Correntezas e outros estudos marinhos

Correntezas e outros estudos marinhos Lívia Natália

Resenhas - Correntezas

Lali Jean 14/11/2021

A poeta-água e a sofisticação dos e estudos aquáticos ???
A leitura de poesia não é algo comum pra mim. Talvez porque sou uma péssima leitora, aquela que devora livros e depende deles para sumir da própria vida. Ler poesia é um gesto de esforço, uma tentativa de ser uma pessoa melhor, porque ela me melhora, não tenho dúvidas. Leio pouca poesia, o ascendente em capricórnio me exige a regra, ler pelo menos um livro de poesia por ano. E ter poesia na estante. Os livros de poesia são os que mais fazem sentido de possuir, se a gente algum dia possui qualquer livro. Livros de poesia são nômades, zigue-zagueando entre a estante, a cabeceira da cama e minha mente que de vez em quando é despertada por um verso. Sempre que leio poesia, enfureço, afinal, por que leio tão pouca poesia? E fico muito apaixonada pelo livro que acabo de ler (óbvio, se a leitura de um livro acaba em algum momento, ainda mais os de poesia).
Infelizmente, estou apaixonada pela poesia dessa moça. Fui arrebatada. É tão bonito, tateia assim a pele, que eu gostaria de lembrar esses poemas de cor.
O título é algo muito foda, promete esse lugar tão familiar e que nunca tínhamos ouvido alguém verbalizar. A poeta é correnteza. Aquática. Ela mesma é seu objeto de investigação. Essa minha invocação cientificista não é justa com a sofisticação do que é feito aqui, é mais uma tentativa de anunciar logo neste bilhete que sim, ainda que sejamos muito diferentes, nesta poeta pude tanto me encontrar. O corpo do pai, o corpo da mãe, a urgência de ter e tão logo matar esses corpos, para sempre, sempre venera-los. Entender o mundo a partir da materialidade de um corpo que é puro sentimento, água. Ressentir o sexo, porque traze-lo aos versos é faze-lo de novo, celebra-lo e também lamentar o vazio dos corpos que foram. O corpo da autora também se esvai.
E o poema sobre a maternidade-livro. Aliás é reconfortante observar o estudo aquático sobre a escrita e a palavra, como algo que atravessa o livro, uma correnteza.
Pena estar esgotado, tive de ler no kindle. Mas quero muito ter físico.
A leitura de poesia é difícil em uma vida regulada pelo tempo mecânico, das listas, dos resultados. A leitura de poesia é difícil para leitoras vorazes, porque elas são as que serão devoradas.