Strange the Dreamer

Strange the Dreamer Laini Taylor

Resenhas - Strange the Dreamer

Valéria 12/10/2023

Bom livro se você for continuar
Achei o início do livro incrível, a fantasia me prendeu totalmente porque achei os personagens muito bem contraídos assim como o universo. Mas isso não continuou ao longo da história.
Achei muito demorado para começar a entender o objetivo da história, depois disso demorou muito para começar de fato a história do livro e o enredo principal. E, então, quando finalmente as coisas começaram a acontecer a autora decidiu focar em um romance que achei particularmente mal elaborado e construído.
Termino o livro com sentimento de decepção porque esperava muito dessa fantasia mas achei previsível e cansativa. Por causa disso não tenho vontade de ler a continuação o que me gera ainda mais revolta com o final TOTALMENTE em.aberto

Bia Pupato 07/10/2023

Uma fantasia envolvente
Nem sei por onde começar falando sobre esse livro. Devia começar com: POR FAVOR LEIAM!

Fazia tempo que uma fantasia não me pegava desse jeito, me fazendo imergir num mundo novo a ponto de me fazer não conseguir pensar em nada mais e nem seguir em outras leituras.

No começo, como toda fantasia, levei alguns capítulos para me situar e entender toda a situação e mesmo assim de pouco em pouco Lazlo ganhou meu coração e na metade final do livro eu estava completamente obcecada pela história.

Com uma escrita envolvente, descrições que fazem a imaginação voar, esse primeiro livro nos introduz nesse novo mundo e somos enredados pelos problemas que afligem Lamento, essa cidade cercada de mistérios. E ficamos querendo respostas!

Cissa 05/10/2023

Completamente acabada, tô chorando, mesmo já sabendo o que aconteceria.
Esse livro é outro nível, só demorei um pouco a me acostumar com a escrita da Laini Taylor, eu n sei exatamente o que estava me fazendo estranhar mass, eu consegui me adaptar, e se caso você sinta o mesmo, por favor não desista, pois esse livro é uma mina de ouro. O Lazlo é um protagonista incrível, nunca vi a sensação de ser um leitor ser tão bem representanda. Recomendo.

Dieicy 03/10/2023

Um dos melhores livros que já li
Livro realmente incrível, um universo completamente novo e diferente. Com personagens fantásticos e muito bem construídos, uma história que vai se encaixando aos poucos. Terminei o livro sem palavras.

Coldzaryser 27/09/2023

O sonho escolhe o sonhador, não o contrário
Em busca de um sonho, a trajetória de Lazlo Estranho, órfão criado por monges, passa por diversos picos de emoções. Vivendo a empatia de querer ajudar apenas por ser o certo e acompanhando as desgraças da consequência, Estranho tem um desejo profundo que aperta seus dóis corações: encontrar a Cidade Perdida.

Um Estranho Sonhador é um livro azul, como a pele de Sarai. Calamidade, obscenidade. Cria dos deuses. Uma trama com paixão, rancor, inveja e misericórdia.

A princípio pode se parecer confuso — e em diversos outros momentos também —, porém é exatamente como um sonho. Um universo palpável e vibrante, triste e vergonhoso. Da forma como a mente é criativa durante os momentos de sono, o livro transmite a sensação do leitor ser exatamente como uma das mariposas, adentrando nos sonhos de Lazlo e dos demais personagens.

Das minhas leituras do ano, certamente o merecedor de cinco estrelas. Mal posso esperar para ler a sequência.

Jess 26/09/2023

"? A vida não vai simplesmente acontecer a você, garoto? disse ele.? Você tem de fazer acontecer a vida. Lembre- se: o espírito fica preguiçoso quando negligencia as paixões."

"Era impossível, é claro. Mas quando é que isso impediu qualquer sonhador de sonhar?"

Lazlo Estranho sempre foi fascinado por histórias.

Desde a sua infância no mosteiro onde foi criado, carente de afeto e de um passado conhecido, o menino já adorava ouvir as histórias sobre Lamento ? a Cidade Perdida, como ele preferia chamar ? contadas por um monge rabugento.

Conhecer e chegar a trabalhar na biblioteca de Zosma foi a realização de um sonho, ele não só estava vivendo cercado por uma infinidade de livros, como também estava mais perto de encontrar pistas sobre os mistérios da sua obsessão: a Cidade Perdida.

Lazlo só não esperava que um dia, figuras lendárias de Lamento que até então povoavam apenas o seu imaginário bateriam à porta da biblioteca buscando a ajuda de especialistas de Zosma para salvar a sua cidade.

Chega a hora de Lazlo decidir entre continuar vivendo através das páginas dos livros ou construir ativamente a própria história e fazer parte de algo grandioso.

Tudo o que ele sempre sonhou está bem a sua frente, mas, às vezes, alcançar um sonho pode não sair exatamente como se espera.

"Um Estranho Sonhador" me deixou com um misto de emoções ao concluir a leitura. É uma bela história ao mesmo tempo em que é triste.
E apesar do spoiler do final logo no epílogo, confesso que até a última página fiquei torcendo para que algo acontecesse para mudar os rumos da trama. Sobretudo, amei a construção das personagens, todas tão complexas e humanas ? mesmo se tratando de deuses e figuras lendárias. Estou ansiosa e com medo da conclusão da duologia na mesma medida.

Dessa 19/09/2023

O fim justifica os meios
Apesar de ser um livro muito bem avaliado pelos leitores eu não gostei tanto. Achei o início e o meio um pouco confusos. O livro começa a ficar bom de verdade após 60% da leitura, ou seja, tarde demais pra mudar o conceito de ótimo livro, porém mesmo confuso e um pouco difícil pra prender me prender ali, ainda gostei.
Acho que o final valeu a pena, foi bom, com muita reviravolta e isso faz com que a avaliação não seja tão ruim.
O fim me estigou a ler o segundo, que lá pelo meio do livro já nem queria mais ler.
Tem bastante reviravolta que te prende e deixa curioso. Acho que o segundo será melhor, já que agora entendedo melhor o enredo e os personagens.

Enfim...
Sobre a história. Lazlo é um órfão, que cresce e vira bibliotecário. Ele é o único que se lembra de uma cidade que parece que todos esqueceram. Isso o estiga a conhece-la, pois desconfia que esse esquecimento foi causado por culpa da magia. Seu objetivo é conhecer os mistérios que envolvem lamento (a cidade da qual esqueceram) e em uma tarde essa possibilidade se torna quase real, pois uma carruagem misteriosa para na biblioteca onde trabalha dando a ele a esperança de finalmente ir conhecer lamento.
Com sua capacidade de contar histórias e seu jeitinho de chamar a atenção, Lazlo finalmente consegue embarcar nessa aventura sendo convocado a fazer parte de uma "equipe" que só terá uma explicação do porquê estão juntos ao chegarem na cidade. Infelizmente com ele embarca o alquimista Tyron Nero, alguém a quem o Lazlo ajuda (que convenhamos não merece nada).

Bom o livro é contado em terceira pessoa e talvez isso não tenha me prendido tanto assim. Nele temos os pontos de vista do personagem principal, e de outros que se tornam peças fundamentais pra história. No primeiro ato de troca de personagem eu me perdi, fiquei confusa, mas com passar da leitura percebi a importância que aquelas pessoas teriam pra história.

Pati Rocha 18/09/2023

Que livro perfeito!!!!!!
Tô apaixonada pelos personagens e riqueza de detalhes. Correndo pra comprar a sequência, pq esse final me destruiu. ?
SOCORROOOOO
missmisery 18/09/2023minha estante
ele é incrível!!!

Edite2 14/09/2023

Fazia tempo que não lia um livro de fantasia tão bom, universo bem construído, a cada página eu ficava mais ansiosa pra conhecer melhor, esse lugar e esses personagens e o plot no final, meu Deus??
já vou começar a continuação hoje !!!

S.C.Sunbeam. 14/09/2023

Lazlo Estranho, o sonhador.
Este foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e, confesso que, com apenas poucas páginas, ela já conseguiu cativar minha atenção. O mundo, desenvolvido por Laini Taylor, é surpreendentemente bem construído - sendo uma boa indicação para aqueles que, assim como eu, gostam de Altas Fantasias. Os personagens são excepcionais, o que torna a leitura mais imersiva e instigante! A ambientação de Laini também é algo que ganha destaque, visto que, torno a afirmar, todo o enredo foi explorado adequadamente.

Quote: "Se o sonho escolhe o sonhador, então o dele havia escolhido mal"

Me identifiquei, em diversos momentos, com Lazlo - justamente por ele ser um ávido leitor -, e me peguei, algumas vezes, triste pela situação de Sarai! Ah, falando nisso, que desfecho, meus amigos! A autora conseguiu me surpreender com o 'Plot Twist'! Fora o romance que, em um determinado momento, se tornou maçante, o universo inteiro desse livro me prendeu (e, "de quebra", se tornou um dos meus favoritos)!

Quote: "Proíba o homem de alguma coisa e ele a anseia como a salvação de sua alma, ainda mais quando aquela coisa é a fonte de riquezas incomparáveis."

Bom, apesar de eu não ter dado a devida atenção à sinopse, e ter me aventurado pelo livro sem saber muito do que tratava, creio que este livro me encantou, de tal modo que fisgou minha atenção durante todo decorrer do mesmo. Literalmente, não consegui largar o livro, ou me desvencilhar do mesmo, enquanto não finalizei (e, quando isso ocorreu, me vi triste, pois cai no dilema da maioria dos leitores: "não deveria ter lido tão rápido").

Quote: "Pessoas boas fazem todas as coisas que pessoas más fazem, porém quando elas o fazem, chamam de 'justiça'.- diz Sarai"

Enfim, recomendo demais este livro para os leitores de fantasia - mesmo sendo meio confuso no início, o decorrer da história é extremamente bom e explicativo (conforme avançamos na leitura). A ideia da autora é completamente original e, ouso exagerar, até mesmo genial!

(Ps: não tenho o costume de escrever vários 'quotes' nas resenhas, entretanto a Laini escreveu tantas frases que foram marcantes para mim que não pude simplesmente ignorá-las).

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha! Até o próximo livro. ?
Aline Maia 14/09/2023minha estante
Também peguei o livro sem saber do que se tratava e a experiência foi maravilhosa. Sempre me pego pensando nessa história. Espero que você goste da continuação ??

S.C.Sunbeam. 14/09/2023minha estante
@Aline Maia, haha, obrigada! Vou aproveitar que a continuação deste livro está disponível no KU e já iniciar! ????

Garoto em Verso 08/09/2023

Linda Enrolação em Azul dos Deuses
Vamos lá.

Primeiramente, o mundo é lindo, misterioso e concreto, é difícil escrever um livro onde o ambiente pareça real e por menor que seja o universo de Um Estranho Sonhador (Só vimos cerca de 3 ou 4 locais nesse primeiro volume) é convincente o suficiente para ser deslumbrante. Me fez querer ser um personagem, o que é sempre um Plus pra mim.
A escrita da autora é mágica, muito bem desenhada, enfeitada e ..... por vezes, redundante kk. A forma como a autora escreve faz com que suas cenas sejam GIGANTESCAS em termos de palavras, porém a cena em si é só uma cena normal. Vou falar mais sobre isso adiante.
Os únicos personagens bem trabalhados são os dois protagonistas se formos bem honestos. Os demais são peças menores e são tratados como tal. Tem background sim, tem motivações sim, porém não tem tempo em cena, ou seja secundários serão secundários.
Lento. É um livro lento, como dito anteriormente, Laini Taylor escreve linda e demoradamente, muitos enfeites em suas descrições fazem com que parágrafos se tornem páginas. Honestamente, se cortarmos fora todo o "extra", não devia ter mais do que 350 páginas o livro todo e isso é ser bem generoso, um autor mais direto teria feito o mesmo em 230 e eu estaria ok com isso.
Não só a escrita torna o livro lento. Existem dois momentos onde o pacing se acelera, O Inicio e o Final, coisas acontecem uma atrás das outras em um dominó fascinante. O grande meio, nada acontece de fato, mal saímos do lugar em termos de andamento do plot: Lazlo chegou em Lamento, precisamos resolver o problema, um século depois, o problema piora, Lazlo resolve em 2 páginas e acaba o livro kk esse andamento tem construção porém huh, LENTO.
Essa história teria tudo pra ser perfeita, e é, em certos aspectos, ou melhor aspecto específico: O conceito, que imaginação tem essa mulher. A evidente inspiração em deus mediterrâneos (Não vou entrar na Noia de analisar o que se diz de uma mulher branca norte americana escrevendo sobre tal mitologia, Amizade, pesquise e tira suas conclusões).
Ufa, disse o que precisava kk, concluindo entao. Personagens secundários, misterios da mitologia do universo em si e andamento do roteiro são todos falhos, mesmo que a autora escrava muito bem é possível ver as rachaduras da narrativa por de trás dos lindos band-aids desenhados nesse universo mágico e encantador.

3.9/5.0

Angelica236 08/09/2023

Um Estranho Sonhador
Foi uma jornada ler esse livro. A história é grandiosa e fantástica, e a construção de mundo foi maravilhosa, mas minha leitura se arrastou mais do que eu esperava.
Acredito que li no tempo errado, não estava no clima para ler fantasia. Tenho que aprender a entender meu humor e não me forçar a leituras pra as quais não estou no clima.

@yoyok_ 04/09/2023

2023
@-$6#+@!$!?! Isso aqui é a melhor fantasia do mundo!!! Como que a Laini Taylor teve ideias tão geniais? A construção do mundo vai sendo descoberta aos pouquinhos, mas depois de uma boa parte você vai entendendo todos os detalhes. É tudo muito diferente de qualquer livro que eu já li. A construção de personagens é sensacional!!!! protagonista que ama livros nunca tem erro, Lazlo é um querido. Lazlo, Sarai, Pardal, Feral e Rubi estão no meu coração. Tá, mas o que foi esse final? ainda n li o segundo pq o preço nunca baixa ?