Os Exilados da Capela

Os Exilados da Capela Edgard Armond

Resenhas - Os Exilados da Capela

Fabricio268 08/04/2023

Nunca fé cega, sempre raciocinada.
Em uma das primeiras palestras espíritas que assisti, o palestrante disse o seguinte: a doutrina espírita é a única religião que explica sem qualquer sombra de dúvidas de onde nós viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos.
Após ler este livro e também A caminho da luz, o leitor entenderá um pouco mais sobre isso, principalmente sobre nossa origem física na Terra. Sobre a formação do planeta, onde estávamos antes de virmos para cá, a necessidade de estarmos aqui e sobre nosso futuro aqui ou em outro orbe.
Passagens bíblicas estão presentes no decorrer do livro e servem para corroborar todo conteúdo da obra.
Leitura essencial.

Fernanda 10/09/2017

Ótimo livro
Capela: estrela que fica cerca de 45 mil anos luz do sol.

Capela tem sua população, é um planeta mais evoluído que a Terra mas de tempos em tempos há uma espécie de limpeza energética nos planetas (mas esse tempo são milhões de anos), assim os seres que não estão evoluídos como o planeta que se encontram são transportados para outros planetas mais inferiores que eles para que estes possam ajudar na evolução de sua nova casa.

A Terra no começo de seu período onde o homem apareceu, recebeu diversos espíritos da estrela Capela (os exilados da Capela). Estes forma os primeiros habitantes do nosso planeta.

Eles foram os que estiveram em diversos povos, como por exemplo os sumérios (principalmente eles), egípcios, os atlantes (sim, o reino da Atlântida que realmente existiu), entre outros. Foram estes exilados que trouxeram para nosso planeta conhecimentos avançados em :matemática, astronomia, arquitetura, agricultura e navegação, deixando obras como as pirâmides do Egito, os jardins suspensos da Babilônia e as edificações maias e astecas, entre outras.

E o livro fala dessa primeira parte: os primeiros habitantes com consciência do nosso planeta, a vinda dos exilados da Capela para cá, a missão que eles tinham, como foi feita essa missão e tudo o que deixaram de herança para nós.

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2017/07/resenha-exilados-da-capela.html

Parceira Do Az 02/12/2022

Foi um livro que me trouxe uma boa expansão de conciencia e só por isso já uma leitura muito válida. Me deu muito o que pensar e refletir alguns conhecimentos que eu já sabia. Novos conhecimentos a partir dele, também vieram para somar. Agradeço a egregora que tornou essa obra possível e rezo pra que o mundo não se acabe ?, mas que possamos sim ir para a 5° dimensão, todos, o maximo de pessoas possível!??

Allan116 25/11/2022

Deploravelmente triste com tema interessante.
Como uma obra religiosa - ainda que a Doutrina Espirita tente se distanciar da classificação de que é uma religião - é um livro interessante. De fato oferece respostas sobre questões que sempre foram um grande mistério para a humanidade com relação tanto a nossa identidade antropológica quanto psíquica; revela respostas sobre mistérios que, mais tarde bem após o lançamento do livro vieram a ser reconhecidos e corroborados pela própria ciência tradicional, coisa essa que da ao livro seu mérito como uma obra interessante.

No entanto, o quanto possui de interessante se dilui em seu caráter literário preconceituoso onde abertamente tenta legitimar uma ideologia de eugenia protagonizada pela ideia de excelência de toda raça branca em relação as outras. E isso é particularmente triste, além de profundamente frustrante, especialmente levando em conta o ano de lançamento da obra... e que ainda por cima, se apresenta como uma obra espiritualista. Para um livro que em seu escopo aborda amplamente o tema da evolução, a sua mensagem no entanto, infelizmente, demonstra bem pouca...

Lora_Bee 22/05/2023

Livro interessante, mas precisa ser lido de forma critica
O livro apresenta, basicamente, a versão espírita do surgimento da terra e do homem. Parte da tradição cristã, mas explica, por meio da ideia de reencarnação, como nós nos tornamos seres humanos racionais. Apresenta a teoria de que a terra recebeu espíritos que foram enviados de outros orbes para se purificarem na terra, ao mesmo tempo em que ajudariam na evolução daqueles presentes aqui.
Contudo, é preciso ter uma fé raciocinada ao ler o livro, porque ele tem uma teoria, muito da sua RIDÍCULA, de que a raça humana ?evoluiu? até chegar no ser humano ?perfeito?, que seria ruivo, branco e de olhos azuis. Nem é preciso dizer o que há de errado com isso. Então assim. É um livro que tem um ponto importante, a ideia de Capela, mas que sinceramente tem umas partes tão absurdas que não tem como levar a sério. Eu não vou nem me bater em colocar isso como spoiler porque para mim é mais um alerta para pessoa não ler.

Erika 15/04/2021

Maravilhoso!!! Porem eh necessario ter a mente bem aberta para nao surtar com algumas ideias apresentadas.

Jack Zack 11/11/2021

Os Exilados da Capela é um livro que faz lembrar do quão importante é todos se ajustarem às leis do universo e que esse ajustamento é inexorável cabendo a cada um o sofrimento desnecessário.
Ainda temos a feliz constatação de que Nosso Criador, Jesus e os espíritos amigos estão sempre cuidando para todos não deixem de se aldequar ao funcionamento das leis do universo.

Valério 01/08/2023

Aprendizado espiritual
"Os exilados da capela explica como e porque espíritos que habitavam um planeta que órbita Capela foram exilados para o planeta Terra para, ao mesmo tempo ser feito um expurgo em Capela de espíritos menos evoluídos, possibilitar a evolução na Terra, ainda menos evoluída que os exilados da Capela. Há um paralelo com o que sabemos sobre anjos caídos e a expulsão de Adão do Paraíso. Acredite-se (ou não) na veracidade desses acontecimentos espirituais relevantes, o livro é no mínimo interessante.
Esperava algo mais detalhado e com maiores lições Cristãs. Narrativa simples e mais focada em questões antropológicas ligadas à espiritualidade e evolução planetária.

Claudinha 26/10/2020

Livro para quem gostaria de esclarecimentos sobre o surgimento e evolução do ser humano na visão espírita. O livro explica sobre a Capela, que é situada na constelação de cocheiro, onde essa estrela capela é um orbe com espíritos evoluídos e que os espíritos que não atingem a evolução espiritual que é exigido. Os espíritos que não atigem o progresso, são expurgados para o planeta Terra. Essa vinda dos capelinos para a Terra vai servir para aperfeiçoar a raça que vivia nos primórdios da humanidade.

Samu6 18/03/2024

Pior livro que já li na vida!
Esse livro tenta se basear na ciência e nas religiões (cristianismo, bramanismo, judaísmo etc) para convencer o leitor da seguinte insanidade:

Segundo esse livro, a espécie humana surgiu a partir de 5 "raças". A primeira era a menos desenvolvida e, portanto, de pele mais escura. A segunda, terceira e quarta "raças" eram gradativamente mais evoluídas. Até chegar na 5a "raça" que são os brancos, louros de olho azul.

Sim, eu não estou zoando e, sim, você entendeu bem! Por isso esse livro entra no top 1 da minha lista de "livros 4rromb4dos" da vida.
Adamastor Portucaldo 19/03/2024minha estante
Minha avó dizia: uns, fé demais, outros, fé de menos. Esse livro é para o público espírita... embora outras vertentes do 'conhecimento' tenham versões similares (não estamos sós, Anunaki, Nefelins - esses estão na Bíblia!).

Samu6 19/03/2024minha estante
Exatamente, é um livro espírita que dá argumentos para a ideologia da superioridade ariana, a ideologia que causou o holocausto. Aparentemente alguns da fé demais estão bastante equivocados.

Ingrid 19/01/2022

Para quem está começando a conhecer a doutrina espírita é um livro que eu aconselho muito a ler, pois vai compreender o porquê do sofrimento e alguns fatos históricos e a consequência dele no mundo atual.

ju.c 30/03/2024

Não sei ao certo o que pensar. De fato, é um livro explicativo sobre a evolução da terra e dos povos que aqui ja passaram. MAS, muitas falas problematicas.
Bia Calixto 30/03/2024minha estante
Está na minha lista de leitura. Sempre indicam e mencionam esse livro nos cursos de estudos espíritas. Fiquei curiosa quanto as falas problemáticas

ju.c 01/04/2024minha estante
Eu sigo um ritmo de estudos que segue muito as obras de Chico. As suas obras me passam 100% de segurança. Confio plenamente em todos seus livros e ensinamentos deixados aqui.

Tudo que leio, que não seja dele, abro um pouco a cabeça, mas não deixo de questionar. Entende? O livro em si é muito bem escrito, tem muito conhecimento e explica muitas fases evolutivas que passamos aqui na terra. Mas, não é um obra de Kardec e nem de Chico. Por isso, cabe fazer algumas interpretações com cautela e não tomar como verdade absoluta. Assim como sempre é ensinado, raciocinar, literalmente, a fé.

A leitura é valida e necessária, mas, em alguns pontos traz dualidades de sentidos e algumas verdades pouco exploradas. Vale também levar em consideração o ano em que foi escrito

ju.c 01/04/2024minha estante
Acredito que estudar mais a fundo o livro Gênese de Kardec seja mais proveitoso. Apesar de mais difícil.

Luiza 17/11/2022

Os exilados da Capela
?Voltemos-nos, pois, para Cristo, enquanto é tempo; filiemos-nos entre os que servem, com humildade e amor, servindo ao próximo e abramos os nossos corações, amplamente, amorosamente, para o sofrimento do mundo, do nosso mundo?.

Cepheus 10/07/2023

Exilados da Capela é um bom livro de abordagem científico-espiritual quanto à androgênese e análise da primitivdade da espécie humana, até os dias atuais.
O autor traz fortes referências do plano espiritual, citações das mais diversas áreas do globo, e ainda as complementa com fatos histórico-científicos, contribuindo para maior veracidade de sua escrita.
Contudo, Exilados da Capela, apesar de rico material de estudo e reflexão, destoa um pouco do foco principal: espera-se ler sobre a história de Capela, o motivo do exílio de seus habitantes e o futuro que os aguardava; tópicos, esses, que realmente são discorridos no livro, mas de maneira tão rápida e objetiva que deixa um pouco a desejar, esperando-se um pouco mais de aprofundamento nesses assunto.
À exceção disso, a leitura é bem esclarecedora e valorosa, pois a linguagem é clara e simples, mesmo com tanta abordagem científica.