A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

lubschi 12/04/2021

hj tô sem criatividade pro título ?
assim, é legalzinho, mas nn me conquistou nada. além disso, achei algumas partes muito confusas. mas achei legal q é comentado (acho q umas três vezes) sobre a importância das diferenças (bem por cima mesmo).
- eu vi uma pessoa falando q o livro tinha algum plow Twist, mas eu pelo menos nn percebi isso :/

Patti Spissoto 22/03/2024

Bem juvenil
Achei lá na escola que eu trabalho e resolvi ler. É um livro bem juvenil. Tem até umas palavras que não conheço e outras que sei que foram inventadas. Mas a história é interessante pra trabalhar com os alunos sobre bullying.

Luiz Santiago 18/03/2024

Aprendizado
Uma história simpática de aprendizado, de encontros, maturidade e despedida.

[Plano Crítico]
planocritico.com

Vanessa 31/12/2020

Li por indicação de Emicida =)
"Por que é que não existem pessoas diferentes de nós? Se há criaturas com duas pernas e uma cabeça, pode haver outras com duas cabeças e uma perna."

Maria Fileto 15/07/2024

Um livro para nos fazer pensar que ser diferente é a chave para a vida em sociedade.

Reforça a ideia que devemos respeitar as diferenças de todos para que possamos viver num mundo mais igualitário, em que não seja preciso criar uma realidade a parte onde todos são aceitos.

Simone1603 01/03/2024

Ótimo
Escrito em 1937, aborda temas que ainda são atuais, como bullying, autoestima, solidariedade, pertencimento. Li com meus alunos do 5° ano, agora vamos assistir à série e fazer um comparativo.

lleticiahelena 22/02/2024

A terra dos meninos pelados
Assim, não é ruim, mas comigo não funcionou, eu particularmente não entendi NADA, nem um pingo, eu fiquei assim a leitura inteira:?, as peças não se encaixam na minha cabeça.

-leticia

Jade 15/01/2024

Foi uma leitura confusa. Graciliano é gigante e é a minha terceira leitura dele, mas não funcionou pra mim.

esquilices 09/11/2023

Interessante
Bem interessante a linguagem que o Graciliano usa, os trejeitos da época, a forma como ele explora os personagens é bem divertida.

évora 25/06/2012

conta a história de um menino diferente: careca e com olhos de cores diferentes, e apenas por esse simples motivo os meninos implicavam com ele, então um dia ele encontra um mundo em que todos são iguais a ele, um mundo só dele, talvez da sua imaginação, e lá ele foge da vida chata de sempre.

nizomar 04/07/2024

Livro pequenino. Bela história!
Graciliano Ramos escreve em uma linguagem que eu, um moleque de outrora, entendo perfeitamente.

Cris 18/07/2024

Fofinho
Raimundo Pelado é um menino diferente. Ele tem um olho de cada cor e não tem cabelos. Por conta disso, se sente sozinho e sem amigos, e é motivo de zombaria por parte dos outros meninos.

Com sua imaginação fértil, ele cria uma história em que existe o país de Tatipirun, onde todos as pessoas não têm cabelo e possuem um olho de cada cor. Quando as provocações sofridas por ele se tornam muito pesadas, ele escapa para este mundo imaginário, onde é aceito e vive feliz.

Eu tinha lido Graciliano Ramos há muiuuitos anos, na época da escola, e lembro que adorei “Vidas Secas”. Nem sabia que ele tinha livros infanto-juvenis, até me deparar com este audiobook.

A história é bem curtinha, fofa e divertida, pra se ler de uma vez só. Apesar de o termo não ser ainda utilizado nesta época, o autor nos traz um personagem que sofre bullying por ser diferente dos outros e nos dá uma lição bonita sobre aceitação e respeito pela individualidade de cada um.

Não é uma história que traz muita profundidade, mas acho que é legal pra refletir um pouco sobre o tema e conversar com crianças e adolescentes.

site: http://instagram.com/li_numlivro

Gabe_crlv 13/07/2024

Ok
Não é uma leitura complexa, tá mais pra um conto mesmo, bem infantil e é bom pra passar o tempo gostei até

Fabricio.Macedo 07/09/2024

Mais uma leitura no bus... A leitura diária que me acompanha todos os dias até o trabalho. Enfim, eterna companheira. Dessa vez com Graciliano Ramos que volta meu pensamento a uma época que deveria tê-lo conhecido; que deveria ter lido "A terra dos meninos pelados". Mas, ainda bem, que estamos falando de literatura e essa arte é para qualquer tempo e para todas as faixas etárias. Bora lá!
Recomendo essa leitura para aqueles que têm a mente trabalhada na imaginação. O que era o Raimundo, gente!? Esse garoto de um olho preto e outro azul, que tinha lá seus amigos imaginários e gostava de desenhar nas calçadas tem muita coisa pra fazer a gente pensar sobre coisas da vida. Leiam!