O lado difícil das situações difíceis

O lado difícil das situações difíceis Ben Horowitz

Resenhas - O lado difícil das situações difíceis

Bruno 02/11/2020

Não há resposta pronta.
O que o livro quer nos dizer é que situações difíceis surgem todos os dias e a maioria delas é nova e não há uma fórmula de bolo para solucioná-las. O que nos resta é encontrar as nossas próprias soluções para elas e para chegar a essas soluções nem sempre o caminho é fácil. O que nos ajuda é tentar construir nossas respostas baseados em experiências, próprias ou de outros, o que só é possível buscando nos preparar para os desafios com os quais ainda vamos nos deparar e, acima de tudo, sabendo encontrar e ouvir as pessoas certas dispostas a compartilhar suas próprias experiências para ajudar. Acima de tudo, nunca conseguimos resolver nenhuma situação difícil sozinhos.

Janduy 15/10/2020

Esclarecedor
O livro traça bem várias habilidades e objetivos do bom executivo.
Em algumas partes parece contrapor o próprio discurso de não servir receitas prontas.
Mas a experiência comoartilhada de Ben Horowitz é uma jóia e deve ser apreciada.

Layziane 10/09/2020

O livro traz lições importantes, mas é uma leitura bem cansativa e bem repetitiva. Não indico o livro por isso. Existem outros livros que trazem a mesma lição, mas são melhores de serem lidos.

Ronan.Azarias 23/08/2020

Livro pé no chão
achei interessante a premissa pé no chão do livro. Não tem motivação, mas sim objetividade. Mostra linha de ação, não sugestões genéricas. Isso torna o livro uma leitura muito indicada para administradores de primeira viajem.

Ana 13/05/2020

No livro o autor fala um pouco mais da sua trajetória e dos desafios que enfrentou m enquanto liderava grandes empresas.

O livro é muito bom para pessoas que trabalham com empresas de tecnologia, para entender como gerenciar a empresa em épocas de grandes crises.

MauricioTiso 08/09/2019

A Dura Realidade
Ben Horowitz retrata nas páginas de O Lado Difícil das Situações Difíceis nada mais do que a realidade sem maquiagem. Está muito mais para a jornada do herói de Joseph Campbell do que para uma história de superação ou motivação.

Ele escancara os sentimentos, sensações, armadilhas e os apoios vividos por quem trabalha para gerir um empreendimento. Doa sua história com uma sinceridade tão intensa que provoca imediata conexão com quem já viveu algo parecido e, para aqueles que estão a caminho de viver fornece uma excelente base.

Ben compartilha também as ferramentas que ele usou e obteve resultados, mas deixa claro que não há uma lista de passos, ou uma técnica infalível, há sim situações únicas que exigiram soluções únicas, mas que são possíveis pois ele já foi até lá e retornou com o exemplo vivo.

Recomendo à todos que estão empreendendo (Ou que irão empreender) e aos que estão no mundo corporativo.

Boa leitura!!

Carla.Zuqueti 07/09/2019

Ben Horowitz é um investidor de risco, um dos fundadores da Andressen Horowitz, uma importante investidora de capital de risco do Vale do Silício. Mas acima disso, Ben tem uma vasta experiência como Diretor Executivo de diversas empresas.
??????????????????
No livro ?O lado difícil das situações difíceis ? ele explana sobre suas experiências e fala sobre como um Diretor Executivo se forma, como tomou as decisões mais difíceis de sua vida corporativa e que respostas prontas não existem.
??????????????????
Muitas vezes, não há uma chave para o que você procura. Você precisa ter as habilidades necessárias para criar sua própria chave.
Pontos importantes:
??????????????????
1. Não adianta atribuir problemas a pessoas se elas não são as mais capazes de resolvê-los.
2. Cuidar das pessoas dos produtos e dos lucros nessa ordem. Se não cuidar das pessoas, os outros dois pouco importam.
3. É preciso saber ser um líder de paz e um líder de guerra. E os dois são completamente diferentes.
4. Liderança é a capacidade de fazer alguém seguir você mesmo que por simples curiosidade.
Livro com muitas dicas!
????????????????

Emerson 23/06/2019

Ótimo livro
Livro fantástico. O autor conta suas experiências em grandes negócios que são impressionantes. Recomendo a leitura. Principalmente autônomos e donos de seus próprios negócios. ????

Heloisa Motoki 03/04/2019

Realidade de quem viveu o empreendedorismo
O livro é ótimo, mostra a realidade de quem viveu o empreendedorismo com situações reais e opções reais de como lidar.

Um pouco distante de pequenos empresários por ser referência grandes empresa com vários ceo, cfo.. Mas ainda vale a leitura

Teodor.Barczewski 26/02/2019

Depende do contexto do leitor
A leitura é fácil, e ele descreveu bem as situações e as soluções que ele teve como CEO de uma empresa milionária de tecnologia. Entretanto para meu universo, pelo menos hoje, é pouco aplicável então não sinto que extrai do livro muitas lições que poderia aplicar no meu dia a dia.

Mr. Jonas 28/01/2019

O lado difícil das situações difíceis
Você já se imaginou como o CEO de uma empresa de tecnologia, em alto crescimento, no meio da bolha de internet dos anos 2000? Não? Pois é, esse é o cenário e a aventura que Ben Horowitz conta nesta obra prima do empreendedorismo digital. O livro conta a saga de Ben, no comando de uma startup chamada Opsware, que veio a ser vendida para a HP posteriormente por U$ 1,6 bilhões de dólares. Leitura obrigatória para CEOs de primeira viagem, executivos de startups em alto crescimento e investidores que querem saber como é estar do outro lado da mesa. O livro trata dos desafios de empreender passando pelos momentos difíceis sem desistir e focando sempre em desenvolver o negócio apesar das adversidades.
Ser um CEO é ser capaz de fazer a melhor aposta, quando não existem apostas. Existem dezenas de livros de gestão e liderança escritos por CEOs e grandes executivos. O problema com estes livros é que eles explicam o que fazer numa empresa quando a direção é relativamente clara e o negócio está focado em se tornar o líder de mercado e continuar a crescer. Porém, o dia a dia de um CEO fundador de uma empresa é bem diferente disso.
É complicado ser um CEO, mas se existe uma habilidade chave que se destaca nos melhores CEOs é a capacidade de fazer a coisa certa, mesmo quando não existem boas opções. Existem momentos nos quais você vai querer se esconder e as coisas não estarão indo bem, mas é nessas horas que você pode fazer a maior diferença como CEO.
Ben Horowitz, em sua empresa, a Opsware, teve que lidar com o estouro da bolha de internet de 2000 e recomeçar do zero sua linha de produtos, para evitar que a empresa quebrasse. A situação foi tão crítica, que Ben chegou a ter que fazer uma reunião na Opsware e pedir que os funcionários que estivessem pensando em pedir demissão o fizessem naquele momento.
Isso fez com que as pessoas que ficassem estivessem focadas em crescer e garantiu que os profissionais que acreditavam na empresa permanecessem e os profissionais que não tinham uma visão de longo prazo acabassem saindo. Esse esforço para garantir que apenas os membros do time que realmente acreditassem no negócio ficassem, foi a escolha acertada e, no longo prazo, levou o preço da ação de centavos de dólar para U$ 7 em pouco tempo.

Vinícius 21/04/2018

Realista
Tenho um certo asco de livros de negócios genéricos, apesar de ser administrador, esse tipo de literatura na maioria das vezes acaba me desapontando com textos superficiais, chatos e que propõem soluções de alto astral para problemas genéricos. Tenho uns 10 livros desse tipo fechados aguardando uma oportunidade de ler e sempre acabava lendo outro tipo de coisa, por isso demorei um pouco a começar esse livro.

Eis que Ben Horowitz escreve um livro totalmente diferente do que domina o mercado editorial de livros de negócios com um texto frio, realista e incisivo, com diversos ensinamentos e testemunhos seus em situações reais pela qual passou. Leitura agradável, relativamente curta e muito instrutiva, com certeza um dos melhores livros de negócios e gestão dos últimos tempos!
Alan Moreira 08/08/2018minha estante
Vlw pela resenha Vinícius!

Vinícius 08/08/2018minha estante
De nada!