Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Ana 16/08/2020

Esse livro ficou na minha estante por 5 anos. Quando ganhei, comecei a ler, mas a história não me agradou (provavelmente porque eu era muito nova) e abandonei a leitura. Mas agora foi diferente! Adorei a história, achei muito divertido e intrigante acompanhar a trajetóriada Rachel contra o seu vício.

Stephany 07/08/2020

Está fazendo o quê que ainda não leu Marian Keyes?
Férias! me surpreendeu muito do começo ao fim, e apesar de ter mais de 500 páginas a história envolve de tal maneira que devorei ela rapidinho. Já havia lido Casório?! e o que pude notar é que a Marian não cria personagens para serem cativantes e legais, e sim reais com todos os defeitos possíveis e eu gosto disso, é realista; a Rachel é muito irritante em diversas partes do livro, sem dizer desagradável, egoísta, iludida... vive na bolha de dependente dela. E se você não tomar cuidado cai na conversa dela, porque um dependente nunca vai te dizer que é, são as atitudes que revelam esses comportamentos. Mas nota-se no enredo o crescimento dessa personagem, apesar de todas as suas recaídas, quedas e erros do passado.
E a autora traz um arcabouço muito rico sobre como é a vida de um dependente químico e de alcoólatras também, além de como é estar numa clínica de reabilitação, a importância da psicoterapia (seja ela em grupo ou individual) e da contribuição da Psicologia para compreender as relações humanas e os motivos de fazermos certas coisas, que amei

Bárbara 01/08/2020

MARAVILHOSO
Eu já amava Melancia!! Comecei a ler Férias de forma despretensiosa, imaginando-o como um livro leve e bobo, pra relaxar entre os estudos de psicologia e me surpreendi e muito com ele. Me ajudou a elaborar diversas reflexões, principalmente com a vida de Rachel no Claustro. Escrita leve, gostosa, que prende e te ajuda a refletir sobre muitas coisas. Gostei tanto dele, que comprei um recentemente e presenteei uma amiga, que também está amando rsrs... RECOMENDO MUITO!!!

site: www.instagram.com/debemcomvoce.psi
Idma 07/08/2020minha estante
Eu, no caso, sou a amiga que ganhou o livro e também amou! Recomendo!! ????? Obrigada, amigaa!

Tatiane.Fagundes 28/07/2020

Gostei
Livro muito bom, mas em alguns momentos fica cansativo, parece que a história não desenrola. Mas bem engraçado, recomendo.

Asurito 12/07/2020

Favoritasso!
Minha personagem problemática favorita, acompanhar todas as jornada do livro foi ao mesmo tempo leve e intenso, pois o livro mostra que por trás de ações existem razões, ninguém è simplesmente ruim.

Gislei Moura 22/06/2020

Não é um romance fácil, na verdade, como a história é em primeira pessoa, o monólogo em alguns momentos é bastante cansativo. Demorei a me empolgar com a história. Entretanto, após um tempo, as coisas começam a tomar forma e assuntos importantes são abordados, como, por exemplo, o modo como as situações que vivemos no decorrer da infância ou os medos que ficam no insconsciente podem influenciar nossas ações na vida adulta. Mesmo que haja um ?final feliz?, a protagonista vivência muitos percalços até chegar a ele, de maneira bastante realista.

_natalia 14/06/2020

Estágios da aceitação
O livro conta a história da irmã Walsh do meio, Rachel, que tem pouco destaque na família, em relação às irmãs - senti isso, não só nesse livro, como nos outros que já li - e, segundo si mesma, usa drogas apenas para recreação. Até acontecer um acidente e Rachel acabar no hospital com uma suposta ?overdose?, então sua vida em Nova York despenca e ela volta pra Irlanda, onde o pai quer interná-la num centro de reabilitação.
A história, que é muito divertida em algumas partes, me fez refletir muito sobre a minha própria vida e como as pessoas tendem a negar um fato para não lidar de frente com ele. Gostaria de mais detalhes no final e não dei 5 estrelas por sentir alguns momentos meio arrastados, mas indico muito a leitura. Ainda mais para quem se interessa sobre o vício e os estágios para aceitá-lo.

Veviis 09/06/2020

Comecei a ler acha do que era tão bom quanto Melancia, já que é da mesma autora e meio que é uma sequência dele, vai contar a história de uma das irmãs. Mas pra.mim não deu... Li na marra e terminei arrastada!

Ana Simão 22/05/2020

null
Obra ótima de Marian Keyes. Mostra os conflitos internos da personagem Rachel, que é tomada por um turbilhão de acontecimentos que levam à sua internação em uma clínica de reabilitação. Narrado em primeira pessoa, de forma muito bem humorada e bem elaborada. A autora constrói a história de forma que o leitor vai descobrindo junto com a personagem que as coisas não são exatamente do jeito que ela pensava de início e que sua visão dos fatos era um tanto quanto deturpada, culminando com sua emocionante transformação pessoal.

Vic 20/05/2020

Comecei a ler esse livro em 2011, mas não passei dos primeiros capítulos. Agora durante a quarentena, resolvi ler ele, por inteiro. É um livro incrível, que te faz viajar pelos detalhes e pelas histórias de Rachel. Agora quero ler todos os livros das irmãs Walsh!

Geovanna.Cookie 20/05/2020

Eu devorei o livro
Eu acabei virando a noite e terminando o livro, mesmo sem intenção de fazer isso! Mas quando Rachel finalmente foi o assunto principal das sessões em grupo foi impossível parar, minha antipatia por ela era tanta que cheguei a torcer por Josephine ("Isso! Desse a lenha Josephine! " cheguei a dizer quando ela finalmente abordou a baixa autoestima da Rachel) Isso tudo por que Rachel era uma pessoa detestável, mas foi maravilhoso ver seus terríveis traços de personalidade desconstruidos em terapia e finalmente sumir.
Eu tive medo que traços tão tóxicos quanto os dela fossem normalizados devido a época de lançamento do livro, mas graças a Deus não foram. Ainda assim o livro envelheceu mal, cheio de homofobia, gordofobia e machismo, mas o que me deixou horrorizada mesmo foi a forma como tratou o estupro, primeiro tratando como se fosse nada demais e depois quando uma interna fala sobre ter sido "currada por um grupo de homem" ainda fala que todos os homens internos pareciam querer estar entre os que a curraram.

Paula 23/04/2020

O enredo é necessário, apesar dos pesares
Antes de começar a ler esse livro você tem que estar ciente de uma coisa:

Ele é muito datado e por conta disso envelheceu mal.
Você irá ver frases machistas, competição feminina, ninguém chocado por uma pessoa "ser currada" e ser de boas os personagens masculinos desejarem estar na ocasião, racismo , gordofobia e homofobia.
É tenso ver como muitas dessas falas eram normais nos anos 90. E é bom ver como esse tipo de coisa é absurda nos dias de hoje.

Visto isso, o livro tem um enredo bem legal sobre o processo de reabilitação. O livro mostra todas fases, a dinâmica de ouvir o espelho do outro pra reconhecer os próprios erros. Esse ponto achei muito bom.

Quanto a protagonista, ela é insuportável. Com ou sem drogas, durante 90% do livro ela é uma pessoa horrível. Lance de ser assim desde os 3 anos de idade. Ela é uma mau caráter desde sempre. Sempre com a necessidade de julgar, caçoar e debochar dos outros. O tempo todo com uma competição feminina absurda. Fiquei até me perguntando se ela e a autora odiavam mulheres.

Até entendo a situação psicológica da Rachel, mas não consegui ter empatia de tão desnecessariamente podre ele era. Uma mulher de 27 anos infantil, invejosa, competitiva. Ela se sentia superior a todo mundo e ficava revoltada pelas pessoas não enxergarem isso. Ficava revoltada num nível insuportável.
Sei que viciados em drogas não são amores,mas é surreal o quão babaca ela era.

Bem no finalzinho ela se redimiu e isso fez minha nota aumentar. Acho que esse livro fosse reescrito e adaptado pra realidade dos dias de hoje, acho que esse desvio de caráter dela seria corrigido. As coisas mais pesadas saiam dessa personagem.

Último comentário : LUKE É TÃO AMORZINHO QUE CARREGA PARTE DO LIVRO NAS COSTAS

Suh Oliveira 12/04/2020

Recomendo!
Um livro divertido e que fala de problemas reais... A Rachel é uma graça! Mesmo com tudo o que acontece ao longo de sua jornada ela não consegue deixar de ser encantadora!

Cidiane 04/04/2020

Férias
Escrito de maneira muito agradável à leitura, o livro te faz mergulhar no mundo da protagonista e sentir, com ela, o complexo psicológico no qual ela está inserida. A partir disso, te convida a participar de todo o processo, de maneira bastante dramática e emocionante, de seu autoconhecimento e de sua nova vida após as suas inesquecíveis "férias"...