Outros cantos

Outros cantos Maria Valéria Rezende

Resenhas - Outros Cantos

Márcia 13/04/2024

Outros Cantos: vida e obra misturados
A vida particular de Maria Valéria Rezende me interessou tanto quanto a história que conta em Outros Cantos. Aliás, há uma mistura inegável na obra de vida e arte. O que me fascinou? A atividade exercida pela autora, que eu desconhecia: ser uma freira que tem por missão andar pelo mundo ajudando pessoas do meio popular e não confinada. Maria Valéria faz parte, desde 1965, da Congregação de Nossa Senhora ? Cônegas de Santo Agostinho. No El País, ela nos explica:

?Acho que maioria tem uma ignorância absoluta em relação às freiras. Imaginam que a pessoa vai ser freira e fica ali toda reprimida, trancada. Mas nós somos leigas, ou seja, não somos membros do clero. Apenas optamos por viver em comunidade e fizemos três votos, que para nós são votos de liberdade: o de castidade, pelo qual você não está preso à família, nem a ninguém, e está disponível para ir aonde for preciso; o de pobreza, que na verdade é um voto de partilha pelo qual você não fica preso a uma carreira profissional, e por fim o voto da obediência, que é uma discussão com a comunidade, uma obediência aos apelos. Passei a minha vida inteira andando pelo mundo?.

Mas a moça de 75 anos: é formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia ? e, claro, uma escritora de mão cheia. Outros Cantos pra mim, é um retrato fiel de experiências vividas em suas andanças. A história ocorre enquanto a personagem Maria está num ônibus de viagem, quarenta anos depois, de volta para Olho d'Água, sertão nordestino, local onde estivera para alfabetizar jovens e adultos, na época da ditadura militar brasileira, no programa MOBRAL. Durante o trajeto, acompanhamos as lembranças de Maria, uma jovem revolucionária, sonhadora e crente no poder de mudança da palavra escrita e da leitura. Porém, o que Maria descobriria (e o leitor) é a força da linguagem oral, a força e a beleza do povo sertanejo. Maria, que fora para Olho D'Água ensinar, descobre que só poderia aprender com esse povo ágrafo.

Amei! @leiamulheresvca

Wash Cabra 06/01/2024

A vida do sertanejo é maior que qualquer ideologia
Peguei esse livro para ler por indicação de outro escritor, o Reginaldo Pujol Filho. Sou do norte do Tocantins, região que recebeu muitos sertanejos nas décadas de 50 - 70, que encontraram as águas do rios Araguaia e Tocantins, além de muitos garimpos de ouro e cristal para, de alguma forma, matarem sua sede e prosperarem. A região recebeu, também na década de 70, os guerrilheiros contrários à ditatura militar e foi lá que aconteceu a Guerrilha do Araguaia. A indicação do livro veio neste esteio todo.

Encontrei em "Outros Cantos" uma camada a mais de profundidade das histórias que minha avó e minha mãe contam sobre a vida no Sertão. A escritora conhece o lugar de onde fala. Para além disso, achei incrível como a personagem, a Maria, conecta esse universo a diversos outros lugares ao redor do mundo. Ambientes similares, do trabalho, da escassez, onde alguma força comunitária e cultural prosperam de dentro das pessoas.

O jogo de tempo e o próprio tempo da narrativa são destaques. Sabemos que há um momento presente, a viagem de ônibus na madrugada sertaneja tantos anos depois dos fatos narrados. Esse ambiente, o jogo de vai e vem no tempo, a própria relação do Sertão com regiões no México, na Argélia, que são apresentadas no texto sem qualquer cerimônia, precedidas às vezes por apenas uma vírgula, da uma clima nostálgico, que parece guardado por um manta leve e macia, costurada a partir da linguagem sonora e curva que a autora trabalha tão bem.

Quanto à ditatura, a razão primeira que me fez buscar o livro, o tema aparece do meio para o fim, de forma que quem ler é capaz de se questionar como uma coisa tão grande é apresentada no meio de texto e ainda, sem qualquer finalização ou aprofundamento nos seus detalhes. As pontas soltas me causaram um certa decepção inicial, já que eu fui em busca do livro para saber mais da vida de pessoas errantes que trabalhavam por uma ideologia transformadora, mas hoje, uma semana depois de ter lido livro, me dou por satisfeito. A ditadura e a ideologia socialista ganham o tamanho e os contornos que merecem na cabeça de uma personagem que se depara com algo maior, que chuto ser a própria vida e condição das pessoas que encontra, a razão pela qual suas crenças precisam mudar para atender aquela realidade presente e assim, serem efetivas. No mais, descrição mais precisa e por vezes cansativa do ambiente é uma exigência que o Sertão faz a quem se propões falar da sua extensão. Assim, a paisagem vira um cenário no qual a personagem se enluta, corta pedaços e deixa nascer outra pessoa, que agora tem aquele mundo como morada.

dani ð¦ 22/12/2023

Maria valéria rezende foi um tesouro encontrado no meu 2023!! escrita maravilhosa das suas memórias no sertão, percepções de vida e de sobrevivência, o tipo de livro que todos deveriam ler

Ruth 05/12/2023

Inspirador.
Li essa obra para a apresentar na faculdade e gostei bastante.
Esse livro conta as memórias de uma professora com muitos sonhos e esperanças motivados pela educação.
Narrativa fluida e envolvente, história muito interessante e vivências reais.

antuan_reloaded 07/08/2023

[7/10]
"Lá não se costumava chegar, de lá só se ia embora"

Dividido em três partes, "Outros Cantos", de Maria Valéria Rezende, aborda a perspectiva de Maria, personagem-narradora, sobre uma cidade do interior, Olho d'água. Ela chega nesse local como professora do Mobral, extinto programa de alfabetização, comum durante o período da ditadura militar no Brasil. Lá, teria como objetivo alfabetizar jovens e adultos.

No entanto, dada a demora de destinação de recursos para isso, por parte das autoridades locais, Maria é obrigada a se enturmar e aqui é onde reside a beleza dessa obra. São camadas e mais camadas de histórias sobrepostas umas as outras que dão vida a uma teia complexa, mas entendível, armada belamente por Rezende.

O deslumbramento das crianças quando viram a professora pela primeira vez, a dança de fios e músculos na casa de confecção, os cânticos entoados nos novenários de Nossa Senhora do Ó, o pastorial com suas Dianas e Borboletas e até mesmo o ditado "em briga de marido e mulher não se meter a colher" seguido a risca são alguns do momentos que mais me marcaram.

É fato que a segunda parte tende a ser menos orgânica que as demais. Um pouco disso deve-se ao fato de que Rezende, empregando um tom mais ensaístico, deixa sua personagem cair em divagações sobre a modernidade, a tecnologia e a rapidez das relações. Isso acaba soando como de mal gosto, não a forma, que aprecio, mas o conteúdo; algo muito pontual que poderia facilmente ser deixado de lado.

Fora isso, todo o saudosismo ditado pelas rememorações são suficientes para sustentar a beleza que Maria percebeu no modo de vida do sertão. Sua colcha de retalhos é pouco a pouco costurada e com ela vamos nos enrolando aconchegadamente. Isso é comum à forma narrativa de Maria Valéria Rezende e eu já havia experimentado em "O Voo da Guará Vermelha". Lá, a adesão foi total, aqui nem tanto. Ao todo, o saldo é positivo.

Thalyta Vidal 23/06/2023

"Outros Cantos", de Maria Valéria Rezende
"Pra ler o quê, aqui? Só se for marca de ferro em lombo de boi... Carece de ler não, toda velha sabe de cabeça"

Uma narrativa "on The road" que evidencia, mais uma vez, o caráter nômade das obras valerianas. Em "Outros Cantos", a nossa viagem será num ônibus, junto à protagonista, rememorando suas vivências na cidade de Olhos D'água. Como de costume, Rezende traz, para essa obra, as vivências interioranas, mostrando os ensinamentos aprendidos por alguém que ali foi para ensinar. Carregado ora de humor, ora de ironias, ora de denúncias, a romancista - através do relato de uma professora aposentada que decide alfabetizar jovens e adultos numa pequena cidade- nos revela a vivência de outros cantos, que, de tão pequenos têm como marca o esquecimento. Na trama, o (des)interesse governamental ao assegurar políticas de alfabetização, bem como o conhecimento e a persistência do povo vão nos sendo apresentados por meio da "contação de histórias" tão comuns à autora. Saímos de "Outros cantos", como se estivéssemos permanecido sentados, com uma caneca de café, em um tamborete na porta de uma casa, ao ouvir a voz do tempo e da experiência propagar suas histórias. É assim que me sinto quando leio Maria Valéria Rezende, numa roda de conversa, cujas histórias não são apenas narradas aleatoriamente, mas que carregam uma série de problemas sociais e, aqui, o homem da pequena cidade é reduzido ao voto, bem como as crianças não merecem uma escola, pois ainda não podem exercer sua cidadania por meio do voto, prática essa naturalizada: sabem quem é o candidato do prefeito? Claro que sim, filho e neto de prefeitos. Vocês acham que está certo? Certíssimo, pois, se ele não ajudar nem a família dele, a quem mais é que vai ajudar? (p.143). Dessa forma, os limites entre ficção e realidade são rompidos, constituindo uma teia no romance que, mesmo emaranhada, é percebida pelo leitor. Educação libertária, descaso governamental, sabedoria popular e resistência são temas que percorrem essa obra. Ah, um adendo! Preciso mencionar como alguns elementos vão saindo de um romance para outro, há sempre uma pista de outras obras de Rezende em seus escritos, aqui, o canto ouvido quando personagens caminham em meio à natureza, elemento presente em "Ouro dentro da cabeça" aparece novamente. Mais uma vez, leiam!
Caio.Victor 23/06/2023minha estante
Deu vontade de ler! ?

Thalyta Vidal 23/06/2023minha estante
Pode começar!

carbononh 30/04/2023

Poderoso
"Calei-me, e ali fiquei, escorada na parede, um nó doloroso apertando minha cabeça e meu coração, a cortina idealista que me tapava os olhos e só permitia ver a dor infligida pela exploração do Dono e a inclemência do sol, mais a beleza dos gestos e saberes do povo, rasgando-se mais um pouco e revelando que tudo era muito mais misturado e complicado do que eu pensava. O caminho de libertação, se houvesse, teria de percorrer inúmeros atalhos e veredas, quem sabe por quanto tempo? Eu me sentia completamente incapaz."

Matheus Fariaaas 23/01/2023

O poder da memória.
Praticamente tudo neste livro é construído atravez de memórias, uma prosa inteira composta de lembranças. E o fato da personagem narradora já ter visitado inúmeros países e falar diversos idiomas, fortifica ainda mais a experiência cosmopolita do livro, ao fazer comparações de cantos tão distantes porem sempre unidos numa mesma temática, como fossem pequenas partes duma mesma história repetida.

Há constantes alternâncias entre passado e futuro, memórias entrelaçadas, reflexões comparativas. Esse livro é um prato de literatura, sobretudo de literatura brasileira!

Super recomendo a todos porque não é sempre que se lê coisa parecida, o Brasil é grande, pode ser pobre pra quem tem olhos mas é extremamente rico pra quem tem um coração no meio do peito.

Leiam?

taylor 09/01/2023

literatura brasileira??
Caras esse livro é muito bom!! a autora é maravilhosa a escrita dela é mto boa, me senti super representada por ela ser uma nordestina paraibana q mora em João pessoa
o livro é super interessante ele fica alternando entre o passado e o presente dela dentro do ônibus e isso eu achei muito interessante (mas admito q teve umas horas q fiquei meio perdid pra saber se oq ela tava falando era no passado ou no presente) e também pelo fato da amizade dela com a Fafa (falo fafa pq ja somos bem íntimas??) pq a Fatima ajudou a Maria em muita coisa e a Maria ajudou a fatima também e na educação e a bondade q os filhos da fatima tem e etc?
o livro é ótimo, tem uma ótima escrita, tem palavras que só nordestino realmente entende e eu achei isso incrível q trouxe a representatividade nordestina bastante com o sotaque e o palavreado diferente??

Grindi 24/08/2022

Recomendo aos apaixonados pela cultura Brasileira!
O livro é repleto do vocabulário sertanejo e também de vivências que a autora consegue nos transmitir de maneira extraordinária.

Faluz 26/07/2022

OUTROS CANTOS - Maria Valéria Rezende
Prosa boa, literária, poética e encantadora.
Como percorrer a maneira de viver com dificuldades com as coisas mais básicas como ter água e comida para a sobrevivência. Mesmo com esse horizonte, as pessoas encontram maneira de se encantar, de ter um viver poético.
Tudo visto através de uma noite de viagem, trilhando caminhos presentes e passados.

IleLo 11/05/2022

Viagem ao passado presente
O livro é um mergulho nas memórias que vão surgindo a medida que a autora chega ao interior do nordeste muitos anos após sua primeira viagem. Memórias vivas da simplicidade, dos costumes e tradições do passado, que se misturam também às lembranças sobre outras culturas e realidades ao redor do mundo.

Mandy 06/05/2022

É um livro muito bom, porém um pouco confuso,visto que mistura MT presente e passado, mas depois de um tempo,você se acostuma.

Syl Tobaldini 25/02/2022

Um livro de memórias
"Outros cantos" é uma grande viagem pelo sertão e pelas memórias da protagonista, Maria.

Enquanto Maria viaja em um ônibus, vamos conhecendo seu passado como educadora no sertão, relembrando as histórias daquele povo humilde e sofrido que tanto ensinou a ela.

Um livro para ler sem pressa, aproveitando cada detalhe dessas memórias.

site: https://www.instagram.com/p/CZXwsTrrmqD/?utm_source=ig_web_copy_link

afarialima 31/12/2021

Esperançar
A última leitura do ano de 2021 é uma mensagem de esperança e uma defesa da importância de conhecermos a cultura e história do povo brasileiro, se quisermos promover alguma mudança em prol da igualdade e justiça.
Adorei como a autora apresenta de forma muito bonita a riqueza da vida do sertanejo brasileiro e a importância da educação de base popular como forma de autonomia e libertação.