A Garota Sem Passado

A Garota Sem Passado Michael Kardos

Resenhas - A Garota Sem Passado

Nay 15/10/2019

Pra quem está acostumado a ler outros livros do gênero e assistir os CSI's da vida, fica parecendo que é uma polícia amadora e despreparada por não desvendar um mistério que tecnicamente seria fácil com coletagem de provas, entrevistas as testemunhas, montagem de linha do tempo e afins. Mas como o foco aqui não é um livro sobre a investigacao policial tudo isso passa.

Uma escrita fluida e dinâmica mas que em alguns momentos parece enrolar um pouco pra chegar ao ponto.

Boa leitura, mais ou menos no meio você já desconfia que as coisas não são bem o que parece mas nada que atrapalhe a experiência final. É um livro simples porém bom.

20/08/2019

A garota sem passado
?Michael Kardos
?A Garota sem Passado

Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.

Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.

Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.

katinha 21/06/2019

Viver ou sobreviver?
Aos 18 anos Melanie Denison nunca pôde viajar, nem ir à festas na cidade, e sempre viveu escondida com os tios. Melanie nem é seu nome verdadeiro, e seus tios não são seus tios de sangue.
Tudo isso porque ela vive como um fantasma desde que tinha 3 anos, quando conseguiu escapar do pai que assassinou sua mãe.

Qualquer notícia do seu paradeiro pode servir de alvo para que o pai à encontre e termine o que queria.
Mas depois de tanto tempo vivendo praticamente sem identidade, ela resolve dar um outro rumo pra sua vida, e para o filho que ela carrega em seu ventre.

Melanie decide ir atrás do pai e encontrá-lo. Para isso, vai desenterrar pessoas e histórias na sua cidade natal - Silver Bay - e descobrir não só a sua origem, mas também tudo o que aconteceu na noite que sua mãe fora assassinada.

Intrigante e misterioso, esse livro conseguiu me prender até o fim. A leitura é leve, apesar de que em alguns pontos eu preferia outro desfecho.
O final foi bem agradável, e teve um pequeno plot twist, que eu achei ótimo.
Foi uma leitura tranquila considerando o tema, e eu leria novamente sim.
Esse era um livro encalhado que eu li com o grupo #desencalhaolivro .
Ganhei ele da minha amiga @taharaujo1 da Bienal ano passado. .
?Hoje essa resenha termina com uma pergunta: "Se você soubesse que alguém quer te matar, iria atrás dessa pessoa? Ou continuaria vivendo escondido?" .

sté rodrigues @maredelivros 14/08/2018

Eu, vocês, nós... Sherlock Holmes em ação
A garota sem passado era um livro que eu queria muito ler, depositei muita expectativa, e sinceramente, foi além delas. Não imaginei que seria surpreendida de tal maneira. A história é tão bem escrita, o humor e jeito de cada personagem é tão imprevisível que aguça nosso instinto Sherlock Holmes e precisamos sim saber quem é o culpado o que aconteceu, acaba se tornando uma necessidade.

Euzinha estou com ressaca literária, não queria ler outro livro no momento, pois ainda estou digerindo a cada parte do que li nesta história. Devorei este livro de tal forma, que não sei o que vou fazer da minha vida.

Só teve um ponto negativo, mas não posso contar por ser spoiler, então continuo elogiando. É uma leitura gostosa, fluí muito, a escrita é boa, quando você percebe já está no final querendo amar uns e outros e querendo matar uns e outros, os personagens são pessoas que chamam atenção, cada um tem o seu ponto positivo e negativo e que deixa marcado na história e o envolvimento, a minha relação com esse livro, foi inexplicável. Apenas, leiam!
Crecio 17/01/2019minha estante
Acabei de ler e tive basicamente as mesmas impressões. Dois pontos me deixaram meio incomodado, mas como citou, também não vou expor para não dar spoiler. Enfim, é uma leitura fácil porque a identificação com os personagens é praticamente imediata, a escrita é muito boa e de grande fluidez.

FabyTedrus 29/07/2018

A Garota Sem Passado - Michael Kardos
Quando a gente começo o ano com sorte na leitura a sorte continua o ano todo? Tomara que sim! Essa história me surpreendeu em vários sentidos, as reviravoltas foram muito boas. Não posso dizer que é uma história sensacional e sem algumas falhas, mas para uma historia com falhas é muito melhor que várias outras que já li. Acho que a história acerta em ser simples, não mto pretensiosa, e focar em como a gente pode se enganar com as pessoas e situações. Recomendo! (Jan/18)

Biahhy 09/06/2018

Um Thriller e mistério dos melhores
Sempre que leio livros de mistério, thriller e investigação me surpreendo não com os detalhes maiores, mas sim com os menores detalhes. Da narração, da escrita em si do autor, dos personagens e as pequenas nuances do conflito.

Com a garota sem passado não foi diferente. O livro me conquistou desde o início da história quando percebemos que será narrada por diversos pontos de vistas dos personagens principais e principalmente da própria Meg ou Melanie e sua própria história. Por meio desses pontos de vista dos personagens conseguimos não apenas entender a história em si, como formular a investigação na nossa mente. De quem realmente matou Allison a mãe de Melanie? Será que foi mesmo o pai dela? Como ela se salvou? Qual é sua história? Porque viveu 15 anos escondidas de tudo e todos e com medo?

Essas perguntas e várias outras vão sendo respondidas nesse thriller com mistério psicológico que achei incrível e não poderia ter sido melhor elaborado e é aquela história que fecha redondinha sem mais nem menos do jeito que gostamos e indicamos ótimas histórias.

site: https://emmeioacalmaria.blogspot.com/2018/06/dica-de-livro-garota-sem-passado-de.html

Zana 03/06/2018

Apenas razoável...
“É assim que nos sabemos vivos: estamos equivocados. Talvez o melhor a fazer seja ignorar se estamos certos ou errados quanto às pessoas e simplesmente deixar as coisas seguirem seus cursos. Mas se você consegue fazer isso... bem, sorte a sua.”

Melanie Denison passou os últimos quinze anos escondida numa cidadezinha longínqua porque seu pai, Ramsey Miller, assassinou a esposa e segundo os ‘tios’ que a criaram estaria à procura da filha para terminar o serviço. Atualmente grávida Melanie, pelo futuro do seu filho, enfim decide desafiar seus ‘tios’, parar de viver uma vida clandestina e voltar para Silver Bay onde tudo aconteceu em busca do seu pai e de, sobretudo, respostas.

Michael Kardos possui uma escrita leve que flui com facilidade. Criou um suspense policial cheio de reviravoltas, porém que não chegou a surpreender. A edificação da trama pareceu um tanto quanto fraca deixando logo de cara brechas para questionamentos. Ramsey Miller assassinou a esposa e estava anos a fio procurando a filha para terminar o serviço. Qual o sentido?! Incongruente. E se paramos para refletir um tanto revelador de todo arcabouço da história. Dentro desse contexto o autor terminou por conceber uma Melanie Denison anêmica. Faltou também carga emocional na caracterização dos personagens condizente com toda trágica situação.

A Garota Sem Passado partiu de uma boa premissa que não chegou a se consolidar. Uma história razoável, de boa narrativa, com personagens rasos e reviravoltas de fácil decifração. Para formar uma opinião leia!

Ca Agulhari @literario_universo 24/04/2018

Que história!
A sinopse é muito interessante, durante o começo do livro tive muita raiva do Ramsay. Ainda tenho raiva ao terminar o livro mas não pelos mesmos motivos. Em um dado momento achei Melanie bem burra e sonhadora mas depois entendi os motivos dela. O livro é um suspense policial bem legal, vale a leitura. Fiquei surpresa com o desfecho.

Adriano 05/03/2018

No começo achei curioso, ao passar as páginas, conhecendo os personagens e suas histórias me vi na curiosidade de saber junto com a protagonista o que aconteceu. O final é mais que justo diante do que ela passou.

Rossine 25/02/2018

O livro intercala os pontos de vista de Ramsey e de Melanie. Aos poucos, a história vai caminhando até o fatídico dia, surpreendendo, é claro, o leitor. As personagens são muito bem construídas, e o leitor fica sempre em dúvida em relação às suas personalidades, especialmente de Ramsey. O final pode não agradar a todos, mas não deixa de ser interessante.

Lih leme 04/02/2018

Final arrebatador
Finalizado

Primeira leitura de fevereiro?

"Melanie, uma garota de 17 anos q vive com os tios em Fredonia sobre proteção da Policia, com um nome falso, e com um filho na barriga, fruto de seu relacionamento com um professor.
Melanie passou a vida toda escondida com seus tios, após seu pais matar sua mãe quando Mel ainda tinha 3 anos. Melanie não quer q seu filho(a), tenha o mesmo destino que ela de viver escondida para sempre, então decide voltar para Silver Bay, onde tudo começou, para encontrar seu pai e resolver as questões em aberto.
Tudo muda, quando Mel encontra uma pessoa que sabe mais do que foi falado na epoca do crime."

Um livro empolgante, com um final arrebatador, uma escrita facil e que flui super bem, recomendadissimo.

Keidma 30/01/2018

"Ele não deveria ter ido até ali. O passado era como um peixe tirado do mar: escorregadio e nunca tão bonito quanto você imaginava".

Meg Miller está viva, e agora seu nome é Melanie Denison, e passou os últimos anos escondida com os tios. Depois de anos escondida ela acaba querendo conhecer o mundo, e apesar de toda superproteção dos tios, Melanie namora um professor e acaba engravidando, e depois disso começa a pensar em como será sua vida dali em diante, como será viver com medo para sempre do seu pai, e como seu filho irá viver? Depois de tanto pensar, decide contar para o namorado toda sua história.

Os tios de Melanie, ao longo da sua vida, foi contando sua história aos poucos, até chegar o momento que eles contaram, que o próprio Pai matou sua Mãe. Mesmo não tendo nenhuma liberdade e nenhum acesso a internet, ela descobre as cartas em que os Policiais mandavam, dando informações sobre o paradeiro de seu pai.
A história também é contada por Ramsey, e ele consegue transmitir todos os sentimentos ao longo de sua vida, desde a sua infância até aquele domingo de setembro de 1991. O autor consegue transmitir as inseguranças e ao mesmo tempo a força desse personagem, que super me cativou.
Depois de vazar uma imagem de Melanie e seus tios querer proibir até ela de estudar, ela decide que não quer viver para sempre com esse medo, e muito menos que seu filho sinta esse mesmo medo, então ela decide ir para sua cidade natal, para achar o seu pai e entrega-lo a justiça, mas muitas serão as descobertas e surpresas.
O inicio do livro é narrado por um ex jornalista, Arthur Goodale, bastante doente como ele mesmo narra, e não consegue esquecer o crime de 1991, a qual ainda não foi solucionado. Ele escreve um blog, em que volta e meia fala sobre Meg Miller e sua mãe, a qual ele o nomeou como seu caso Moby Dick, e ele achava que ia morrer antes de capturar o assassino.
O livro tem uma narrativa bem leve e fácil de ser lido, o que torna a leitura mais rápida, e de um aproveitamento excelente, o autor soube como casar passado e presente sem deixar qualquer ponta solta e, mais importante do que isso, envolver a cada novo capítulo. Como os capítulos intercalam o ponto de vista e o tempo, ou seja, não seguem uma ordem cronológica, as revelações surpreendem e surgem como peças de um enorme quebra-cabeça. Um quebra-cabeça montado com precisão e maestria.
Apesar de ser um suspense, não vai ter aquela característica de gato e rato, nem conspiração, e nem cenas de ação, o livro é mais focado no lado psicológico da trama, fazendo com que o leitor se pergunte o porquê de certas atitudes de Ramsey.

Fonte: Skoob e Editora Arqueiro

Lu 22/08/2017

O livro é narrado em terceira pessoa entre o passado e o presente. No passado acompanhamos Ramsey (1991) que assassinou sua esposa Allie de maneira brutal e desapareceu sem deixar nenhuma pista. Meg, a filha do casal, nunca foi encontrada e foi dada como morta por todos, mas, na verdade, Meg sobreviveu e foi criada por seus tios. No presente, acompanhamos Meg, a filha dada como morta e que agora vive com o nome de Melanie e está grávida. Determinada a dar uma vida diferente para seu filho, ela decide ir atrás de seu pai desaparecido e resolver o mistério que envolve a morte de sua mãe.

Tem muito, mas muito tempo mesmo que li "A Garota Sem Passado", mas não me sentia pronta o suficiente para falar do livro. Não que tenha sido uma leitura ruim, mas também não foi uma leitura incrível. Na verdade, achei que tanto a história quanto os personagens precisavam de um pouco mais de trabalho, de aprofundamento, mas mesmo assim, um personagem que merece toda a atenção durante a história é Arthir Goodale, um jornalista que está no hospital à beira da morte, mas tem um blog com muitas informações sobre o assassinato de Allie e o desaparecimento de sua filha.

"O autodesprezo já começava a crescer em seu peito feito uma onda do mar."

A história é enroladíssima, muito cheia de detalhes que deixam a leitura densa e muito, muito devagar. Acho que o autor pecou por tentar segurar demais o suspense para o final e acabou criando um livro longo e dificilíssimo de terminar. O interesse do leitor é minado aos poucos enquanto o enredo se desenrola devagar e sem grandes reviravoltas.

Já com o final, eu tenho sentimentos conflitantes. Por um lado, achei que o autor conseguiu criar aquele final que desejava com uma grande revelação e detalhes que ansiamos durante toda a hora. Por outro lado, o final pareceu um pouco forçado, na ânsia de surpreender o leitor com um final nada esperado, Michel não conseguiu agradar.

"Você veio atrás de respostas. Veio para se fortalecer."

Apesar da escrita agradável e fluída de Michael, senti que "A Garota Sem Passado" teve um bom enredo, mas que o autor ficou no quase durante quase toda a obra, não conseguindo desenvolver nem um bom drama, nem um bom suspense.

(resenha postada originalmente em 06/01/2017)

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2017/01/a-garota-sem-passado-michael-kardos.html

Dessa_csn 02/08/2017

Melanie é uma garota que sempre viveu a vida se esgueirando de tudo e todos, além do medo que ela sentia por si própria, têm os seus tios que tentam proteger ela de qualquer forma, sendo difícil até mesmo convencê-los a deixar que ela estudasse. Na escola, ela acaba virando namorada de um dos seus professores e engravida.

Melanie já estava desgastada de viver a vida do jeito que levava, e essa criança faz com que ela não queira mais isso pra sua vida. Ela conta pro Phillip (namorado e pai da criança) toda a sua história, ele apóia e diz que vai protegê-la do que possa vir acontecer dali pra frente, mas ele dá motivos para que ela não acredite tanto assim. Então resolve voltar a sua cidade para encontrar aquele que destruiu toda a sua vida.

O livro começa na visão de Arthur Goodale, e ele é quem da o ponta-pé inicial para que Melanie descubra toda a sujeira que está por trás do assassinato da sua mãe.

O bom desse livro é que ele intercala o passado e o presente, mostrando no passado a visão do Ramsey Miller (pai de Melanie) e no presente a visão dela. Assim, conforme você vai passando os capítulos, descobre um pouco mais sobre quem foi o pai dela, o que ele já passou na vida e como ele mudou quando conheceu a Alisson (Mãe da Melanie). A história começa a se encaixar e só o leitor sabe o que realmente aconteceu com o pai dela.

Pra quem ama desvendar mistérios e ver se o seu palpite vai estar certo no final, esse é um ótimo livro. Não fica nenhuma ponta solta, e o final é surpreendente.

Conheça o meu blog, e encontre outras resenhas! https://nadafutil.net/

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

O livro é mais do que recomendado se você gosta de um estilo investigativo
A Garota sem Passado é um thriller que te deixa curioso e ansioso sobre tudo que sucede o crime e sobre tudo que antecede o crime, mas pode ser uma leitura tão prazerosa quanto chata, depende do que se espera ao iniciar a leitura.
Melanie Denison é uma garota de 17 anos e mora escondida com seus tios a 15 anos, após o surto que seu pai, Ramsey, teve e acabou assassinando sua mãe em uma festa quando Melanie tinha apenas 3 anos, por esse motivo atualmente ela mora com os tios em uma cidade pequena, nunca pôde viajar ou fazer tudo o que queria pois a liberdade que tanto deseja poderia ser perigosa, já que o pai ainda estava livre e a sua procura. Mesmo com todas as regras e imposições dos tios Melanie acaba tendo um relacionamento com seu ex-professor e ao descobrir que está grávida toma a decisão de ir atrás do pai, para finalmente saber os motivos que o levaram a matar a própria esposa.
A Garota sem Passado é narrado em 3º pessoa, o que nos possibilita ter vários olhares sobre uma mesma história, e passar pelo presente e pelo passado de todos os personagens importantes da mesma. A história de um modo geral é surpreendente, nos deixa curioso sobre o que acontecerá com Melanie quando encontrar o pai e as motivações que levaram Ramsey a assassinar a mulher que tanto amava. A história tem pontos positivos que fazem a leitura valer a pena, porém devo confessar que o romance entre Phillip e Melanie foi realmente desnecessário à história, a gravidez foi o pontapé para que tivessemos o desenrolar de tudo porém os personagens não me pareciam ter muita química, foi quase forçado eu diria, e para história foi a parte chata (em minha opinião).
Melanie é uma personagem curiosa e podemos até dizer que é meio determinada, não é um exemplo de coragem que se espera nesse estilo de leitura e não me senti totalmente cativada por ela, porém é notável que ela quer realmente descobrir o que houve no passado e compreender o porquê, mas sem ultrapassar os seus próprios limites. Ramsey foi um personagem que me despertou muita curiosidade, ora tínhamos um homem gentil e amoroso que realmente parecia amar as mulheres de sua vida ( Melanie e Allie, mãe de Melanie) e ora tínhamos o ponto de vista de um cego por um ideal deturpado, a criação do personagem é bem crível, e isso é um ponto positivo para a narrativa do autor.
O livro é mais do que recomendado se você gosta de um estilo investigativo com cenas cheias de suspense, personagens curiosos e reais, uma narrativa fluída e uma história que te prende do início ao fim.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2016/05/a-garota-sem-passado-de-michael-kardos.html