A Pata da Gazela

A Pata da Gazela José de Alencar...

Resenhas - A Pata da Gazela

agu3des 20/01/2022

Prometeu nada e entregou tudoo
Mano, o conceito desse livro... eu fiquei toda desconfiada com o início, mas do meio pro final morri de amores. Perdeu meia estrela pelo bullying Kkklkkk!
Bruna Gomes 09/11/2022minha estante
Amei o título da resenha kkkk exatamente o que o livro faz

agu3des 09/11/2022minha estante
Kkklkk siim

Everton 15/01/2022

Obra muito divertida
Na minha saga para ler todos os romances de Alencar, conclui O Sertanejo, um romance bem denso e acabo me deparando com este, que me surpreendeu muito pela suavidade.
A pata da gazela é uma obra divertida, interessante e irônica, cujo mote é simples (se baseia em Cinderela), mas consegue, além de divertir, realizar uma crítica aos padrões de beleza e aos arranjos casamenteiros da época.
Trata-se do exemplar de como uma obra clássica pode ser divertida e até mesmo atrair diferentes públicos.

Dilson Vargas Peixoto 07/01/2022

Um tapa de luva
Essa obra me surpreendeu. A princípio acreditei que fosse um romance-melação como outros, mas ele é fantástico. O desfecho é imprevisível e impressionante.
Considero ele uma crítica à paixão pelo objeto corpo. No caso da obra, essa paixão é por um formoso pé, a única coisa que despertou o interesse de um galanteador por ser novidade. Trazendo para os dias atuais, não deixei de comparar a fixação do "Leão" pelo tamanho e forma do pé com a fixação das pessoas por um pênis, uma vagina, uns seios... É a paixão pela parte do corpo, não pela pessoa completa do qual a parte é parte. Desde o tempo de Alencar uma pessoa assim, "objetificadora das partes", se mostra rasa em espírito. É um tapa de luva em muita gente!

Francielle.Braido 29/12/2021

Li esse livro por obrigação, para fazer um trabalho da escola, No começo eu não entendi muita coisa, mas no final consegui entender tudo.
Como já tem mais de um ano que eu li esse livro, não lembro muita coisa dele, tenho que ler novamente!

Suzy60 28/11/2021

Apaixonada por essa história.
Gente que livro!
Uma mulher astuta, inteligente é outra coisa.
Esse livro nós ensina uma maravilhosa lição.
Espero que leiam.?

Betânia 14/09/2021

A pata da gazela
José de Alencar definitivamente tem meu coração. O livro é divertido, viciante e o final surpreendente! Dei boas risadas em diversos trechos. Uma leitura leve e fluida. Muito bom!

Sara.Deniz 03/08/2021

Cinderela Brasileira?
Sem dúvidas é inspirado neste conto de fadas, mas nos mostra mais do que isso, temos amizade, amor, fetiche, que me fez pensar bastante.
Um belíssimo romance e merecia mais reconhecimento.

Jujubax 05/07/2021

Plot twist check
Eu ainda estou extremamente surpresa com esse decorrer do final kkkkkkkkkkkkkkk, que livro incrível! No início foi dureza ler, achei a escrita bem maçante, além de ficar na maior parte confusa pensando se era só 1 ou 2 homens ali. Porém meus amores que final dignooo, achei mais que merecido, dêem uma chance pra ele pfvr o início é chato que dói, mas depois que você começa a entender o que tá rolando lá o livro se torna incrível.

Ana Elisa 22/06/2021

A pata da gazela
Outro conto que li e estudei para que pudesse trabalha-lo em sala de aula, da mesma forma que conhecia Miss Dollar superficialmente, conhecia esse também.

Um conto que eu gostei de formas inexplicáveis, talvez por sua comparação com a Cinderela ou talvez pela escrita do autor ou tudo junto.

Daiane 15/06/2021

Ler um autor clássico nacional é maravilhoso. No começo da minha adolescência, meu livro favorito era 5 minutos, estava querendo reler, quando encontro esse livro em uma edição mais antiga do que eu.
No começo senti um pouco de dificuldade pela linguagem, depois a história me prendeu que não consegui parar de ler até chegar no final do livro.
O triângulo amoroso, vivido pelo leão, pelo mancebo e a moça mimosa, prende o leitor. Adorei a história.

Guilherme Girotto 14/06/2021

As presas do Leão
Uma leitura leve e confortável, assim eu descrevo essa obra de José de Alencar, que é uma literatura romântica típica de sua época, apesar de ser antagonista em relação aos seus outros sucessos, Senhora e Iracema. No começo do livro senti algumas dificuldades para me concentrar na trama, talvez porque se prenda demais a descrever futilidades, mas do meio até o final, a leitura se torna dinâmica e atrativa. Como um todo pode ser compreendido com facilidade e apresenta diversas referências históricas em seu decorrer, como por exemplo seu próprio título "A pata da Gazela".
A história retrata um triângulo amoroso composto por Horácio, Leopoldo e Amélia, tudo começa quando Horácio encontra uma botina caída de uma Vitória, e a partir dela idealiza o pé mimoso e perfeito de sua amada(Amélia), se apaixonando pela parte de seu corpo, enquanto Leopoldo se apaixona completamente por Amélia mesmo acreditando que ela possuía um pé aleijão, após suas pífias investigações, já Amélia no decorrer da trama precisa escolher um dos homens para casar-se, mas diversos empecilhos promovem uma reviravolta surpreendente no final da história.
Concluindo, acredito que seja uma obra válida para a leitura, principalmente por sua simplicidade e dinâmica, apesar de um começo sonolento, seu final compensa e ainda traz um ensinamento importantíssimo para diversos apaixonados se inspirarem com suas amadas.

jowinchester 26/05/2021

De início achei um pouco cansativo. Essa "fixação" por pé me cansou um pouco também (eu sei que foi escrito a um tempo atrás). Mas tem até que uma boa estória

D. João Gabriel 05/04/2021

Cinderela brasileira
A quem pertencente a linda botina que caiu da vitória ? É um dos dilemas da narrativa e eu achei isso muito divertido, além de haver um plot twist.

O assunto fetiche é posto em questão, algo escandaloso para a época. Cheguei a achar engraçado as situações pelas quais o Horácio passava devido a isso.

De início, o livro é lento, mas direto. Da metade pro final o ritmo é outro.