Outros cantos

Outros cantos Maria Valéria Rezende


Compartilhe


Outros cantos





Maria cruza o sertão - e a noite - num ônibus que a levará a algum ponto isolado do Nordeste, e relembra sua primeira incursão naquela região agreste, quarenta anos antes, em condições mais precárias e perigosas, seguindo um anúncio num diário oficial que lista municípios onde se precisava de alfabetizadores para o Mobral. Ela foi “logo aceita, sem mais perguntas, porque, de Brasília, pressionavam os chefetes políticos da região, e ninguém mais, capaz de enfileirar uma letra atrás da outra, estava disposto a se exilar em Olho D’água e ensinar a ler e escrever aos jovens e adultos”.

As lembranças do tempo passado em Olho D’água se cruzam a outras, entre freiras educadoras na Argélia, ou como viajante no México, deparando-se com costumes distantes, e ao mesmo tempo com pessoas de coragem e pureza, que a ajudam a enfrentar as dificuldades do caminho. As mesmas lembranças desfiam a série de impossíveis amores, encontrados em seus anos de juventude, olhares promissores vistos apenas de relance, e dos quais ela guarda lembranças escondidas numa “caixinha dos patuás posta em sossego lá no fundo do baú”.

Com sutileza e domínio da narrativa, Maria Valéria Rezende vai compondo um retrato emocionante dessa mulher determinada, que sacrifica a própria vida em troca de algo maior.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Outros cantos

Similares

(19) ver mais
Dois Anos, Oito Meses E 28 Noites
Ouro dentro da cabeça
O Pomar das Almas Perdidas
Quarenta dias

Resenhas para Outros cantos (14)

ver mais
Outros Cantos, Maria Valéria Rezende
on 6/3/16


Quando eu tinha uns 13 ou 14 anos, estava sentada perto da secretaria do departamento de Letras na Universidade Federal de Sergipe. Estudava no colégio de Aplicação e estava esperando a professora que fazia estágio em inglês para tirar uma dúvida. Ouvi uma conversa que me marcou profundamente e, de certa forma, me persegue desde então. Um aluno relatava ao professor que um geólogo estrangeiro, ao visitar o sertão nordestino, disse já ter visto muitos desertos em sua vida, mas habitado... leia mais

Vídeos Outros cantos (4)

ver mais
Outros Cantos - Maria Valéria Rezende - Clube de Literatura Brasileira Contemporânea Dez 2017

Outros Cantos - Maria Valéria Rezende - Clube

Resenha #50 Outros cantos, de Maria Valéria Rezende | Prêmio São Paulo de Literatura em 2017

Resenha #50 Outros cantos, de Maria Valéria R

Outros Cantos, Maria Valéria Rezende | Resenha | Outubro Lendo Brasileiros

Outros Cantos, Maria Valéria Rezende | Resenh

Literatorios #039 - Outros Cantos

Literatorios #039 - Outros Cantos


Estatísticas

Desejam118
Trocam1
Avaliações 4.2 / 173
5
ranking 41
41%
4
ranking 48
48%
3
ranking 8
8%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

27%

73%

Marcos
cadastrou em:
18/12/2015 16:06:05
Jenifer
editou em:
25/09/2019 23:59:04