Star Wars: Heir to the Jedi

Star Wars: Heir to the Jedi Kevin Hearne
Kevin Hearne




Resenhas - Heir to the Jedi


70 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Nat 24/09/2019

Luke Skywalker é um herói. Depois de destruir a Estrela da Morte, a maior arma do império, o aprendiz de jedi tenta lidar com a sua vida e as mudanças que lhe aconteceram durante esse tempo. Agora que Obi-Wan Kenobi não está mais do seu lado para lhe ensinar os caminhos da força, Luke reflete sobre como praticar o pouco que aprendeu enquanto realiza pequenas missões para a Aliança. Uma dessas missões, para a qual vai receber ajuda de Nakari Kelen, consiste em resgatar uma criptógrafa chamada Drusil Bephorin que trabalha sob ameaça para o império, enquanto outros resgatam a família dela, pois Drusil está disposta a oferecer seus serviços para os rebeldes.

Esse livro é bem simples. Eu gostei bastante dele porque conseguia ver o Luke jovem exatamente como Mark Hamill o personificou: curioso, ingênuo, heroico. Como a história se passa entre os episóidos IV e V, foi bom ver como ele lamenta a ausência de Ben Kenobi e o tipo de curiosidade e medo que sente de Darth Vader (claro, ele ainda não sabe do parentesco). O relacionamento entre ele e Nakari é o ponto alto e divertido do livro e é onde se vê bem claramente o seu nível de ingenuidade. Confesso que o final me surpreendeu, não esperava de maneira nenhuma que fosse ser o que foi. Como agora que estou me inteirando mais sobre as diferenças entre o que faz parte do novo cânone e o que fica de fora, não sei muito sobre a importância de Nakari, mas é claramente uma personagem que eu amaria ver em outras histórias. Completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/09/herdeiro-do-jedi-kevin-hearne-dll-2019.html
comentários(0)comente



Renato.Vasconcellos 20/05/2019

Mais uma aventura
Mais uma aventura sem grandes consequencias, sem expandir de fato o universo. Tal qual um vilão do Scooby Doo, o leitor corre através de uma série de portas místicas que apenas levam para o mesmo corredor. Talvez eu só esteja rabugento com esse novo universo expandido da Disney. Apesar disso o escritor possui uma técnica leve. O livro é agradável e rápido, ideal para uma leitura descompromissada e relaxante.

Aqui acompanhamos o nosso herói Luke em uma aventura que se passa entre o Episódio 4 e 5 da trilogia clássica. Depois de destruir a Estrela da Morte, Luke está repleto de dúvidas e questionamento sobre a verdadeira natureza da Força. Ele não consegue entender a nova camada de percepção que eventualmente se abre para ele, nem atinge a natureza dos novos poderes que estão a sua disposição. Sem um treinamento formal, sua capacidade bruta não é refinada e não corresponde a sua próprias expectativas, deixando ele inseguro em muitos momentos do livro. A história é contada em primeira pessoa pelo próprio Luke e é muito interessante acompanhar esse trecho de sua evolução como Jedi.

Temos uma rápida introdução, onde Luke viaja até o planeta dos Rodianos para criar um contato de vendas de arma para a Rebelião e ainda se envolve no salvamento de uma nave inocente, que tava sendo atacada pelo Império.

Depois, Luke é requisitado pela rebelião para fazer uma missão secreta de natureza bastante perigosa, ele precisa resgatar uma slicer (dita a melhora da galaxia) que está coagida trabalhando para o império. Para isso ele conta com a ajuda de Nakari, uma bela humana filha de um ricaço do ramo de bio-tecnologias.

Necessitando de dinheiro para equipamento, eles viajam até um planeta no Núcleo denso da galaxia para conseguir uns espécimes recém descobertos pelo pai de Nakari. A tensão se desenrola quando descobrimos que as criaturas eram predadores capazes de ficar invisíveis e dotados de uma cerra natural usada para perfurar o crânio e devorar o cérebro de suas vítimas. Equipados com poderosas armaduras concedidas pelo pai de Nakari, a dupla consegue superar os perigos do planeta desconhecido e escapam com um espécime morto para estudos. Assim o pai de Nakari consegue a desculpa necessária para dar uma vultuosa quantia para a filha sem levantar suspeitas dos espiões do Império. Essa aventura tem como principal objetivo juntar os dois protagonista e mostra como eles possuem uma boa sinergia.

Finalmente com a nave bem equipada, eles partem para encontrar o contado que daria todas as informações sobre o alvo da extração. Felizmente (Deus Ex Machina?), o filho desse contato foi salvo pelo Luke no começo do livro, e ele é extremamente solicito com nosso herói. O alvo da extração é um Givin chamada Drusil. Vale a nota que essa é uma das raças mais estranhas de star wars. Eles possuem feições faciais que lembram um cranio e são adeptos completamente da matemática. A Drusil é uma matemática ainda mais capaz dentre dessa raça de matemáticos, o que torna uma das melhores slicer da galaxia. Depois de estudar o alvo, o grupo consegue realizar a operação, fugindo com ela através dos esgotas da cidade.

A dupla de heróis junto com Drusil conseguem escapar do Império usando rotas desconhecidas do Hyper-espaço e acabam se escondendo em um planeta natal do contado inicial dos rebeldes. Enquanto aguardam reparos, vemos Luke se aproximar cada vez mais de Nakari, eles engatam um romance pueril.

O acordo entre os Rebeldes e Drusil só estaria completo quando ela encontrasse sua família em um planeta remoto, onde ficariam escondidos do Império. Eles conseguem ludibriar os agentes imperiais e realizam o ultimo trecho da viagem. Infelizmente, caçadores de recompensa estavam aguardando eles em seu destino final. Durante a luta nave de Luke é abatida, ele consegue aterrissar em uma ilha e o combate se dá em solo. Nesse momento, a jovem Nakari acaba sendo assassinada pelo caçadores de recompensa. Luke sente na força o vazio deixado pela companheira e quase sucumbe para o lado sombrio. Mas em vez de se entregar os sentimentos ruins, ele prefere se apegar aos momentos em que passaram juntos e em como ela o ajudava a desenvolver seus poderes de Jedi. Ele promete para si mesmo que irá se tornar um Jedi completo, assim como seu pai, em honra de Nakari.

Drusil tem um final mais feliz, ela consegue se reuniar ao marido e seus filhos e passa a ajudar os Rebeldes escondida em outro planeta.

A aventura termina com uma ponta solta. Em sua viagem a Rodia, Luke vai no cemitério de um antigo Jedi que foi ferido durante a Ordem 66, mas conseguiu fazer sua nave retornar ao planeta natal. Lá ele recebe de presente o Sabre de Luz desse jedi. Ele desmonta o sabre, mas não consegue aprender muito sobre a arquitetura da peça. E termina nisso. O sabre simplesmente desaparece da história.

comentários(0)comente



Telice 11/01/2019

Luke Skywalker: uma história Star Wars
Segundo livro que leio da saga Star Wars e dessa vez a história irá focar no Luke após a destruição da Estrela da Morte que quer aprender mais sobre os caminhos da força.

Diferente do livro da Leia que eu li antes desse (Star Wars - Legado de Sangue), que é mais profundo e com peso dramático muito forte, nós temos aqui uma aventura bem cara de Star Wars. Era incrível como eu ia lendo e imaginando um filme sendo feito com que estava escrito. Isso se deve muito ao mérito do autor Kevin Hearne que sabe escreve ação e também desenvolver personagens.

Outro mérito do autor foi ter escolhido escrever o livro partindo do ponto de vista do Luke, porque a gente passa a entender melhor o personagem. O desenvolvimento dele é gradual tanto na força quanto como ser humano. Nós não vemos apenas o herói que destruiu a Estrela da Morte, nós vemos um ser humano cheio de dúvidas e desejos, que quer seguir os passos do pai em se tornar um Jedi, mas não tem ninguém pra lhe ensinar ou até mesmo pra lhe fazer entender como a Força funciona.

As cenas em que Luke acessa a Força ou tem algum contato com a mesma eram o ponto do alto do livro, pra mim. Consegui entender melhor como a Força funciona depois de ter lido esse livro.

Fora o Luke temos alguns personagens que já conhecemos, como o R2-D2, Almirante Acabar (IT'S A TRAP!), Leia e C-3PO. E, temos alguns novos, com destaque a Nakari Kelen que eu amei.

Enfim, a leitura é leve e cheia de ação, os personagens são ótimos, a história é maravilhosa e o final é lindo.

Se o Luke já era meu personagem favorito do Universo Star Wars antes desse livro, após a leitura apenas confirmou sua posição!

Recomendo a leitura pra já! ♡

P.S.: O livro se passa logo após a destruição da Estrela da Morte, assim ele está localizado entre o Episódio IV - Uma Nova Esperança e o Episódio V - O Império Contra-ataca e, só para lembrar, ele faz parte do cânone oficial de Star Wars.
comentários(0)comente



Alice.Mariani 13/11/2018

Ótimo por de mais!
Leitura ótima, rápida, sem enrolação. Recomendo muito pra quem quer um toque a mais sobre o universo de Star Wars.
comentários(0)comente



Julio.Cesar 03/06/2018

Aventuras despretensiosas do jovem Luke
A narrativa de Kevin Hearne é um dos pontos altos da história, sendo dinâmica e singela, o que não a deixa tornar-se maçante ou cansativa. Além disso, o autor é muito bom com os diálogos dos personagens e consegue fazer o leitor criar empatia pelos personagens de uma forma bem natural.

Outro ponto positivo são as cenas de ação. Sem tornar o excesso de detalhes algo cansativo, Hearne consegue transmitir uma sensação de mobilidade e eficácia nestas cenas, buscando sempre dar movimento e ritmo nos momentos de adrenalina, algo que espontaneamente empolga o leitor.

Ademais, "Star Wars: Herdeiro do Jedi" consegue ser despretensioso e impressionante, sendo não apenas uma leitura divertida com personagens que gostamos, mas um acréscimo memorável ao universo de Star Wars. Com certeza, uma leitura imperdível para fãs e admiradores da saga.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Núbia Esther 18/01/2018

Nesta nova leva de romances do Universo Expandido de Star Wars, sim estou me referindo apenas às obras cânones, já li livros que se passam pós-eventos dos filmes antigos e antes dos retratados na nova trilogia, outros que se passam poucos anos após a instauração do Império Galáctico e que até mesmo acompanham o nascimento e a derrocada do poderio de Palpatine. Em alguns, os protagonistas são os vilões (bem persuasivos e carismáticos) ou personagens pouco expoentes nos filmes, mas que ainda esperamos que venham a ter alguma importância na nova história central que descortina. A história de Kevin Hearne está ambientada entre os filmes IV e V, logo após os eventos que culminaram na explosão da primeira Estrela da Morte, e é protagonizada e narrada pelo ainda incipiente jedi Luke Skywalker.

“(…) eu sei que a Força é real. Pude senti-la.

Ainda a sinto, na verdade, mas acho que é como saber que há algo escondido na areia enquanto você desliza as mãos sobre ela. Você vê ondulações na superfície, sugestões de que algo está se movendo ali embaixo (talvez algo pequeno, talvez algo enorme), levando uma vida completamente diferente que você não vê. E sair atrás desse algo para ver o que está sob a superfície pode ser seguro e gratificante, ou pode ser a última coisa que fará na vida. Preciso de alguém para me dizer quando mergulhar nessas ondulações e quando recuar.” (Página 18)

Aqui encontramos um Luke ainda descobrindo a Força, que mal havia começado seu treinamento com Obi Wan Kenobi quando este fora “derrotado” por Darth Vader. Agora, determinado a seguir o caminho da Força e se tornar um jedi, ele está em busca de algo ou alguém que lhe ensine o caminho das pedras. Apesar de todo o potencial demonstrado por ele durante a incursão que destruiu a Estrela da Morte, Luke ainda é o rapaz cheio de dúvidas e inseguranças, com uma leve quedinha pela Princesa Leia e agora, separado de Han e Chewie, os novos amigos que partiram em busca de seus próprios negócios. Herdeiro do Jedi então é essencialmente um livro de autodescoberta, representando o início da mudança do jovem ingênuo e imprudente Luke no heroico e destemido piloto e jedi Skywalker.

Após a batalha de Yavin, a Aliança perdeu sua base e ainda está em busca de novos lugares estratégicos que possam ser utilizados. Com o front de batalha temporariamente arrefecido, Luke está fazendo serviços para a Aliança, como a compra de equipamentos e armas. Hearne então aproveita isso para lançá-lo em serviços que o colocam em contato com indivíduos que possuem históricos com jedis, e cria aventuras envolvendo seres mirabolantes e missões quase que suicidas. Para lhe acompanhar, Hearne criou a personagem Nakari Kelen, uma humana do planeta de Pasher. Nakari é uma personagem que te cativa de cara, seus diálogos com Luke são espirituosos, e, durante a missão um romance começa a surgir (em algum lugar o deslocamento das atenções de Luke de Leia para outrem precisava ser trabalhado, Hearne soube aproveitar isso muito bem). Aliás, essas lacunas como os sentimentos de Luke por Leia, o uso da Força por Luke, e seu maior conhecimento sobre o funcionamento de um sabre de luz; que não foram trabalhadas nos filmes foram bem aproveitadas aqui. Um ponto bastante positivo da história de Hearne.

Mas, nem tudo funciona em Herdeiro do Jedi. Algumas partes são bastante descritivas e, como leitora que tem alguns de seus livros favoritos conhecidos por serem essencialmente descritivos, posso dizer que as descrições de Hearne deixaram a leitura bem arrastada. Ele “perde tempo” com descrições de situações que nada agregam à trama principal e o “entrou aqui para encher linguiça” acaba ficando bastante evidente.

Foi bom ler sobre o Luke ainda descobrindo os seus poderes, ainda marcados pelas perdas recentes e com todo o seu idealismo por lutar pelo bem comum. Foi muito interessante também que o desejo de Luke por aprender mais sobre os jedis, tenha sido fomentado (de formas diferentes, por personagens diferentes) em uma trilha que acabou levando-o até sua posterior jornada até o Mestre Yoda. O pesar fica pelo ritmo da narrativa de Hearne. Com uma boa limpada nas descrições e nas intervenções narrativas desnecessárias, a narrativa poderia ter ficado mais direta e ganhado uma agilidade que acrescentaria pontos ao livro. Dessa nova leva de livros do cânone, infelizmente, este foi o mais fraco que li até agora.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/12/05/star-wars-herdeiro-do-jedi-kevin-hearne/
comentários(0)comente



Lucas Rey 22/12/2017

Aventura e drama.
O livro é bem Star Wars: uma aventura clássica onde um monte de coisa acontece ao mesmo tempo e uma influencia na outra.

Assim como falado em diversas outras resenhas, o final é lindo e emocionante.

Nem nos filmes Luke é tão bem desenvolvido assim. Sua evolução na força é clara e verosímil.

A narrativa em primeira pessoa partindo da psiqué de Luke é fluida e em nenhum momento cai o ritmo. Tanto é que li o livro em 3 dias.

Acho difícil alguém não gostar desse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Victor 24/07/2017

E vamos entrar nessa série infinita chamada Universo Expandido Star Wars. Desde que a Disney comprou a LucasFilm em 2012 e todas as propriedades intelectuais da mesma, Star Wars vem ganhando um novo universo expandido. Boa parte dos livros que existiam anteriormente foi ignorada (ou se tornou a série legends) e, desde então novos autores (e alguns antigos) foram chamados para compor novas histórias do cânone com personagens conhecidos ou não. No caso de Herdeiro do Jedi, o protagonista aqui é Luke Skywalker e o livro se passa entre os episódio IV e V.

Luke ainda não é um Jedi. Apesar de ter conseguido se utilizar da Força para destruir a Estrela da Morte, ele ainda não sabe bem como ela funciona. De fato, ele não tem certeza nem se ela existe mesmo e se seu falecido mestre, Obi-Wan Kenobi, realmente falou com ele durante a batalha Yavin 4. Apesar disso, Luke é um herói. Ele não só salvou a Aliança Rebelde de uma grande destruição como também está agora a seu serviço e executando diversas missões para conseguir recursos, armas e suporte para os rebeldes. Várias dessas missões ele cumpre junte de seu droide astromecânico R2-D2 e com Nakari Kelen (personagem da capa) que é uma simpatizante da Aliança. Seu pai pesquisa recursos biológicos em planetas distantes, tendo muitos recursos com várias naves, sendo que ela fornece uma delas, a Jóia do Deserto, para que várias missões sejam cumpridas.

"Nós somos o espinho que espeta o dedo do imperador quando ele enxerga a galáxia como seu jardim pessoal."

Herdeiro do Jedi não tem exatamente uma história bem definida. Até a metade do livro mais ou menos, Luke e Nakari estão basicamente cumprindo variadas missões para a Aliança Rebelde, conseguindo recursos para a nave Joia do Deserto e negociando armas. Os dois fazem um bom par de protagonistas. Seria muito fácil colocar Luke como protagonista numa história de Star Wars, mas Kevin Hearne foi além e criou uma personagem completamente nova nesse universo e elevou-a a um personagem principal do livro. Se Luke chega vivo ao final do livro é graças a Nakari que o salva de várias enrascadas.

Da metade do texto em diante, a trama passa a se focar numa única missão da dupla: resgatar a criptógrafa Drusil Bephorin do Império e levá-la em segurança para os rebeldes. Drusil é outra personagem maravilhosa. Da raça dos Givin, ela é altamente inteligente e sua habilidade criptográfica a faz tanto uma ótima hacker, quanto permite a ela analisar todas as possibilidades de uma situação e ajudar os heróis a escolher a melhor delas. Drusil tem uma mente lógica e isso acaba levando a diversos diálogos hilários com Luke.

"Como você bem sabe, ao contrário da cinética, do tempo ou da distância, a idiotice humana é incalculável"

A presença feminina no livro, aliás, é um ponto alto. Varias personagens são apresentadas ao longo de toda a trama e todas elas contribuem de alguma forma para as missões. Inclusive, Luke passa por diversas situações de perigo de morte e acaba salvo por elas. A sensação que o livro passa é a mesma de você assistir Rogue One: cada personagem e importante para que as missões sejam cumpridas e caso faltasse qualquer um deles, tudo daria errado.

Aliado a tudo isso, temos uma ótima expansão de universo. Muito se fala sobre o funcionamento da força, sobre o passado de Vader e do Império, vários tipos de planetas e seres são apresentados e, claro, ótimas batalhas espaciais. Há até um cena que eu achei em especial muito boa, onde Luke desmonta um sabre de luz para entender como ele funciona. Para o fã do Universo Star Wars, é um livro espetacular e cheio de detalhes.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/
comentários(0)comente



Bruna 05/06/2017

Star Wars — Herdeiro do Jedi
É muito bom quando temos amigos que realmente nos conhecem, certo? Que sabem dos nossos gostos e desgostos, das coisas que gostaríamos de ganhar. O livro "Star Wars — Herdeiro do Jedi", foi um presente que eu ganhei de aniversário, de dois amigos queridos que eu tenho e que também são grandes fãs de Star Wars. E é com carinho que venho aqui resenhar este livro.

"A Guerra Civil Galáctica segue após a destruição da Estrela da Morte e Luke Skywalker se esforça para aprender mais sobre a Força sem a ajuda de Obi-Wan Kenobi – ou de fato sem nenhuma ajuda. Mas as poucas memórias que ele tem das instruções de Obi-Wan apontam a direção para um maior controle da Força, e ele é encorajado para perseguir isso por um novo amigo na Aliança. Quando Luke, R2-D2 e seu novo aliado recebem a missão de liberarem uma pessoa do Império e entregando-a em um planeta seguro onde ela pode ajudar a Aliança, a jornada deles pela galáxia é cheia de perigos – e oportunidades para Luke descobrir os mistérios da Força."

A vida de Luke Skywalker mudou bastante nos últimos tempos, de um garoto que vivia em Tatooine e que não tinha muitas expectativas em relação ao seu futuro ele se transformou em um herói por ter dado o disparo que destruiu a Estrela da Morte. Porém, nem tudo são flores e apesar de seu ao heroico a guerra está longe de chegar ao fim, e a Rebelião enfrenta alguns problemas: eles precisam de patrocinadores, armamentos e uma base fixa para continuarem lutando contra o Império.

E com o objetivo de tentar ajudar a Rebelião, Luke se propõe em fazer algumas missões para ajudá-los a conseguir as coisas que precisam. A principal aventura é o resgate de uma das melhores criptógrafas existentes na Galáxia: Drusil. Ela era forçada a trabalhar para o Império, porém ofereceu os seus serviços a Aliança em troca de um lugar seguro para a sua família.

“Eu nunca teria pensado em emoções sombrias como sedutoras, com um objetivo de conscientemente corromper alguém. Para mim, eram emoções desencadeadas por eventos que se faziam sentir intensamente e depois desapareciam, e não estados naturais do ser. Mas Obi-Wan provavelmente sabia do que estava falando e achei que era melhor não me arriscar a ignorar o aviso do exemplo de Vader.”

Para essa missão, Luke é acompanhado por seu fiel R2-D2 e Nakari, uma atiradora de elite e filha de um importante membro do comércio intergalático. Ela se uniu a Aliança Rebelde para ajudar a galáxia a se livrar do Império. E ao longe dessa viagem, Nakari e Luke desenvolvem uma relação baseada em confiança e a amizade que os dois têm se torna uma atração mútua.

Foi interessante conhecer um pouco mais sobre Luke Skywalker, o famoso herói que ajudou a explodir a Estrela da Morte. No livro "Star Wars — Herdeiro do Jedi", o leitor acaba conhecendo um pouco mais sobre as inseguranças do rapaz — afinal de contas, como ele vai aprender mais sobre a Força já que Obi-Wan Kenobi morreu? — e os seus medos. Vemos um personagem muito humano e bem inexperiente, que também comete alguns erros. Consegui conhecer um pouco mais sobre esse personagem tão querido, sem contar que foi muito bom poder rever alguns personagens tão queridos pelo público.

Outro acerto que o livro teve foi a personagem Nakari. Ela é uma mulher forte e destemida, que me conquistou desde o primeiro momento. Também gostei da maneira que foi desenvolvida a relação dela com o Luke — não foi um romance forçado como acontece em alguns livros, os dois possuíam certa química e até que eram fofos juntos. E mesmo sendo uma personagem secundária, Nakari roubou a cena em vários momentos.

site: http://escritorawhovian.blogspot.com.br/2017/06/resenha-star-wars-herdeiro-do-jedi.html
comentários(0)comente



MarcoSensi 13/04/2017

Star Wars - Herdeiro do Jedi
A Força é onipresente e basta disciplina e concentração para se conectar com ela.

Essa é uma das lições que Luke Skywalker aprende em Herdeiro do Jedi. Logo após a destruição da Estrela da Morte, Luke é incumbido de diversas missões e uma delas é de resgatar uma Givin chamada Drusil que é uma criptógrafa do Império e que promete revelar muitos segredos, isso se os rebeldes a levarem em segurança de volta a sua família. Com a ajuda de seu astromech droid R2-D2 e Nakiri a bordo da Jóia do Deserto eles embarcaram em uma aventura que mudara o rumo de suas vidas.

O livro é muito bom de ler, a maneira do autor escrever é muito aconchegante fazendo com que a leitura pareça uma conversa descompromissada e flua com muita naturalidade, as falas do Luke são bem elaboradas abraçando a personalidade do personagem apresentada nos filmes. Apesar do livro ter um final relativamente previsível, os acontecimentos subsequentes da trama são muito envolventes fazendo com que a história se desenvolva muito bem. Eu adorei esse livro, recomendo a todos que são fãs de Star Wars e aos que desejam conhecer esse universo fantástico.

A capa tem uma arte muito bonita, o livro tem as orelhas de marcação e a sua diagramação é muito boa.
comentários(0)comente



Henrique 03/03/2017

Muito bom
Dos três livros pertencentes ao cânone oficial de Star Wars que li até agora, este foi o melhor. Seguido pelo "Lordes dos Sith" e, logo após, por "Tarkin".
comentários(0)comente



Arley Ramos 10/02/2017

Cansativo.
Uma pena. Deixaram passar uma bela oportunidade de explorar melhor o desenvolvimento do Luke, entendendo e usando a Força. O Livro é interessante, mas está bem distante de ser um bom livro. O Autor extrapola no detalhamento dos ambientes e objetos, e exagera ao tentar fazer do Luke um cara descolado. O livro é um pouco cansativo, pois ele investe muito tempo detalhando as coisas, pecando nos diálogos sem profundidade. Eu já li MUITOS livros da saga (Nova e EU) e quase todas os quadrinhos e este ai não vai ter lugar de honra na lista não.
comentários(0)comente



70 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR