A Maior Flor do Mundo

A Maior Flor do Mundo José Saramago

Resenhas - A Maior Flor do Mundo

Mari 09/01/2010

A maior flor do mundo - José Saramago
A Maior Flor do Mundo é um conto infantil escrito por José Saramago, onde, transformando-se em personagem, o autor conta que teve a idéia de um livro infantil, mas que não tinha capacidade para tanto. Seria uma história sobre um menino que ajuda a crescer a maior flor do mundo; se o autor tivesse as qualidades necessárias para faze-lo, essa história "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...". Eis aí a grandiosidade do conto, a magia da brincadeira, típica de Saramago: os leitores são envolvidos na história não como algo acabado, mas como o esboço de algo que seria a melhor história do mundo se o escritor soubesse escrever livros para crianças.

Ao final da belíssima história que conta, Saramago chama os pequeninos a reescreverem a história de sua maneira, e diz que talvez um dia os lerá, muito melhor do que ele, que não sabe contar histórias infantis. “E essa é a moral da história”: incentivar os pequenos a entrar no belo mundo do literário. De fato, muitas escolas já utilizaram o livro e o exercício de reescrita proposto por Saramago, com resultados maravilhosos.

Posteriormente, Juan Pablo Etcheverry fez um curta-metragem de animação baseado no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador.

MARTA CARVALHO 10/11/2021

Um conto curtinho, mas recheado de criatividade.
Saramago, munido de sensibilidade, penaliza-se por não possuir capacidade linguística para escrever um livro infantil e, no entanto, nos presenteia com esta história que nos remete exatamente às brincadeiras pueris, onde a imaginação é o ponto chave.
O garoto descrito desbravando o mundo, escalando montes, descendo rios, atravessando campos desconhecidos, viajando por planetas, salvando flores sem medir distância nem tempo, virando herói... no meu ponto de vista, nada mais é que as brincadeiras infantis, onde mundos são criados com o que se tem disponível, usando o lúdico.
Ele finaliza dando ao leitor a liberdade criativa para recriar a história.

Tito 17/12/2010

O resumo de uma possível bela história.

Gabriela Gonçalves 20/03/2023

Um livro super curto, mas é fofinho. Saramago começa dizendo que não sabe escrever histórias para crianças, então ele conta do jeito que sabe. Acho que esse livro fala muito sobre imaginação e liberdade. Imaginação para mesmo sem ser "uma história para criança" a gente conseguir visualizar as aventuras infantis e se relacionar com esse lado que parece que esquecemos ao crescer. E lembrar de algo importante: batalhar e não medir esforços pelos nossos sonhos ou pelo que a gente acredita. Às vezes, para isso, é preciso fazer a caminhada sozinho, mas depois as pessoas que nos amam irão entender e nos congratular. E liberdade porque Saramago convida o leitor a contar a história da nossa maneira, tirando a figura do escritor do pedestal e dizendo que qualquer pessoa que saiba ou tenha interesse em contar histórias deve fazê-la. Esse foi o primeiro texto da disciplina de teoria da literatura I para abordar o tópico "o que é literatura".

Caroline 01/01/2021

É uma história para crianças que fala sobre coragem, sobre não ter medo de encarar o desconhecido e se aventurar e não desistir dos próprios sonhos, essa mensagem do livro é válida para a vida toda, especialmente para esse começo de ano.
"Nem é sorte e nem é morte, nem as tábuas do destino, era só uma flor."
Li esse livro em e-book e depois em audiobook e também a animação, e a frase acima foi uma das mais bonitas do livro.

teixeiraluciana 01/12/2022

Sensível e genial
Inevitável não ouvir a voz de Saramago narrando a história, tão delicada, tão sensível, tão genial!! Profunda e necessária, como toda a sua obra, mesmo para crianças.

Jhones 15/02/2020

Saramago para crianças
Primeira leitura do ano!
Li esse livrinho "infantil" do Saramago por um acaso. Trabalho com crianças em acolhimento e elas recebem doações de livros de vez em quando. Encontrei por lá e resolvi lê-lo.
A história do livro é super simples mas com uma linguagem adulta, já que o próprio Saramago diz no livro que não sabe escrever para crianças. Nela temos um garoto que sai em busca de aventuras, encontra uma flor quase morrendo e resolve fazê-la reviver.

Marlú 26/05/2021

A maior flor do mundo de José Saramago
Gosto sempre de ler um livro infantil entre uma leitura e outra gosto dessa dosagem entre a literatura infantil e a adulta , apesar de que muitas das vezes os livros infantis tem algo a nos ensinar só temos que aguçar o nosso olhar e sem falar que nós retorna a nossa infância.
Pois bem o obra escolhida por mim desta vez foi A maior flor do mundo de José Saramago que é um conto curto, mas que trás em sí uma beleza e simplicidade com as palavras.

Brena Sâmela 26/01/2013

Sensível e extraordinariamente lindo!
"E se as histórias para crianças passassem a ser leitura obrigatória para adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andando a ensinar?" José Saramago.

Um livro de uma sensibilidade, delicadeza e simplicidade incríveis!
Olhar de uma criança ao seu redor, é tão simples e encantador, e olhar isso através de Saramago é incrível!
Um dos melhores livros que já li.

Yasmim 27/02/2023

Esse ano a escola está se esforçando para me apresentar novos livros!

Não conhecia a obra nem o autor, e apesar de ser um livro infantil, tem uma história bem gostosa de se ler. Algo curto e objetivo, perfeito para quem está iniciando no mundo da leitura

Tainá 16/08/2019

José Saramago é conhecido, reconhecido e admirado no mundo inteiro, tanto pelas suas histórias quanto pela escrita – um tanto subversiva – como elas são contadas. É de se admirar que inicie “A maior flor do mundo” lamentando não saber escrever histórias para crianças, pois elas pedem palavras descomplicadas e uma maneira certa de contar. E paciência. Mas ele tem uma linda história que inventou a ser contada, então ele conta como seria essa história se soubesse escrevê-la. E, assim, conta a história de um menino da aldeia que, no mundo possibilitado pela infinitude da infância, sai pelos fundos do quintal, passa de árvore em árvore, desce rio abaixo, ultrapassa os limites das terras onde se aventurava sozinho. Dali, segue adiante para o planeta Marte, corta à direita pelos campos até chegar à colina redonda como uma tigela voltada e encontrar a flor tão murcha. Então ele desce a montanha, chega ao rio Nilo, recolhe suas águas com o côncavo da mão e dá gotas à flor. Vinte vezes cá e lá. O menino adormece debaixo da flor, as horas passam, os pais preocupam-se e todos vão à sua procura. Até que, quase no pôr do sol, veem ao longe a flor enorme nunca antes notada. E o menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de um milagre, por todas aquelas pessoas que nunca antes haviam visto a flor. “E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?”. Talvez a flor não tivesse ficado tão murcha.

Paula 07/02/2020

conto simples e cheio de ilustrações lindas! muito alegre de encontrar esse tesourinho na Biblioteca.

Thér (@gatonaestante) 10/03/2020

Ah Saramago
Foi uma boa tentativa de livro para crianças, a melhor parte é que a verdadeira vontade desse livro é provocar o leitor a escrever em cima de sua própria história

Bora lá, então

Nat 17/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
História popular trazida ao papel pelas mãos de Saramago, uma delícia de leitura. Mas muito rápida.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat