A Terra dos Meninos Pelados

A Terra dos Meninos Pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

lleticiahelena 22/02/2024

A terra dos meninos pelados
Assim, não é ruim, mas comigo não funcionou, eu particularmente não entendi NADA, nem um pingo, eu fiquei assim a leitura inteira:?, as peças não se encaixam na minha cabeça.

-leticia

livia1418 12/02/2024

Achei fofo, mas esse livro infelizmente não foi marcante para mim?
adoro graciliano ramos e acho que as outras obras dele são melhores

Katharina.Pedrosa 11/02/2024

Interessante
Graciliano Ramos me surpreendeu com a sutileza desta obra. O livro enfatiza de uma forma lúdica a importância do respeito entre pessoas, independente de padrões ou estereótipos.

amorime_ 05/02/2024

Me surpreendeu
Comecei o livro esperando uma leitura difícil ou cansativa e me surpreendi. A leitura é super rápida e fluida, a história acontece de uma maneira leve e ao mesmo tempo, profunda: consegue trazer reflexões e transmitir a ideia do autor. Os personagens são cativantes, do tipo que te faz sentir falta quando a leitura acaba.

Esse livro foi um achado, super vale a leitura.

Cachamorra 28/01/2024

Um conto infantil (!) com cara de Brasil
Aqui temos um Graciliano falando, que acabou de sair da prisão, escrevendo um conto infanto juvenil.

O conto traz temas muito atuais para a fase da adolescência, entre eles a questão da aceitação e do reconhecimento da própria identidade. Conseguimos aqui fazer facilmente uma ponte com a descoberta do corpo e do próprio ser.

Graciliano foi um mestre aqui.

frnclzntt 16/01/2024

Na minha visão o autor acerta nos pontos lúdicos do livro, observado que é destinado ao público infantil. Talvez eu quando criança ficasse um pouco perdida na viagem que é esse livro, mas nos meus 30 anos consigo saborear a doçura e inocência do diálogo e cenários construídos.

Bruna.Adenice 15/01/2024

Muito mais que uma simples obra infantil
Estava a procura de um audiolivro rápido, mas que fosse interessante. Pois bem, em meio a procurar na Audible me veio essa obra.

A obra é de Graciliano Ramos, estão dispensa maiores comentários, né? Nesse texto, o autor traz uma abordagem um pouco diferente do habitual: um enredo infanto-junenil.

Por ora, a obra pode parecer simples, ingênua. Porém, sua essência é de uma genialidade, marca registrada do autor.

O garoto Raimundo se imagina em um mundo em que suas diferenças tornam-se algo comum. O personagem principal era tratado com indiferença diante de sua aparência física, por não se encaixar no padrão do ambiente em que vivia. Daí passa a vislumbrar um mundo em que todos são tais quais como ele. Nesse mundo todos se respeitam, são amigos e felizes.

Embora seja uma obra de leitura rápida, é imprescindível destacar suas nuances que vão além do universo infantil. Aqui somos levados a nos questionar do porquê da sociedade exigir um padrão ideal para as pessoas, rejeitando aqueles que não se adequam a determinados perfis.

Podemos também observar o mal que a rejeição pode acarretar na mente das pessoas. Aqui, o garoto é rechaçado pela ausência de cabelos e pelas cores de seus olhos, o que o inibe diante dos demais.

Ao atravessar esse universo imaginário em que ele é, enfim, aceito tal qual como ele é, vemos um garoto feliz.

A obra tem leitura fácil e rápida, mas nada que diminua sua qualidade. Pelo contrário. O livro enfatiza de uma forma lúdica a importância do respeito entre pessoas, independente de padrões ou estereótipos.

Também destaca que a rejeição pode acarretar em males psicológicos.

Tal livro também fomenta a imaginação e, pode ser tranquilamente usado como recurso pedagógico dentro de sala de aula, para trabalhar temas atuais e de grande valia para a sociedade, tais como: o bullying, diferenças sociais, aceitação, bem como a imaginação, dentre outros.

Quando volta a sua realidade, podemos entender que Raimundo trabalha com sua autoaceitação, o que também nos leva a pensar na importância de nos aceitarmos como realmente somos, não nos preocupando em adequar a padrões idealizados por outras pessoas.

De modo geral, é uma leitura simples, mas que exige do leitor captar as mensagens implícitas para que sua mensagem faça, de fato, sentido. Do contrário, poderá até parecer um texto "bobinho", insosso, o que não condiz com a realidade.

Jade 15/01/2024

Foi uma leitura confusa. Graciliano é gigante e é a minha terceira leitura dele, mas não funcionou pra mim.

Vivis.Faria 08/01/2024

Mais um livro do autor Graciliano Ramos
Graciliano Ramos é conhecido pelo livro clássico Vidas Secas. Nesse livro que é um infanto-juvenil o autor usa da fantasia e das reflexões,as ilustrações do livro são fiéis a história. Gostei bastante. Ameiii.

Larissa.Brito 05/01/2024

Leitura agradável
O livro é interessante, decidi lê-lo pois sou encantada por outras obras de Graciliano e confesso que esse aqui não é das melhores que ele produziu. Isso não se deve ao fato de ser um livro infantil mas sim da forma confusa que a obra é construída. Por fim, a mensagem passada é interessante, o que faz valer a pena a leitura.

A Garota Nos Livros 31/12/2023

Achei um pouco confuso e fiquei perdida em algumas partes, mas entendo a mensagem que o autor quis passar, apenas não funcionou pra mim.

Marina Mendes 24/12/2023

Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada.

Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul.

JAssica292 09/11/2023

Interessante
Bem interessante a linguagem que o Graciliano usa, os trejeitos da época, a forma como ele explora os personagens é bem divertida.

Catsalg 06/11/2023

Não gostei
Li esse livro para a escola. Ele não me prendeu a atenção e é muito devagar, achei bem criativo e inimaginável, mas não achei interessante.