O compromisso

O compromisso Herta Müller

Resenhas - O Compromisso

kelly 09/05/2015

Minha opinião
Apesar de ser um livro de poucas páginas, vc tem a impressão de q a leitura vai fluir mas, infelizmente n flui. Tive que recomeçar 2 vezes pra terminar. Em suma, o livro é chato, entendiante e cansativo. Muito a desejar pra uma escritora premiada.

RafaelW 12/08/2010

Herta Müller escreve muito bem
Herta Müller escreve muito bem. O livro trata da vida de uma mulher que vive na Romênia comunista e os efeitos (ou defeitos) que isto causa ao longo da sua vida.
A história é meio autobiográfica, pois a própria autora, pelo que eu sei, nasceu na Romênia e foi fugida para a Alemanha (a Ocidental da época, obviamente) no final do Séc. XX (precisa dizer?).
Vá lá, o livro é meio truncado, sem capítulos, às vezes meio arrastado, e por isso cansativo, mas vale a pena porque é muito bem escrito (pra mim isto é importante).
Não tenho tanta bagagem literária assim e por isso não sei quem merece ou não o Nobel de Literatura, mas se for pela forma como escreve, o prêmio foi bem dado.

Fernando 22/01/2010

Não posso dizer que esse livro não seja "grande coisa", que foi o que eu pensei durante a leitura e logo após terminá-lo. Pensando sobre ele agora, penso que existam algumas virtudes nesse romance sobre a classe operária romena. O final aberto a interpretações por si só talvez seja uma delas.

Mas como já relatado aqui, o romance perde o ritmo em certos pontos, o que dificulta a leitura. Eu mesmo demorei mais do que o habitual para um livro tão pequeno. Talvez ele tenha qualidades realmente, mas como não tenho grandes pretensões literárias e para mim a literatura é tão somente um prazer, não posso afirmar que recomendo essa obra, já que a sua leitura não foi prazerosa como eu esperava.
Yeah
Giliade 22/01/2010minha estante
Devo dizer que essa resenha contribuiu seriamente para que o livro fosse jogado para o fim da fila de espera das obras que pretendo ler. No entanto, é interessante ter diferentes pontos de vista, já que através disso, é possível fazer uma análise mais imparcial a partir da leitura da obra.

Se esse livro colaborou significativamente para que ela ganhasse o nobel de literatura, é certo que alguma qualidade deve ter, como as descritas por você. Mas agora é preparar para as próximas destruições! Rock!

Quase Tudo de Medicina 03/02/2014minha estante
Tive exatamente a mesma impressão...fiquei perdida e confusa...jamais abandonei um livro e fiquei muito frustrada em ter que tomar essa atitude com um livro tão premiado...tentei novamente voltar e não consegui...não gosto de repudiar livros porque por mais desinteressante que seja sempre há algo bom para reter....talvez a culpa tenha sido minha e eu não estivesse preparada como leitora para ler esse livro....

Eloiza Cirne 12/04/2014minha estante
Eu também o abandonei. Leitura para mim é sinônimo de prazer. Costumo dizer que não preciso "sofrer" para poder ler um livro. Se não sei apreciar um escritor medalhado, nobel... paciência. O livro é chatésimo!

Lima Neto 28/10/2009

o livro é bom, sem dúvida, mas muito abaixo de minhas expectativas. historicamente, o livro está bem construido, retratando bem a vida das pessoas sob eterna vigilância nos tempos do socialismo. achei o ritmo de leitura do livro um tanto quanto parado em determinadas momentos.

"O Compromisso" é um livro interessante, sem dúvida, mas, na minha opinião, muito aquém de uma escritora que ficou consagrada por ter ganho recentemente o Nobel de Literatura, o principal prêmio literário do mundo.

Henrique 23/12/2009minha estante
Concordo com o Lima. É um bom livro, mas perde o ritmo em alguns trechos, o que torna a leitura um pouco cansativa. Embora seja um livro relativamente pequeno, estou demorando um pouco pra ler.

Contudo, vale a leitura. A autora tem um bom domínio narrativo e cria algumas pessagens de grande lirismo.

Espero conhecer outras obras da autora para ver se o Nobel foi mesmo justificável.

Henrique 23/12/2009minha estante
Guilherme, acho que todo mundo que está lendo esse livro foi influenciado pelo prêmio. Não me parece que exista alguma coisa errada nisso.