Mr. Jonas 28/01/2019
O lado difícil das situações difíceis
Você já se imaginou como o CEO de uma empresa de tecnologia, em alto crescimento, no meio da bolha de internet dos anos 2000? Não? Pois é, esse é o cenário e a aventura que Ben Horowitz conta nesta obra prima do empreendedorismo digital. O livro conta a saga de Ben, no comando de uma startup chamada Opsware, que veio a ser vendida para a HP posteriormente por U$ 1,6 bilhões de dólares. Leitura obrigatória para CEOs de primeira viagem, executivos de startups em alto crescimento e investidores que querem saber como é estar do outro lado da mesa. O livro trata dos desafios de empreender passando pelos momentos difíceis sem desistir e focando sempre em desenvolver o negócio apesar das adversidades.
Ser um CEO é ser capaz de fazer a melhor aposta, quando não existem apostas. Existem dezenas de livros de gestão e liderança escritos por CEOs e grandes executivos. O problema com estes livros é que eles explicam o que fazer numa empresa quando a direção é relativamente clara e o negócio está focado em se tornar o líder de mercado e continuar a crescer. Porém, o dia a dia de um CEO fundador de uma empresa é bem diferente disso.
É complicado ser um CEO, mas se existe uma habilidade chave que se destaca nos melhores CEOs é a capacidade de fazer a coisa certa, mesmo quando não existem boas opções. Existem momentos nos quais você vai querer se esconder e as coisas não estarão indo bem, mas é nessas horas que você pode fazer a maior diferença como CEO.
Ben Horowitz, em sua empresa, a Opsware, teve que lidar com o estouro da bolha de internet de 2000 e recomeçar do zero sua linha de produtos, para evitar que a empresa quebrasse. A situação foi tão crítica, que Ben chegou a ter que fazer uma reunião na Opsware e pedir que os funcionários que estivessem pensando em pedir demissão o fizessem naquele momento.
Isso fez com que as pessoas que ficassem estivessem focadas em crescer e garantiu que os profissionais que acreditavam na empresa permanecessem e os profissionais que não tinham uma visão de longo prazo acabassem saindo. Esse esforço para garantir que apenas os membros do time que realmente acreditassem no negócio ficassem, foi a escolha acertada e, no longo prazo, levou o preço da ação de centavos de dólar para U$ 7 em pouco tempo.