As Melhores Crônicas de Fernando Sabino

As Melhores Crônicas de Fernando Sabino Fernando Sabino

Resenhas - As Melhores Crônicas de Fernando Sabino

Matheus 18/08/2020

Do cotidiano, um olhar
Falar sobre as crônicas reunidas nesse livro de Fernando Sabino não é fácil, embora seja leve. Em cada uma delas, o poeta-prosador escreve sobre os causos da vida de maneira simples e clara. Seja ao falar de sua infância em Minas, seja de sua trajetória nos EUA ou dos percalços do dia a dia no Rio, ele sempre tem um ar levemente risonho e irônico aí abordar os fatos. Um tema transversal do livro é a presença dos outros poetas e literatos do seu tempo, companheiros de bar e de poesia. Ver, por seus olhos, grandes figuras como Drummond e Vinícius, capturados no cotidiano, é majestoso. Sentir a admiração de Sabino por gigantes da letra, como Neruda e Bandeira, é inspirador. Mas ler, na crônica que encerra o volume, o seu desejo de ser simples como o sorriso da menina pobre ao receber um bolo de aniversário, é o que de fato toca.
O cronista é sempre, por definição, um homem de seu tempo. Mas o olhar que ele dirige as situações que vive tem a potência de superá-lo, por capturar no cotidiano uma centelha de vida, que transmite no texto de maneira perene.
Leia Fernando Sabino.

Amauri Felipe 25/05/2015

Livro muito bom, um clássico
Foi esse livro que fez Fernando Sabino ser mais um dos meus escritores preferidos. Suas crônicas nos fazem saber mais da vida de um escritor brasileiro, por exemplo, ele conhece vários outros escritores e poetas, como Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Mário de Andrade, James Ovalle, e os chama de nomes casuais como Carlos, Mário e Ovalle. Livro ótimo, leitura altamente recomendada.

Cíntia Mara 05/10/2011

As melhores crônicas de Fernando Sabino
Queria ter feito uma resenha pro meu blog, mas a "agenda" dele anda bem cheia.

Como deve ter dado pra perceber pelas 5 estrelinhas, eu amei o livro. Apesar de ser apaixonada por livros desde pequena, li muito pouco durante o Ensino Médio. Mas lembro-me de sentar na biblioteca do colégio com um livro de Sabino e ler de uma vez só. Foi quando comecei a admirá-lo.

Enfim... Amo crônicas! Algumas eu já conhecia, como a famosa A Última Crônica, mas gostei de relembrar. Acho que minha favorita foi a crônica sobre o documentário que fizeram com Drummond - meu poeta favorito. Depois de ler, fui ao Youtube pra assistir ao documentário, muito legal saber um pouquinho dos bastidores.

Também gostei daquelas situadas em Minas ou no Rio. Amo ler sobre os lugares que conheço e gosto.

Livro recomendado!
www.cintiamcr.com.br
Chris 04/01/2017minha estante
A última crônica, quase me pus a chorar...

Maicon Tavares 24/07/2009

Muito Bom...
Existem algumas crônicas muito boas como a do "doador universal", "como melhorar a memória", "que língua a nossa" e principalmente a da "lua quadrada em londres", ri um pouco com essas acima.