desse modo, como forma de ir contra isso, Aurélia apaixona-se por Seixas, que posteriormente será seu marido. O climax textual tem como início a revelação das intenções ocultas de Aurélia ao casar-se com seu amado. Ao longo das páginas, novos personagens e linhas de raciocínio vão trazendo mais emoção a narrativa, tornando o apoio do leitor entre Seixas e Aurélia, tornar-se uma linha tênue.

Assim, Senhora se revela como um clássico digno dos aplausos recebidos, pois Alencar é fiel no que se refere a diversão do leitor e sua curiosidade, que é cada vez mais instigada. No demais, a sociedade burguesa e visionário da época é duramente criticada, abrindo a mente do leitor para conhecer mais sobre os tempos antigos.
comentários(0)comente



1401 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR