Cidade das Cinzas Cassandra Clare

Resenhas - Cidade das Cinzas

helesnar 14/04/2021

kkkkkkkkkk eu juro que não consigo dar uma única opinião sobre esse livro.

ta, tentando. foi melhor que o primeiro (eu acho???) e a gente explorou mais coisas, como o reino das fadas lá. uma coisa que eu não gosto é que a gente passa pouquíssimo tempo em cada lugar, zero explora. parece que ta ali só pra dizer que teve (como o lugar das fadas, dos lobisomens etc)

clary ainda mala o simon quase tão mala quanto, mas gostei que a gente ta começaaando a ver mais do alec e da isabelle (e magnus) que são os mais interessantes

odiei aquele final do barco, foi confuso e pareceu bem jogado

enfim.... de verdade não tenho uma conclusão kkkk não sei dizer direito o QUE rolou nesse livro pq pareceu muito um filler entre o primeiro e o terceiro
Lacrimosa 14/04/2021minha estante
eu amo o jeito como você fala "a gente"

Blog MVL - Nina 23/06/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www.minhavidaporumlivro.blogspot.com

Cassandra Clare é o novo nome da literatura fantástica. Com seu estilo sarcástico e refinado, tem levado milhares de leitores por todo o globo à loucura com a saga que conta a batalha travada entre nephilins (descendentes de anjos), e demônios. E acima de tudo, uma história de amor que comoveu a todos.

Dizer que Clare é ousada seria subestimar seu trabalho produzido até aqui, em apenas uma obra ela aborda tópicos como homosexualida, incesto e religião. Definitivamente uma autora que não tem medo de desenvolver suas idéias livremente, penso que deve ter sido difícil para os editores cortarem ou indicarem um caminho à Cassandra. Não acho que ela concederia esse direito a ninguém.

Em Cidades dos Ossos, primeiro volume da série publicado em 2010, o leitor foi introduzido ao universo dos Caçadores de Sombras. Nephlins (humanos híbridos de anjos) que protegem e guardam a sociedade “sobrenatural”, tudo aquilo do qual nós mundanos (na expressão criada pela autora) não podemos nos defender. Vampiros, lobisomens, fadas e bruxos. Eles são a grande CIA desse universo fantástico. Conhecemos também a protagonista Clary, aparentemente uma humana comum que após o ataque à sua mãe, descobre que pertence a uma longa linhagem de Caçadores de Sombras e que é filha do grande vilão da história desse mundo, que até então lhe era desconhecido. Clary conhece Jace, ambos se apaixonam e em seguida descobrem que são irmãos. Cidade dos Ossos termina concedendo a seguinte perspectiva a seus leitores: Valentim (pai de Clary e vilão nazista) está de volta e com o objetivo de governar o mundo, a Clave pode não ser suficiente para impedi-lo. Clary e Jace devem lidar com a realidade de que o amor que compartilham é o mais proibido e condenável de todos.

Existe, em qualquer vertente e gênero da literatura, uma linha tênue que separa o bons livros dos maus livros, ou apenas, o bons escritores dos maus escritores. O equilíbrio entre descrever em excesso ou não liberar suficientemente detalhes da história, a caracterização de personagens autênticos e carismáticos que consigam guiar o leitor pela narrativa sem se sentir enfadado,é o que decidirá se uma obra foi ou não escrita por uma mente habilidosa. Eu então afirmo que, literariamente, Cassandra Clare é capaz de transitar por essa linha com destreza e talento. É admirável a forma com que a autora consegue administrar e manipular as emoções e pensamentos do leitor.

Cidade das Cinzas é a colossal continuação da saga Os Instrumentos Mortais. Neste novo momento da estória,Clary descobre alguma novas características sobre si mesma,tenta lidar com o triângulo amoroso que lhe foi imposto pelo irmão Jace e o melhor amigo Simon. Apesar de algumas ácidas críticas sobre o romance entre dois irmão, assumo que o fato não me incomodou por questões morais ou religiosas,me ressenti da situação por querer que os dois protagonistas ficassem juntos. Obviamente, tive meu desejo negado.

Os personagens são tão carismáticos e interessantes quanto o próprio conceito do universo extraordinário criado por Cassandra. Magnus Bane é um dos meus personagens favoritos na série,a empáfia e o humor sagaz me fizeram dar boas e gostosas gargalhadas. E o romance protagonizado entre o bruxo e Alec é simplesmente delicioso de se acompanhar. A homosexualidade é cuidadosamente explorada, e obviamente um conflito real para Alec,que deve considerar revelar esse aspecto de sua natureza aos pais algum dia. Apesar de o livro ser de Fantasia,neste aspecto em especial o dilema vivido pelo personagem é tão real quanto o de muitos jovens por aí. Eu,pessoalmente,não me incomodei com o relacionamento amoroso e obviamente sexual entre Magnus e Alec,e me descubro torcendo ferozmente para que eles formem um casal à sério nos próximos livros.

Algumas pessoas me questionaram porque sou tão apaixonada pelo personagem Jace e eu ainda me surpreendo e penso “O que há para não gostar?”. Após pensar cuidadosamente sobre o assunto, cheguei à brilhante conclusão. Eu me identifico com Jace. Sinto uma intensa e profunda empatia pelo menino que ele foi,torturado pelo Pai,e depois pelo jovem que apesar de forte e capaz,não sabe ao certo onde e com quem é o seu lugar. Jace aparenta ser rude, charmoso, arrogante e impertinente. E eu não nego que ele o seja. No entanto a característica mais pronunciada e latente no personagem é a carência. Jace não sabe o que é ser realmente amado e cuidado. As pessoas mais sensíveis que você vai conhecer na sua vida são aquelas que usam máscaras. Proteções que lhes permitem sobreviver. Esse é Jace. E quando pela primeira vez ele realmente quis algo, seu desejo escapou entre seus dedos. Ela amou Clary praticamente desde a primeira vez em que se viram, e descobriu que esse amor jamais poderia se concretizar porque ambos compartilhavam o mesmo DNA. Tudo o que afirmei nasce da minha percepção individual do personagem, está além dos diálogos e do que a autora revela sobre Jace.

Clary é uma protagonista admirável. Determinada, impulsiva e ao mesmo tempo frágil e vulnerável. De uma perspectiva analítica, ela é a típica moçinha que “vende” bem na literatura. Próximo ao final do livro, a personagem faz escolhas e realiza coisas que ela nem mesmo se imaginava capaz. A Clary que conhecemos na boate Pandemoniom em Cidade dos Ossos já não existe. Ela amudereceu e seus talentos também. Cada vez mais a protagonista assume seu papel de guerreira e tenho a sensação e a certeza de que ela será o maior trunfo contra Valentim.

Cidade das Cinzas é ação, sem espaço para tomar fôlego. O ritmo da narrativa se estabelece em momentos de extrema tensão e lutas, não há descanso, nem para os personagens e muito menos para os leitores. O final poderá partir os corações mais frágeis e instigar as mentes mais aguçadas, já que várias pistas para o próximo livro foram lançadas. Basta que cada um crie suas próprias teorias agora e boa sorte ao tentar descobrir o que a mente insidiosamente brilhante de Cassandra Clare ainda vai aprontar.
Carol 31/08/2011minha estante
Somos um grupo de fãs em processo de crescimento na página TEAM SHADOWHUNTERS (Caçadoras de Sombras) no Facebook, CURTA essa página se você também é fã dos livros Os Intrumentos Mortais ( The Mortal Instruments) e The Infernal Devices da autora Cassandra Clare, nesta página você poderá partilhar suas ideias, opiniões, e algumas artes criadas por fãs como: desenhos, música e muito mais, todos os fãs serão bem vindos!

Morringhan 04/09/2011minha estante
Uau!Sua resenha está perfeita!Preciso urgentemente comprar esse volume (junto com "Cidade de vidro", é claro).

Penso mesmo isso da autora, dos personagens, mas não conseguiria colocar em palavras como você. Parabéns^.^
Kisses

Shai 08/12/2011minha estante
Sua resenha está perfeita mesmo! Parabéns!

Laura 01/12/2013minha estante
Nossa!!! Depois de ler sua resenha fiquei, mais empolgada para ler o segundo livro da série!!! Adorei e estou super curiosa

Aryane Marques 31/07/2014minha estante
Adorei a resenha, parabéns! vc acha que em algum livro Jace e Clary ficaram juntos?

Vini 01/08/2021

O que o título do livro tem em relação a história?
Antes de tudo tenho que falar que essa série é sim, uma novela mexicana completa.
Acho que gostei mais desse livro do que do primeiro, porém ainda contínuo achando os finais bem chatos e confusos.
Novamente o que era pra ser a "batalha final" do livro, só tem conversa.
O Valentim é um vilão tão sem sal que nem da pra entender direito qual é o plano dele, pq uma hora ele quer fazer um exército de Caçadores pra acabar com a Clave e com todos os seres do submundo, depois ele ja ta controlando um exército de demônios pra ajudar ele a matar os demônio ???? (???)
O rolo todo do primeiro livro em busca do cálice foi inútil?? Pq ele fala "ah não tenho tempo pra criar mais caçadores com o cálice, vou gardar aqui e buscar outra coisa" ???, tipo não faz sentido nenhum (eu sei que tem um negócio que ele vai fazer com os instrumentos no terceiro livro).
Acho que ainda falta foco e centralização do objetivo final do vilão.
Personagens continuam sem ter desenvolvimento: Isabelly mal aparece, só quando precisava mandar mensagem pra Clary pra falar o que tava acontecendo, Alec e Magnus também não aparecem muito, mas ainda tem um certo desenvolvimento.
Contudo gostei muito do destaque que o Simon comecou a ter nesse livro, e gostei mais da trama desse do que o primeiro.
A Clary também se tornou mais útil, com a descoberta desse poder que ela tem.
Ghost Reader 01/08/2021minha estante
???

Evellyn 15/11/2020

Cidade das Cinzas
"Dia de Ira, aquele dia de Incêndio, David e Sibila testemunham preocupados, Todo o mundo se desfará em cinzas."

"Quando você realmente ama alguma coisa, nunca tente conservá-la do mesmo jeito para sempre. Precisa deixá-la livre para mudar.?

Ta sendo incrível reler os livros, apesar de muitos personagens chatos kkkkk gosto bastante pq aqui a gente conhece as coisas melhor. Mal vejo a gora de ler as próximas séries

Danny 13/01/2021

Em Cidade das cinzas, o ritmo caiu um pouco, em relação ao primeiro livro e só voltou a melhorar na metade e o final me deixou querendo o próximo livro logo. Só não estou curtindo o Simon, meu ranço por ele cresceu e muito. Pense num traste chato e insuportável.
No segundo livro Clary ainda está tentando lidar com todas as descobertas. Quando o segundo instrumento mortal é roubado, Jace acaba virando o principal suspeito. E Clary vai fazer de tudo para salvar e ajudar a inocentar Jace e ainda impedir os planos de Valentin.
Jéssica 14/01/2021minha estante
Sempre achei todas as partes do Simon muito chatas, mas geral ama neh hahaha
Bom saber que não estou sozinha!

@jpeoslivros 14/01/2021minha estante
Finalmente alguém qua também não suporta o Simon

Danny 14/01/2021minha estante
Me senti uma palhaçada pq esse traste não morreu.

Lizia.Yohanna 20/11/2020

Cada vez que releio essa saga fico mais apaixonada por Malec e continuo achando Clary chata e Sem sal, mais nem sempre os protagonistas são os melhores e Malec tá ai pra provar isso. Todo meu amor por essa saga agora vamos para o próximo.

Emily Herondale 10/07/2022

Apaixonada estoy.
Cara, que evolução que os personagens tiveram.
*No primeiro livro a Clary era meio... imatura e impulsiva? Mas nesse livro aqui, ela já está bem melhor e está começando a mostrar suas habilidades ao invés de apenas assistir as batalhas.
*Amei que o Simon apareceu mais. No Cidade dos Ossos ele era constantemente esquecido, então eu não tinha criado empatia por ele. Mas agora estou gostando mais dele e torcendo para que ele tenha um final feliz.
*O Jace continua perfeito, então não preciso dizer mais nada kkkk.
*O Magnus... ??? Cada vez mais apaixonada nele, está se tornando um dos meus personagens preferidos.
*Amei que apareceu mais do Alec, antes ele ficava sempre de escanteio, mas agora estamos conseguindo entender melhor a sua personalidade.
*Ainda sinto a falta da presença da Izzy... Ela ainda não chegou a me cativar, mas acho que isso vai mudando ao passar dos livros.

Não preciso nem falar sobre esse mundo gigantesco e incrível criado pela Cassie Clare né? Estou virando cadelinha dela hahahah.

RECOMENDO.

Nicoly.Tonani 08/08/2023

A quantidade de piadas de incesto é um pouco assustadora, mas o Jace segue sendo meu badboy preferido
anakin wife 08/08/2023minha estante
jace meu top 1

Debbye 02/12/2020

Cidade das Cinzas
Cidade das Cinzas foi uma sequência extraordinária do best-seller Cidade dos Ossos. Com mais ação, mais risadas, mais lágrimas, mais matança de demônios e mais química entre dois certos personagens, Cidade das Cinzas não o deixará desapontado, apenas levemente em lágrimas por tudo o que você acabou de experimentar.

Aprendemos mais sobre os personagens e seus poderes individuais, mais sobre a complicada história entre Clary e Jace, bem como testemunhamos algumas transformações devastadoras de personagens. Eu recomendo fortemente esta série para todos. É perfeito.

?(?) Era como se houvesse uma bolha de dor ou arrependimento que morava dentro do coração dele, e quando ele queria dizer alguma coisa, qualquer coisa, que parecesse significativa ou verdadeira, a bolha se erguia e sufocava as palavras.?

Ness 25/02/2022

Leitura fluida
Eu gostei de Cidade dos Ossos, mas adorei Cidade das Cinzas. No livro conhecemos melhor a história de Valentim, e do passado de Jace.

No livro, Jace parece um pouco perdido sobretudo porque tem uma relação amor x ódio pelo seu "pai", e isso gera suspeitas dos Lightwood quanto ao seu comprometimento com a Clave.

Além disso há todas as circunstâncias envolvendo a busca pelos instrumentos mortais. E minha paixonite pela eletricidade do Magnus Bane, claro.

Achei o livro incrível!

Ale 01/02/2024

Gostei mais desse do que do primeiro.

Essa história da Clary e Jace já ta chatinha.

Simon grande gostoso, nunca erra.

Izzy e Alec mereciam mais destaque.
Hey_Impv 01/02/2024minha estante
sim mano fui ler esperando que o Alec e a Izzy se tornariam meus favoritos mas eles quase nem tem destaque

Carol 10/04/2021

maravilhoso
como todos os livros da Cassandra Clare, ele é intenso, cheio de aventuras, te envolve e a leitura te prende do início ao fim! ainda q cidade de ossos tenha sido melhor, eu adorei tb!

amêndoa 19/03/2021

Dios mio
Eu li esse livro em 2 dias, e eu não queria larga-lo em momento algum! Clary continua extremamente chata e tenho ranço com o Jace também, mas fazer o que né, se são os personagens principais e tudo gira em volta deles praticamente.

As partes de todos os outros personagens eu amei, só a Maia que fiquei meio ?méh?.
Espero muuuito que desenrole o casal secundário que foi dito algumas indiretas no livro e já digo que amo.

Não imaginava que iria gostar tanto da série ao ponto de dar 4 estrelas para os dois primeiros dela. Espero do fundo do meu coração que continue assim...
ana :) 19/03/2021minha estante
nossa a clary é chata mesmo

bel 16/09/2021

???,5
Por que é tão complicado, para mim, ler os livros da Cassandra???

Nesse segundo volume da série a história fica melhor do que no do primeiro, mas mesmo assim não curti muito.

Passei uns bons meses com esse livro parado e o motivo é que parece que enquanto eu leio por uma hora eu só consigo avançar 2 páginas, o que é diferente de outros livros que eu leio.

A história é muito boa, não acho que tenha muitos defeitos, o único problema para mim é que é tão demorada ?.
Lala 16/09/2021minha estante
No terceiro piora

bel 16/09/2021minha estante
KKKKKKK zero vontade de começar o terceiro

Bekky.Marty 26/08/2020

Essa novela mexicana sobrenatural me diverte muito!
Os personagens nem imaginam que as coisas só vao piorar, e muito
Laura.Marques 26/08/2020minha estante
Aaaaaah eu gosto mt desse livro