A Terra dos Meninos Pelados

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Rafa_gomes 21/10/2023

Pelados e olhos diferentes
Muuuito fofo
É incrível como esses autores infantis criam um mundo criativo FANTÁSTICO
A imaginação deles é INCRÍVEL
adorei o livro muuuito fofo
As informações paratextuais que estão no final do livro são mais lindas ainda, é triste saber sobre essa essa exclusão que acontece com gente que é diferente da gente
Enfim, é muito bom que todas as crianças, e até adultos, leiam esse livro fofissimo ?

Titi 17/10/2023

A terra da imaginação
Muitos veem esta obra como sendo algo apenas infantil, quem faz isto não compreende a real essência desta obra. Graciliano busca contar a história de uma criança que cria seu próprio mundo imaginário, onde tudo é como a criança quer que seja, por isso todo os cidadãos dessa cidade possuem um olho de cada cor. E, por meio desta história, Graciliano busca narrar como a imaginação molda a realidade, que se vê contrastada com as obrigações do mundo real, como o dever de geografia. Em suma, de modo sucinto o autor explora aquilo que há de mais profundo e belo na infância, a saber, a imaginação! Uma leitura curta, de no máximo 40 minutos, más de lições para se refletir por 40 horas, recomendo a todos,

Tainá 30/09/2023

A procura por identificação e pertencimento de uma criança, que reflete muito bem a busca de todas por um lugar. Achei muito bacana!

Isabella.Ferreira 12/08/2023

A narrativa descreve a vida difícil e desfavorecida dos meninos pelados, apelido dado às crianças pobres que não tinham roupas para vestir. Raimundo e seus amigos enfrentam a pobreza, a fome, o trabalho árduo e a falta de oportunidades em um cenário de seca e miséria. A obra aborda temas como desigualdade social, exploração infantil e as adversidades da vida no sertão nordestino.
Graciliano Ramos utiliza uma linguagem direta e simples para transmitir as experiências e os sentimentos das crianças, o que torna a história acessível e impactante para leitores jovens. O autor também aborda a importância da amizade e da solidariedade entre as crianças em meio às dificuldades que enfrentam.

diuliveraline 31/07/2023

?A terra dos meninos pelados? - Graciliano Ramos para os pequenos e para os adultos de alma livre - foi o primeiro conto lido no ano.
O livro conta a histo?ria de Raimundo Pelado, um garoto diferente que, entristecido por na?o ser bem aceito pelos outros meninos, cria um universo imagina?rio, nomeado reino de Tatipirun. La? os habitantes possuem caracteri?sticas parecidas com as dele e sa?o aceitos da maneira que sa?o.
Uma lindeza so?. Uma ode a? subjetividade do ser. ?

Kellen F. 24/07/2023

Alice tupiniquim
Lembrou muito Alice no país das maravilhas, a história é diferente, mas a ideia é a mesma. As aventuras de Raimundo não se sabe se foram sonho ou reais, são fantásticas.

pevensians 21/06/2023

Encantadoramente fantástico
Uma obra tão sensível sobre o imaginário infantil, que expõe com leveza a temática da auto-aceitação através do brincar.
A jornada de Raimundo, partindo como uma criança que interioriza os comentários negativos sobre sua aparência, se torna muito mais bela ao utilizar sua própria dimensão brincante para permitir a reflexão sobre si, o levando a compreender pela presença do outro inventado que o diferente também é normal. Que ser diferente é normal.
Uma obra para nos lembrar que está tudo bem em buscar refúgio em nossa própria Tatipurun quando precisamos compreender nossa Cambacará.

ferbrito__ 10/06/2023

É um livro muito gostosinho e rápido de ler, parece até um conto. Mas é muito interessante e divertido.

Anniye 20/04/2023

Terra dos meninos pelados
Acredito que todos temos uma Tatipirun secreta no fundo da nossa mente, que usamos para fugir daqueles que não nos aceitam... essa novela trata de um assunto até que atual e adiciona elementos fantásticos como a aranha que faz as roupas ou o rio que se abre para os outros passarem (só espero que ele volte um dia para Tatipirun)
Recomendo a leitura!

Letícia Lemos 10/04/2023

Curto, mas encantador
É tão gostoso mergulhar nas fantasias de criança de Raimundo! Há um quê de nostalgia de quando nós mesmos éramos crianças e não tínhamos medo de imaginar um mundo inteiro nosso. Acho que quando adultos perdemos um pouco da coragem de nos imaginar em novas utopias, pois estamos tão fixos no presente e em nossas mil preocupações diárias que esquecemos do poder que habita em nós. É esse poder que o livro desperta, pois nos reconecta com nossa criatividade adormecida ao mostrar justamente que sempre teremos um lugar seguro em nós mesmos e na nossa capacidade de sonhar com uma vida e um mundo melhores.

Glória Virgínia 18/03/2023

A terra
Livro infantil que trad profundidade, quantas interpretações poderiam ser feita da ida repentina do menino a terra de faz de conta, genial

Catharina 27/02/2023

Tive q ler por causa da escola, mas até q gostei, uma história que se trata sobre um assunto muito atual.

Ana 30/01/2023

Adorei. É uma leitura rápida e satisfatória, bem diferente do que eu costumo ler em literatura brasileira.
No livro conhecemos Raimundo, uma criança diferente das outras fisicamente e por conta disso sofre o que chamamos hoje de bullying. Com todas as críticas e chateamentos por conta das suas diferenças no mundo real, Raimundo cria um próprio mundo onde há muito mais acolhimento e as outras crianças são iguais a ele, onde ele consegue se sentir bem e em harmonia com as coisas e pessoas ao seu redor.