A Terra dos Meninos Pelados

A Terra dos Meninos Pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

milly 29/06/2022

Apego emocional
Meu professor da quinta série leu pra gente.

E nossa, eu lembrava.
Foi tão bom fazer a releitura.

É um livro, que apesar de não trazer lições morais diretas, traz para a criança noções do diferente, sabe? Que o igual seria chato.

O livro tem uma imersão na fantasia desse mundo que o autor constrói em poucas páginas.

Muito bonito, vale a pena. Marca a vida.
Matheus 26/05/2024minha estante
Eu vi de outra forma. Pra mim, na verdade é o contrário, o igual que seria bom. Não a toa o menininho imagina esse país onde todos são iguais a ele, e lá ele finalmente se sente bem, justamente por isso.

milly 28/05/2024minha estante
Matheus, não tinha parado pra pensar assim!!!

Monica.Graziela 21/06/2022

O que falar...
É um livro infantil do Graciliano Ramos, ou seja, é um ótimo livro se você quiser incentivar seu(ua) filho(a) a criar um hábito de leituras nacionais.
É um livro que engana. Você pensa que está lendo só mais uma história infantil quando, na verdade, o autor retrata o preconceito da sociedade e do protagonista.
Foi um livro que li aos 10 anos e ao reler ele hoje me traz um grande nostalgia. Então, claro que super recomendo!!!

Jesca 26/05/2022

"Vá seguindo sempre. Todos os caminhos são certos."
Quem não queria fechar os olhos e embarcar em uma aventura na terra da fantasia? Onde nada precisa fazer sentido, todos os seres se respeitam e não existem coisas ruins... Nesse livro Graciliano nos apresenta Raimundo, um menino que, por ter características estranhas aos demais, cria um mundo onde não há maldade, em que todos se gostam e nada importa o suficiente para que a paz seja sacrificada. Também expõe bem demais a importância das diferenças para a convivência em sociedade. A imaginação de Raimundo é linda de se pensar. Ele é um reflexo de todas as crianças, sobretudo aquelas que sofrem bullying ou algum tipo de violência e tentam escapar pelos caminhos que só a criatividade infantil é capaz de criar. É lindo de se ler e de se ver também, as ilustrações são verdadeiras obras de arte. Estou encantada com essa obra, já havia tempo que deseja fazer esta leitura, mas posso dizer que foi muito melhor do que eu imaginava. O meu desejo agora é apenas que a imaginação das crianças nunca nos abandone ou deixe de existir, que sempre exista um país de Tatipirum dentro de nós, onde possamos passar um tempo e esquecer esse mundo que constantemente nós sufoca e aflige. Enfim...

Allysoonsz 23/05/2022

LEITURA MAIS ALEATÓRIA QUE FIZ NA VIDA
Eu encontrei esse livro na biblioteca da escola e resolvi ler. A história é muito aleatória, mas é simplesmente cativante. Ela trás lições de uma maneira descontraída, fazendo com que o leitor capte seus ensinamentos sem muitos esforços. Os capítulos são curtos e há algumas ilustrações que são fundamentais para a história. Me diverti demais com os pirraias carecas, recomendo.

Rossana.Maximino 12/05/2022

Uma história sobre respeito
Aquele tipo de história contata de um jeito simples para explicar e ilustrar a importância de respeitar as diferenças.
Graciliano Ramos de uma forma bem sacada fez isso com sutileza ao usar uma criança que tinha um olho de cada cor como personagem principal desta obra. Por ser um texto voltado para criança a história não tem muitos conflitos e nem reviravoltas mas pode ser utilizado como repertório para leituras conjuntas.

J.D.A 30/04/2022

Queria ter começado a ler Graciliano com esse livro ?
Gostei bastante, é uma leitura rápida, levinha e fluída. Acho que toda criança deveria ler esse livro na escola, porque é uma leitura bem fácil sem deixar de lado aquele jeitinho da escrita do Graciliano Ramos que tanto gostamos e admiramos.
Outra coisa legal é que a história é contada daquele ponto de vista da criança, onde não sabemos se o que aconteceu foi real ou só a imaginação dela. Adorei. ??

fyveer 10/04/2022

Definitivamente não esperava ver a escrita do Graciliano Ramos dessa forma e fiquei bastante surpresa. O livro é bom, mas não funcionou muito comigo. A fronteira entre o realismo maravilhoso nessa obra de literatura infantil é bem esquisita.

Andrezza 25/03/2022

Suave e divertida
Como imaginar o que se passa na mente de uma criança? Um ser que está com a maior capacidade criativa que terá em toda sua vida.
Agora imagine o que se passa na cabeça de uma criança que é rejeitada e excluída por suas diferenças físicas?
Pois é bem isso que Graciliano Ramos trás nesse livro, o retrato da história de Raimundo, um menino sem cabelos e com um olho preto e outro azul. E essa história é cultivada pela mente de menino ao criar personagens que se identifiquem com ele em uma terra que até os componentes da natureza são amorosos.
É uma aventura e tanto, não deixem de ler.

Prof Edivânia 25/03/2022

Graciliano ?
O livro pode não parecer nada demais em uma leitura casual.. mas o imaginário infantil abordado pelo autor torna a obra magnifica. Todo mundo já foi Raimundo algum dia, todo mundo já sonhou ter um mundo onde todos fossem iguais à você e assim ninguém prestaria muita atenção nas suas diferenças.. toda criança já fugiu pro mundo da imaginação por achar a realidade cruel demais para aceitar. Com essa leitura deveria ficar em nós, a vontade de ajudar os nossos Raimundos a se aceitarem, assim como o personagem fez com Sardento.

@oikrystyan 23/03/2022

Releitura Reveladora
Quem me conhece sabe que eu tenho mais livros do que roupas. Frequentemente escuto frases como "Você deveria se livrar desses livros", o que é completamente surreal pra mim. Um dos maiores prazeres que eu tenho depois da leitura é justamente a releitura, considerando quem eu era na primeira vez que li e quem eu me tornei na segunda, ou terceira.
Eu me lembro do encanto que senti na primeira vez que li "A Terra dos Meninos Pelados", tudo que considerei e imaginei a partir da leitura. Não lembro exatamente quando o li pela primeira vez, mas já faz mais de 4 anos, com certeza.
Esse mês, eu decidi reler a história de Raimundo Pelado e foi como retornar a um lugar importante... E descobrir que ele não era tudo aquilo que você se lembrava.
A inventividade de Graciliano Ramos con toda a certeza é o grande destaque da obra, sua narrativa pelos olhos da criança que construiu para si, na calçada de casa, um mundo inteirinho cheio de garotos tão diferentes quando ele é surpreendente e encantador. Mas só. Lógico, quem sou eu para julgar Graciliano e lógico também que eu sei que os tempos são outros, mas a minha releitura me revelou um texto oco, com nada além de sua beleza e nossos pressupostos. O final é bem abrupto e insatisfatório. Jornada de Raimundo o levou de volta dividido a aceitar sua própria diferença, mas não creio que antes de tudo fosse ele quem precisasse aprender sobre isso.
Posso estar sendo completamente o justo, mas esperava muito mais desse desfecho do que o que realmente encontrei no texto.
Jardii 25/03/2022minha estante
Que resenha maravilhosa.

@oikrystyan 25/03/2022minha estante
Hahahaha, obrigado!

Gabi 18/02/2022

É divertido
Achei divertido o pais dos meninos pelados, todos iguais mas com suas diferenças, espera um final diferente,mais legal.
Mas no geral, não foi ruim...
(Obs: li este livro como literatura infantil)

Wanderson.Ramos 17/02/2022

Me arrependi de ler
Não indico pra ninguém. Livro ruim, sem sentido. Não adianta fingir gostar só pra parecer intelectual porque foi criado por Graciliano Ramos, ou criar teorias profundas sobre o livro.
Não, o livro é ruim, sim. Não perca seu tempo.

Morgana Gomes 16/01/2022

A terra das pessoas peladas
"A terra dos meninos pelados" é uma leitura rápida e pode ser complicada de entender em alguns pontos. Alguns capítulos parecem ser a continuação do outro, mas tem partes em que há uma quebra da narrativa e isso exige um pouco mais de atenção à leitura.

Na história, conhecemos Raimundo que é a única criança a ter olhos com cores diferentes (um azul e outro preto) e não ter um fio de cabelo sequer. Por ser diferente das demais crianças, é também um alvo fácil para sofrer todo tipo de bullying. E essa agressão funciona como um gatilho para que Raimundo converse sozinho e desenhe o país de Tatipirun na calçada.

Lá em Tatipirun ele conhece outras pessoas como ele que o acolhem e o tratam com respeito e carinho e não como uma pessoa excluída por ser diferente. Por mais mirabolante que Tatipirun possa ser, Graciliano Ramos mostra o quão fundo uma pessoa pode ir quando ela não é aceita em seu mundo real, se assim podemos dizer.

Raimundo precisou usar a imaginação e criar o seu próprio país para se sentir aceito. Quantos momentos da vida nós já fizemos o mesmo que ele? "A terra dos meninos pelados" é uma representação do refúgio que muitas pessoas buscam para esquecerem daquilo que as faz sofrer. É um lugar onde você pode se sentir livre para se aceitar do jeito que é.

iguteixeira 08/01/2022

Inventividade
Pretendo cada vez mais adentrar na literatura de Graciliano Ramos. A imaginação não só no enredo, mas também na forma de compor as palavras é de extrema beleza. Amei