Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos Ali Almossawi

Resenhas - Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

Gueu.Schade 22/02/2020

Uma leitura rápida, divertida e de grande aprendizado. O livro mostra diversos erros de argumentações que precisamos/devemos evitar. As ilustrações são divertidas e existe uma para cada exemplo. Recomendo a leitura e releitura.

Sandrinha 22/07/2019

Diante das discussões cada vez mais absurdas nas redes sociais, Ali Almossawi resolveu resgatar uma dose – necessária e urgente – de lógica para a era da internet. O resultado é este livro acessível, que explica, com divertidas ilustrações, as 19 principais falácias que tornam insustentáveis tantos argumentos e debates.

Você aprenderá a reconhecer frequentes abusos da razão, como a falácia do espantalho (em que se deturpa o argumento do outro para poder atacá-lo com mais facilidade), o apelo a uma autoridade irrelevante e a bola de neve (em que uma proposição é desacreditada sob a alegação de que levará inevitavelmente a uma sequência de eventos indesejáveis).

Rafaela (@exlibris_sc) 17/05/2019

Um pequeno manual e livro de cabeceira!
Nascido em 1 de dezembro de 1984, seus livros tratam sobre pensamento crítico e educação em ciência da computação. Tem mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e mestrado em Engenharia de Software pela Universidade de Carnegie Mellon. Ele mora com a mulher e a filha em São Francisco.

Um livro curtinho mas de grande importância para o pensamento lógico. O autor escreve quase como numa brincadeira; com linguagem clara, objetiva e simples, usando de diagramas e ilustrações que ajudam o leitor a compreender o texto. A experiência com a leitura foi bastante produtiva e, sem dúvida alguma, esse é um livro de cabeceira que deve ser consultado várias vezes ao longo da vida. Exemplos diários e formas de melhorar os argumentos e raciocínios podem ser extraídos facilmente do texto (e devem). O livro conta com um diagrama autoexplicativo logo nas primeiras páginas, com todos os tipos e subtipos de argumentos, ilustrações bem intuitivas e um pouco sarcásticas, as letras e o papel são confortáveis à leitura e, no final da listagem dos maus argumentos, o autor nos apresenta uma espécie de glossário, definindo os temas que tratou ao longo do texto: o que é argumento, falácia lógica, argumento dedutivo, argumento indutivo e os desdobramentos de cada tópico; como também uma bibliografia com os livros que ele pesquisou e se inspirou para escrever esse pequeno manual. Enfim, é uma leitura mais científica que trará ao leitor o melhor conhecimento no que falar, discutir e debater sabendo bem como identificar os erros de expressão e formar um raciocínio claro e coeso.

”Formalizar o raciocínio traz benefícios como clareza de pensamento e expressão, aumento de objetividade e autoconfiança”. p.12

site: https://www.instagram.com/p/Bxk0wFtgN3W/?hl=pt-br

IvaldoRocha 09/04/2019

Se Tiver Coragem Leia
Um livro pequeno de 64 páginas com ilustrações maravilhosas e divertidas, tem cara de livro infantil e é gostoso de ler como se o fosse. Na verdade, ele apresenta 19 erros mais comuns de argumentação
Uma leitura quase obrigatória nos dias de hoje, onde fakenews são repassadas sem o menor critério ou cuidado, gerando debates acalorados e sem proveito algum.
Lógica e Falácias lógicas, erros de raciocínio são apresentados de uma maneira clara e com leveza.
No mínimo você vai se atentar em saber o que não fazer, como generalizações e principalmente e saber quando se retirar de discussões infrutíferas, isto talvez nos ajude a buscar um debate mais construtivo.
Mas atende, primeiramente tome mais cuidado com aquilo que publica, ou repassa, antes de buscar criticar os argumentos alheios e quando o fizer, faça com a máxima sutileza, tato e razão e com menos emoção.
Ali Almossawi com mestrado no MIT e na Universidade de Carnegie Mellon desenvolveu pesquisas em Harvard e no Instituto de Engenharia de Software (SEI), tendo seus trabalhos mencionados em vários artigos científicos e no New York Times, Wired, etc.
“O Primeiro princípio é não enganar a si mesmo e você é a pessoa mais fácil de ser enganada” Richard P. Feynman
Andrea 18/09/2020minha estante
"O primeiro princípio é que você não deve enganar a si mesmo, e você é a pessoa mais fácil de enganar." XD

Sensacional esse começo. E isso é frisado também num livro que estou relendo, VOCÊ NÃO É TÁO ESPERTO QUANTO PENSA.

Marcos.Campgnolli 25/01/2019

Debates
Um ótimo livro para idetifcarmos as falácias de argumentação cometidas em debates, principalmente nas redes sociais. É impossível não fazermos associações com pessoas que cometem tais erros ou até nós mesmos.
Um livro curto para se ler rápido, mas para se ler sempre e evitar cair nessas falácias.

GleiciM 09/01/2019

O que importa
Por meio de seu conteúdo e ilustrações conceitos que poderiam ser "pesados" e complicados de entender se tornaram agradáveis e humorados. Ajuda a desenvolver de forma leve a crítica e a perceber o quão bombardeados somos por falácias em nosso dia a dia, deste modo, revelando o que realmente podemos levar a sério ou não. Gostei da leitura!

GleiciM 09/01/2019

O que importa
Por meio de seu conteúdo e ilustrações poos conceitos que deriam ser "pesados" e complicados de entender se tornaram agradáveis e humorados. Ajuda a desenvolver de forma leve a crítica e a perceber o quão bombardeados somos por falácias em nosso dia a dia, deste modo, revelando o que realmente podemos levar a sério ou não. Gostei da leitura!

Rodrigo 28/12/2018

Retórica para o público infanto-juvenil!
"O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos", escrito por Ali Almossawi nos apresenta de forma clara e suscinta, com o auxílio de belas ilustrações (no melhor estilo George Orwell) as 19 principais falácias utilizadas para vencer argumentações de forma desonesta. Trata-se de um exercício de reconhecimento com o auxílio de ilustrações para, durante um debate e/ou argumentação se desvencilhar dos golpes desonestos que os outros tentam nos afligir mediante diversas formas de mentiras para nos convencer sobre seus pontos de vista.

A única crítica que posso apresentar é a limitada descrição de cada mau argumento, tratando-se apenas de uma página por tópico. Sendo que poderiam ser ampliadas a quantidade de exemplos, explicações e até mesmo contextos reais de argumentação em que as falácias são utilizadas.

Porém, levando-se em consideração ser uma obra de introdução ao contexto argumentativo, pode ser uma excelente porta de entrada para o público infanto-juvenil ao universo da retórica.

Alle Fay 12/12/2018

Um livro simples, curto, mas com grande carga teórica.
Breves explicações sobre falácias e erros de argumentação que nos fazem refletir sobre nossos próprios argumentos usados no dia a dia. Acredito que seja uma obra que seja uma introdução do assunto em questão. Recomendo.

arlete.augusto.1 09/12/2018

Recomendo
Não esperem nada muito profundo, mas o livro, além de ter uma edição muito bonita, com belas ilustrações, nos dá uma base para entender e refutar as falácias do dia a dia.
Leitura super rápida, acho que não demorei uma hora para lê-lo, e gostosa. São falácias tão corriqueiras que chega a ser engraçado identificá-las.
Ganhei de presente e achei legal!

Peterson 25/11/2018

Educativo e Divertido
Bem escrito e as ilustrações exemplificam perfeitamente cada tópico.

Rosberg 21/09/2018

Bons exemplos das falácias que são usadas nos debates do dia-a-dia
O autor classifica diversos maus argumentos e se utilizando de bons exemplos para que possamos identificá-los.
O livro tem poucas páginas e conta com divertidas ilustrações.

Vinicius 07/08/2018

Necessário
Em tempos de especialistas em tudo conectados por redes sociais O livro ilustrado dos maus argumentos tenta trazer um pouco de luz e lógica às discussões acaloradas.

Este é um conteúdo que deveria ser explorado desde o ensino fundamental. Aprender a pensar, ouvir, discutir, argumentar e ceder. Apenas quando estamos dispostos a realmente evoluir é que abrimos mão de falsos paradigmas e nos colocamos a favor da verdade (ou ao menos nos afastamos da falácia).

Clarisse 20/07/2017

Manual de sobrevivência para redes sociais
Este livro é um guia para aqueles que gostam de discutir e debater nas redes sociais. O autor, apresenta de forma didática, com analogias e ilustrações, os 19 principais erros de argumentação, que pode levar aqueles que não dominam o raciocínio lógico a acreditarem em argumentos falsos, ou mal elaborados. Segundo o autor:
"[...] formalizar o raciocínio traz benefícios como clareza de pensamento e expressão, aumento de objetividade e autoconfiança. A capacidade de analisar os argumentos dos outros também ajuda a perceber o momento certo de se retirar de discussões infrutíferas."
Por meio da lógica, poderemos verificar a consistência e coerência dos argumentos apresentados e julgar o que nos parecer mais aceitável. Ele ressalta que a lógica não é a única ferramenta para os debates e indica outras como a retórica, ônus da prova e a navalha de Occam, não tratados no livro. Resenha completa no blog.

site: https://asvantagensdeterumblog.wordpress.com/