A Pata da Gazela

A Pata da Gazela José de Alencar...

Resenhas - A Pata da Gazela

Marcos Nandi 13/05/2023

Ilusão é a única realidade deste mundo!
Que história legal hahaha

A história é uma mistura de cinderela com o fábula do leão amoroso.

Temos Horácio, um homem galanteador, rei da moda, que se apaixona por um pé. Explico: ao encontrar um belo sapato na rua, entra numa jornada para encontrar a dona do pé. Já seu amigo, Leopoldo, se apaixona por uma mulher com pé horrível. Para ele, o que importa é a alma.

Não vou entrar em mais detalhes para não estragar a surpresa da leitura,já que é bem legal ir lendo os desencontros dos personagens.

Mas a grande moral do livro é a ilusão e aparência em se tratando de amor.

Elaine Messias 02/05/2023

Retrato do comportamento humano
Dois rapazes encantam-se por uma moça, mas enquanto um supõe que sua amada tem um ?aleijão?, um defeito nos pés, e ele se martiriza e racionaliza até entender que seu amor deve superar esse defeito; o outro apaixonou-se pelo delicado pé que ele acredita que habita uma botina que ele recolhe ao cair de uma carruagem.

Gerson91 01/05/2023

Partindo da fábula "O leão amoroso" atribuido a La Fontaine, o autor narra um triângulo amoroso com certas peculiaridades. Apesar de não gostar muito do gênero, o livro é curto e, sobre certos aspectos, é até interessante.

thecia 18/04/2023

Cinderela da literatura brasileira
Alencar traz mais um romance urbano que retrata a vida da burguesia carioca ali por meados do século XIX.

Na história há um triângulo amoroso entre Amélia, Leopoldo e Horácio que de uma lado traz a crítica ao materialismo, e do outro lado o amor puro, verdadeiro e imaterial.

José de Alencar trouxe nessa história, que realmente, remete um pouco a história da Cinderela devido a perca do sapatinho logo no início da história, um elogio ao verdadeiro amor em detrimento do estereótipo.

Não é um dos meus favoritos do autor, mas vale a pena, é rápido e bem legal!

CallmeA. 12/04/2023

Pack do pé e suas origens
É uma boa leitura, com momentos engraçados e uma bela surpresa no final. É de se pensar na crítica sobre amar a essência e não somente o superficial, porémmm... Gente, é um pé, pelo amor de Deus KKKKKKKK
Cinderela versão brasileira?

Ramon98 04/04/2023

Entre Paixões e Ideais
A obra "A Pata da Gazela", é um exemplo clássico do romantismo brasileiro, no qual o autor habilmente constrói personagens extremamente descritivos, repletos de referências eruditas. Essa riqueza de detalhes revela o talento do autor em desenvolver personagens obsessivos, cujas paixões e reflexões alcançam profundidade filosófica. A obra demonstra que, mesmo com as adversidades da linguagem e o passar dos anos, a literatura clássica nacional ainda tem muito a oferecer aos leitores.

Aquela que tá olhando pro céu 28/03/2023

Um pezinho, um pezão
Um bom livro! Não pude me prender tanto à história porque os capítulos do audiobook foram bem espaçados no quesito lançamento.
Mas bem escrito. Personagens simples. Enredo, também, simples. Mas bem feito. Linguagem bonita e recheado de referências à clássicos.

Rafael.Brina 27/03/2023

Muito romântico
Achei o livro super arrastado, pois não é muito minha praia livros super românticos, e com uma linguagem difícil de compreender, pois é de outra época, mas a premissa do livro é interessante.
Roberta.Lara 27/03/2023minha estante
O Zé é bem arrastado mesmo.

Rafael.Brina 28/03/2023minha estante
Sim, mas pretendo ler outros livros ?ele

Cris 26/03/2023

26.03.2023
Publicado em 1870, em um tempo em que as mulheres não mostravam nada de seu corpo, os homens fantasiaram até com os pés. Após um sapatinho ser encontrado, um rapaz se apaixona ao fantasiar a qual das moças que estavam no libré, pertencia o sapato. Baseado na história "Leão Amoroso" de Lá Fontaine.

May | @vidadaleitora 23/03/2023

Ouvi o audiobook desse livro pela voz e comentarios fantasticos da Isabella Lubrano pelo canal do youtube Ler antes de morrer. Ela fez Jose de Alencar parecer divertido.

Bruna 17/03/2023

Tanto drama por um pé! kkk
Eu ouvi a narração desse livro pelo youtube, pelo canal Ler Antes de Morrer e adorei a experiencia! A Isabela Lubrano não faz apenas a leitura, faz comentários e dá suas impressões também, é como se uma amiga estivesse lendo pra você, achei divertido...inclusive a parte que ela mesma começa a rir com Horácio ficando encantado pelo chulé da botina da mocinha hahahah
Para a época deve ter sido muito divertida essa história, as reviravoltas e tal...pra hoje em dia ainda é divertido! Mas pelo dramalhão apaixonado dos personagens perdendo a cabeça por causa de pés! hahaha

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
Cami Figueiredo 10/04/2023minha estante
Também acompanhei pelo Podcast!! Muito bom, inclusive ?

Bruna 10/04/2023minha estante
Aeee, que legal!

Aline 24/02/2023

Audiobook
Escutei esta história sendo narrada pela booktuber Isabela Lubrano, do canal Ler antes de morrer. A história é simples, mas como toda história do período romântico, cheia de palavreados rebuscados e várias metáforas. Envolvendo quatro personagens: Horácio, Leopoldo, Amélia e Laura, onde acontece um triangulo amoroso. Minha mais grata surpresa foi a ironia no texto, bem como a astúcia de Amélia, minha personagem favorita nesta história! Recomendo o livro, especialmente a experiência de ouvi-lo sendo narrado, com certeza impactou positivamente a minha opinião frente a obra.

Bruna.Bandeira 05/02/2023

Divertido
Texto curto e bem característico do nosso romantismo, mas com um toque de humor que deixou tudo bem interessante. Achei bem prazerosa a leitura, apesar da simplicidade. Recomendo.