O Mito de Sísifo

O Mito de Sísifo Albert Camus

Resenhas - O Mito de Sísifo

Giovani 01/11/2022

Leitura necessária
Um dos melhores ensaios filosóficos que já li. A imagem de Sísifo não poderia ser mais ideal para a ideia que Camus tenta passar. A ideia do absurdo e as dificuldades da vida são trazidas nessa obra.

Mas Camus tenta nos trazer não a esperança, mas o alento ao sofrimento.

Vale a pena a leitura. Para fãs de Nietzsche ou dos existencialistas, é um prato cheio.

Miho 26/10/2022

O Mito de Sísifo e Camus sendo acolhedor
Decidi ler Camus porque o pouco que conhecia sobre ele me dizia que era o tipo de raciocínio que me cativaria, principalmente por várias de suas afirmações já terem passado pela minha mente em algumas ocasiões.

Não tenho ideia se é minha pequena frequência ao ler temas filosóficos, ou mesmo a escrita de Albert Camus que parece perdida no sentido da narrativa, às vezes ele admite exemplos simples de entender e que seguem um ritmo, outras ele parece se esquecer da facilidade de desenvolver, tornando boa parte da obra cansativa e me obrigando a reler seus parágrafos mais de duas vezes, não sinto que isso atrapalhou 100% do livro, pois como disse há narrativas mais simples e bem elaboradas, e também chega uma hora (lá pelas 100 páginas) que você se acostuma com esses altos e baixos e consegue absorver muito do que já foi dito e só segue o fluxo.

De qualquer forma, essa obra em especial é um ótimo começo para entendê-lo, não só na escrita mas na maneira de organizar sua ideias para apresentar ao público, no começo do livro, tem uma citação dele que diz: "Eu quis falar a verdade sem deixar de ser generoso", acho que isso resume muito bem, suas verdades são cobertas por sua figura analítica e por isso não se mostram maldosas, quando ele acolhe personagens conflituosos nos sentimos acolhidos também, afinal, ele ressignifica a trajetória do principal deles: Sísifo, ao mesmo tempo que o exalta, nos dizendo que é preciso imaginar Sísifo feliz e que ele certamente estava ao aceitar o absurdo e erguer sua rocha.

uedinha 07/10/2022

camus...
livros desse gênero não geram prazer no leitor, mas dão conhecimento ao mesmo.
camus me fez compreender um pouco do absurdo, coisa que eu nem sequer conhecia.
Rafael 27/10/2022minha estante
fale por você, em mim gerou um imenso prazer ?

Jônatas Iwata 29/09/2022

Talvez devido à sua própria influência mesmo, por bem ou por mal, é uma obra cujos temas já foram explorados em milhares de formas diferentes em outras mídias: o absurdo, a falta de sentido, o suicídio como solução... O Camus é definitivamente um bom comunicador e engaja, porém seu romance O Estrangeiro está quilômetros acima deste ensaio.

frsco 28/09/2022

man.
mto bom, gostei mto quando li, só que tem umas partes confusas, principalmente pq é moderno né, mas mto bom, recomendo

zabala 14/09/2022

genio
Albert Camus é um dos meus filósofos favoritos. Uma frase dele me marcou muito quando li O Mito de Sísifo. "Apenas o equilibrio entre a evidencia e o lirismo nos permite aceder, ao mesmo tempo, a emoção e a clareza"
Sobre ter uma distribuição dos sentidos para nao morrermos contemplando o absurdo através da arte, e tampouco deixar de romantizar a vida.

Lin 12/09/2022

É um ensaio, o autor não esgota o tema
Precisaria de mais uma leitura para compreender melhor esse livro. Não é daqueles que a leitura flui se a pessoa não tiver antes uma bagagem sobre os outros livros que o autor escreveu a respeito do assunto, até pq é um ensaio e o autor não esgota o tema de forma a explicar com detalhes as teorias as quais ele se contrapõe, o que acaba por tornar a leitura dificultosa, mas se fizer uma análise de capítulo a capítulo, é possível perceber o quão construtivo é este livro. Tem um foco existencialista e se baseia no mito de Sisifo para expor a teoria do absurdo, a escolha de ser o homem absurdo como um caminho para se alcançar a felicidade. Aborda não ser saudável ao ser humano se questionar sobre o porquê deste mundo, ou de seu papel, na expectativa de encontrar repostas racionais sobre a questão, pois somos seres racionais vivendo num mundo irracional. Sisifo foi punido pelos deuses a um trabalho "inútil e insignificante", empurrar uma grande pedra até o pico de uma montanha e, de lá, quando ela caía, retornava para repitir o mesmo trajeto de empurar a pedra novamente, num labor sem fim, até a eternidade. O autor diz que é preciso enxergar "Sisifo feliz". A teoria do absurdo pauta-se no controle racional do homem em se manter vinvendo. Mesmo que não exista uma vontade emocional, o racional deve falar mais alto a fim de que não se busque entender o porquê o mundo é mundo, ou o porquê o ser humano existe, ou o porquê as coisas são assim, e etc.. é preciso buscar motivos para se viver e aproveitar a oportunidade que foi dada de se viver experiências, paixões, descobertas... que a vida se resume ao que se foi vivido porque o fim de todos é certo e esse fim é a morte que leva todos os sonhos, metas, planos que às vezes não realizamos por medo de punições divinas, pressões morais, sociais e etc.. o homem absurdo é aquele que mesmo sabendo que nada faz sentido, ainda assim busca sentido, mesmo sabendo que o destino é a morte e a perda de tudo, ainda assim sonha, constrói, faz planos e é isso que dá sede à vida.. porque desistir não é o caminho, mas sim persistir. Nessa linha, o autor aborda o suicídio, considerando como a principal preocupação filosófica, pois o por que se vive é o questionamento mais importante para o ser humano.
Alan kleber 12/09/2022minha estante
Essa resenha traz um maior entendimento a obra.

Cachamorra 08/09/2022

Vale a vida ser vivida?
Essa é a pergunta do Humano que racionalmente olha para o mundo irracional.

Peguei o livro para reler depois de muito tempo. O motivo foi bem triste. Uma aluna cometeu suicídio. No meio de tantas tarefas, de um retorno às atividades presenciais (após a terceira/quarta dose da vacina da COVID), de tantas coisas para retomar, não percebemos o que estava na nossa frente. Foi um golpe duro. Será que perdemos a sensibilidade para perceber o que nos cerca?

Esse foi o livro que voltou para me consolar, mas também para apontar o dedo e dizer o que deixamos de lado. O Mito de Sísifo é justamente o livro que vai propor uma reflexão sobre a vida em si, se vale a vida ser vivida. O real problema da filosofia seria então esse, diante da Irracionalidade do Mundo, por que vivemos? Qual é a pedra que levamos para o topo da montanha e, após vê-la cair para a base, o que nos levaria a carregar essa pedra novamente?

O livro me trouxe alguma paz. Mas, não o suficiente para que eu deixasse de pensar que aquela aluna respondeu essa pergunta e não percebemos que a resposta dela tinha sido "não vale", até ser tarde demais.

Taylor 23/08/2022

"Cenários desabarem é coisa que acontece."
Um livro espetacular. Ao tomar o suicídio como ponto de partida para a obra, Camus elabora uma filosofia ousada e inédita (pelo menos para mim): assumir o absurdo da condição humana, não recuar diante dele nem ceder às ilusões e artifícios criados para amenizar o tormento e viver a dolorosa liberdade que surge a partir dessa percepção.

A rotina interminável e mecânica em que vivemos também pode ser capaz de nos manter imersos no dia a dia sem qualquer dificuldade. Mas aí surge o momento em que o homem se percebe nesse contexto absurdo. É aí que o cenário desaba. O ator se divorcia do seu cenário. É aí que mora o absurdo. É diante disso que Camus elabora a sua filosofia.

A recusa às esperanças sem fundamento, às crenças sem evidências e a própria aceitação de que o conhecimento verdadeiro não pode chegar ao humano, pois os nossos sentidos são imperfeitos e a própria realidade é irredutível e não se curva à compreensão humana, é uma atitude de coragem. E é essa atitude que deve reger o tal Homem Absurdo.

annnnnnnnnnnnna 23/08/2022

O que resta é um destino cuja única saída é fatal. À margem dessa fatalidade única da morte, tudo, alegria ou felicidade, é liberdade. Surge um mundo cujo único dono é o homem. O que o atava era a ilusão de outro mundo. A sorte do seu pensamento já não é renunciar a si, mas renovar-se em imagens.
ghost cookies 21/11/2022minha estante
leu esse e nem falou nada !!!

Suelen 21/08/2022

O mito de Sísifo
Terminei a leitura, mas o sentimento é de que não li o livro.
Várias vezes tentei reler alguns capítulos, mas continuavam incompreensíveis.
Compreendi o motivo do livro e o assunto que se trata, mas não entendi nem metade da leitura.

Divaldo.VerAosa 07/08/2022

O livro que salvou minha vida
Esse foi o livro que me salvou há muito tempo atrás, fui reler ele e ver oq mudava na minha visão sobre ele, e eu fico pensando como que eu entendi um a desse livro 4 anos atrás, um clássico, Albert Camus é um gênio, sem mais

Isabelle.Gomes 03/08/2022

valeu a pena..
não sei se entendi nem metade desse livro, mas o que entendi me ajudou absurdamente em alguns momentos.