A Terra dos Meninos Pelados

A Terra dos Meninos Pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Aline O. 18/03/2021

"A terra dos meninos pelados" - Graciliano Ramos para os pequenos e para os adultos de alma livre - foi o primeiro conto lido no ano.
O livro conta a história de Raimundo Pelado, um garoto diferente que, entristecido por não ser bem aceito pelos outros meninos, cria um universo imaginário, nomeado reino de Tatipirun. Lá os habitantes possuem características parecidas com as dele e são aceitos da maneira que são.
Uma lindeza só. Uma ode à subjetividade do ser.

Carla 25/02/2021

Essa resenha é completamente enviesada. Minha mãe lia esse livro pra mim quando eu era criança e me lembrei dele hoje. Precisava ler ele de novo. A forma que o Graciliano aborda as diferenças me tocou. Mas o que mais me tocou, foi a nostalgia.

Vanessa 31/12/2020

Li por indicação de Emicida =)
"Por que é que não existem pessoas diferentes de nós? Se há criaturas com duas pernas e uma cabeça, pode haver outras com duas cabeças e uma perna."

beattrrzz 07/12/2020

confuso
Não entendi absolutamente nada quando eu li (faz bastante tempo), percebi o plot twist do final apenas depois da discussão sobre o livro na aula.
Não tive interesse nenhum pelo livro, porque a história é muito confusa e desinteressante.

Jacque Spotto 29/11/2020

A história de um menino careca que sofre zombarias de outras crianças. Um dia ele vai para uma terra (eu seu imaginário) onde todas as crianças também são carecas e tem um olho de cada cor, assim como ele. Mas apesar de terem esses traços físicos em comum cada um tem sua individualidade.
Um belo livro que ensina as crianças que não precisamos ser igual as outras pessoas, pois mesmo parecidas fisicamente todas são diferentes de outras maneiras e isso é bom.

Lívia 03/10/2020

Um livro criativo, cheio de descobertas e que fala sobre um menino que descobriu uma terra diferente, com pessoas peculiares e costumes estranhos, com essa história eu aprendi que temos de respeitar as diferenças.

Ayrton.Silva 06/08/2020

Curtinho mas muito gostoso de ler, eu adorei e parece muito bom pra trabalhar com crianças de várias idades.

Juliana737 28/07/2020

Convite a imaginação e empatia
Li um trecho, quando criança e sempre fiquei curiosa, com a terra dos meninos pelados. Agora, adulta, li, pra criança que fui e pra meu filho e foi uma doce experiência, uma boa lembrança de como a imaginação cria coisas belas, mas, também, reconhecer o quanto Raimundo sofre, por ser diferente e não receber empatia.

Sandrinha 21/06/2020

Leiturinha gostosinha e muito esclarecedora para crianças, jovens e adultos. Amei ??????

Ana 01/06/2020

Sobre aceitação e imaginação
A Terra dos meninos Pelados é um livro que tinha na biblioteca da minha escola, e não sei o porquê, nunca tive curiosidade em ler; até uma semana atrás. Lembro que esse livro virou uma série ou minissérie na Globo, mas tampouco cheguei a assistir. Ao ler finalmente esse livro, achei muito bonita a história apesar de ser meio bobinha também, mas levo em conta claro, que foi escrita nos anos 30 do século vinte. Então mergulhei na leitura. Sobre o enredo: Raimundo é um menino que vive sendo discriminado por outros meninos pelo fato de ser careca e de ter um olho preto e outro azul. Todo mundo o chama de Pelado. Cansado de ser azucrinado, Raimundo resolve ''viajar'' pra um lugar onde todas as crianças tenham a cabeça raspada e tenham um olho preto e o outro azul, a Terra dos meninos pelados. Assim, sente-se menos desconfortável, mais aceito e menos discriminado. Uma história que diz muito a toda uma sociedade. Arrisco-me a dizer que esse livro ensina valiosas lições, não apenas para crianças.
Leiam.

Renata 28/05/2020

A terra dos meninos pelados
Uma história tão bonita e tão simples que se torna grandiosa pela abordagem do autor.

Ana Domingues 24/05/2020

Raimundo em seu mundo
?Sem pé nem cabeça?, mas envolvente e curiosa. Adequada para o público juvenil, mostra que todos somos inclusos em um mundo, nem que você tenha que criar um mundo só seu. Raimundo tem o mundo dele, mas mesmo em seu mundo, há diferenças. E todos aceitam as diferenças.

Jessica Alves 29/04/2020

É um livro ok
É um livro infantil que conta a história de Raimundo, um menino careca e com um olho azul e o outro preto, que sempre é zoado pelas crianças. Um dia ele vai parar na Terra dos meninos pelados e alí ele conhece outros meninos iguais a ele e assim faz vários amigos.

Daniel Vitor 21/04/2020

Raimundo pelado
Como não amar esse livro? Tá aí uma pergunta que não tem resposta para os amantes da boa literatura nacional.
A terra dos Meninos pelados é uma novela de Graciliano Ramos que alcança leitores de todas as idades. É uma leitura rápida, gostosa, com aquela cutucada em temas transversais, tais como: preconceitos e e inclusão social.
Ele cansou dessa terra de cambará, de gente cabeluda, com os olhos de uma cor só, gente seletiva, gente mesquinha e egoísta e viajou para uma terra onde não se tem espinho, que não tem tempestade, nem escuridão e qualquer menina pode virar princesa e desvirar.
Como eu queria conhecer essa terra que tanto fala esse Raimundo Pelado.