Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

pamella.yon 30/01/2023

Confesso ter demorado mais do que o costume para ler este livro. É um livro que nos faz parar para pensar e analisar muitas coisas sobre as mulheres no mundo em si. Me surpreendeu muito, e me deixou com a mente borbulhando com a perspectiva que foi apresentada.

Bella 29/01/2023

Mulheres que correm com os lobos
Achei o livro difícil e lento de ser lido, requer uma mente bem livre, imaginativa e despreendida a meu ver. Para mim foi complicado acompanhar o raciocínio da autora. Porém, levo que podemos aprender muito com histórias e levar para nossa vida esse aprendizado não importa qual seja a história. Me identifico nisso ao meu amor por livros e histórias que sempre acrescentam algo se quisermos.
Gislaine 29/01/2023minha estante
Também estou achando lento e complicado... Não instiga nem traz a curiosidade que nós faz ler sem parar. Por isso estou lendo outros em paralelo, mas pretendo concluir pela certeza de que o conteúdo pode ser transformador!

Michele 28/01/2023

Para a anima e animus que nós todos habita
Clarissa Pinkola Estés é uma poetisa premiada e psicalista junguiana, participa do Centro de Pesquisa de Saúde das Minorias, na Escola de Medicina da Wake Forest University (dados da 1a edição).

Leitura muito interessante para quem está preparado para adentrar o universo profundo da psique humana com os braços abertos para acolher a carga de saberes ancestrais a respeito da natureza instintiva do feminino.

Convite à reconexão instintiva e "agridoce" da Mulher Selvagem que nos habita que a civilidade e a urbanização sufocaram. Há muita potência curativa nessa reconexão, todavia seja uma leitura que requer atenção e desprendimento ao mesmo tempo que pede nossa PRESENÇA. Por muitas vezes, até a música eu desliguei pois a leitura me pedia total dedicação e atenção para o aproveitamento das palavras que traziam muitos dizeres profundos à minha alma e psique.

Uma visão panorâmica do desenvolvimento, redescobrimento, reintegração de posse da nossa natureza institual; nas palavras da autora, esta obra é uma espécie de "bibliomantra". Muito útil para analistas junguianos e interessados nesta abordagem, nesta outra forma de refletir e pensar sobre a vida.

Fiz essa leitura durante as noites, quando o tumulto da casa era silenciado para entrega total. Muitos conteúdos internos foram revisitados, por esta razão, para melhor aproveitamento, sugiro e recomendo acompanhamento psicoterapêutico ao longo e a partir desta.
Antes, eu havia lido o Liber Novus (O Livro Vermelho de C. G. Jung), o que me arremeteu a um ritual natural de abertura e passagem ao que vem, com desprendimento da culpa, ou mesmo da vergonha dos meus insights e sonhos (que não foram poucos), só com receptividade para análise e aproveitamento do que a percepção pode capturar.

Recomendo outras leituras como Ciranda das mulheres sábias, Memórias sonhos e reflexões e o próprio Livro Vermelho (para quem compreende ou estuda/interessados na vida e processo de individuação). Outrossim para interessados em alquimia.

Viviane 27/01/2023

Um livro indispensável, mas que depende do momento?
Eu sempre fugi um pouco de best-sellers. Toda vez que um livro fica muito em evidência eu o evito. Preconceito bobo, talvez. Mas foi por isso que, por tanto tempo, eu fugi dessa clássica obra da Clarissa. Mas um dia ela caiu nas minhas mãos. Veio por meio de um presente de uma pessoa que eu admiro muito e que me ajudou em um momento em que, agora eu sei, eu me perdi completamente da ?Mulher Selvagem? e deixei de caminhar com a minha matilha. Por um tempo o livro ficou jogado na estante, até que resolvi enfrenta-lo (e esse termo é intencional, porque não há conforto neste livro e sim, confronto). Foi a melhor decisão que tomei.
Embora não seja uma leitura fácil ou rápida, senti que seu conteúdo remonta a uma sabedoria ancestral, que vivificou minha alma que estava árida e sedenta. Eu já vinha experimentando uma inquietação dentro de mim, uma espécie de rebelião (La Loba querendo uivar, deveras), então ao ler o livro eu consegui compreender um pouco melhor o processo pelo qual venho passando, e direcioná-lo também.
Por meio de contos arquetípicos e antigos, a Clarissa nos conduz, ao longo de quase 600 páginas, para o âmago de nossa ancestralidade, para a conexão com nosso self (em várias expressões) e nos faz compreender a importância de voltarmos ao nosso ?eu selvagem? e deixarmos para trás a domesticação que nos é imposta desde que nascemos. Só assim nos conectaremos com nossa essência ancestral e encontraremos felicidade.
Eu sempre gostei de contos de fada, mas meu viés feminista sempre me colocou em conflito com eles. Dessa vez, fui surpreendida ao ver como, em suas versões originais, eles fortalecem a essência feminina e têm muito a nos ensinar.
Em resumo, para nós mulheres, que ?antes dos vinte anos?, já sofremos ?centenas de mortes?, esse livro é um verdadeiro guia na nossa jornada de autoconhecimento. É um livro que nos empodera e que nos conecta às origens.
No entanto, para aproveitar esse presente, precisamos estar abertas. Por se tratar de uma leitura densa e, em alguns momentos, cansativa, é fundamental que nosso interior esteja disposto a absorver os ensinamentos pouco a pouco e a vivenciar a profunda transformação por ele proposta. Não espere ler o livro em uma sentada só. Ele é para ser saboreado devagar, já que cada página demanda muito momento de reflexão depois.
Em resumo, trata-se de uma leitura obrigatória para todas as mulheres que estão em busca de compreenderem-se a si mesmas e fugirem das gaiolas em que nos colocaram todas assim que viemos ao mundo. Tenha em mente, no entanto, que ele é um mero guia. O agente principal da mudança, a protagonista dessa história, somos
nós.

Gabriela 25/01/2023

Me falaram bem do livro aí comprei.
Porém, me decepcionei um pouco, não é uma leitura que me prendeu igual aos outros livros.. estou lendo ainda, mas confesso que está difícil proceder :(

Adda 24/01/2023

Apenas nós chegaremos a entender o que significa ser selvagem. Livro impecável, escrita formidável. Expressão incrível.

NatyNatalia 24/01/2023

Perfeito
O objetivo desse livro é nos trazer para a natureza selvagem. O que nós viemos fazer aqui na Terra?? O que o mundo espera das mulheres? Simplesmente incrível!!
Silvana137 25/01/2023minha estante
Acho que vou passar o meu na frente das outras leiturZ depois da sua resenha rsrs

NatyNatalia 27/01/2023minha estante
Sil, esse livro é incrível!! Ontem eu gravei uma resenha sobre ele no meu canal e ficou enorme rsrs

Silvana137 27/01/2023minha estante
Top Natália vou lá ver

NatyNatalia 27/01/2023minha estante
Vai entrar no ar amanhã às 12h ?

juliapassos14 22/01/2023

Mulheres que correm com os lobos... Há muito tempo escuto falar desse livro e tenho vontade de lê-lo, sempre na espera da "hora certa" para isso. Conheço muitas mulheres que já o leu, que dividem-se em dizer que 'é um livro brilhante que toda mulher deve ler' ou que 'é místico demais e precisei de meses para terminá-lo'.

Particularmente, me envolvi muito com o livro e fico feliz de ter esperado para fazer a leitura, pois parece que ela veio em um momento que eu precisava.

Clarissa é uma contadora de história, e por meio de lendas, histórias e contos, tenta trazer a ideia da redescoberta da mulher, e seu despertar como Mulher Selvagem. O livro traz muito resgates culturais, e as histórias falam sobre o relacionamento com si mesmo e com os outros, sobre ser cada vez mais domesticada pela sociedade que vivemos, sobre o perdão, sobre acreditar em sua misticidade.

Achei uma leitura muito importante, muito mesmo. Naturalmente, alguns capítulos foram mais impactantes e flúidos, e fizeram mais sentido para mim do que outros (ao todo, são 15 capítulos, sempre organizados em uma história e comentários sobre ela).

É um livro que tenho vontade de manter por perto, para revisitá-lo em outros momentos da vida. Longo, mas muito sensível.

SueNakamura 21/01/2023

"Quem não sabe uivar não encontrará a própria matilha."
Cansativo e repetitivo.

Não é um livro de leitura rápida e tampouco fácil.

Achei o começo excessivamente redundante, embora depois tenha fluído um pouco. Os contos são realmente interessantes e as comparações, válidas.
CeciMatos 23/01/2023minha estante
concordo plenamente, o começo dele é bem repetitivo e maçante

SueNakamura 23/01/2023minha estante
Me ajudou a refletir sobre muitas coisas, mas nossa... Tinha horas que era chato ler de tanta repetição.

Ivad 20/01/2023

Um livro cheio de contos
Fala sobre relacionamentos, autoestima, autoconhecimento feminino? Em cada capitulo a autora aborda um tema da nossa psique através de contos antigos, logo em seguida faz suas interpretações/ explicações (muito longas em alguns momentos) sobre cada parte da história, deixando a leitura um pouco arrastada.

cilia 20/01/2023

Mulheres que correm com os lobos
Vou explicar aqui a minha experiência com esse livro. Não era a primeira vez que eu lia algo nesse formato mas pelo menos dessa vez eu analisei mais cedo e entendi a leitura de uma forma melhor. A realidade é que esse livro é uma grande enciclopédia do arquétipo da mulher selvagem. Ai a primeira pergunta que uma pessoa mais leiga faria seria: "Tá, o que é um arquétipo?" o livro não explica direito. Ele deixa a definição mais importante meio que de lado e tenta explicar com histórias mitológicas basicamente. Não é dos piores mas, por exemplo, outro livro com uma estrutura parecida que eu li foi o Mulheres, mitos e deusas e eu achei ele muito melhor que esse se eu for ser honesta. Não me agradou muito e se for pra falar algo eu não recomendo real, acho que, como eu disse na minha outra atualização, o livro aborda esse assunto de uma maneira monótona e basicamente como papo de coach mesmo, sei lá, não gostei.

Naiara 19/01/2023

No começo, ate mais ou menos a pagina 100 o livro é extremamentr cansativo e chato.
Foi quase um castigo contimuar a leitura, mas depois desso ponto o que veio foi estorias bem interessantes, com interpretaçoes muito profundas que me fez refletir muito e acho que envelheci alguns anos com tanta sabedoria que minha mente saboriou..
Ele foi mais que um livro, foi um amigo sabio, comecei a ler ele sempre que ficava meio triste ou aborrecida e percebia sempre um ensinamento novo algo que acolhia o meu eu profundo, me entendia, entendia minhas raizes e dores, todo tipo de dor..
Quando chegou ao fim, fiquei muito triste, era um grande companheiro que encerrava sua jornada na minha vida, sei que posso voltar a ler, mas o gostinho da primeira vez ja foi saboreado..
Vale a pena o começo chato, porque depois é um aprendizado pra vida toda.
Amei demais.
Patricia 19/01/2023minha estante
Por conta da sua resenha, vou retomar essa leitura. ?

Naiara 20/01/2023minha estante
retoma, é normal ser muito ruim no começo rsrs

Chanaisa 19/01/2023

É um abraço
Esse livro é como um abraço quando você precisa sentir-se compreendida. É também uma lupa que mostra segredos escondidos em fábulas, contos de fadas e histórias populares e ensina a prestar atenção em nossa tão presente intuição feminina para nos guiar em nossas escolhas e a conviver com elas.

É um livro recheado de frases, pensamentos, conselhos que me tocaram profundamente. Vi muitos comentários que esse livro divide opiniões: ou ama ou odeia! Eu me identifiquei já no prefácio, muitíssimas vezes durante esses 2 anos de leitura e até o último parágrafo!

Recomendo às mulheres cansadas que precisam de um abraço! Aceite um abraço meu, também ?

Bia Brasil 19/01/2023

pode ser melhor pra você do que foi pra mim
Acho que qualquer pessoa que pega esse livro começa a leitura com muitas expectativas. Ele está há anos nas listas de mais vendidos e é recomendado por todos como um livro que toda mulher precisa ler, o que eu não discordo, mas isso também não significa que tenha sido uma leitura extremamente prazerosa para mim.

Eu adorei conhecer esses contos das mais diversas partes do mundo e posso dizer que não conhecia a maioria, até ansiava para quando viria o próximo porque eram as partes em que a leitura se tornava mais fluida. Mas o restante pareceu muito arrastado, apesar de terem alguns pontos interessantes.

A leitura não é ruim, eu realmente gostei e me identifiquei com algumas partes, mas não sei se foi o fato de ser um calhamaço, de ter uma linguagem mais difícil às vezes ou outra coisa que me fez ansiar pelo momento que eu fosse terminar e seguir para outras leituras.

Enfim, termino dizendo que acho que toda leitura é algo muito particular e esse livro mais ainda. Então recomendo a leitura porque pode ser algo que funcione para você! Só recomendo também que você o leia sem nenhuma pressa ou pode acabar se frustrando!

Thailla.Almeida 19/01/2023

Vale a pena a leitura.
No começo do livro me empolguei bastante com as histórias e me identifiquei muito. No entanto, do meio para o final as ideias tornam-se repetitivas e cansativas, foi uma lamúria chegar ao fim, mas acredito que vale a pena a leitura.