O Mito de Sísifo

O Mito de Sísifo Albert Camus

Resenhas - O Mito de Sísifo

luvrrcch 19/05/2022

Saí do trabalho e agr é hora. Mais uma vez estou meio sem palavras. Quem tinha ouvidos escutou, durante a leitura desse texto, o meu encantamento com o que dizia Camus. Um pensamento quase ouroborico que lhe tira a esperança enquanto lhe entrega a tranquilidade. É sempre o mesmo, com o mesmo fim, mas nos resta ver um Sísifo feliz, no momento da contemplação de seu destino, pois sua consciência de seus atos fazem com que tenha sido inevitável sua sina.
Choro muito com livros: tenho tdah e ele me garante uma disforia emocional que me torna um tanto quanto chorona. A leveza que há em renegar para libertar e livremente entender suas amarras me fez perceber esse choro não como um do meu descontrole hormonal, mas um que veio do meu coração (como ele bem deve).

Côrtes 14/05/2022

Melhor livro para refletir
Estou completamente apaixonado por esse livro, no começo parece tudo meio exagerado, só que durante o decorrer do livro vc entende o pq de tal pensamento. Melhores capítulos são os três últimos que me deixaram refletindo até agora.

Larissa 20/04/2022

Ou o Eterno ou o nada
Camus traz um livro que discute o sentido da existência humana basicamente em duas posições antagônicas:

I) Ou se crê em Deus e na vida eterna.

II) Ou não se crê e o homem se torna seu próprio deus e senhor absoluta da sua existência.

Toda discussão sobre o suicídio se desenrola daí. Muitas referências às obras de Dostoiévski e Franz Kafka que ajudam a materializar os pensamentos do autor. Livro interessante, mas filosófico e exigente do pensamento. Muito mais de estudo do que de descanso.

Gabriel.Larrubia 14/04/2022

Comecei a ler esse livro umas duas ou três vezes quando mais novo e em algum momento eu não entendia algum parágrafo e só desistia. Por favor não cometam esse erro se não entender algo só continua por favor.

fernando 13/04/2022

perfeitamente absurdo
embarcando na jornada que é o absurdismo, muito bom, recomendo a qualquer um que se interesse por filosofia

mas afinal, o que significa para mim significação fora da minha condição? eu só posso compreender em termos humanos..

Daniel 30/03/2022

Uma análise muito interessante sobre o sentido da vida e como as pessoas procuram sentindo em um mundo sem sentido.

ArnaldoJr 24/03/2022

É preciso imaginar Sísifo feliz
?Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio.? É com essa frase que o grande pensador francês Camus abre seu ensaio filosófico sobre o absurdo. É um livro denso e que nos faz refletir muito sobre o absurdo que é viver. Ressaca literária que chama?

Ana 13/03/2022

"Descubro, agora, por conseguinte, que a esperança não pode ser evitada para sempre e que pode assaltar até aqueles que supunham estar livres dela". Tive que parar diversas vezes durante a leitura pra refletir sobre o que tinha lido, o livro desperta reflexões ora tristes e ora emocionantes.

rosinhaa 28/02/2022

O que é o absurdo?
Nesse ensaio, Albert Camus busca definir o absurdo, busca uma explicação para o suicídio e o que nos leva a ele. Ao citar O Mito de Sísifo, Camus conclui que o absurdo é levantar a mesma pedra todos os dias pela manhã, para que ela caia ao entardecer. E assim seguimos com os nossos dias, fazendo o que deve ser feito, sem a garantia de nada, vivendo um dia de cada vez.

Martony.Demes 21/02/2022

Sísifo e Camus
Eis mais um clássico da literatura universal que li recentemente:

O Mito de Sísifo, de Albert Camus
(Estou com algumas obras lidas represadas que ainda não fiz a resenhar)

Mas vamos ao ensaio:

Após a leitura, vamos ao que entendi, dado que achei a obra um pouco complexa e tive que ler depois alguns estudiosos sobre Camus.

O livro trata sobre o absurdo que é a vida, o sentido da vida e da morte! Camus fez por meio da literatura!

Como base na obra, entendo que passamos por rotinas massacrantes, entediantes! E, com o tempo, essa rotina vai nos deixando consciente de alguma coisa: de que estamos envelhecendo, que a vida está passando, que a morte está chegando! Isso vai gerando uma ansiedade E, com base nisso, a gente busca um sentido! Está no no universo!? Depois descobrimos que a vida não tem sentido!

Então ele aborda sobre o suicídio:
- Suicidio fisico: Se a vida nao tem sentido, então nao vale a pena continuar vivendo;

- Suicidio filosofico: que eé se agarrar em algo que anule seu pensamento: exemplo a esperança, a religiao! E assim, descarta-se o esclarecimento sobre a vida e

- Aceitação: cria a noção do homem absurdo! Homem que não tem sentido. Diante do absurdo, devemos continuar vivendo mesmo assim.

Então na obra ele nos trás alguns exemplos como: Dom Ruan (Vários amores, mulheres), o ator (várias vidas efêmeras, fantasiosas).

Por fim, ele cita o mitológico Mito do sísifo: o homem é condenado a rolar a pedra grande montanha acima e, logo em seguida, a pedra rola. E novamente tem que levar a pedra novamente acima.

Entendi que ele quer provar que mesmo a vida não fazendo sentido, sendo duro, difícil, árduo, a trajetória pode ser boa! A jornada da vida pode ser legal! Podemos reinventar a maneira de carregar a pedra, fazer aquilo com emoção. E é como deve ser a vida com emoção e paixão!

No fim de tudo, o livro pode ser, na verdade uma declaração de amor à vida: Como vale a pena viver a vida! Mesmo que saibamos que vamos morrer, então vamos aproveitar!
Ketelyn.Pinheiro 15/01/2024minha estante
Excelente resenha. Estou lendo esse livro e já me ocorreu diversas divagações

Tata 19/02/2022

Deprimida
Eu entendi a mensagem e a ideia do Camus. Entendi tão bem que fiquei mal.
Sabe quando você é criança e não sabe o que é mal e bem exatamente; acaba descobrindo com o tempo que a vida está cheia de mal; que ele não está em vilões, mas em pessoas que amamos também? Uma sensação de peso. Um peso novo, que você não faz odeia de como carregar? Então, foi isso.
Pensar na vida como um eterno suplício me deixou mal e depois me confortou. Porque o que me deprimiu não era descobrir que a vida é sem sentido, mas de ter que aceitar isso como verdade de uma vez por todas. Fazia um tempo, tinha pensamentos, que analisando hoje, poderiam se encaixar no existencialismo, mas nunca quis aceitar.
Quando estamos formando um caráter e uma idéia própria sobre a vida (o que é meu caso), temos muitas opções para acreditar, aceitar, ou não. A ideia de ver Sísifo feliz fez-me total sentido, mas tive dificuldade de aceitá-la.
Isso resume bem a minha experiência de leitura.

Sobre a escrita, é um pouco mais difícil do que está em meu costume, mas não é algo complicado demais, só é preciso se concentrar na leitura para não perder o raciocínio narrado.

Foi o primeiro livro que li do Albert Camus, e gostei muito da sua narrativa e de sua maturidade. Eu indico muito. Embora tenha-me sido uma experiência meio triste - não acho uma palavra mais adequada ao sentimento, embora não seja exatamente isto - foi uma experiência enriquecedora.
Bruno Oliveira 21/02/2022minha estante
Disse tudo e muito bem! Acho q o sorriso em Sísifo é pelo fato de fazer algo; se ele é a pedra, como bem disse Camus ali numa página, então, Sísifo faz o q faz por ele mesmo, certo? Assim, nem o inútil é tão inútil assim. Hehe Filosofia é bom por isso: cada um vê uma coisa e, quando se junta essas coisas, outra coisa surge! Hehe :)

Bruno Oliveira 19/02/2022

O ABSURDO DA CONSCIÊNCIA ABSURDA A CADA PÁGINA!
Não se engane, este O mito de Sísifo, do francês Albert Camus é muito mais do que um novo significado do tal mito. No seu miolo, há outros ensaios que, em suma, tratam do mesmo tema: o absurdo da vida humana finita neste mundo igualmente absurdo e finito. Sísifo aqui só entra como uma “cereja do bolo” neste rol filosófico que tenta discutir o que realmente importa em se tratando de Filosofia, segundo Camus, claro: viver ou se matar? E, se sim ou não para uma ou outra pergunta, ou a mesma resposta para ambas, e por quê? O livro todo é sobre isso. Há umas abordagens aqui e ali sobre alguns autores e suas obras para melhor exemplificarem o ponto de vista de Camus e, só essas discussões, já valem a leitura do livro: Dostoievski e Kafka são seus preferidos; aliás, desse último, há até um texto que trata melhor dele, de suas obras e de seus personagens. Camus tem um texto limpo, direto, você vai na dele facilmente e, ocasionalmente, acaba indo bem além também. Muito bom! Boas reflexões aqui.

Raul 14/02/2022

Esse livro é um absurdo
Nossa, nunca tinha lido nada do Camus e eu estou, positivamente, surpreso! Um autor fantástico!

Apesar de não conhecer todas as obras e pessoas que foram citadas no livro, gostei bastante da escrita do existencialista francês. A minha parte preferida, claro, foi a classificação de Sisifo como o homem absurdo.

Enfim, é uma leitura bárbara que não cabem muitos comentários, só reflexões.

Alan kleber 11/02/2022

O mundo imerso em irracionalidades
O autor faz um retrato do mundo em que vivemos e do dilema enfrentado pelo homem contemporâneo: "Ou não somos livres e o responsável pelo mal é Deus todo-poderoso, ou somos livres e responsáveis, mas Deus não é todo-poderoso."
Sísifo foi condenado pelos deuses a empurrar incessantemente uma pedra até o alto da montanha, de onde ela tornava a cair, caracterizando seu trabalho como inútil e sem esperança.