As Irmãs Romanov

As Irmãs Romanov Helen Rappaport

Resenhas - As Irmãs Romanov

Beatriz 16/07/2019

Eu tive o interesse em ler esse livro especialmente pelas meninas, nunca me interessei muito pelos soviéticos e a revolução. Quando me contaram que elas eram as princesas mais ricas do mundo e as mais humildes também a curiosidade já estava ali.
Nesse livro eu conheci essas meninas, suas personalidade, seus sonhos, desde o casamento de deus país e a gravidez delas até os últimos momentos presas e isoladas num local estranho.

É muito louco como a historia real contada assim em um livro com escrita romântica nos faz refletir muito sobre o mundo. A escrita foi leve, as vezes citando nomes que era dicil acompanhar faz parte de ler livros históricos assim que a gente tem que se adaptar para ler.Foi muito intenso acompanhar a mãe delas delirando e sucumbindo à loucura religiosa , como as falhas do tzar e dá tzarina foram gatilhos pra essa grande revolução no meio da segunda guerra mundial.

Algumas partes foram mais pacatas, quando as meninas passeavam com o barco real ou estavam apaixonandinhas por algum oficial. Mas foi uma leitura muito rica que estou muito feliz de ter concluído!

O livro não fala muito sobre o que está acontecendo na Rússia, então muitas coisas tive que pesquisar para entender melhor, a situação era alarmante antes, durante e depois da revolução e as meninas sempre humildes ensinadas a serem bondosas permaneceram ignorante a tudo que acontecia lá fora. Isso cria um misto de pena compaixão mais outros sentimentos a mais como indignação.

É visível que a autora adora as meninas e tem um carinho pela família. Mas pesquisando os acontecimentos vinha um sentimento de revolta contra aquela família que a gente se cativa durante a leitura. O pai que era amoroso e lia para as meninas era o mesmo que mandava matar milhares de pessos. Como não fui criada para adorar e respeitar monarquias isso gerava um grande conflito de sentimentos principalmente quando eu lia sobre as decisões erradas dos pais que ocasionariam milhares de mortes. Isso é a realidade dizendo novamente que as coisas são muito complicadas. (Porque uma vida é mais preciosa que outras?)

O ponto místico, as premonição que a religiosa Alexandra recebia tanto do raputin quanto de outras e os pontos mais místicos da história dão aquele gosto a mais de ler algo muito importante que aconteceu.
Lais 16/07/2019minha estante
UAU!!! Já quero ler...

Isabella.Coppede 15/04/2020minha estante
Amei ! Gosto muito desse assunto e desse momento da história em específico!

Duda 12/06/2020minha estante
Já está na minha lista

Thais.Lucena 26/03/2016

Recomendo
Irmãs Romanov me pareceu, desde o início, uma visão consideravelmente tendenciosa dos acontecimentos, mostrando de modo superficial os desmandes da nobreza à época e a omissão do Tsar em relação a seus súditos no Império. Essa impressão fica diluída à medida que a leitura avança e o leitor é conduzido muy sedutoramente para a vida da família. O resultado é o estabelecimento de uma forte empatia (especialmente para com as meninas), o que provoca um sentimento de angústia e tristeza com a aproximação do inexorável e notório fim. A leitura é agradável e fluida. Recomendo.
Fada 30/08/2016minha estante
Em breve farei uma resenha sobre esse livro, que acabei de ler. Senti muita falta da imparcialidade da autora, que escrachadamente demonizou a Revolução Russa e todos os envolvidos.

Patricia 22/09/2016minha estante
Do ponto de vista do objetivo da história, que no caso eram as irmãs, não tinha como não "demonizar" seus algozes! O socialismo é muito bonito em seus ideais, mas em nenhum lugar ele chegou ao poder sem ser tão sangrento quanto qualquer outro regime, o que o torna tão contraditório já que se propõe ao bem geral, mas elimina quem está em seu caminho - o que outros regimes também o fazem, portanto, acabam sendo iguais. Por isso, nada justifica o fim dado as quatro meninas. Uma coisa seria sacrificar os país e, talvez, até seu irmão, o que seria tão injusto quanto com as meninas, pois estava claro para o novo regime que o menino não viveria muito para reclamar o trono, mas o que fizeram com as irmãs, é injustificável! Mesmo sendo filhas, netas, etc, de quem eram.

Liliane 05/03/2017minha estante
Estou terminando a leitura. O livro é muito bom. E nos mostra um estilo de vida, de organização familiar bem diferentes de nós ocidentais. Não há, no livro, indícios de que o Tzar Nicolau fosse sanguinário. Ele parece aceitar passivamente o fim do reinado.
Muito bom, o livro.
Precisei grifar e fazer marcações com Post It.

Carla Reverbel 21/03/2016

Triste e fascinante
O estilo da autora e excelente, a leitura flui naturalmente. E angustiante ir conhecendo e se encantando por aquelas jovens sabendo de seu destino brutal.

Camila Faria 21/10/2016

Uma reconstrução da vida da última família imperial russa, com ênfase na rotina das quatro jovens princesas: Olga, Tatiana, Maria e Anastácia. A proposta do livro é oferecer um raro olhar sobre a vida familiar das filhas do último tsar, suas personalidades, seus sonhos, suas inseguranças… Não se trata portanto de uma análise opinativa sobre a omissão do Regime Imperial com relação a população russa; ou sobre a subsequente Revolução Bolchevique ~ apesar desse ser o pano de fundo de toda a narrativa. Impossível não sentir empatia pelas adoráveis e (pasmem!) modestas princesinhas, especialmente quando já se sabe de antemão o seu destino trágico.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-12/

Maah.LeAo 20/03/2020

Meu primeiro livro sobre a dinastia Romanov, e sem dúvidas, um livro super especial, além da narrativa maravilhosa, há diversas fotos da família

Marcos.Sales 22/03/2018

Ótimo livro !
Assim como "Nicolau E Alexandra" de Robert. K Massie, "As Irmãs Romanov" se faz como um livro narrativo que descreve em detalhes a vida (em principal das quatro irmãs) dos últimos integrantes do que viria a ser a última geração familiar e que rompia com toda a agressividade e egoísmo dos outros Romanov (Inclusive e principalmente Alexandre III). Nada Obstante, Rappaport peca um pouco na falta de dinamismo narrativo (apesar de saber-se que não dá para pedir muito disso em livros assim). É possível sim narrar fatos históricos de forma mais fluida.
No mais, é um livro bem informativo que permite o leitor integrar-se na realidade da época.

Silvia AC/DC 20/09/2018

Recomendo
Depois de quase 2 meses, terminei de ler este livro. Foi uma viagem ao passado, parece até que estive com elas por algum tempo. Mesmo já "sabendo o final", fiquei chocada. A escritora foi bem sucinta na parte da execução. Mas foi o bastante para me deixar triste. Fiquei curiosa e fui procurar no Google fotos de alguns lugares citados no livro. Acabei me deparando com um documentário que conta sobre a morte deles. Nossa, fiquei arrasada.
Se alguém tiver interesse em assistir, aqui está: https://youtu.be/hXenIaMjzgM
Muito triste o fim desta família... 😢😢😢 Aquelas garotas eram anjos!

Delirium Nerd 17/08/2019

Quem foram as quatro grã-duquesas russas?
Desde tempos imemoriais, a Rússia foi um país temido, seja por sua imensidão ou pelo sangue que jorra dessa terra. A força do povo russo, sua resiliência e fé parecem adjetivos que não combinam. O que temos a aprender com eles?

A história russa é um prato cheio de acontecimentos contraditórios, em que muitas coisas não parecem fazer sentido de forma racional. Um desses momentos, que decidiram o destino da Europa, foram os últimos anos do tsarismo, a monarquia russa. De um lado, tínhamos uma família imperial muito alienada, fechada em seu círculo, que desconhecia a efervescência social que acontecia para além de seus muros; de outro, uma nação supersticiosa, que não via com bons olhos o casamento de seu “paizinho” (como Nicolau II, o tsar, era chamado) com uma alemã. Sobretudo, não gostava do fato de ela ter dado à luz a quatro meninas enquanto o império esperava o filho homem que daria continuidade à dinastia.

É sobre esse momento histórico que a historiadora Helen Rappaport se debruça em “As Irmãs Romanov: A Vida Das Filhas do Último Tsar“. Afinal, quem eram as quatro filhas de Nicolau II e da princesa Alexandra? Como a história as retratou?

Em um contexto cheio de boatos e mentiras, “As Irmãs Romanov“ é um livro importantíssimo. A historiadora Helen Rappaport é um nome de respeito na área. Escreveu outros livros sobre os Romanov, como “Os Últimos Dias dos Romanov“, em 2008, no qual nos conta sobre a vida da família pouco antes de serem fuzilados. Como alerta à leitora no prefácio de “As Irmãs Romanov“, Rappaport não pretende fazer o mesmo movimento que fez no livro anterior, ou seja, realizar um exame pormenorizado dos detalhes antes da execução da família. Para “Os Últimos Dias dos Romanov”, ela chegou a conversar com especialistas em balística, a fim de entender as circunstâncias técnicas do assassinato da família.

Outro detalhe que atesta a seriedade do trabalho de Rappaport é indicar à leitora que seu livro não pretende alimentar as lendas em torno de Anastácia. Isso é algo que a historiadora está sempre comentando em entrevistas e achamos muito importante da parte dela o compromisso com os fatos. Rappaport está pelos fatos e não pelos boatos. Ela tem um compromisso muito profundo com os fatos e isso pode ser percebido de muitas maneiras. Uma delas é quando você pega o livro: temos mais de 200 páginas de fontes. Para cada frase que ela diz, há uma fonte. O rigor da pesquisa de Rappaport é algo apaixonante, porque ela conseguiu acesso a fontes jamais usadas, e o amor que a historiadora diz ter pela Rússia pode ser sentido em cada página.

Também temos o fator de gênero. Infelizmente, é uma verdade: uma historiadora escrevendo sobre mulheres são outros quinhentos. Rappaport sabe como as garotas Romanov entraram para a história: meninas tolas e frívolas, mas eram muito mais do que isso. Você sabia que atuaram como enfermeiras na Primeira Guerra Mundial? Helen sabe que não sabemos desses dados e ela se esmera para que possamos entender a personalidade de cada uma delas, já que estavam à sombra do herdeiro do trono, Alexei, e isso afetou suas vidas.

Outro fator de gênero está ligado ao fato de que Rappaport, enquanto mulher, precisa ter um repertório de fontes fortes, caso seja confrontada. Sabemos que as mulheres sofrem muito mais com pequenos deslizes do que os homens. Se ela cometer uma incongruência, você pode ter certeza de que alguém irá questioná-la. Neste artigo fantástico do Valkírias, temos um exemplo do trabalho misógino que um historiador pode fazer. Simon Sebag Montefiore, autor do livro sobre “Catarina, A Grande“, acabou retratando o amante da monarca em detrimento dela mesma. De acordo com a resenha, em diversos momentos Montefiore dá a entender que Catarina era influenciada pelo amante, quando, na verdade, ele só teve direito aos holofotes por causa dela.

Dessa forma, é muito importante que leiamos historiadoras também. Se a história sempre nos negou uma posição de destaque, é porque muito do trabalho do historiador foi feito por homens, mas sempre existiriam mulheres na historiografia documentando os fatos, porém foram silenciadas. O trabalho de Helen Rappaport em “As Irmãs Romanov” é uma porta de entrada para começarmos a pensar na história escrita por mulheres.

Resenha completa no link abaixo!

site: https://deliriumnerd.com/2019/08/15/as-irmas-romanov-helen-rappaport-resenha/

Eclipsenamadrugada 21/02/2020

Mesmo sabendo o que aconteceu com a família Imperial Russa, ler a história, saber dos pormenores da vida de cada um, é algo extremamente pesaroso. Dói o coração estar vivenciando cada momento das 4 irmãs, do sofrimento do único herdeiro do sexo masculino hemofílico. Dos cuidados que Alexandra tinha com suas (o). Realmente é bastante desolador ter na consciência acontecimentos tão desumanos e brutais. Pela vida e pela morte, eu classifiquei a história com 5 estrelas.

Anna | @paraisoliterariooficial 18/03/2020

A Vida das Filhas e do Filho do Último Tsar, Nicolau II e Sua Esposa, a Tsarina Alexandra
A tsarina Alexandra, demorou até dar um filho a seu marido, o tsar Nicolau II. Sendo o filho mais novo de Alexandra e Nicolau. O menino recebeu o nome de Alexei. Suas quatro irmãs. Olga, que era a filha mais velha. Seguida por Tatiana, Maria e Anastásia. A tsarina Alexandra as chamava de trevo de quatro folhas. Em 17 de julho de 1918, a família real russa, foi obrigada a descer até o porão de uma casa em Ecaterimburgo, na Rússia. Olga, Tatiana, Maria, Anastásia e Alexei, junto com seus pais, foram cruelmente assassinados. Muito foi escrito sobre o tsar Nicolau II, e sua esposa, a tsarina Alexandra. Assim, como o trágico destino da família imperial, e a Revolução Russa de 1917. Dentre os filhos, Anastásia foi quem mias repercutiu. Foram feitos desenhos e filmes sobre sua história, e sua possível sobrevivência, que no entanto, não aconteceu. Anastásia, assim como sua família também foi assassinada. Por entre minhas pesquisas, descobri que cartas e os diários das jovens grã-duquesas, foram base para esse livro.

Li 14/02/2017

DESAFIO LITERÁRIO DIMINUINDO A PILHA 2017 - FEVEREIRO - AUTOR QUE NUNCA LEU
"Ao longo dos anos, a história da brutal execução das quatro grã-duquesas Romanov turvou nossa impressão a respeito de quem elas realmente foram. Com frequência, são vistas como um belo mas insignificante detalhe na história dos pais, Nicolau e Alexandra, o último casal imperial da Rússia. A imagem que prevalece é a de que eram jovens adoráveis e donas de uma vida invejável, mas a verdade é bem diferente. As irmãs Romanov reconstrói a vida da última família imperial russa com ênfase na rotina de Olga, Tatiana, Maria e Anastácia. A alegria e a insegurança dessas jovens princesas são retratadas aqui tendo como pano de fundo os derradeiros dias da ordem mundial vigente até o início do século XX."

Não gosto de biografias, mas gostei dessa. A autora escreve de uma forma que me pareceu quase um romance, talvez pelos trechos de cartas e diários.
Cheguei a conclusão que pelo menos isso de bom aconteceu na minha vida: Não fui uma grã-duquesa Romanov! Deve ter sido muito opressivo ter sido uma, ainda mais vivendo à sombra do irmão mais novo herdeiro e doente e com uma mãe neurótica e doente também. A religião ajuda muito a se resignar com a fatalidade das coisas, e elas eram bastante resinadas e religiosas, pelo que li, aliás, todos pareciam ser ali.
Acho que é por isso que eu sou rebelde com tudo!
Eu tinha muita curiosidade pra saber mais sobre os Romanov... E sobre Raspútin também, acho que pela a aura sobrenatural que ele ganhou com a história toda.
Falando sério, tenho um interesse quase mórbido pela Rússia!
Gostei do livro! Mostra a face humana de figuras quase mitológicas e mostra também, pelo lado histórico, que nenhum regime totalitário presta, seja "atuando" no nome de nobres ou plebeus, digamos assim. Me lembrou o " A revolução dos bichos".

"Vi com as quatro irmãs Romanov foi uma experiência particularmente intensa e emotiva, mas também muito gratificante. Elas - e a Rússia, país pelo qual tenho um amor duradouro - me inspiraram como escritora e espero ter feito justiça a elas e a suas breves vidas."

Bella 11/06/2020

As Irmãs Romanov
"Papai me pede para dizer a todos que permaneceram leais a ele e aqueles sobre os quais ele possa exercer alguma influencia que não devem vingá-lo, pois perdoou todo mundo e reza para todos; que eles próprios não busquem vingança; que devem lembrar que o mal que há no mundo se tornará ainda mais poderoso que não é o mal que vence o mal - só o amor" - Carta de Olga Nikolaevna

Durante esta quarentena me dediquei a ler um livro parado durante anos na minha estante, acredito que fiz bem em ter esperado, um livro histórico pode ser considerado cansativo e entediante para jovens adolescentes acostumadas com livros de fantasia, como era o meu caso quando comprei este livro.
Por três meses eu convivi intimamente com a família Romanov, chega a ser engraçado o quanto você pode aprender sobre alguém lendo um livro, meus comentário não vão ser direcionados a política e sim aos seres humanos descritos no livro. A cada capítulo você percebe a evolução de cada uma das garotas, seus gostos, paixões, limitações, medo e a sempre presente esperança.
É difícil imaginar ficar em prisão domiciliar por mais de um ano, em uma época sem nossas habituais distrações como telefonemas, internet, jogos, e-books e livros que podem ser entregues em um curto período de tempo. Tudo o que Olga, Tatiana, Maria e Anastácia tiveram foram inúmeras cartas nunca enviadas, leituras, estudo e a companhia uma da outra, enquanto enfrentavam a ameaça de um futuro incerto.
É inacreditável o laço que você pode criar com essas garotas, tão diferentes entre si e ao mesmo tempo com características similares, a bondade sendo ao meu ver a maior delas. Admito que o final me deixou cada vez mais com um estranho sentimento de claustrofobia, sabendo o que as aguardava e mesmo assim desejando que de alguma forma o destino as poupasse, a sensação que temos no final do livro é um vazio e ao mesmo tempo um aprendizado, afinal somos todos humanos, independente de nossos pecados.

Soninha 31/07/2018

Uma tragédia real.
Uma verdadeira injustiça, crueldade, que infelizmente finalizou uma parte histórica da Rússia.

Leonardo 19/09/2018

Apaixonante
Uma obra densa mas que prende o leitor do início ao fim. Não há como não sofrer junto com a família Romanov, sobretudo em seus últimos momentos. Fico imaginando as dificuldades para realizar pesquisa histórica tão bem feita e rica em fontes. A única coisa que senti falta foi de um glossário de nomes pessoais e lugares, para recordar rapidamente a vida de pessoas citadas, pois são muitas, sobretudo criados dos Romanov. Um índice onomástico e mais ilustrações também seriam muito úteis. Mesmo com essas observações considero um dos melhores livros que já li!