Epopeia de Gilgámesh

Anônimo
Anônimo

Resenhas - A Epopéia de Gilgamesh

Samuel.Nonoka 15/12/2020

Os comentários dessa versão enriquessem ainda mais essa obra

Elaine Messias 29/03/2021

Épico
A narrativa da Epopeia de Gilgamesh conta os eventos de Gilgamesh, rei de Uruk. De acordo com a Lista Real Sumeriana (lista todos os reis sumérios), ele foi o quinto rei dessa cidade. Segundo ainda essa lista, o reinado de Gilgamesh sobre Uruk foi de 126 anos, e ele aparece no épico como filho da deusa Ninsuna. Esse rei sumério existiu, provavelmente, no período entre 2800 a.C. e 2500 a.C.

Na história narrada pelo poema, Gilgamesh é apresentado como um rei despótico, arrogante e que oprimia o povo da cidade de Uruk. Os deuses, então, criaram Enkidu do barro e enviaram-lhe ao encontro de Gilgamesh com a missão de torná-lo mais humilde. Os dois tornaram-se amigos e iniciaram uma trajetória marcada por muitas aventuras, e, em uma dessas aventuras, ambos desrespeitaram a deusa Inana. Os deuses resolveram matar Enkidu como punição pelo desrespeito a essa deusa, e, Gilgamesh, entristecido, iniciou uma outra jornada em busca da imortalidade.

Nessa jornada pela imortalidade, Gilgamesh foi ao encontro de Utnapishtim, um herói conhecido por ter alcançado a imortalidade após sobreviver a um grande dilúvio. Durante esse grande dilúvio, Utnapishtim teria construído uma grande arca a mando dos deuses e abrigado sua família e um grande número de animais nela. Esse herói prometeu a imortalidade para Gilgamesh, desde que ele cumprisse algumas missões. Entretanto, o rei falhou nessas missões e retornou para Uruk.

hdcavalcante 15/01/2023

A Epopeia de Gilgamesh
O rei, que percorreu as nações do mundo. Ele era sábio, ele viu coisas misteriosas e conheceu muitos segredos. Ele nos trouxe uma história dos dias que antecederam o dilúvio. Partiu numa longa jornada, cansou-se, exauriu-se em trabalhos e, ao retornar, descansou e gravou na pedra toda a sua história.

carol 17/08/2020

2000 a.C
A primeira grande história de um herói semideus, não surpreendentemente, está cheio de elementos que vão acompanhar as grandes narrativas posteriores, como a Bíblia e os mitos gregos. O semi-Deus sempre esquece com facilidade do ?semi? e deixa sua arrogância irritar aos homens e aos Deuses. Enkidu foi destinado para destruir Gilgamesh, mas não o fez por meio de seus braços mas sim pelo coração, foi o espelho do destino de Gilgamesh: a morte.

Arthur.Sousa 07/01/2023

Deuses e Heróis
Uma epopéia que como tal, nos leva às grandes aventuras de deuses e heróis...
Deuses servem pra nos mostrar que somos efêmeros, os heróis para nos ensinar que somos capazes...Entretanto existe uma batalha cujo desfecho já está determinado e dela não se pode fugir!

26/07/2020

Incrível!
Provavelmente um daqueles livros que muita gente já ouviu falar mas nunca vai ler. De autores desconhecidos, a epopéia foi escrita há 3,5 mil anos. É a biografia de Gilgamesh, quinto rei da lista dinástica suméria pós diluviana, que estima-se ter vivido entre 2.700 e 2.500 A.C.

A obra, em escrita cuneiforme ao menos em três línguas - sumério, acadiano e hitita - circulou não só na Mesopotâmia, mas também mais ao leste, na porção ocidental da Pérsia, mais ao norte, onde hoje está localizada a Turquia, e também ao longo da costa do Mediterrâneo. Algumas de suas partes foram encontradas ao norte de Jerusalém.

A dificuldade da escrita cuneiforme fez com que aos poucos a circulação e tradução da obra para outros idiomas fosse desaparecendo, até que se perdeu por completo em cerca de 300 ou 200 A.C.

O manuscrito passou mais de 2 mil anos perdido, até que as ruínas da cidade de Nínive, antiga capital da Assíria, foi escavada por Austin Henry Layard e Hormuzd Rassam, e o texto foi encontrado na biblioteca do palácio de Assurbanipal, último dos grandes reis do império assírio.

A biblioteca do rei havia, entre outros locais, sido destruída e incendiada por seus inimigos. Mas o texto de Gilgamesh, assim como tantos outros trabalhos, fora escrito em placas de argila e o calor ajuda a preservar esse material. Assim, tudo o que havia escrito em pergaminhos foi destruído, mas as placas de argila resistiram e assim ficaram enterradas e esquecidas nas ruínas do palácio até a época de sua escavação.

Cerca de 100.000 placas e fragmentos foram levados ao Museu Britânico. Somente décadas depois conseguiu-se começar a decifrar a escrita cuneiforme da Epopéia de Gilgamesh. George Smith é quem consegue decifrar um pequeno pedaço de uma das placas que diz respeito a um grande dilúvio e, por se relacionar a uma história bíblica, a epopéia começa a despertar interesses históricos e acadêmicos.

Muitos pedaços da obra ainda estão perdidos, de forma que a história está incompleta e talvez fique assim para sempre.

A Epopéia de Gilgamesh conta a história do tirano rei da cidade de Uruk e sua busca pela imortalidade. Gilgamesh seria 2/3 deus e 1/3 homem. Seu comportamento leva os cidadãos a reclamarem com os deuses sobre a maneira como o rei explora seu povo e estupra mulheres nas suas noites de núpcias.

Os deuses então criam Enkidu, à imagem de Gilgamesh e o mandam para viver no campo, junto aos animais selvagens. A idéia é que o espelhamento de Enkidu em Gilgamesh fizesse o tirano repensar seu comportamento.

Eventualmente os dois se tornam amigos (bromance, quem sabe) e partem numa busca por trabalhos que poderiam torná-los imortais. Se não de fato, ao menos na história.

O curioso da obra são os detalhes que se assemelham a livros da bíblia. Enkidu foi feito do barro e passa a ser rejeitado pelos animais com quem convivia após se envolver carnalmente com uma mulher, sendo forçado ao convívio humano. A ele são oferecidos pão e vinho. Posteriormente, um dos poemas da epopéia fala de um dilúvio e um dos deuses manda um humano construir uma arca e colocar a bordo um casal de cada criatura viva. Após sete dias, o humano começa a soltar pássaros em busca de terra firme.

Será um certo conjunto de livros monoteístas foi inspirado em uma epopéia politeísta de mais de 2 mil anos antes de cristo? Treta!

site: www.capaecorte.com

Larissa.Herbsthofe 19/09/2021

Interessante
Achei a introdução bastante rica, pois descreve muitas pesquisas e referências de escavações que revelaram a história de Gilgamesh, foi interessante saber e incrível que seja tão antiga, pena que muito pode ter se perdido com o tempo então ainda é uma história inacabada.

José 06/05/2017

"Somente os deuses habitam para sempre a luz do Sol"
"Jamais encontrarás a vida que procuras"
Além de se tratar do texto literário mais antigo que temos, inclusive com a narrativa do dilúvio, replicadas depois de maneira semelhante em diversos textos, sendo a versão ocidental mais conhecida a de Noé, transcrita na Bíblia, a epopeia de Gilgamesh traz argumentos que se repetirão na narrativa universal da literatura, tudo sob o fascínio da relação mais estreita entre os homens e os Deuses.
Questões que se repetirão nas épocas seguintes: o temor da morte, a descoberta do amor, a crença/descrença nos deuses, o heroísmo, o pessimismo... enfim, a sensação é que a narrativa parece que sabia o papel de precursora que lhe caberia na história...

Adailton 12/03/2016

Passeio na história da humanidade
Este livro tem muitos motivos pra ser lido, mesmo sem uma sinopse. Possivelmente a história mais antiga conhecida da humanidade, achado na escrita mais antiga até o momento, cuneiforme, e com aspectos de uma verdadeira saga heróica. O livro é contado em versos e trata da história do semideus Gilgamesh e de seu reino Uruk, na região berçária de várias civilizações chave na evolução da história (suméria, assíria, babilônica, akadiana). A história se passa, segundo historiadores, entre 2700 e 2600 anos a.c e apresenta um personagem possivelmente real de forma semi-divina atuando diretamente na formação do reino de Uruk, sua relação com a natureza e as divindades mitológicas. O que mais me intriga nesse livro são as semelhanças com livros bem posteriores como a bíblia e a odisséia, mostrando em parte a assimilação de cultura e lendas entre os povos dominados e dominantes da época.

Taísa Barbosa 07/07/2020

Acredito que não seja a melhor edição para ler mas instiga a conhecer um pouco mais a mitologia

Thami 25/08/2021

Impressionante
Leitura incrível de um dos textos mais antigos que temos, a princípio, se trata da narrativa escrita mais antiga. Surpreende que temas tão atuais e explorados ainda hoje já estavam lá, há mais de 4000 anos. Leitura pra quem gosta de extras, pois é quase impossível não querer ler e pesquisar mais sobre as tabuinhas! Eu fiz o curso do prof Janiel Alves (@j.a.n.alves) que indico demais!

Dayane| @portas_de_papel 26/12/2021

A epopeia de Gilgamesh
Este é úmidos meus livros de pesquisa da universidade que vc pode baixar em pdf gratuitamente , trata-se de papiros e pedras grafadas encontradas em sumeriano antigo na região do Irã 5.0000 anos antes de Cristo com datação mais antiga sugerida , é a história do mesmo diluvio de Noé , mas a história pagã de um ?tal? herói Gilgamesh que enfrenta as intempéries do planeta que será tomado pelas águas e o interessante é que adoravam a Deusa Star ( que é a mesma história contada pela Bíblia sobre ESTER : 5.0000 anos depois , star é a Deusa Suméria do amor e da guerra ) as conclusões tiradas pelos pesquisadores é que muitos capítulos da Bíblia foram lendas pagãs incorporadas à milhares de anos e que teriam sido incorporadas por Constantino para preencher lacunas dos papiros antigos que não estavam em perfeito estado quando encontrado , sim Roma tem a biblioteca sacra e é lá que estão os originais do evangelho e principalmente os apócrifos ( evangelhos de Maria Madalena , Tomé, Judas a infância de Jesus que foi omitida da Bíblia ) lembrando que acróstico não escreveu nada , tudo que se tem foi escrito atribuída em nome dos profetas , escrito 1.300 anos depois que Cristo veio na terra, pelos seguidores dos profetas os quais cada um espalhou os ensinamentos de Jesus !!! ( pessoal não é o que eu penso , é o que a ciência diz tá ? Só estou repassando estudos )!

Tiago 27/11/2022

Boa edição
Os escritos muito antigos necessitam de um bom trabalho de compilação, seleção e apresentação para fazer sentido ao público de hoje. Esta edição da epopeia de Gilgamesh, em edição de bolso e de baixo custo, consegue cumprir bem todas estas etapas, entregando uma boa mostra dos escritos daquele que é considerado o primeiro livro de ficção da história.