A Pata da Gazela

A Pata da Gazela José de Alencar...

Resenhas - A Pata da Gazela

Fernanda Bard Chagas 04/03/2021

Uma cinderela diferente
Nesse pequeno livro, somos apresentados a um triângulo amoroso, que nos mostra dois tipos diferentes de amor!
Temos Horácio, um galanteador e namoradeiro da alta sociedade carioca, e Leopoldo, um jovem introspectivo e romântico. Ambos se encantam por Amélia, na mesma ocasião, mas por motivos diferentes. Horácio, que já está saturados pelos encantos comuns de todas as moças da sociedade, apaixona-se perdidamente pelo o que ele acredita ser um pezinho muito delicado e mimoso. Ele fantasia conseguir um deslumbre do objeto de seus devaneios enquanto corteja Amélia. Já Leopoldo, viu algo diferente na moça: o sorriso, ou sua alma.
Esse livro é extremamente divertido e engraçado, por um lado temos um 'leão da moda', caprichoso e fútil, que está ensandecido por conta de sua fantasia sobre o pé perfeito da amada e do outro, temos um rapaz sem nada de atrativos, sendo até meio asqueroso às vistas da mocinha no início da narrativa, mas que a ama pelo seu jeito, inclusive achando ser ela dona de um pé monstruoso, como sua investigação acabou o levando a acreditar, e mesmo assim a amando, apesar do seu aparente 'defeito'.
Cheguei a sentir pena da Amélia, sendo enganada desse jeito, mas ela se mostrou também bastante caprichosa, de forma que aceitou o cortejo do Horácio, mais por desenvoltura e orgulho do que por uma intimidade verdadeira. No entanto, ela foi muito perspicaz e inteligente! Eu realmente não esperava a reação dela quando os eventos foram se desenrolando!
A escrita do José de Alencar pode ser um pouco complicada no início ou para quem não está habituado, mas dá para sentir a caricatura que ele traça da sociedade carioca daquela época, acredito até que o humor dele é bastante irônico e satírico nesse livro, exagerando os modos ridículos do Horácio, principalmente!

Mel 03/03/2021

Surpreende
Achei uma leitura maravilhosa. Indico totalmente, principalmente pra quem gosta de "plot twist".

É antigo, isso traz uma ou duas palavras pouco usadas, mas fácil de entender;

Gostaria de não ter lido a introdução antes de ler o livro, pois tem um resumo detalhado dele, contando o começo, meio e o final, não estragando a reviravolta, porém dando muitas pistas do que ia acontecer;

Por fim, é comparado ao conto de fadas Cinderela. Concordo, mas tem clara diferença e surpreende no final.

Andre24 13/12/2020

Peca nas personagens
#desafioskoob 2020
11 de 12
Com tanta gente interessante pra se acompanhar, Alencar foi nos contar a estória logo desses personagens sem graça? Tirado o mistério inicial, é um povo tão superficial que dá raiva.

Edmar.Candeia 15/10/2020

Clássico
Mais uma obra clássica que leio. O começo é enfadonho, mas da metade para o fim se torna interessante, a trama foi bem armada e surpreende, inclusive a escolha do título.

Dadá 14/08/2020

Divertido e estranho
José de Alencar é o maior nome do Romantismo no Brasil e "A pata de gazela" não é uma obra tão conhecida, como Senhora, Iracema (grandes e famosas obras do autor) mas é livro interessante e de leitura fluida.
O livro narra a história do triângulo amoroso entre Amélia, Horácio (o leão) e Leopoldo. Amélia se vê dividida entre o amor de dois homens que a enxergam de forma diferente. Enquanto Leopoldo se apaixona pela alma da moça Horácio, conhecido como Leão se encanta de forma obsessiva pelo pé dela.
É muito engraçado perceber a obsessão de Horácio para conseguir ver o pé de Amélia ao longo da história.
Pata de gazela mostra os costumes da sociedade de classe média/alta do Rio de Janeiro e nos apresenta uma personagem feminina com muita personalidade. Uma Boa leitura!

Henrique Fendrich 23/07/2020minha estante
hahaha

Henrique Fendrich 23/07/2020minha estante
Hoje o máximo que vc consegue é um podólatra.

Taci.Souza 13/05/2020

Leveza e Bom Humor
Fiz essa leitura durante uma maratona de algumas das obras de José de Alencar. Ele se revelou um antídoto muito eficaz para aliviar o desgaste que pode resultar da leitura desses classicos nacionais. Uma leitura rápida, envolvente, divertida e reflexiva, com um final digno de aplausos.

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Considerado a Cinderela Brasileira, por conta de pés e sapatos, A Pata da Gazela é um romance incrivelmente gostoso de ler. Dei algumas risadas e torci por um casal. A principal diferença em relação a cinderela, acredito, é a ausência das irmãs ou vilão de qualquer jeito, e a presença de um triângulo amoroso. Gostei bastante, vale a pena. Além da história em si, tem as descrições do Rio de Janeiro de muito tempo atrás, super bacana também.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Pepê 23/02/2020

Simplesmente singelo
Bem diferente da narrativa do livro Senhora do mesmo autor. Este romance é delicado e encantador. Uma Cinderela brasileira, sem magia. O que acaba tornando-a mais próxima de nós.

Rita332 14/02/2020

Como pode nascer um amor.
Eu gostei muito desse livro porque é intrínseca a alusão à atração que o personagem sentiu apenas ao ver um pouco da moça em questão.
Interessante o que o atraiu e o final dessa história.
E, repito sempre: como mudaram os valores!

marlenemoraes 07/02/2020

null
Não é uma leitura fácil, mas também não chega ser tão rebuscada: o livro é antigo, tema de época mas com um especial do empoderamento feminino de modo sutil. O título fica claro nas últimas palavras o que surpreende o leitor pela escolha do autor.

Dandara 08/05/2019

Me surpreendi muito positivamente com este livro. Sempre carreguei um estigma muito negativo de José de Alencar por não ter gostado de "Iracema" e "O Guarani", mas esses primeiros escritos, como "Cinco Minutos", "A Viuvinha" e "A Pata da Gazela" me fizeram olhar para o escritor com outros olhos. Nestes três exemplos citados, o autor mostra seu lado humorístico e prende o leitor do começo ao fim com as reviravoltas que as narrativas dão. Em "A Pata da Gazela", José de Alencar se baseia na fábula de La Fontaine e do conto infantil da "Cinderela" quando uma donzela deixa cair uma botina com pés tão pequeninos que desperta a curiosidade e obsessão de Horácio, um mancebo conquistador e caprichoso. Desde então se dedica a encontrar a dona da botina, porém descobre algo inusitado envolvendo o pé da moça. O final é maravilhoso!

Leila de Carvalho e Gonçalves 22/07/2018

Precioso Achado
Publicado em 1870, "A Pata Da Gazela" é um romance de José de Alencar, baseado na fábula "O Leão Amoroso", de La Fontaine, e no conto infantil "Cinderela".

Sua narrativa gira em torno de um triângulo amoroso. Horácio, elegante e sedutor, é um dos leões* da Rua do Ouvidor que acaba apaixonado pela dona de um minúsculo pézinho cuja delicada botina, ele encontrou perdida na rua. O precioso achado pertence a jovem Amélia, no entanto, o que seu admirador não imagina é que o feioso e desajeitado Leopoldo também está apaixonado por ela e disposto a tudo para conquistá-la.

Apesar de enquadrado no Romantismo, esse livro reserva singularidades. Trata-se de uma sátira bem humorada ao dom-juanismo e que com uma certa ousadia, resvala no fetichismo, afrontando e desmistificando o caráter romanesco. Porém, seu final feliz com a premiação da virtude e o castigo de todas as infâmias, encerra qualquer celeuma que possa causar o assunto.

Outro aspecto importante para sua compreensão é a historicidade, isto é, essa obra foi produzida dentro de um contexto histórico, destinada a ser consumido por um público específico e é produto de uma concepção literária muito distante da atual, no caso, feito sob medida para nossa burguesia do século XIX.

Eis um bom exemplo do talento alencariano.

Nota: O termo leão* era usado na época, para designar um rapaz bem apessoado e namorador, que gostava de ostentar suas conquistas.